O Chama Negra

O Chama Negra Júlio Paladino

Resenhas - O Chama Negra

Lari 09/01/2021

Livro maravilhoso!
Francisco é um garoto tímido e estudioso que mora na periferia e apesar de já ter passado por muitas coisas e já ter sofrido muitas perdas, ele continua acreditando que o estudo é a sua oportunidade para mudar de vida, diferentemente do seu irmão, João, que apesar de ter passado pelas mesmas coisas que Francisco ele se envolveu com coisas erradas.
Algo acontece e Francisco é obrigado a sair da comunidade onde mora, passando até mesmo a morar na rua, mas alguém lhe oferece a oportunidade de seguir seus sonhos (estudar e ser cientista), oportunidade essa que ele agarra com todas as suas forças e com muita dedicação.
Não posso falar muito para não dar spoiler, mas posso dizer que essa história é maravilhosa, eu amei conhecer um pouco da história desse super-herói tão querido para mim.
O autor criou personagens reais maravilhosos, não é apenas Francisco que nos encanta, sua mãe e seus amigos também contribuem muito para essa história.
O autor tem uma escrita simples, fluída e envolvente, ele conseguiu tratar muito bem sobre assuntos tão importantes.

Diogenes Ternero 11/08/2021

ESPETACULAR.
“O Chama Negra: Origem” é um livro que tem uma combinação incrível da realidade brasileira com super-herói. E o uso da palavra “super-herói” aqui funciona perfeitamente, afinal um jovem negro que mora na favela tem que praticamente desdobrar para sair de todas as situações que ele precisa encarar todos os dias.

Cheio de representatividade e com uma linguagem juvenil, o livro tem tudo para agradar todas as idades, porém é claro quanto maior a bagagem de conhecimento, melhores interpretações serão retiradas do livro.

Imagina que um jovem negro morador de uma favela carioca descobre ter poderes e agora precisa conciliar isso em sua vida. Francisco é um jovem sonhador, que tem um desejo de seguir um caminho diferente do seu pai, afinal diante de tantas dificuldades, a única solução que o pai de Francisco encontrou foi entrar para o crime.

Ao contrário de seu irmão, Francisco absorve todas as dificuldades da vida e transforma isso em motivação para buscar um futuro melhor. O livro foca bastante em retratar a vida de Francisco no morro, os tiroteios, as ameaças dos traficantes e as batidas policiais simplesmente por ele ser negro e morador de favela, que sempre vem com muita humilhação. Com uma escrita extremamente sensível, eu garanto que você ficará emocionado em diversas partes, principalmente por saber que existem jovens que passam por essas situações.

A construção do personagem é incrível e parece que você não está lendo um livro de super herói, afinal você fica o tempo todo querendo saber como e quando isso vai acontecer, porém ao mesmo tempo você quer ler mais sobre como Francisco lida com as dificuldades da vida. Só que o momento chega e somos surpreendidos com uma trama incrível sobre como Francisco consegue os poderes e aí o que já era bom, fica ainda melhor.

Esse é o primeiro livro do super-herói nacional Chama Negra, contando a origem de como ele surgiu. Fica aqui meu convite para você ler esse livro, uma obra fantástica que merece ter muito destaque.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

@Meuslivroseleiturass 27/10/2020

Gostei muito
Leitura finalizada hoje, e que leitura agradável, embora trate de assuntos fortes como o preconceito, injustiças sociais, inclusive com situações emocionantes e fortes, a história é contada de uma forma que faz pensar mas ao mesmo tempo é prazerosa de ler, não é desgastante, peguei esse livro pra leitura com uma expectativa alta, e agora que li, posso dizer que foram satisfeitas as expectativas.

Mesmo nas HQs sempre gostei de conhecer a origem dos heróis, como nasceram, como se tornaram heróis, e é isso que é apresentado nesse livro, como o jovem Francisco se torna o herói Chama Negra.

Um bom menino da periferia, estudioso, esforçado, levando a vida com dificuldades, criado junto com seu irmão, com muito esforço pela mãe e pela avó, acaba vendo seu irmão entrar para o mundo do crime, e ele mesmo se vê em uma situação onde acaba sendo expulso da favela. Não vou entrar em detalhes para não estragar a experiência dos futuros leitores do livro, mas é uma leitura muito interessante, aqueles livros que você pega e só para quando termina a história, foi o que aconteceu comigo.

Um livro que nos mostra a importância da amizade, do apoio, além de mostrar um pouquinho da realidade da vida em uma comunidade onde o maior poder está na mão de traficantes, de como essas pessoas, especialmente as crianças e jovens são aliciadas para entrar no mundo do crime, a motivação que normalmente é a mesma, reforçando que não devemos e nem podemos fazer julgamentos sobre os motivos e causas de cada um, visto que não sabemos o que cada pessoa passou na pele, mas ao mesmo tempo, mostrando que independente de "explicar", nenhum sofrimento justifica as ações ilegais praticadas.

Me interessei por ler esse livro muito influenciado por outro, que li na infância, que também trazia um super-herói morador de favela brasileira, o Super Silva do Ivan Jaf, pelo qual tenho imenso carinho, e ao ver o Chama Negra, logo me veio na cabeça a lembrança do Silva e quis ler, embora não tenha a mesma pegada humorística do Ivan, esse livro também não deixou a desejar, de fato gostei bastante da história, e vamos aguardar o retorno do Chama Negra em novas aventuras.

Diego.Cavalcante 13/01/2021

QUEREMOS A HQ PRA JÁ
Achei muito interessante a ideia de um herói brasileiro! Os acontecimentos foram bem comuns à realidade (fora os poderes, claro) Porém, gostaria de ler mais detalhes dos acontecimentos. Acho que eles aconteceram muito rápido! Mesmo assim, gostei bastante da leitura, um clichê gostoso de ler, com linguagem simples! Já quero o Chama Negra em quadrinhos!!!!

Cristina 12/06/2021

Gostei bastante do livro, uma história curtinha, mas cheia de reflexões e significado.

Um super-herói nascido no morro carioca, conta sua trajetória, suas experiências de vida numa comunidade pobre e dominada pelo tráfico de drogas.

A luta diária para sobreviver a uma realidade dura, com ausência do Estado, o medo e a violência como uma constante.

Apresenta uma perspectiva das pessoas que querem apenas viver suas vidas em paz, estudar, trabalhar e sonhar com um futuro.

Uma história de super-herói com os velhos clichês indispensáveis: o amigo e parceiro, o amor secreto, a inesperada descoberta de seus superpoderes.

A escrita do autor é bem fluída e clara.

Uma história muito interessante de se ler, seria fantástico virar uma história em quadrinhos.

Juliana.Santos 09/10/2020

O chama negra
Francisco é um adolescente que cresceu em uma comunidade. Sua vida não é muito diferente da maioria das crianças que nasceram naquela realidade.
Sua mãe engravidou de seu irmão mais velho aos 15 anos e o pai morreu depois de se envolver com a criminalidade.
Francisco sempre tentou se manter forte e longe de problemas. Ele se dedica aos estudos para ajudar a família no futuro e sonha em ser um cientista.
Apesar de sua mãe trabalhar o dia todo para não deixar faltar nada em casa e para manter os meninos no caminho certo, João infelizmente deixou seu coração ser contaminado pela vingança e revolta e começou a andar com más companhias.
Francisco é apaixonado por Bruna, mas a garota é sinônimo de encrenca . Ela é ex-namorada do Chefão da boca de fumo da Comunidade e acha que a moça é sua propriedade. Um dia, Diego vê Bruna e Francisco juntos e expulsa os dois da Comunidade.
A vida do adolescente vira de cabeça para baixo.
Depois de perder várias pessoas que ele ama para o crime, Francisco vai ter que usar toda a sua força e coragem para não se vingar e não se igualar ao traficante.
De repente, algo transforma Francisco em um verdadeiro super-herói.
Vale a pena ler esse conto tão próximo da nossa realidade.
Ansiosa pela continuação e para ver o Chama Negra libertar as comunidades e colocar todos bandidos para correr.

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/

Noemy.Nayara 02/12/2020

Amei a história desse super herói brasileiro. Uma leitura leve e fluída. E ao mesmo tempo profunda e com pensamentos reflexivos sobre questões importantíssimas. Ansiosa para a continuação.

Yves 15/07/2021

Herói brasileiro
Francisco pode ser eu e pode ser você, Francisco é alguém que conhecemos. Impossível não se identificar com a história de vida dele e não admirar todo o esforço para estudar apesar de todas as adversidades.
Um livro que todo jovem deveria ler.

Dany Clearwater 05/03/2021

O Chama Negra de Julio Paladino
Todo mundo precisa de um super herói e acabo de conhecer um bemmmm brasileiro, você quer uma história de superação e determinação, emoção e fantasia, mas com a quela pitada de realidade .. super indo esse livro!
Para conhecer um pouco mais e saber o quando essa história me marcou, vem conhecer meu Instabook: @diario_ch ? boa leitura!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 27/09/2022

Super herói Made in Brasil!
Olá queridos amigos leitores! Por indicação do @cantinho_da_coruja , conheci O Chama Negra e estou apaixonada pela saga desse herói 100% BR.

?????? ?Que merda de sociedade é essa que descarta pessoas? Às vezes não entendo o mundo, e talvez ninguém entenda nunca.?

Francisco, é o segundo filho de uma mãe que perdeu o marido para o crime.
E enquanto seu irmão mais velho vê vantagens em conseguir dinheiro rápido, ele quer apenas terminar de estudar e um emprego honesto.
Em uma virada do destino, quando ele está no fundo do poço, ele acaba desenvolvendo super poderes. E eles não podiam estar em melhores mãos.

?????? ????????????????????????

Um super herói negro, pobre e brasileiro, talvez não seja algo que a maioria quer ler, visto que a maioria dos adultos ainda polemiza uma pequena sereia negra, mas acreditem em mim quando digo que essa trama é genial!

Primeira coisa que tenho que elogiar é que o autor não entrou no modo norte americano, pelo contrário, mostra um cotidiano e problemas bem brasileiros.
Do mesmo modo não temos um supervilão nesse primeiro volume, e sim um dono do morro com um passado bem dramático, e que fez coisas bem horríveis durante a trama.

Confesso que não sou uma pessoa que assiste muitos filmes ou conhece todos ps super heróis, mas a história do Chama Negra me pegou e muito!

Destaque para os personagens secundários maravilhosos, como Gabriel, Bruna, e a mãe de Francisco.

O chama negra é uma leitura rápida, e deixa aquele gancho para os próximos volumes, dos quais vocês com certeza ouvirão falar por aqui.

Nosso herói BR está disponível em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#ochamanegra #julianopaladino #heroisnegros #pequenasereianegra #protagonismonegro