VÍCIOS & VIRTUDES

VÍCIOS & VIRTUDES Rodrigo Fernandes

Resenhas - VÍCIOS & VIRTUDES

Léo 27/04/2021

Livro de suspense urbano sensacional!
Vícios e Virtudes é uma obra que fala das mazelas que a juventude brasileira vive. O autor consegue nos transmitir uma trama instigante e ao mesmo tempo forte devido ao temas tratados, como bullying, suícidio, automutilação e outros considerados tabus.

Personagens bens construídos e complexos. Recomendo muito a leitura dele :).

Henrique Cavalcante 31/07/2021

Um livro atual e necessário
Fala amigos leitores!
Tudo jóia?
Mais uma resenha e indicação de leitura brasuka para vocês!
Espero que gostem ?
Título: Vícios e Virtudes
Autor: Rodrigo Fernandes
Gênero: Romance/Suspense
Editora: ?Serpentine - 2020
Número de páginas: 275
Sinopse:

O que você sacrificaria pelo seu desejo?

Um segredo levou três amigos à liderança de um clã enraizado dentro do colégio Salvatore, o que os fizeram desfrutar de todas as regalias que uma facção milimetricamente organizada pode oferecer. No entanto, o passado obscuro sempre alvorece para cobrar a dívida, encurralando sorrateiramente o futuro de cada envolvido, impondo assim um preço destrutivo sobre os privilégios que os tragaram para um vício sem retorno. Haveria uma saída?

?Os reais inimigos habitam no mais profundo de nossas almas?.
O que eu achei?:

Possui um prólogo intrigante ao apresentar um personagem chave relatando as consequências de suas escolhas.
Deparamo-nos, conjunto da obra, com uma descrição cheia de suspense e mistérios assim como com personagens bem estruturados e complexos (tanto principais como secundários), com desejos obscuros insaciáveis que os levam a cometer atos impensáveis. Poder, status, aceitação são forças motrizes de suas atitudes enquanto também têm que lidar com situações do cotidiano como família, desempenho escolar, relacionamentos amorosos etc.

Reflexões e críticas sociais sobre transfobia, racismo, drogas, sexo, relacionamentos abusivos, falta de amor próprio, problemas familiares e outros são temas presentes em toda a obra sendo postos sem filtro e sem rodeios, logo, neste livro você poderá encontrar alguns gatilhos?

Um livro de romance/suspense urbano brasileiro incrível, necessário e com um final alucinante.
Ah, no início do livro há uma playlist muuuuuuito legal além de uma carta ao leitor do autor que é algo muito cativante e que percebe-se que foi feito tudo com muito esmero.
Fez-me ótima companhia e super recomendo.
Esta e outras resenhas você pode encontrar no Instagram Literário: @universotartaruga

Luana.Cardoso 04/05/2021

Vícios e virtudes! Excelente!
Pedro, protagonista da história tem apenas dezessete anos e já lidera mais da metade dos alunos no colégio Salvatore. Ele lidera o clã e defende seus protegidos de qualquer situação que precisem. Ele está à frente do Grêmio estudantil e o valor que cobra de seus protegidos teoricamente é voltado para os interesses dos alunos. Mas nas festas e até fora delas, nos corredores da escola eles repassam mercadoria adquiridas com o tio.

A história conta com diversos personagens como Amanda, Tainá, Vinicius, Lidy, Gustavo, Arthur, Marina, Marcela, Roberta, Sabrina, Alice, Tiago, Henrique e outros personagens que tem vida própria, com histórias complexas e toda a trama se entrelaça tendo com ambientação principal o colégio.

Apesar da pouca idade dos personagens eles são profundos, cheios de personalidades e conflitos diversos. Cada um tem sua particularidade e suas próprias batalhas dentro da história e isso é muito bom.
O autor descreve muitíssimo bem cada um deles em um perfeito ?show, don?t tell? que me permitiu experimentar a história através de ações, palavras, pensamentos, sentidos e sentimentos de cada um dos personagens!

A leitura é fluída, clara, verosímil e instigante! A trama tem muito mistério que envolve cada um dos personagens e ele não acaba junto com o livro. O que te faz já querer ler o próximo!

Vícios e virtudes escancara o que está diante de nossos olhos e que muitas vezes não enxergamos! Como por exemplo, a questão das drogas nas escolas, do excesso de liberdade e falta da presença dos pais na vida dos jovens, o preconceito, a ganância, a inveja e a vida fácil regada a sexo e drogas.

É um livro que com certeza deve se lido! E mais do que lido! Deve ser apreciado e analisado! Tenho certeza que você, leitor, ficará arrebatado pela história e pela escrita do Rodrigo é que aprenderá muito com esta leitura!

Parabéns ao autor!

Igor 28/08/2021

Já não tenho 13 anos
Li por conta do grupo de leitura, mas certamente não faz parte do meu estilo de leitura e teria largado de mão se não fosse por isso.

Apesar de haver sexo, não indicaria para ninguém maior de 16 anos, isso sendo bem legal.

Os personagens são rasos e fúteis (Há quem diga que isso é uma critica a classe média). Os personagens mais interessantes são deixados de lado, outros simplesmente somem?

A história começa em um nada, termina em outro. No auge do capítulo 28 ainda estão sendo explicadas questões que não serviram para nada no enredo.

Não sei se estou sendo completamente chato, mas literatura adolescente não costuma ter uma boa avaliação da minha parte. Ainda mais quando não consegue sustentar aquilo que propõe.

Poderia reclamar muito mais com os destaques que marquei na obra, mas vou guardá-las para mim.

mimosliterarios1 01/05/2021

Suspense contemporâneo e surpreendente!
O tradicional e renomado Colégio Salvatore é um lugar de prestígio, excelência educacional, mas seus muros abrigam uma organização impecável, mantida pelo Clã, que dita regras sociais que devem ser seguidas à risca, sob o comando de Pedro, Lory e Gustavo, mas tudo tem um preço...

O prólogo arrepia, pois Eduardo nos conta o peso de suas escolhas, em uma descrição cheia de suspense, uma degustação da intensidade da obra, com personagens complexos, bem construídos, capazes de tudo para obterem seus desejos mais sombrios, cegos por poder, status, aceitação, com seus vícios e virtudes, enquanto vivem situações do dia-a-dia.

Um destaque para Pedro é o típico adolescente popular, amado pelas garotas e invejado ou detestado pelos garotos, mas que faz parte de uma organização sombria e passa por uma fase de florescimento de emoções desconhecidas, com as quais não sabe lidar.

Gostaria de salientar os personagens secundários que também estão dispostos a sacrificar tudo pelo simples prazer ou pelo poder. Há luz e escuridão em todos eles, os personagens são heterogêneos e imperfeitos.

Uma trama cheio de reflexões e críticas sociais que aborda temas importantes como inveja, falta de amor próprio, baixa-estima, preconceitos, homofobia, relacionamentos tóxicos e abusivos, racismo, transfobia, drogas, sexo, alienação parental, famílias desestruturadas, falta de diálogo e suas consequências...

Um fato desencadeia uma uma avalanche de revelações que faz parte de um quebra-cabeça e afetará a vida de todos.

Um suspense moderno, com muita ação, aventura, romance, drama, reflexões, críticas sociais, verdades nuas e cruas, por isso pode conter gatilhos emocionais, para pessoas mais sensíveis.⚠️

O autor Rodrigo Fernandes escreve com maestria e nos entrega um final de tirar o fôlego. Vícios & virtudes não traz um conto de fadas, traz a vida sem véus, sem maquiagem, por isso é obra incrível, atual e necessária.

Chris 29/04/2021

Maravilhoso
UM livro que fala sobre adolescentes e seus, traumas,difuldade de relacionamento com pais.
Personagens que realmente levam o leitor a questionar várias coisas, principalmente como lidamos com nossos filhos.
O autor aborda temas muito importantes, como drogas, sexo, bullying e preconceito.
Temos uma turma de alunos tentando se encaixar nas suas próprias escolhas.
Um livro muito rápido de ler, muito importante para todos lerem, só tenho a agradecer ao autor a possibilidade de poder ler essa obra magnífica.
?????

Umpoemaumgirassol 01/05/2021

Um dos melhores livros que li esse ano.
Vícios & Virtudes é um livro muito bem estruturado.
Os personagens são ativos durante toda a história, o que é ótimo.
Os assuntos abordados no livro são essenciais.
Simplesmente leiam!

Ary 03/05/2021

Um grupo de jovens de uma escola de elite são a elite de onde realizam os estudos porém vai muito mais do que popularidade ou uma simples disputa pelo grêmio estudantil em Vícios e Virtudes você vai encontrar temas que abordam vícios de álcool e drogas relacionamentos abusivos, eu recomendo esse livro demais é totalmente fora de contexto de tudo que eu li porém é uma leitura que te prende você não consegue largar a nota que eu dei foi cinco estrelas e ainda favoritei se eu pudesse dar uma dica para vocês é leiam por favor esse livro vocês não vão se arrepender.