Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Amanda 20/01/2024

Extremamente fofo!
Deve ter sido incrível ser um dos filhos do Tolkien e receber uma dessas cartas no natal. Ele criou personagens divertidos e enredos que incluíam até aventuras para acompanhar os presentes, manter a imaginação das crianças viva e justificar quando a aquisição de um presente não foi possível (por questões financeiras, pela guerra ou outros fatores). Dá para perceber o crescimento das crianças através dos anos e a descoberta da realidade. É simplesmente fofo, queria ter tido esse tipo de infância e espero um dia poder proporcionar algo assim (se tiver filhos).

Taci.Souza 29/12/2023

Leitura obrigatória dos meus Natais!
Desde o meu primeiro contato com esse livro, em 2016, ele tem sido um item obrigatório nas minhas leituras de dezembro. Gosto de pensar nele como um "livro casa", do tipo que oferece aconchego e no qual encontramos conforto sempre que retornamos às suas páginas.

Essa é uma obra muito intimista de Tolkien. Nela temos um breve contato com o cenário familiar do autor. Ao escrever cartas para seus filhos, como se fosse o Papai Noel, Tolkien nos oferece a oportunidade de observar suas várias facetas. Nessas cartas, reconhecemos o escritor, identificamos o autor, enxergamos o sonhador e conhecemos o pai.

A leitura desse livro é um privilégio para os fãs e admiradores do criador da Terra-Média, além de oferecer uma experiência literária delicada, divertida, emocional e especial, tal qual a época que ele representa. É como uma canção natalina que aquece nosso coração, cativa nossa emoção e marca nossa memória.

Um livro muitas vezes lido e em todas favoritado.
Flávia Menezes 29/12/2023minha estante
Esse livro é perfeito! ?

Ytalo_devil 27/12/2023

Já admirava o Tolkien escritor, professor e poeta e agora o Tolkien pai, carinhoso, fofo e dedicado.

Um feliz Natal

Leya 22/12/2023

Que amor de livro
Um livro que é um acalento e incentivo para que tradições sejam perpetuados em nossas casas mesmo em momentos difíceis. Ameeeii

Naislan 04/12/2023

Cartas do Papai Noel
Os natais da família Tolkien sempre foram recheados de cartas que o Papai Noel enviava para as crianças, com participação especial do Urso Polar. Esse livro possibilita ver as mudanças que ocorrem na família de Tolkien, com o nascimento dos filhos, bem como o amadurecimento de cada um. Dá uma certa tristeza quando é mencionado que algum filho não deixou a meia de natal na lareira, ficando claro que as fases das crianças vão mudando. Além disso, é interessante ver como o Tolkien fala da Segunda Guerra Mundial nas cartas, a dificuldade que o Papai Noel tem de achar os presentes por conta da Guerra e como ele tem sofrido por causa das crianças do mundo. A leitura é super rápida e um tanto repetitiva, visto que as cartas sempre falam do mesmo assunto, com alguma diferença entre os anos. O livro é muito lindo, e a criatividade do autor foi ímpar e de grande sentimento ao tentar manter as tradições natalinas na família.

Roberta.Carrara 11/10/2023

Genial Tolkien ?
Esse livro tem várias cartas em que os filhos de Tolkien recebia do Papai Noel e isso é simplesmente genial...uma dinâmica incrível pra se fazer com crianças no fim de ano, criando uma tradição de família como nesseivro foi retratado. De verdade eu vou fazer isso se algum dia eu for ter um filho , "criando" uma história especialmente pra ele.
É um livro simples e fofo...que te trás uma nostalgia da infância. Uma leitura leve. Sem contar tar com as imagens lindas presentes.
Simplesmente amei mttttttt fofooo ?

Ellen.Medeiros 05/02/2023

Curti
Quando comprei o livro, achei que fosse uma história sobre o papai noel, mas no fim, o mesmo era inteiro de cartas que o Papai Noel escreveu para algumas crianças. Ao pesquisar mais sobre o livro, descobri que são cartas que o Autor, escreveu para seus filhos, e então consegui entender mais sobre o que livro se tratava e me fazendo amar o conceito dele, se tornando simplesmente incrível e muito fofo.

Mas acredito que, por não ser algo que eu esperava, ele se tornou um pouco cansativo, então acabei demorando muito mais tempo para ler.

Ps: tenho mania de não pesquisar muito sobre o livro antes de começar a ler para poder ser surpreendida.

Giuriatti 23/01/2023

Fantástico
A Leitura é divertida, tanto para o público infantil quanto ao público mais adulto. O mais interessante é acompanhar o crescimento e a mudança conforme os anos vão passando (as mudanças das crianças e do mundo também).
O mundo que Tolkien criou para o papai Noel é fantástico, assim como todas as suas obras sempre foram.. é um mundo vivo, divertido e cheio de personagens interessantes e atrapalhados.. é uma experiência incrível!

Bia 22/01/2023

Carta aos leitores
Foi conhecendo mais do Tolkien que eu comecei a leitura de ?O senhor dos anéis?. Essa descoberta do autor começou ao ter assistido ao filme de sua trajetória e, aqui, com ?Cartas do Papai Noel?, renovo a vontade de terminar a trilogia. Nessa obra, que é um compilado de cartas que ele enviava aos filhos, passando-se pelo bom velhinho, a gente não só descobre o lado criativo de Tolkien, que proporcionou tamanha imersão dos filhos em seu mundo mágico, como também o lado indivíduo tomado pela Segunda Guerra Mundial, quando, em 1939, passa a relatar o sofrimento por viver em meio à guerra. Além disso, ao mesmo tempo em que é bonito ver o envolvimento dos filhos nas suas histórias, é também triste entender o crescimento destes, que os faz deixar de enviar cartas ao Papai Noel. No fim, a leitura, ideal para uma época natalina (não é bem o meu caso), traz de volta a magia de uma vida com literatura.

Paula1630 24/12/2022

A primeira carta foi escrita há mais de 100 anos, então o livro deixa aquela sensação de aproveitarmos o tempo com quem amamos, pois uma hora tudo acaba.

arthurisco 17/12/2022

Perfeito para ler para uma criança.
Eu resolvi fazer essa leitura lendo um pouquinho todo dia antes de dormir, acredito que foi uma boa ideia, pois esse livro tem muito cara daqueles livros de história de ninar. No futuro, se eu tiver filhos, com certeza nessa época do ano vou tentar fazer a leitura desse livro para eles. Amo a época natalina e esse livro ajudou nisso.

Yasmin1198 16/12/2022

Uma belezinha
Este livro é lindo, te deixa de coração quentinho. É muito legal ver o Tolkien não como o mestre da escrita que criou O senhor dos anéis mas sim um pai carinhoso que ama seus filhos e os quer felizes. É um ótimo livro de natal, as cartinhas são muito fofas e cheias de amor. Estou completamente apaixonada por esse livro!

Nado 12/12/2022

O que Tolkien fez caprichosamente ao longo de 20 anos, impressos tão lindamente nessa edição, é de encantar qualquer pessoa. Nosso mestre da fantasia escreveu cartas do Papai Noel aos seus filhos durante todo esse tempo criando personagens e, claro, uma língua própria. Tolkien acredita muito mais na magia do Natal e em Papai Noel do que os seus filhos crescidos, com isso, nossa criança interior fica com os olhos marejados a cada cartinha. Impossível não se emocionar com a melancolia do autor, conforme seus filhos iam crescendo e não se importando mais com essa festividade como antes.

Lissa 08/12/2022

Éeee, são apenas cartas!!

Pensei que seria mais interessante, consegui ler algumas com o meu filho, então foi legal, porém é aquilo, não sei se valeu ter comprado o livro!