A defesa do espaço cívico

A defesa do espaço cívico Ilona Szabó

Resenhas - A defesa do espaço cívico

Clara Dalben 08/04/2024

Livro maravilhoso! Muito bem escrito.
Ilona Szabó é uma grande inspiração.
Gostei bastante do livro?ele é de um gênero que eu particularmente não estou acostumada, com bastante teoria.
Entretanto, mesmo eu achando um texto mais denso, ele mostra a importância da participação cívica nas políticas e na defesa da democracia e nos convida a sermos mais ativos na vida política, em prol do progresso.
Onde quer que esteja, você pode mudar o mundo!

Marina149 21/09/2021

Ilona Szábo consegue com maestria trazer o conceito do que é o espaço cívico e o porque ele é tão importante. Para mim, que estou começando leituras de não-ficção, foi o livro chave para engatar nessa jornada de conhecimento político. O que mais me impressionou no livro, além de usar a frase da Hannah Arendt, que eu amo, trouxe também sugestões de como podemos evitar o colapso da democracia e como podemos estar mais a par das questões políticas que envolvem a nossa vida como um todo. Achei genial e estou doida para ler mais livros da autora.
Matheus 18/12/2021minha estante
Adorei, vou ler

Luciano Caldas 02/09/2021

Atual e Urgente
A leitura de ?A Defesa do Espaço Cívico? é bastante fluída e sucinta. Ilona Zabó é uma figura importante no cenário político social do país; em 2019 foi exonerada de um conselho não remunerado do Ministério da Justiça após sofrer uma forte onda de ódio pelas mídias sociais. Defensora da democracia e aguerrida pela sua preservação, não permitiu que esta situação lhe extraviasse do seu propósito. Por meio de experiências pessoais e pesquisas aprofundadas em seu campo de atuação, Ilona nos impulsiona a atuar de forma a preservar todos os espaços cívicos. Depois dessa leitura passei a admirar ainda mais sua postura, seus propósitos e NOSSAS lutas por um futuro melhor. Obrigado Ilona!

Danielle.Duca 21/08/2021

A autora traz em sua narrativa a preocupação com a restrição que o espaço cívico vem sofrendo pelo atual governo, trazendo inclusive a perseguição que sofreu nos primeiros dias do governo Bolsonaro. A leitura não é empolgante pois passa muito tempo focada nessa narrativa pessoal, no entanto traz um despertar p a importância de combater governos populistas autoritários, nos dando opções de estratégias de como cada um de nós pode contribuir para garantir que espaço cívico e consequentemente a democracia sejam preservados mesmo sob esse ataque gradual que estamos sofrendo.
Não é novidade que as práticas como os ataques à liberdade de expressão, fake news , intimidação dos adversários, tolerância com violência, preconceito, desrespeito das minorias, dentre tantos outros são comuns no governo Bolsonaro, mas o insight do livro é a necessidade e possibilidade real de mobilização do povo em defesa da democracia e para isso são apontados possíveis alternativas.

amanda 06/07/2021

gostei
Nesta obra, Ilona Szabó, com uma linguagem leve e didática, explica a importância do espaço cívico para o exercício pleno da democracia e conta, por meio de suas experiências pessoais, como governos populistas-autoritários perseguem representantes da sociedade civil através de mecanismos constitucionais.

Além disso, a autora disserta sobre lideranças femininas ao redor do mundo, que por mais que sejam minoria, estão entre as lideranças mais bem-sucedidas no combate à pandemia de covid-19.

@Cb.victorpi. 28/06/2021

Esse é um livro muito necessário para o nosso momento. Mostra, em 1@ mão, como funciona a máquina de desinformação do atual governo federal e de como é importante que lutemos pela não interdição do espaço cívico. Precisamos lutar pelo debate e, mais importante ainda, tirar a família metralha da presidência.

Sadraque 15/05/2021

Ilona traz em seu livro, de forma breve é muito contundente, uma ótima explicação sobre como o espaço cívico está sendo deteriorado de forma ativa no Brasil e no mundo. Ela também relata experiências pessoais sobre ataque sofridos por buscar o debate sobre os problemas do país. O livro também apresenta um guia com caminhos para defendermos o espaço cívico.

Thom 02/05/2021

“O espaço cívico é essa esfera onde os cidadãos se organizam para influenciar nas políticas públicas, é onde podemos, de fato, influencias os rumos do nosso país”
Conheci Ilona na entrevista da roda viva no qual me identifiquei bastante com algumas situações que ela passou. Nas eleições municipais decidi me posicionar politicamente na minha cidade, não fui candidato, mas como sociedade civil e estagiário de um setor público, me senti no dever de esclarecer algumas fake News que estivera acontecendo com o setor. O resultado disso foi uma onda de ódio que venho recebendo desde então, da oposição e de alguns funcionários comissionados da atual gestão (que havia apoiado), pois minhas pautas eram bem claras, renovação política e educação e politicas publicas baseadas em evidencias.

Ilona foi exonerada de um conselho não remunerado do ministério da Justiça, em meio de uma campanha de ódio nas mídias sociais, assim, Ilona tornou-se a primeira vitima da perseguição do governo Bolsonaro e do gabinete do ódio, o que viria a tornar-se padrão nos meses seguintes.
Por meio de suas experiências pessoas e de pesquisas aprofundadas em seu campo de atuação, Ilona demonstra como governos populistas-autoritários manobram os mecanismos constitucionais, aumentam a intimidação e a censura, fomentam a violência e, assim destroem gradualmente o espaço democrático.
O livro é bem curto, um pouco mais de 100 páginas, com uma escrita simples e fluida e seu conteúdo pesado, o livro traz importantes observações sobre os desafios impostos à democracia ao redor do mundo e as composições e perfis de líderes, organizações e entidades que impactam o exercício da cidadania. Uma leitura de extrema importância para nos dar um pouco de esperança, que não somos os únicos que estamos lutando.

site: https://www.instagram.com/thom.tomazeli/

Eder.Carvalho 27/04/2021

Necessário.
Tão necessário para saberem como funciona o gabinete do ódio do atual/futuro ex (em breve) presidente. Todo esquema podre de difamação aqueles que se opõe a esse [des]governo pavoroso.

Deia 14/04/2021

Perda do espaço cívico
A autora aponta as estratégias do atual governo, para restringir o espaço cívico.

Julinhafox 28/03/2021

quem somos.
"Temos a extraordinária chance de fazer novas e melhoras escolhas."

Assim como os demais livros da Ilona, "A defesa do espaço cívico" nos leva à reflexão, sobre o poder que temos e, em muitos casos, negligenciamos. Mais ainda, o dever que ignoramos.
Tomado de muito conteúdo, sempre embasado, o texto mastiga pra gente o que nós, os que estão confortáveis em nossas poltronas, fingimos não saber.
Acho uma leitura importante, mas apenas se soubermos e quisermos ouvir e fazer autocrítica. Principalmente se, a partir dela, decidirmos nos mexer.
O livro é curto, interessante e dá pra ler em um dia.

"As questões políticas são muito sérias para serem deixadas para os políticos" Hannah Arendt

"Saber que não estamos sozinhos nos deixa mais fortes."

"Cada um de nós pode e deve contribuir para a construção de um mundo melhor."

Dijair Antonino 11/03/2021

Bem informativo
Livro legal para aprender sobre o papel do espaço cívico. A autora conta muito da própria experiência.

GuidoBR 25/10/2020

Você pode mudar o mundo
Livro curto porém muito importante. Conta a história da Ilona Szabó, e as consequências que ela sofreu por defender suas ideias durante um governo que não sabe conviver com quem pensa diferente.
Esse livro é um chamado, para todos aqueles que querem construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. No final tem uma lista de Instituições separadas por áreas, onde quem quiser pode se voluntariar e arregaçar as mangas.
Ótimo livro. Especialmente se acompanhado do podcast da autora "Você pode mudar o mundo".