A Livraria dos Achados e Perdidos

A Livraria dos Achados e Perdidos Susan Wiggs

Resenhas - A Livraria dos Achados e Perdidos

Mythens 16/04/2022

Motivo
Sinceramente, ganhei este livro de aniversário, em primeiro momento realmente me interessei, porém a pessoa que me deu ficou insistindo para que eu lesse inteiro, fui perdendo o gosto pela leitura do mesmo, futuramente irei reler e fazer uma análise melhor :)

Vanessa704 15/06/2021

Uma história de descobertas e autodescobertas que acalenta o coração!
Finalmente li “A livraria dos achados e perdidos” da Susan Wiggs e pude constatar que o burburinho sobre o livro é verdadeiro, é um romance que aconchega e acalenta o coração.

No livro acompanhamos a saga de Natalie Harper que, após uma tragédia, tem a sua vida virada de cabeça para baixo e passa a ser responsável por gerenciar uma charmosa livraria no centro de São Francisco na Califórnia, e por cuidar de seu avô Andrew que está cada vez mais debilitado por conta dos problemas de saúde.

Diante da situação, o primeiro pensamento de Natalie é vender o Edifício Sunrose em que a livraria está localizada, mas com a recusa de seu avô a protagonista é obrigada a deixar o seu emprego estável e a vida sossegada (e morna), para tomar conta da “Livraria dos Achados e Perdidos” de sua família e logo descobre que a loja está falida, decrépita e precisando de inúmeras reformas. Tudo o que a protagonista precisa é de algo que a ajude a solucionar seus problemas, um sinal, mas ao invés disso recebe o empreiteiro Peach Gallagher e sua filha Dorothy. A partir daí surgem novas conexões e descobertas que movimentam a história e prendem nossa atenção.

Vemos Natalie dar continuidade ao trabalho de sua mãe e seu avô em desvendar a história da família Harper, e com isso acompanhamos a protagonista estreitar seus laços com o avô e se reconectar com o lugar que um dia foi seu local favorito no mundo. Também conhecemos Cleo e Berti, os funcionários da loja, que se tornam amigos e ponto de apoio para Natalie.

Com uma escrita simples e fluida, Susan Wiggs nos presenteia com uma história sensível que trata de temas importantes como autoconhecimento, luto, segundas chances, e questões que permeiam as relações familiares. Um dos trechos que aborda quase que precisamente essas problemáticas é um diálogo de Natalie com o avô (ao final do livro) sobre a dor ao perder seus entes queridos: “[…] Cresci ressentida com as coisas que não tínhamos, mas, ao me lembrar do passado e ler as anotações de mamãe, me dei conta de algo que ainda não tinha percebido. No fim das contas, tínhamos uma família incrível, só não era convencional. Você, mamãe e depois May Lin. Tínhamos tudo que importa, não é?”

O livro nos apresenta a personagens incríveis (menção honrosa para Andrew e Dorothy) e tem como foco principal o crescimento e desenvolvimento de todos eles, além de ter várias reviravoltas para prender a atenção do leitor. A única ressalva recai sobre o rápido desfecho romântico da protagonista. Isso porque embora a narrativa não tenha como foco principal o romance romântico, a meu ver, a autora pecou ao narrar o desfecho romântico de Natalie em pouco mais de vinte páginas.

A “Livraria dos achados e perdidos” é um bom livro, que nos faz refletir sobre o que é realmente importante. É um livro sobre segundas chances, descobertas e a importância de se permitir viver. É um romance que aconchega e acalenta o coração!

Lucileide3 17/04/2021

Chorei muito...
Infelizmente ou felizmente tive que da uma parada nas leituras por causa da faculdade... E isso ocasionou uma pequena ressaca ?, mais graças a Deus voltei rsr....
Eu chorei muito com o início desse livro, a autora abordou o tema do Alzheimer tão bem, que me fez sentir o que o avô de Nathaly estava sentindo, é muito difícil ver esse lado... conforme eu avançava na história, fui me apagando ao livro, ele é um livro fluido, dramático no começo, mais muito fluido, sentir um pouco de pressa da autora no desfecho final, mais com todo essa leitura foi muito boa.

bee 15/11/2021

Quero uma livraria assim!
Comecei essa leitura pq achei a capa muito gracinha, e me surpreendi muito. Raramente livros me fazem chorar, mas esse definitivamente fez. Um livro que no início parece muito clichê, "Ah! Uau, mais um livro sobre livros" mas te juro, vale a pena. É um livro sobre a perda, sobre a vida adulta e as dificuldades de fazer o que se ama. Aprendi muito lendo esse livro, com certeza vai ficar marcado na memória.

accrezende 01/03/2022

A ideia do livro é boa. Fiquei emocionada com alguns trechos. Além disso, é bem legal ver citações de outros livros.
Contudo, a escrita da autora é muito descritiva, o que faz com que não seja meu tipo de livro preferido.

Karina :) 03/09/2021

* A Livraria dos Achados e Perdidos *
O início da história é marcado por uma tragédia que muda totalmente a vida de Natalie Harper, que deixa o seu emprego e a sua vida para tomar conta da livraria de sua mãe, além de fazer companhia para o seu avô, que está com a saúde debilitada e precisa cada vez mais de cuidados.

Com essa nova vida, ela se depara com muitos problemas que precisa enfrentar, mas também muitas coisas boas que fazem valem a pena, como estar de volta ao local que cresceu cercada pela magia dos livros, novos amores, amizades verdadeiras e tesouros antigos que vão sendo descobertos aos poucos, trazendo muitas expectativas e lembranças do passado.

No geral a história é boa, só podia ter explorado mais o romance.

"?E, acima de tudo, observe o mundo ao seu redor com olhos curiosos, porque os maiores segredos estão sempre escondidos nos lugares mais improváveis. Aqueles que não acreditam em magia nunca irão encontrá-los."

Gabi Farias 25/08/2021

Estava com saudade de uma leitura como essa. Eu não estava dando muita credibilidade a história pelo nome do livro, admito. Contudo, fui incrivelmente surpreendida. A história tem uma "vibe" de comédia romântica, cheio de encontros e desencontros. Muitas vezes imaginei a história contada pelo cinema e apoio veementemente uma adaptação o mais breve possível.

Não é o tipo de leitura voraz, mas possui a quantidade perfeita de emoções que nos movem até a última parte. Houve sim muitos momentos que desejei pular página para saber o que iria acontecer. Não tem como não se apaixonar pelos personagens e querer conhecer a livraria onde se passa o enredo.

Sim, foi muuuito bom ler essa história. E sim, recomendarei bastante! Entrou para a listinha de favoritos. ?

Carol Martins 22/01/2022

História fofinha
Esse livro é maravilhoso. Não ia fazer resenha, mas consegui um tempinho e separei para falar um pouco sobre a história. É um enredo simples, mas muito bom. A primeira parte do livro é triste e mais densa, mas depois a história flui muito bem e você nem percebe que já terminou o livro. Achei o final um pouco corrido demais, por isso não dei 5 estrelas. Quanto aos personagens, são maravilhosos! A Natalie é uma fofa, mas o Peach e o vovô Andrew roubam demais a cena! Recomendo muito o livro, muito gostosinho e com várias lições: a felicidade está nas pequenas coisas e sempre é possível seguir em frente, mesmo nas piores situações, entre outras que você descobre lendo a história ??. Recomendo demais essa leitura, principalmente pra sair de uma ressaca literária.

Nayara 16/05/2021

Ler um livro que a história principal acontece em uma livraria foi uma experiência interessante, uma das coisas que gostei foram as citações de obras e autores, isso enriqueceu a narrativa.

O livro começa bem triste, e nos mostra uma reviravolta na vida de Natalie que preza por segurança e estabilidade. Ela abandona seu emprego estável e se arrisca a dar continuidade a livraria da família e cuidar do avô doente. Nesse processo ela precisa passar pela dor do luto e lidar com os sentimentos, aprender que a dor aos poucos diminui mas fica a saudade e as lembranças que embora possam não ser nítidas não serão esquecidas.
Um dos pontos mais positivos da história na minha opinião, é o relacionamento entre Natalie e seu avô Andrew. Há tanta dedicação e demonstração de amor e cuidado que aquece o coração. Além disso, também vemos a questão da honestidade, que em mais de um momento foi enaltecido pela autora com as decisões de Andrew.
Resumindo, trata-se de família, de amor, de autodescoberta e honestidade.
Kátia 16/05/2021minha estante
Quero ler também!

Tamara 19/01/2021

Como boa leitora que sou, adoro um livro que traga o ambiente de livrarias, pessoas apaixonadas por livros ou qualquer coisa que se relacione ao tema, e como eu já acompanho a autora Susan Wiggs há anos e já nem tinha mais esperanças de que trouxessem novos livros dela para o Brasil, quando fizeram o anúncio do lançamento de A livraria dos achados e perdidos foi uma enorme alegria e um momento que me gerou muitas expectativas.
Assim, pouco tempo após o lançamento, resolvi que esse romance promissor seria minha próxima leitura e o iniciei, ainda com as expectativas altas. Porém, à medida em que fui evoluindo na leitura, várias coisas se mostraram frustrantes para mim na história e acabei tendo minhas expectativas quebradas e me vi tendo nas mãos mais uma história que prometeu mas não cumpriu, embora eu já soubesse que esse seria um grande clichê, romântico e previsível, o que por sinal costuma me agradar e não foi o ponto que me incomodou de modo algum.
Bom, o livro não é ruim, eu não teria coragem de classificá-lo assim, pois apesar dos pesares ele possui algumas coisas favoráveis e interessantes, que serviram para manter meu interesse em alguns momentos mas que infelizmente não foram suficientes para sustentar toda a história, o que fez com que ela fosse apenas mediana.
O primeiro fato mais frustrante para mim foi a protagonista. Meio sem sal, até chata e em alguns momentos egoísta ela não me conquistou nem no início do livro e nem no decorrer da história, o que por si só já torna uma leitura mais difícil e em nenhum momento consegui senti-la como alguém que poderia ser real como costumo sentir quando gosto muito de um personagem. Além disso, achei a trama, provavelmente por causa dessa minha falta de afeto pela protagonista, bastante sem graça em seu desenvolvimento, embora sua temáticas sejam boas, e em vários momentos sentia que estava lendo algo que possuía uma ótima ideia, mas que foi construído meio sem vontade, o que não me causou aquela empolgação intensa que adoramos sentir durante uma leitura e que costumo sentir até mesmo nos clichês mais básicos e singelos.
Aparentemente, a quantia de motivos que favoreceram o meu desânimo com o livro são pouco numerosos, mas bastante significativos em se tratando dos elementos de uma história, e eles foram suficientes para tornar o livro mediano para mim.
Por outro lado, a escrita de Susan é fluída, embora não tenha sido envolvente como em outras obras dela, e uma livraria por si só sempre é um ambiente gostoso, independente do personagem que está nele. Além disso, gostei muito do protagonista masculino e sua filha, e também amei o avô da protagonista, que para mim foi dono da história toda e deixou meu coração quentinho de várias maneiras, sendo ele um senhor com vários problemas de saúde e com um pouco de demência, e este se mostrou um homem com uma linda história para contar.
E por falar em história, a história dos antepassados da família e até a história da mãe de Natalie, a protagonista principal, uma mulher que faleceu e que dá origem ao início do livro me fascinou, e eu adorava as partes em que ela era lembrada.
Como já ficou perceptível, essa não se tornou a minha leitura favorita embora tenha seus méritos, porém pelo que tenho notado ao ver a opinião de vários leitores diversas pessoas tem gostado e até mesmo favoritado o livro, e por esse motivo e também pelos pontos positivos que apontei, acho que vale a pena dar uma chance para essa história, ao menos para os leitores que buscam e gostam de histórias leves, bonitas e que tratam de recomeços.

Hailuj 11/01/2022

Queria eu morar em cima de uma livraria
Foi uma leitura diferente do que eu normalmente faço, os temas abordados na história tem um peso significativo, como Luto, Alzheimer, divórcio entre outras coisas que vivenciamos no dia a dia.
No começo a escrita me incomodou bastante, talvez por ser narrado em terceira pessoa, mas aos poucos fui me adaptando.

Não é uma leitura pesada, de vez em quanto vc dá risada, estamos falando de um livro que se passa em uma livraria, o sonho de qualquer leitor. Mas se você está querendo ler um clichêzinho fofinho esse livro não é pra vc, tem romance sim, mas slow burn, e não é o foco principal aqui, já que como podemos perceber desde a primeira páginas que é sobre o luto da personagens principal e sua evolução.

A autora conseguiu me fazer entender melhor um pouco sobre a perda de memórias e como pessoas com esse transtorno precisam de cuidados especiais, e os perigos que isso trás.

Os personagens são bem construídos, com suas próprias personalidades e objetivos ao longo da história, a única coisa que me incomodou um pouco foi a descrição, todos são lindos e de aparência perfeita, fora isso é muito bom.

Achei incrível como as citações de livros famosos e clássicos pareciam conselhos deixados pela mãe de Natalie e podemos ver como isso a ajuda a levar a vida. Esse livro faz você pensar um pouco sobre vc mesmo e eu amei isso.

Natalie é uma mulher forte, persistente e muito esperta, uma leitora voraz e dedicada a sua família e amigos. Tem que cuidar do avô doente e de uma livraria falida e faz isso muito bem, tentando salva-la de qualquer custo.

Dorothy é uma das melhores personagens, amo essa menininha, Peach é um super pai incrível e gentil, o avô de Natalie é aquela voz sabia que todo livro tem, gostei bastante e recomendo.

Renata | @am0r_p0r_livr0s 19/05/2023

Segundo audiobook da BibliOn. Esse demorei bastante, tive que renovar duas vezes o empréstimo...
Esse é um dramalhão daqueles. Conta a história de Natalie Harper, uma jovem que, após ser pega de surpresa por uma tragédia, vê sua vida mudar drasticamente. Ela cresceu rodeada de livros pois sua mãe é dona de uma tradicional livraria de São Francisco – a Livraria dos Achados e Perdidos. Morou em um apartamento localizado em cima da livraria, com a mãe e o avô. Não teve a presença do pai, o que não foi nada fácil, mesmo tendo amor transbordando em sua família “diferente”. Natalie cresceu, foi morar em outra cidade e trabalhar em uma empresa de vinhos.
Porém, após uma grande tragédia, ela se viu obrigada a retornar a São Francisco, assumir a livraria e cuidar de seu avô doente. Não foi nada fácil para ela, que descobriu algumas situações bem ruins para as quais não via saída.
Mas nem tudo foi tão ruim, pois ela conheceu Pete, rapaz que iniciou uma reforma na livraria e tem uma filha adorável, Dorothy, sua cliente assídua.
O tempo vai passando e Natalie tenta de tudo para que a situação melhore e seu avô passe sua velhice da maneira mais tranquila possível.
Esse livro nos envolve com uma história romântica, mas também angustiante, pois o leitor sente todo o drama de Natalie ao assumir a livraria. Mostra também a importância dos valores familiares e que o amor, no final, sempre vence.
Gostei, mas não amei. Foi uma boa distração durante minhas andanças na ida e na volta do trabalho. Levou 3 estrelas.

Li - Line - Aline 02/12/2022

Quantas de nós NÃO DEIXAMOS que nos amem?
Uma história com um começo triste e avassalador. Duas mortes que trazem inúmeras inseguranças em uma pessoa que apenas queria poder viver em sua segurança e estabilidade.

Uma livraria cheia de problemas estruturais, dívidas, livros incríveis, memórias de uma vida que já não existe, pode realmente trazer algo de bom?

Se você ainda tem dúvidas, acredito que você deva tirá-las lendo esse romance, que não é piegas e traz referências de outros livros que tenho certeza que você gosta.

Depois de lê-lo, conte-me em qual parte seu coração pulou mais forte. Onde sua mente viajou. Onde você deu risadinhas internas. Onde você quis chorar.

Recomendo a leitura de peito aberto e mente criativa. Deixe-se levar pelo aconchego da livraria, com suas histórias, aromas, um empreiteiro bonitão, uma livreira tímida, o gato de estimação, o autor galã que esconde um segredo.
Boa leitura ? ? ?
Mai ð 02/12/2022minha estante
Bela resenha! Sério, tô com vontade de ler esse livro agora.

Li - Line - Aline 02/12/2022minha estante
Obrigada ? ta sendo novidade fazer resenha, mas espero que, quem seguir ela, não se decepcione. Afinal: "Nós não vemos como elas são, nós as vemos como nós somos" - Anais Nin.

Sil | @uma_dama_dos_livros 07/04/2021

~ "Nós saímos em uma grande aventura toda vez que abrimos um livro."
??
#damareading ? #alivrariadosachadoseperdidos ? #thelostandfoundbookshop ? @susan_wiggs_ ? #FloraPinheiro ? @harlequinbooksbrasil ? #2020 ? 359 ? 5/5?+?.
??
Natalie Harper é uma mulher bem sucedida na sua carreira em uma grande empresa de vendas de vinhos. Cresceu sendo cuidada por duas pessoas que ama muito, a sua mãe e seu Avô. Porém deseja para sua vida algo que a sua mãe não esperava: uma vida longe de San Francisco e longe do negócio da sua família.
??

No dia de um evento da empresa, no qual Nat será homenageada, sua mãe e seu namorado acabam não indo. Mesmo ela sempre reclamando de não amar o que faz era um dia importante que ela desejava que a sua mãe estivesse, pelo menos ela... Pois o seu namoro não vai indo bem.
??

Ela não sente mais o que achava que sentia por ele e a cada dia que passa a relação está sendo algo automático já, não é mais como a paixão do início e pelo visto o melhor será termina logo com ele.
??

Depois da cerimônia, ao dirigir para casa, Nat ouve no rádio que um pequeno avião caiu e, ao ligar para seu namorado que é piloto e não conseguir falar com ele, ela decide ir até onde ele trabalha para saber se ele conhecia as pessoas que morreram.
??

Ao chegar lá, o que ela não esperava era que quem estava naquele avião eram a sua mãe e seu namorado que estavam tentando fazer uma surpresa para ela naquele dia importante em sua vida.
??

Natalie perde o chão e agora ela precisa correr para San Francisco e ver seu avô que está sozinho aguardando a volta da sua mãe para casa.
??

Andrew Harper sempre foi um sonhador e ensinou a sua filha o melhor que pôde sobre a vida. Após a sua mulher ir embora com outro, ele criou ela com todo o amor que pôde e juntos eles abriram a Livraria que se tornou a paixão de ambos ao longo dos anos que passaram ali junto aos livros.
??

Ao saber que a sua amada filha morreu, Andrew fica sem chão e sem saber o que será agora da sua vida sem ela. Ele sabe que não está legal, a sua memória não anda muito bem e ele esquece coisas simples, mas pelo visto o passado está mais vivo que nunca na sua cabeça