Máscaras para os Mortos

Máscaras para os Mortos M. P. Neves

Resenhas - Máscaras para os Mortos

Multiverso Fantástico 10/04/2024

Fantasia sombria de qualidade
Um livro com excelentes batalhas, personagens e criação de mundo.

A maioria dos capítulos alterna entre os pontos de vista da Moira e do Hakim, mas temos também alguns com o Sev.

O livro é bem dinâmico, a gente já começa na ação e aos poucos a gente vai entendendo quem são os personagens e como é aquele mundo. Gostei bastante disso. Ele te instiga a saber mais e vai entregando aos poucos, sem ser cansativo.

O sistema de magia é muito interessante e variado, com bruxas, taumaturgos, necromantes. Existem regras e um preço para a prática. Muito bom. Tanto a magia quanto as criaturas que habitam esse mundo são um show à parte.

Esse é só o primeiro livro, então ainda tem muitas coisas sem resposta. Mas até aqui foi um prazer acompanhar o desenvolvimento dos personagens. Tenho um relacionamento meio de amor/aversão pela Moira, ela tem muito potencial mas ainda é muito jovem e consegue ser muito imatura e irritante. Sev é o cara que é esperto e tem jogo de cintura para mudar a situação a seu favor. Morsov é muito poderoso e um estudioso. Hakim ainda tem muito a aprender e descobrir. Além desses principais, também gostei bastante da Liriel.

Minho - @shootinggbooks 10/04/2024

Tenta respirar aqui!
《RESENHA》⁣
📚 Máscara para os Mortos - A ruína de Noltora Livro 1⁣
.⁣
Uma fantasia eletrizante com duas jornadas distintas que estão prestes a se chocar.⁣

De um lado, Moira, uma jovem de um clã bárbaro do Povo das Cinzas, teve seu destino poupado após seu vilarejo ser devastado pelo fogo de Var Khalad. Tudo que ela busca são respostas e vingança pelo seu povo, ainda com a esperança de que sua irmã esteja viva.⁣

Do outro, Hakim, responsável por representar a figura do Deus-Rei de Var Khalad. Um momento decisivo de sua vida, principalmente quando criaturas abissais estão atacando o império como nunca aconteceu antes, mas tudo indica que esse ainda não é o pior perigo que o cerca.⁣

Na jornada de suas histórias, cada um terá contato com uma fonte de magia diferente, e irão usá-las para descobrir mais sobre si e como alcançar seus objetivos, mesmo que isso deixe marcas profundas em suas almas.⁣

Fazia tempo que eu não lia uma leitura sombria, e Marcelo sabe como conduzir uma história eletrizante e carregada de ação. Respirar aqui é o verdadeiro desafio, pois o perigo está em cada capítulo, e o cheiro da morte exala no ar. Tanto Moira quanto Hakim precisam lutar ferozmente se quiserem sobreviver e alcançar seus objetivos, sejam eles a vingança ou verdade.⁣

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, e por ser um livro introdutório, diferente do que eu imaginava, ele vem traçando uma narrativa onde as respostas aparecem logo em seguida, não deixando o leitor com aquela ânsia por saber mais ou até mesmo não ter respostas.⁣

Com um desfecho impactante, Máscara para os Mortos promete muito mais ação e muita magia a ser liberada, e quem ficar no caminho sofrerá consequências.

Italo Lima 09/04/2024

Ruínas de Noltora
Máscaras para os Mortos é uma fantasia da mais alta qualidade. Gostei muito do mundo apresentado pelo autor, dessa pegada mais dark, dos personagens que são super bem desenvolvidos e de toda a jornada que eles passam.

Também, outra coisa que adorei foi a grande variedade de criaturas não humanas que tem na história, achei super legal.

Enfim, é um livro muito bom com uma escrita fluída e fácil de ler, que te deixa entusiasmado pra ler mais. Gostei muito, vale a pena a leitura, e ainda é NACIONAL!!!

Sandra747 09/09/2023

Máscaras para os mortos é um livro de fantasia nacional ótimo. Em poucas palavras, os capítulos se dividem em núcleos diferentes. De um lado acompanhamos a jovem Moira e de outro Hakim. As descrições, a construção do universo e a magia são muito bem desenvolvidas no livro e na medida que a leitura engata ficamos mais curiosos para saber como as coisas vão terminar. Os capítulos envolvendo Hakim foram os que mais me prenderam, porque queria saber o mistério por trás da ?lenda? do Deus-Rei, além disso, amei os ?monstros? do universo. O livro tem uma continuação que pretendo ler futuramente, no mais, indico a leitura.

Waleria.Araujo 26/06/2023

Um novo universo
Tem várias descrições detalhadas do que está acontecendo que é surpreendente. Parece que estou no campo de batalha. Recomendo.

Samuel1106 20/05/2023

Superou as expectativas
Como já esperava, por se tratar de uma fantasia, no começo eu não entendendo muito o que estava acontecendo mas isso não me impediu de ficar imerso na história. Gostei muito da forma como o autor nos apresentou à esse mundo fantástico onde conhecemos diversos povos com crenças e tradições diferentes. O sistema de magia também é muito interessante e foi bem satisfatório ir se aprofundando cada vez mais nas técnicas e efeitos das muitas formas de magia. Acabei gostando mais de alguns personagens do que de outros mas isso é normal.

Sara Férrer 23/04/2023

Uma surpresa e Uma decepção.
Primeiro quero ressaltar que minha única decepção foi em relação a burrice de um personagem específico de resto o livro é perfeito.
Essa obra foi simplesmente maravilhosa, o mundo, as magias, as tragédias e principalmente as cenas de luta me impressionaram e me pretenderam do início ao fim.
Eu amei a história, os personagens, a trama e principalmente a intensidade com que tudo acontece.
Favoritado com todas as forças.
E super recomendo essa obra incrível.

ixqwt 29/03/2023

Um ótimo livro. gostei de como o foco desse foi fechar o arco de todos os personagens e nivelar num ponto onde realmente são protagonista do mundo, mesmo que o preço tenha sido interromper a trama geral numa parte essencial. e cara, que construção de mundo boa. mesmo com diversos termos, nomes, eventos, relações etc, a gente não se perde em nenhum momento pois tudo está conectado. enfim, ansioso para ler o segundo.

Alberto Pilati 28/01/2023

Uma fantasia nacional de alta qualidade
Este livro talvez seja a melhor fantasia brasileira que eu já li, com um universo único e um sistema de magia extremamente criativo! Os personagens me agradaram bastante, em especial o Deus-Rei Hakim. Estou ansioso pelas continuações.

Wesley 12/01/2023

Ótima Dark Fantasy Nacional
Uma grata surpresa nesse início de ano, melhor ainda por ser uma Dark Fantasy Nacional.

A escrita do autor é super fluida e ele claramente tem noção da história que está contando, o que torna a experiência de descoberta desse mundo e todos os elementos que compõem ele ser ainda mais interessante de se acompanhar. Tudo tem uma boa camada de complexidade e em boas doses pra manter o leitor sempre interessado no que pode ser revelado a seguir.

Os protagonistas são legais, mas faltou um pouco mais de carisma. Meu maior problema foi com Moira, uma personagem que eu achei que precisava ter um pouco mais de limite estabelecido, em todos os sentidos, da relação com os demais personagens aos poderes que ela desenvolve. O Hakim é ok, e é isso. E também senti falta de momentos de um clímax mais impactante.

De qualquer forma, um ótimo início de trilogia e que deixou muitas perguntas a serem respondidas. Recomendadíssimo!

MateusCantele 10/11/2022

Leia a resenha desse excelente livro no site da Perpétua!
Leia a resenha desse excelente livro no site da Perpétua! https://www.revistaperpetua.com/post/riquezas-de-um-mundo-em-ruínas-a-ruína-de-noltora-de-m-p-neves

Carolina1866 20/08/2022

Uma obra prima nacional
Exemplo perfeito de que livros nacionais são tão bons (ou até melhores) que internacionais.
O autor demonstra total domínio das palavras, tornando o livro mais impactante.

No livro acompanhamos dois pontos de vista opostos, cada um com sua jornada e desafios. A cada capitulo conhecemos mais sobre seus objetivos e sobre a história de Noltora (país onde se passa o livro)

Não costumo ler fantasia sombria, mas essa é simplesmente sensacional

Felipe.Bueno 18/08/2022

Tripas, defuntos e fanatismo
Quando criança, eu sempre sabia que depois de um dia divertido de pescaria, eu teria de ajudar meu pai a limpar os peixes, ler esse livro, em vários momentos me fez lembrar o odor que era aquele serviço sujo mas necessário.
É uma ótima fantasia sombria, com um mundo bem pensado, personagens realistas e batalhas sujas e sangrentas, adorei o arco do deus-rei Hakim e a força que Moira força em transparecer. Pena que meu personagem favorito quase não aparece, quando aparece rouba a cena, Sev o ladrão de túmulos, tomara que apareça mais no próximo livro.
O único ponto negativo que as vezes, para mim, o livro pesa a mão em narração.

Noltora, um lugar horrivelmente belo que iluminará meus pesadelos.

leiturasda_le 23/07/2022

O livro possui uma premissa maravilhosa, por mais que eu tenha ficado um pouco perdida as vezes por conta de ter uma narrativa voltando para dois pontos de vista diferente o livro não deixa de ser incrível.

Leitura digna para fãs de fantasia, magia necromancia e taumaturgia. Só achei que havia batalhas demais deixando um pouco a narrativa lenta em alguns pontos.

A ambientação é incrível e cada personagem tem suas características únicas que deixa todo enredo mais incrível. Como no finalzinho tivemos a partipação de alguns novos personagens espero que eles sejam mais explorados no próximo livro, e já estou ansiosa para iniciar.