Os Poemas dos Blythes L. M. Montgomery

Resenhas - Os poemas dos Blythes

Joana Vivi 02/04/2021

Eu realmente amei esse livro!
Este livro contém poemas da nossa queridíssima Anne e de um de seu filhos, Walter Blythe. Eu sinceramente amei demais cada poema, é tudo tão intenso! Tenho certeza de que todos os fãs da Anne iriam amar ler esse livro. É uma leitura rápida, mas que te cativa imensamente ^-^

Vivi 28/08/2021

Os Poemas dos Blythes
Acredito que o ponto alto do livro são as pequenas conversas entre os personagens após cada poema. Assim, podemos ver seus sentimentos e opiniões, e ter alguma dica de como ficaram no pós guerra.

Bia⨠18/12/2021

Poemas
Confesso que esperava mais do poema do flautista, mas tudo bem.
Existem diversos tipos de poema no, mas os que mais encantam são os da Anne e ainda mais o que é sobre luto.
Beatriz3364 18/12/2021minha estante
Quero muito ler!!!!

laura 06/05/2021

Último... vou sentir falta da encantadora Anne
É uma coletânea de poemas separada em duas partes:
- 1°: antes da primeira guerra mundial, contém alguns poemas escritos pela Anne, a maioria é sobre amor ou a natureza, e ao final de cada um, comentários sobre ele feitos por ela, Susan, Gilbert e alguns dos filhos.
- 2° pós Guerra: essa parte incluí poemas da Anne novamente e do filho Walter, esses já são mais reflexivos, e vários sobre o amor deles pela primavera e verão... Também têm ao final de cada as opiniões, reflexões de cada um sobre (filhos da Anne, Filhos do Ministro Meredith, Gilbert, Anne e Susan).

Eu tenho um problema que amo ler poemas, acho lindos e poéticos, mas não entendo nem uma mísera palavra deles. Esses não foram diferentes, porém gostei mesmo assim, principalmente os comentários.

E o fim foi como uma facada...

Enfim, vou deixar meus dois favoritos aqui:

LUTO
O luto bateu à minha porta um dia:
Em meio à aurora que nascia,
Entrou sem ser convidado,
Tomou o lugar da Alegria com um brado;
Em meu túmulo, quando o fulgor
Da minha chama perdeu seu ardor,
No lugar que o Amor ocupava,
O luto se acomodou com sua clava.
Durante minha reza sagrada,
O luto empunhou sua enxada;
No entardecer tristonho,
O luto roubou-me os sonhos;
Esquivando-me de seu pesar rabugento,
Em todos os cantos busquei um alento.
A música perdeu sua graça sadia
Quando fitei sua face sombria;
Flores perderam seu perfume,
O sol perdeu o seu lume,
O riso escondeu-se de pavor
Daquela Presença de angústia e horror;
Sonhos e anseios desesperados
Fugiram para longe, amedrontados.
Privada do que me fazia feliz,
O luto tornou meus dias febris,
Então eu o acolhi junto ao peito,
Em meu lar ofereci-lhe um leito;
Com o tempo, ele se tornou mais belo,
Mais amado, gentil e singelo...
E assim o luto se tornou para mim
Um amigo e um companheiro, enfim.
Finalmente, o dia chegou
Em que meu caro luto debandou;
Em um amanhecer de raios prateados,
Despertei e não o vi ao meu lado;
Ah, o vazio e a solidão
Que ele deixou em meu coração!
Vã foi minha suplicante cantiga
?Luto infiel, volta para tua amiga!?
Anne Blythe

O FLAUTISTA
Certo dia, o Flautista desceu até o vale... Doce, extensa e suave era sua toada!
As crianças o seguiram de lar em lar,
A despeito dos entes queridos a implorar,
Tamanho o encanto de sua balada,
Como a canção de um regato da floresta.
Um dia, o Flautista retornará
Para entoar aos filhos desta terra suada!
Eu e você seguiremos de lar em lar,
Muitos de nós para nunca mais voltar...
De que importa, se a Liberdade ainda resta
Como a coroa de cada montanha funesta?
Walter Blythe
Joana Vivi 10/06/2021minha estante
Eu chorei enquanto lia estes dois poemas e o último, do Walter. Achei cada poema incrível e belo (????)

laura 10/06/2021minha estante
sim, eles são perfeitos-
eu chorei no fim eles falando do Walter :(

Joana Vivi 10/06/2021minha estante
Eu também, é muito triste também quando falam da Joyce???

amandafffdo 11/07/2021

Poeme-se
Este livro é muito especial pois se passa pós acontecimentos da primeira guerra mundial, assim descobrimos como a família da Anne está lidando com a perda de Walter e seus sentimentos em relação ao novo-mundo por meio dos diálogos nas noites em que se reúnem.

Não acho que a leitura seja fácil e rápida, mas quem se envolve com todo esse enredo vai absorver muitos sentimentos por meio dos versos e ter muitas lembranças claras do que alguns dizem.
Fiquei encantada ao perceber que conseguia deduzir quando o poema era da Anne ou do Walter pela forma, me sentindo completamente envolta a história.

Em determinado momento parei pra pensar em como a mesma autora conseguiu escrever poemas para autores fictícios distintos, cada qual com tanta verdade e pessoalidade próprios dos personagens. Incrível!!!

Mais um entre os livros favoritos ?

Luiza.Puchalski 21/11/2020

Os poemas dos Blythes
Que livro maravilhoso! Cada poema tinha uma mensagem muito forte e trazia lembranças inesquecíveis dos livros anteriores da Anne... Até quem não gosta de poema irá gostar.
Michelly 04/01/2021minha estante
Vc acha que fará alguma falta se não tiver lido os livros anteriores?

Luiza.Puchalski 05/01/2021minha estante
Tem que ler os anteriores primeiro... se não você vai ficar perdida kkkkk

Tâm 23/01/2021minha estante
Fico feliz em saber disso pq eu ia comprar os livros sem esses de poemas... ?

Luiza.Puchalski 23/01/2021minha estante
Ah que bom ?

ilarylaryê 01/05/2022

?|| Os Poemas dos Blythes
Finalizando a saga Anne com esse livro, e eu estou simplismente destruída.
Os poemas da Anne e Walter são as coisas mais lindas do universo. Eu amo observar como o Walter puxou muito do jeitinho da Anne de ver o mundo
O começo do livro fui juntando todos os caquinhos que restaram do meu coração depois de ler Rilla de Ingleside, pra que? Só pra destruir tudo outra vez.

Lelê Maciel 12/01/2021

Os poemas dos Blythes
O livro é maravilhoso, ele começa com "O flautista" poema que o Walter escreveu no último livro e foi um poema sem dúvidas inspirador, depois disso o livro é dividido entre antes e depois da guerra, possui comentários engraçados e tristes da família após cada poema. O poema "adeus ao antigo quarto" foi o meu preferido e o poema "luto" foi o mais bonito. O diálogo final após "a consequência" entre Anne e Jem foi perfeito.

Beatriz3364 06/07/2022

Ameii
Estava relutante em terminar os livros da Anne, pq sou muito apegada, então enrolei bastante. Tive uma certa dificuldade em ler, pq não sou a maior fã de poesias, mas o livro também tem vários diálogos, então amei!

Luað 17/07/2021

Os Poemas dos Blythes
Eu amei os poemas, ver os poemas escritos pela Anne e pelo Walter foi muito emocionante. Realmente depois de mais de um mês lendo a saga Anne de Green Gables, eu sentirei saudades dessa saga.

Aline 28/08/2021

Este livro consta de poemas escritos por Anne e seu filho Walter. O livro é dividido em duas partes: antes e depois da primeira grande guerra.
São poemas lindos, delicados que nos fazem refletir não só em toda a saga da menina Anne mas também em nossa vida na história do mundo, pois após o último livro da saga percebemos e refletimos muito sobre a guerra.
O que mais amei nesse livro não foram os poemas, que são ótimos, mas os comentários ao final de cada um. São comentários da família Blythe, pois eles liam os poemas após o jantar em algumas noites. Da pra imaginar eles reunidos conversando, lembrando de tudo o que passou, e pelos comentários percebemos como eles viveram depois do último livro, dá pra saber pequenas coisas da continuidade da vida deles que me deixaram feliz ao ler.

Tha 11/04/2021

Que família linda que a Lucy Montgomery criou! Os poemas são lidos todas as noites, poemas da Anne e do Walter e logo depois tem curtos diálogos entre a família ,com um pouco também do que aconteceu com eles após a guerra (na segunda parte do livro).