Máscaras para os Mortos

Máscaras para os Mortos M. P. Neves

Resenhas - Máscaras para os Mortos

Rapha 04/01/2021

Que livro maravilhoso.
Eu me apaixonei em cada capítulo que eu li. O livro tem um suspense muitooo bom e isso te cativa a terminar o livro o mais rápido o possível ????

Raphael Santos 20/04/2021

Literatura Nacional Esplêndida
Livro bem escrito, universo muito rico, com história impecável e personagens bem desenvolvidos. Ótima obra de literatura fantástica nacional que vai te surpreender a cada capítulo.

Girl_lovebook 05/12/2020

A melhor Fantasia sombria que li esse ano!!!
Máscaras para os mortos, é uma obra de fantasia sombria.

Não pode ser colocada como densa, porque é super empolgante, mas é uma leitura que tem de ser feita com calma por conta do fluxo de personagens, tanto primários, quanto secundários.

O autor criou uma fantasia mitológica consistente, com nomes criativos, personagens únicos, com características peculiares que só fazem agregar a estória.

"São bárbaros selvagens, bruxas cruéis, necromantes traiçoeiros, carniçais famintos e horrores anfíbios."

Nesse contexto é muito citado a necromancia, de um modo um tanto diferente. E a taumaturgia, surge com força total. É medonho, mas ao mesmo tempo poético. É criativo, (um novo frankstein).

A estória nos apresenta a Noltora, um mundo marcado pelo caos, e através dele somos guiados pelas visões de dois personagens opostos em busca de conhecimento, poder, e até mesmo redenção.

Apesar de ser uma aventura sombria, o enredo é cativante, e nos instiga a ler cada vez mais, e só parar quando realmente termina o livro.

Este é um livro que em muitas vezes vai te remeter a lovecraft, e as crônicas quasinoite.

Nele você encontrará sangue, guerra, seres sobrenaturais, personagens atípicos, e uma estória de tirar o fôlego.

Super recomendo!
Jaque.Barreto 05/12/2020minha estante
Li essa semana! ??
Muito bom, também recomendo!

Jaque.Barreto 04/12/2020

“Essa é uma história sobre morte. Mas em Noltora, a morte nem sempre é o fim.”
O que dizer sobre a obra, o livro é muito rico em detalhes, como todo o universo criado é novo, precisamos dessas informações para entender melhor a dinâmica da história. Por se tratar de uma fantasia sombria, algumas pessoas podem se questionar se o livro desperta medo, pois bem não desperta, mas causa um certo desconforto pois utiliza elementos de horror corporal visualmente perturbadores e isso está presente nas mutações de algumas criaturas, na utilização do humores que governam a saúde humana através de fluidos que realmente torna tudo visceral e grotesco (essa fantasia tem sangue, suor, guerras, lágrimas e muita ação).

Noltora é uma terra que passou por um cataclisma mágico e sofreu uma grande destruição, nesse livro o autor explora bem a magia, a necromancia e a taumaturgia, elementos esses que são amplamente utilizados na composição da trama.

A narrativa é dividida entre dois personagens principais: Hakim (o Deus Rei) e Moira (uma selvagem das terras arrasadas), cada capítulo é apresentado pela perspectiva de um dos personagens. Sobre os nossos protagonistas eu não posso deixar de falar:

Hakim - jovem, bonito, eleito para se tornar o sucessor de uma entidade antiga e considerado o DEUS REI de Var Kallar, o mesmo recebe esse título de um grupo de sacerdotes que são os conselheiros do Deus Rei, porém ao longo do livro vemos que existe uma conspiração que acontece fora dos olhos de Hakim, onde pessoas de sua confiança pretendem manipulá-lo para atingir seus objetivos pessoais, e é nessa temática que ocorre a trama desse personagem.

Moira - uma jovem guerreira de uma tribo dos povos que vivem nas terras arrasadas, perdeu a família e possui uma recém habilidade adquirida para necromancia, buscando reencontrar a irmã mais nova e vingar seu bando, ela sai em uma jornada de auto descoberta e crescimento pessoal onde ela trava diversas lutas e passa por momentos muito difíceis. Uma personagem muito forte e cheia de garra, me conectei muito com ela.

É um livro cheios de emoções, personagens enigmáticos, batalhas, ação, aventura, sangue e lágrimas. A cada capítulo é apresentado novos mistérios a essa trama que vai se desenrolando aos poucos e isso desperta aquele sentimento de preciso continuar lendo, preciso saber o que acontece depois disso, o final nos deixa com aquele gostinho de quero mais.

Mesmo sendo um livro de um gênero novo pra mim (fantasia sombria), eu apreciei muito a leitura e estou muito curiosa para saber mais sobre a estória dos personagens principais e secundários.
Jamile.Almeida 04/12/2020minha estante
Não estou acostumada a fantasia! Mas amei a ideia!

Jaque.Barreto 05/12/2020minha estante
Me surpreendeu muito!

Carine 06/12/2020minha estante
Adorei a resenha! Ano que vem vou ler

Tuca 14/04/2021

INCRIVEL
Fico tão feliz de conhecer essas obras sensacionais de fantasia de autores nacionais!!

Em “Máscaras para os mortos” temos um mundo impecavelmente novo, com diferentes tipos de seres (desde seres marinhos até entidades divinas) com diferentes religiões e modos de viver.

Eu adorei a maneira que o autor vai nos apresentando cada canto desse mundo surreal, cada batalha e cada crença de cada um dos personagens foi super bem trabalhada e muito bem apresentada.

De um lado temos Hakim, o Deus-Rei de Var Khalad, lutando para manter o legado de seu antecessor. Enquanto ele tenta manter sua fé, esta em uma batalha constante contra seres abissais que surgem do mar para atacar seu reino.
Uma das coisas que achei bacana foram os questionamentos dele em relação a fé inabalável do seu povo, mesmo com tudo o que colocam para ele, ele ainda questiona os porquês e se as coisas são realmente do jeito que falam. Esses questionamentos levam ele a descobrir segredos escondidos até mesmo do Deus-Rei.

Do outro lado temos Moira, descendente do Povo das Cinzas, que acabou de perder sua família e agora precisa contar com a ajuda de um ladrão de túmulos e um necromante – ambos fugindo e se escondendo de autoridades – para tentar sobreviver no ambiente hostil da Terra Arrasada. Em muitos momentos a Moira me irritava, achei ela petulante e fazia tudo sem pensar nas consequências. Mas sofri por ela se sentir tão desamparada sem o clã e a família e é incrível o quanto ela evolui em poucas páginas.

Ao longo do livro eu me afeiçoei mais aos irmãos Morsov e Sev, do que os outros personagens, o jeito dos dois e as brigas entre eles me conquistaram desde a primeira aparição de cada um. E o Morsov virou meu amorzinho desse livro!!!
Eu super indico esse livro para quem curte uma boa fantasia. Vale muito a pena ler e dar o valor que o autor merece!!

site: https://www.instagram.com/p/CM0UV78Fe2-/

Patty Amanajás 16/06/2022

Numa última tentativa de vencer a guerra, feiticeiros lançaram uma magia que teve como consequência a devastação de um continente chamado Noltora.

Esse cataclisma mágico arrasou terras, derrubou inimigos e inundou países.

Seres foram libertados e povos se enfrentaram para conquistar terras do continente agora dividido, lutaram também pela própria sobrevivência.

Um guerreiro foi escolhido para ser o novo Deus-Rei de Var Khalad. Seu nome é Hakim e seu objetivo é defender seu império.

Uma bárbara vê seu povo e seus entes queridos serem mortos por um ataque de Var Khalad. Seu nome é Moira e ela quer vingança.

Assim inicia Máscaras Para os Mortos, uma fantasia sombria nacional e primeiro livro da série Ruína de Noltora.

Os capítulos são narrados por Hakim e Moira de forma alternada e com isso temos os diferentes caminhos que cada um segue.

Ambos personagens são muito bem construídos, mas a Moira teve toda a minha atenção. Os capítulos dela voaram pra mim. Ao longo da história ela conhece Morsov e Sev, o que deixa sua jornada ainda mais interessante.

Os capítulos do Hakim são mais cheios de política. E ele é um personagem solitário em sua jornada. Isso me fez ler de forma mais lenta.

Mas em ambos os caminhos temos estratégias, traições e muita ação.

A narrativa é repleta de batalhas. O livro é regado de sangue. O universo é muito interessante.

O excesso de batalhas me deixou um pouco cansada na leitura. Mas ao mesmo tempo o autor conseguiu dar mais realidade na ambientação. Os personagens são poderosos, mas têm suas fraquezas. Foi palpável o desgaste físico e mental de cada um.

Meu destaque fica por conta do sistema de magia. Em especial a Necromancia e a Taumaturgia. O surgimento, explicações e funcionamento de cada uma é muito interessante. Poderia facilmente ficar lendo sobre fleumas, humores taumatúrgicos, bile negra e amarela e suas atuações sobre os sentimentos e órgãos humanos.

O livro despertou minha curiosidade desde o primeiro parágrafo. Por isso finalizo a resenha com a citação:

"Era um mau começo, Sev percebeu, porque precisou matar o mesmo homem duas vezes."

Pedro P. R. 13/01/2021

Uma inovação na fantasia
M.P. Neves nos traz um mundo fantástico em Máscara para os Mortos, ele nos apresenta de uma maneira fluida o universo e suas regras, sem pecar como muitos autores de fantasia ao querer jorrar todo o novo conteúdo do mundo que criaram de uma vez só para o leitor.
A cada capitulo descobrimos mais sobre Noltora, seus reinos e as criaturas que o habitam e vamos mergulhando cada vez mais na historia, pois a narrativa é muito bem construída. De certa forma algo que me interessou muito na leitura foi o sistema de magia bem diferente que M.P. Neves criou.
Os capítulos se intercalam entre o ponto de vista de Hakim, o Deus-Rei e Moira, uma jovem sedenta por vingança que acaba na companhia de uma estranha dupla de irmãos. Um ladrão de túmulos e um Necromante.
Os personagens são bem cativantes e construídos, mas deles creio que o que mais gostei de acompanhar foi Moira e sua evolução na historia.

Hoax_ 14/01/2021

Que bela descoberta.
Quero ler mais sobre Noltora!

Escolhi inicia minhas leituras de 2021 com um autor brasileiro, e foi a melhor escolha, uma leitura maravilhosa o universo na qual a história se passa e muito intrigante a tanta coisa pra se descobrir e seguindo os personagens isso fica muito fluído e empolgante.

Ao autor duas palavras, parabéns e obrigado.

Sergio 16/01/2021

Um livro de fantasia sombria brasileiro excepcional
Máscaras para os mortos é uma incrível obra de ficção/fantasia com características do clássico terror de Lovecraft, é uma aventura sombria, mas ao mesmo tempo cativante, que mostra a perspectiva de dois personagens, de lados totalmente opostos, encarando o desconhecido. O autor cria um mundo novo e fantástico, onde a morte ganha muito mais significado, uma repaginada na temática da necromancia, tratada de forma até poética. O mundo de Noltora é marcardo por personagens únicos, dilemas, caos e a busca pela redenção (se é que ela existe). Um mundo duro e cruel, mas que também tem seus encantos. Recomendo muito a leitura!

FlaviosParanhos 23/03/2022

Muito promissor
Máscara para os mortos (A ruína de Noltora livro 1)

E termino mais uma fantasia nacional.
Uma coisa que um leitor atento de fantasia logo nota é, que tirando algumas particularidades, chega um tempo que todas as fantasias são "iguais". Envolvem deuses, magia, raças diferentes e batalhas épicas. Então vc pergunta se todas as fantasias são "iguais" pq sair dos clássicos? Bem, a resposta é simples, por aquelas individualidades que falei a princípio. Aqui temos dois protagonistas, um é o Hakim conhecido como Deus rei e, a outra a Moira, uma barbara de costumes simples, que vive em uma terra arrasada. Eu tenho tido grandes decepções com protagonistas em obras nacionais recentes, estes dois estão fora disso. Um motivo por dever e honra, outra motivada por uma vingança cega e, mesmo assim são personagens carismáticos, que tomam decisões conflitantes mas sem perder a racionalidade! Veja bem eles são afetados por forças externas sobrenaturais e, mesmo assim tem o mínimo aceitável de raciocínio humano para discernir seus atos. Como eu estava sentindo falta disso! Eles erram? Bastante, mas erram não por uma falta ilógica de sanidade e inteligência e, sim pq são humanos e tem suas limitações. Gostei do livro, demorei pra engrenar, mas quando peguei o ritmo e a proposta fiquei bastante satisfeito. Recomendo.

Fernanda Bard Chagas 26/02/2021

Favoritado da vida! Não esperava encontrar essa preciosidade!
Esse livro merece ser exaltado! Não sei se conseguirei exprimir toda a empolgação e satisfação da minha alma lendo essa fantasia brasileira!
Hakim é um jovem guerreiro que carrega o título de Deus-Rei de Var Khalad há aproximadamente dois anos, tendo substituído seu Antecessor após sua morte. Em meio aos seus debates interiores sobre o merecimento de tal título divino, se vê orientado pelos sacerdotes que o escolheram para reinar e cercado pela ameaça dos abissais, criaturas das profundezas do oceano, que bordejam seu território e buscam a destruição de seu povo.
Moira é uma guerreira do Povo das Cinzas, que vive como nômade nas Terras Arrasadas, um território hostil e mortal, maior ponto atingido pela Devastação criada por antigos feiticeiros de eras passadas. Porém, sua sorte muda quando o clã Torgren ataca sua tribo levando à destruição de todos aqueles a quem Moira amava, e vendo-se separada de sua irmã, a quem tentou proteger em meio ao ataque mas da qual acabou se separado, assim começa sua jornada até Solúmbria, uma terra de necromantes da qual a menina tem grande preconceito. Ela é refugiada por um ladrão de túmulos, Sev, e seu irmão necromante, Morsov, e acaba desenvolvendo poderes necromânticos ao longo da narrativa.
O livro alterna entre as visões dos acontecimentos entre Hakim e Moira, cujos destinos ainda não se entrelaçaram, e estou louca por uma sequência para ver como será esse encontro, já que Moira considera Var Khalad seu inimigo, tendo ajudado o clã Torgren a destruir sua família. A estrutura da narrativa é simplesmente incrível, o autor vai aos poucos desmembrando esse novo mundo fantástico e sombrio, tão sinistro quanto meu gosto e que me prendeu impreterivelmente ao livro do início ao fim. Nunca tinha lido nada sobre um sistema de magia como esse, e a felicidade de ler algo tão original e bem escrito me deixa até sem palavras.
O crescimento dos dois protagonistas é gradual e constante, e a carisma deles (de todos os personagens nesse livro, na verdade) fazem você torcer por ambos e apreciar suas habilidades, embora tenha achado Hakim bastante ingênuo de início, seu crescimento foi bastante satisfatório. Mesmo assim, a Moira foi a personagem que mais me regozijou, QUE GURIA FODA, levada principalmente pela sua vingança, possui uma força e um desenvolvimento de brilhar os olhos durante as páginas e principalmente as batalhas em que participa. E por falar em batalhas: que conflitos mais bem descritos e empolgantes, eu tinha vontade de pular da cadeira todas as vezes em que acontecia uma luta, o autor tem uma visão bastante precisa e uma forma de descrevê-la com desenvoltura e clareza!
Não sei dizer o que mais me agradou nesse livro, todos os personagens são bem construídos e ainda tenho dúvidas entre meu predileto: Sev ou Moira. O mundo devastado e hostil, as criaturas que espreitaram pelas páginas, bruxas, abissais, carniçais, necromantes... enfim... queria muito ter esse livro físico, não só pelo seu conteúdo que me enfeitiçou tal qual Tolkien, Brandon Sanderson, Robert Jordan, Patrick Rothfuss, LeGuin, Robin Robb, Scott Lynch e outros autores que são meus favoritos da vida, mas também pela bela arte de capa, que foi uma das primeiras coisas que me chamou atenção, e também pelo mapa (sou fascinada por mapas fantásticos, e lendo no kindle fica meio chato voltar toda a hora para analisá-los).
Não estava esperando essa preciosidade, e me enche de orgulho que seja um livro brasileiro! Espero que esse achado seja mais disseminado entre os leitores e eu vou recomendá-lo a todos como um dos meus livros favoritos!
Fernanda Bard Chagas 26/02/2021minha estante
Acho que errei o nome do clã que destruiu a família da Moira, mas ok...

Alberto Pilati 28/01/2023

Uma fantasia nacional de alta qualidade
Este livro talvez seja a melhor fantasia brasileira que eu já li, com um universo único e um sistema de magia extremamente criativo! Os personagens me agradaram bastante, em especial o Deus-Rei Hakim. Estou ansioso pelas continuações.

Sara Férrer 23/04/2023

Uma surpresa e Uma decepção.
Primeiro quero ressaltar que minha única decepção foi em relação a burrice de um personagem específico de resto o livro é perfeito.
Essa obra foi simplesmente maravilhosa, o mundo, as magias, as tragédias e principalmente as cenas de luta me impressionaram e me pretenderam do início ao fim.
Eu amei a história, os personagens, a trama e principalmente a intensidade com que tudo acontece.
Favoritado com todas as forças.
E super recomendo essa obra incrível.

Sandra747 09/09/2023

Máscaras para os mortos é um livro de fantasia nacional ótimo. Em poucas palavras, os capítulos se dividem em núcleos diferentes. De um lado acompanhamos a jovem Moira e de outro Hakim. As descrições, a construção do universo e a magia são muito bem desenvolvidas no livro e na medida que a leitura engata ficamos mais curiosos para saber como as coisas vão terminar. Os capítulos envolvendo Hakim foram os que mais me prenderam, porque queria saber o mistério por trás da ?lenda? do Deus-Rei, além disso, amei os ?monstros? do universo. O livro tem uma continuação que pretendo ler futuramente, no mais, indico a leitura.

Ayrie (@ayriebooks) 01/04/2021

Incrível!
"Quando algo não pode ser explicado facilmente, ganha importância, mesmo que seja apenas pelo valor intrínseco dos segredos".

Resenha difícil porque, quando o livro é bom nesse nível, fica complicado argumentar qualquer coisa.

Guerras antigas destruíram o continente e permitiram a criação de criaturas e magias não antes existentes. As guerras atuais estão presentes na vida dos dois protagonistas: Hakim, o Deus-Rei de Var Khalad, e Moira, a jovem que busca vingança pelo clã massacrado pelo Império do Sol, sob ordens do Deus-Rei.

O sistema de magia - de magiaS, no caso - é muito interessante e bem construído. Demorei um pouco para entender os humores e seus poderes, mas valeu a pena. As explicações são diluídas de forma muito natural na história, não deixando maçante nem com aquela carinha de enciclopédia. Você começa jogado no meio do circo pegando fogo e vai se encontrando conforme se envolve mais e mais na história dos personagens.

A necromancia é um show à parte, com complexas relações que vão desde animação de cadáveres, passando por aprisionamento de almas, até incorporação de sombras.

As criaturas fogem do padrão de monstros usados à exaustão nas histórias, além de trazer um lado mais humano a cada um deles. Todos os povos foram atingidos pelo cataclismo, e não seria diferente para eles.

Uma fantasia maravilhosamente escrita que conta com um mundo original, sistemas de magias complexos e encantadores, muita ação, pontos de vista divergentes que te convencem de uma coisa diferente a cada capítulo e, principalmente, o melhor necromante: Morsov.

Se você gosta de fantasia adulta, eu não consigo pensar em UM motivo para não ler esse livro. Caso seu motivo seja o fato dele ser nacional...

Toma vergonha!