Terra nos cabelos

Terra nos cabelos Tônio Caetano

Resenhas - Terra nos cabelos

Dree 22/11/2023

Não sou muito fã de contos, mas o Tônio Caetano conseguiu me encantar.
Com sua escrita lírica, ele nos apresenta em cada conto diversas realidades enfrentadas por diferentes mulheres.

Com uma escrita cheia de nuances, ele consegue passar diferentes realidades. Conseguimos sentir um pedacinho do que cada uma dessas mulheres passou e como são encaradas pela sociedade.

Thais.Carvalho 11/11/2023

Uma coletânea de contos, todos com protagonistas mulheres. As histórias são fortes, sensíveis e marcantes.

Lu 25/07/2023

Terra nos cabelos é um livro de contos com o protagonismo feminino. Algumas histórias são mais interessantes que outras, porém em todas elas podemos perceber as várias realidades e nuances que envolvem as personagens. É um livro curto e instigante.

mari 22/04/2023

Terra nos cabelos
Fiquei fascinada por esse livro; os contos são de perspectivas bem mistas e, cada qual propondo uma experiência diferente de se conectar com as histórias. alguns eu nem entendi mto bem, mas eu curti!

Alícia 20/01/2023

incrível
Encontrei esse livro de contos através do Biblion e, de início, nem reparei no autor. Jurava que era escrito por uma mulher!
Os contos retratam personagens femininas de diferentes idades, em diferentes momentos e em muitas situações críveis. O último conto, Estômago, ainda nos oferece um toque de ficção científica.
A escrita do autor é leve, simples, mas muito agradável de ler. Em cada conto, conseguimos observar a mensagem que o autor gostaria de passar. Amei conhecer essas mulheres: jovens e velhas reconhecendo a própria sexualidade, meninas compreendendo problemas familiares, professoras, escritoras, personagens na famosa crise dos 30, entre muitas outras.
Foi uma experiência encantadora!

Meu contos favoritos foram: Terra nos cabelos; A casa no fim da rua; Identidade; Sangrando; e Toda a verdade.

fev 18/01/2023

No geral, os contos são bem simples e falam sobre o cotidiano. O ponto interessante é que todas as personagens principais são mulheres em diferentes idades e diferentes situações de vida. A leitura é tranquila e bem gostosinha.

Contos preferidos:

Terra nos cabelos;
Formação;
A casa no fim da rua;
Estômago.

Laris 04/12/2022

Contos reais
Um livro com protagonismo feminino através de contos de diferentes vivências, alguns nos paralisam de tão agridoce. Gostei muito da forma como o autor conduziu as facetas das suas personagens de maneiras tão viscerais em poucas páginas.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/11/2022

Em seu primeiro livro, Tônio Caetano demonstra notável maturidade na condução das histórias. Os quinze contos são protagonizados por mulheres, todas são personagens em contenda com o mundo, seja no âmbito familiar ou no universo da sociedade de forma mais ampla.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555870886

Mariana 30/09/2022

contos muito fortes, escrita desenrolada, profunda, cheia de refs. experiência muito boa pra quem tem alguma ressalva sobre o estilo. e nacional ??

LivroAleatorio 28/08/2022

Surpresa boa
Peguei esse livro pela biblioteca da Biblion sem esperar muito dele e tive uma surpresa muito gostosa lendo esse livro!
Eu amei o protagonismo feminino, as diferentes realidades, faixas etárias, desejos, anseios, necessidades. É de uma profundidade, sensibilidade e força absurda. Entrou para a minha lista de favoritos ??

Ana Lívia Mourão 18/05/2022

Como muitos livros de contos, algumas histórias são muito boas e outras nem tanto. Tenho tentado ler mais livros de autores e histórias afrodescendentes.

Ghui conká 02/03/2022

Um misto de sentimentos
Terra nos cabelos, é repleto de contos destinados à trajetória feminina. É emocionante ler certas contos que mesmo distantes se fazem tão próximas através da força e a persistência das personagem.
Super indico, pois além de ser bom é uma leitura fluída que cativa e faz refletir sobre diversas questões.

Carla 30/01/2022

Livro bom!
Tônio Caetano escreve sobre as agruras, vivências e experiências até inusitadas de mulheres comuns, as quais poderiam ser amigas por ter situações tão próximas e sentimentos tão parecidos. Sentimentos esses, muitas vezes de inadequação ou não pertencimento, trazidos de uma sociedade onde o machismo e o patriarcado ainda são argumentos éticos, morais e válidos e a diversidade malvista e repudiada.
Em alguns momentos me senti impelida, através das lentes da educação que recebi, a julgar algumas das personagens por suas atitudes ou falas, porém retomo o ponto de partida de todo não julgamento: “Esse pensamento, essa atitude é da mulher ou da educação a qual foi submetida?”, “Se suas perspectivas fossem diferentes, suas ações e valores seriam diferentes?”. Assim seguimos, lendo, observando e aprendendo no intuito de tornar esse mundo melhor pra todo mundo!

Dani 19/01/2022

AS MULHERES
Sinto após a leitura muitos sentimentos diferentes.
A cada conto uma história que mexeu comido de maneira diferente.
Mulheres com histórias próximas e longe de mim.
Gostei bastante do livro.

@salvejorgelucas 15/01/2022

Não são contos, são vivências.
A caneta do Tônio Caetano pesa uma tonelada e ao mesmo tempo consegue ser leve como uma pluma. Temos 15 contos, 15 mulheres, 15 histórias que transbordam cada página com suas vivências. Tão parecidas, tão distantes. Uma narrativa feminina do Brasil, aquele Brasil da base, aquele Brasil "invisível", aquele Brasil com "Terra nos cabelos".