Mãe pátria

Mãe pátria Paula Ramón

Resenhas - Mãe pátria

Paulo 20/05/2022

O Brasil jamais será uma Venezuela?
Nos últimos anos, muito se fala sobre a Venezuela, mas, de fato, pouco se sabe, sobretudo do ponto de vista do cotidiano da população. A desinformação impera. Neste livro, a jornalista Paula Ramón mescla história, política, economia e experiência pessoal, em uma reportagem consistente e equilibrada.

A Venezuela estruturou-se economicamente com base em um único produto: o petróleo; o que, em determinados momentos, trouxe muita prosperidade ao país, mas, em outros, contribuiu para crises avassaladoras. Como bem lembra a autora, essas análises não podem deixar de lado a dinâmica política venezuelana, tampouco as escolhas feitas pelos governantes. É claro que os boicotes internacionais contribuem para a catástrofe vivida pelo país. No entanto, o caos decorre, em grande medida, de questões internas, que antecedem o chavismo.

Ao lermos sobre os impactos dos aspectos macro sobre a família de Paula Ramón, é possível fazer um paralelo com as seguidas ondas de otimismo e frustração vividas pelo Brasil em nosso período republicano. O mais impressionante, no entanto, é que, ao descrever o estado atual da Venezuela, a obra inevitavelmente nos leva a fazer paralelos com a conjuntura brasileira em vigor após o início do governo Bolsonaro. O Brasil jamais será uma Venezuela?

Stephen Rose 01/06/2021

Sobre afetos
Super recomendo "Mãe Pátria", da jornalista Paula Ramon. Um livro sensível que oferece uma dupla narrativa sobre afetos: a história de um país e de uma mãe, costuradas pela escrita contagiante da autora. Lançado em 2020 pela Companhia das Letras, o livro é um convite à reflexão sobre como a brutalização e ódio alteram as relações entre as pessoas.

Gab Maniezo 24/03/2021

do micro ao macro
Com uma clareza admirável para explicar sentimentos e situações complexas, a história é cheia de nuances interessantes de acompanhar. Narra a conturbada decadência de um país através de vivências familiares também conturbadas e decadentes - ainda que algumas vezes apresentados de um modo um pouco repetitivos.

Felibalex 24/01/2021

Uma Venezuela diferente
A leitura é muito fácil e tranquila, as vezes viciante. A autora escreve com maestria e você consegue realmente sentir o que ela sente. A leitura merece ser compartilhada com todas as pessoas que gostariam de entender um pouco do que é a vida na Venezuela.

Wellington.Pimente 16/12/2020

Um relato de uma difícil realidade.
Um relato pessoal e íntimo no mundo da autora Paula Ramón. Senti em suas palavras como se estivesse literalmente conversando comigo, como se faz com um amigo, ao relatar sua história pessoal e puxar na memória os fatos. Um livro que demonstra como decisão política e o mau uso das instituições democráticas podem levar a destruição de uma família, além dos medos, aflições, tristeza, escassez, entre tantos pontos na triste realidade venezuelana que me levou as lágrimas. Gratidão a Paula Ramón pela coragem em relatar essa história.