Máscaras para os Mortos

Máscaras para os Mortos M. P. Neves

Resenhas - Máscaras para os Mortos

ixqwt 29/03/2023

Um ótimo livro. gostei de como o foco desse foi fechar o arco de todos os personagens e nivelar num ponto onde realmente são protagonista do mundo, mesmo que o preço tenha sido interromper a trama geral numa parte essencial. e cara, que construção de mundo boa. mesmo com diversos termos, nomes, eventos, relações etc, a gente não se perde em nenhum momento pois tudo está conectado. enfim, ansioso para ler o segundo.

Fernanda S.L Campos 11/02/2022

Literalmente Nacional ??
Nunca li fantasia sombria, vi esse livro no catarse e me interessei pela história.

É uma história muito bem estruturada! O reino, as magias, religião, tudo explicado com riqueza de detalhes sem deixar a história maçante.

Já estou lendo o segundo livro ansiosa para o desenrolar da história.

Mathias 05/03/2022

?? Máscaras para os mortos - A ruína de noltora I ??
? Livro lido em parceria com a @editoravirafolha
Máscara para os mortos é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores fantasias sombrias nacional que eu já li. Escrita pelo @mpneves_autor e publicada pela @editoravirafolha
O primeiro volume dessa trilogia irá nos apresentar muitos personagens incríveis e muito bem representados dentro da obra.
Destaque para os dois protagonistas, Hakim e Moira que são grandes guerreiros em Noltora.
Hakim é o atual Deus-Rei de toda Var Khalad e é a autoridade máxima tanto em reino quanto em divindade.
Moira é de um dos clãs dos Povos das Cinzas. E recentemente seu clã foi exterminado a mando de Hakim.
Brigas territoriais são constantes em Noltora. Var Khalad sempre é atacada por abissais, povos do mar, que saem das profundezas para lutar contra o exército de Hakim.
Já Moira, com o objetivo de encontrar a única sobrevivente do extermínio de seu clã, a sua irmã, ela sai em altas aventuras por Solúmbria e Terra Arrasada, lugares perigosos, para encontrá - la.
Mas no caminho, Moira encontra amigos e inimigos, Necromantes, Bruxas, abissais e Carniçais. Também precisa enfrentá-los para conquistar seu objetivo, e para a surpresa de todos, ela se torna uma guerreira inigualável em toda Noltora.
Uma fantasia muito bem escrita, cheia de ação, aventura, mistério, criaturas sombrias e muita luta! Personagens fortes e ambientação perfeita.
? Experiência de leitura: são tantos personagens bons, mas só posso focar nos protagonistas. Mas Sev e Morsov, que acompanham Moira trazem sarcasmo para a obra e isso foi muito bom para a leitura.
Outro aspecto é traição, sempre existe em governos, e o autor conseguiu escrever e desenvolver da melhor forma.
Eu amei do início ao fim!
Criaturas novas, mundo novo, mas muito bem retratado e possibilita uma conexão logo de cara.
Adorei os detalhes, não tive dificuldade com nomes novos, muito pelo contrário.
Super recomendo essa obra.
Uma fantasia nacional de primeira e igual ou melhor a Raymond E. Feist.
? Melhor personagem com certeza é a Moira, uma mulher corajosa e poderosa.
?????+?????

Felipe.Bueno 18/08/2022

Tripas, defuntos e fanatismo
Quando criança, eu sempre sabia que depois de um dia divertido de pescaria, eu teria de ajudar meu pai a limpar os peixes, ler esse livro, em vários momentos me fez lembrar o odor que era aquele serviço sujo mas necessário.
É uma ótima fantasia sombria, com um mundo bem pensado, personagens realistas e batalhas sujas e sangrentas, adorei o arco do deus-rei Hakim e a força que Moira força em transparecer. Pena que meu personagem favorito quase não aparece, quando aparece rouba a cena, Sev o ladrão de túmulos, tomara que apareça mais no próximo livro.
O único ponto negativo que as vezes, para mim, o livro pesa a mão em narração.

Noltora, um lugar horrivelmente belo que iluminará meus pesadelos.

OToloDeAmarelo 16/03/2021

Obra prima da fantasia nacional
Máscaras para os Mortos é uma fantasia sombria. Uma história onde a magia e o horror caminham lado a lado. Em um continente devastado por um cataclismo mágico, nações fragilizadas lutam para se reerguer, enquanto forças ocultas entram em rota de colisão pelo domínio dos restos de uma terra arrasada.Hakim, um jovem guerreiro, foi escolhido pelos altos sacerdotes para ocupar o lugar do Deus-Rei de Var Khalad. Vestindo a armadura e as máscaras de um deus morto, ele precisa defender o império contra monstros anfíbios conhecidos como abissais. Aos poucos, percebe que a maior ameaça a seu povo talvez venha dos próprios sacerdotes.Moira, uma jovem dos clãs bárbaros do Povo das Cinzas, perdeu tudo o que amava para o fogo divino de Var Khalad. Em sua busca por vingança, ela encontra o poder da necromancia. Estaria disposta a pagar o preço que ele exige?
Na encruzilhada entre os caminhos de Moira e Hakim, repousa o destino de um continente.

Imagine que Lovecraft e Tolkien resolveram criar um livro juntos de horror e fantasia, juntando o melhor de ambos. Consegue imaginar? É difícil, não é? Mas para M. P. Neves, isso foi possível e ele criou uma excelente obra original. Primeira coisa: sua escrita é maravilhosa, extramamente fluída e limpa, impecável! Hakim e Moira são dois personagens completamente diferentes mas que acabam conquistando o leitor em pouco tempo. Aliás, tudo te conquista nesse livro. A aventura não para uma instante e com boas mescladas de horror com gigantescos inimigos, bruxarias e necromancias, Máscaras para os Mortos é certamente uma obra prima da fantasia brasileira. É uma qualidade absurda que compõe essa obra e tecer elogios sobre a mesma é mais do que justo. É uma adição única à literatura brasileira e mundial.

Ler este livro é reservar um espaço no melhor que a literatura de fantasia brasileira tem a oferecer. Simplesmente, uma das obras mais marcantes que tive o prazer de ler nos últimos anos. O mundo da fantasia acaba de ganhar outro grande nome.

Guilherme 07/12/2020

Uma ótima surpresa para o final de 2020
Máscaras para os mortos é uma fantasia sombria, e faz jus ao gênero. Desde o começo ele cria um clima pesado e incerto em um mundo cruel. Este clima se mantém pelo livro inteiro, e isso se vê nos detalhes, desde as descrições de deformidades em criaturas monstruosas até diálogos e relações entre os personagens.
Os primeiros capítulos são lentos, focando na explicação do mundo e dos protagonistas. Entendo que por se tratar de um mundo novo, explicações são necessárias, mas talvez fosse possível atenuar os infodumps espalhando-os mais ao longo da narrativa. Porém, quando o livro pega no tranco, se torna mais dinâmico, os infodumps diminuem consideravelmente e a leitura se torna prazerosa.
A história de Hakim, um dos protagonistas, me pareceu um pouco desinteressante no início, mas conforme a trama se desenrola, o personagem em si se torna muito mais interessante e proativo, indo atrás de mistérios e conspirações que ameaçam o reino de Var Khalad.
Em compensação, a história de Moira deslancha desde o início, por apresentar uma situação mais difícil e ameaçadora à personagem, e por consequência, dar a ela um objetivo claro. A constante mudança que Moira sofre ao longo do livro cobra o preço em seu psicológico, que se torna cada vez mais frio, e a garota termina o livro irreconhecível. E para mim, pelo menos, parece que até se esqueceu que procurava por sua família.
É impossível não falar também de Sev, que apesar de possuir poucas cenas, me chamou muito a atenção por ser tão (ou até mais) carismático que os protagonistas. O ladrão velho, com problemas de coluna que arquiteta um roubo magnífico, por vezes é o que move a história de Moira, e justamente por causa disso acabo considerando ele um dos protagonistas. Como todo bom ladrão, ele não chama a atenção nos eventos grandes, mas seu dedo está sempre em algum acontecimento.
Os diferentes tipos de magia também chamam a atenção, tanto por sua criatividade quando pela forma bizarra com que funciona. A taumaturgia utiliza-se de fluidos corporais injetados para dar diferentes habilidades aos seus usuários, os taumaturgos. A necromancia pode parecer clichê, mas a meu ver, o autor deu aplicações criativas o suficiente para superar esse problema. Também há outras magias pouco explicadas no momento, mas imagino que terão seu destaque em obras futuras.
Não posso deixar de comentar sobre a qualidade técnica. Para uma obra independente, não deixa devendo em comparação à publicações tradicionais. O vocabulário rico do autor também merece destaque (e agradeço ao kindle pelo dicionário embutido), pois sabe-se que construir um bom vocabulário requer muita leitura e pesquisa. Obviamente, ele não é livre de defeitos. Existem alguns poucos erros de português, mas não atrapalham na apreciação da obra. Acredito que o autor poderia ter focado um pouco mais em demonstrar a emoção dos personagens, por vezes acaba resumindo demais o que os personagens sentem e sinto que uma atenção mais cuidadosa a isso aumentaria a qualidade geral.

site: https://contosdogui.wordpress.com/2020/12/07/resenha-mascaras-para-os-mortos/
Marcelo 08/12/2020minha estante
Olá Guilherme, tudo bem? Aqui é o M. P. Neves, que escreveu o livro! Fico muito feliz que tenha gostado da obra, e agradeço de coração as suas críticas, esse tipo de comentário ajuda o autor a focar nos pontos onde pode melhorar. Ano que vem sai o segundo volume!

Wesley 12/01/2023

Ótima Dark Fantasy Nacional
Uma grata surpresa nesse início de ano, melhor ainda por ser uma Dark Fantasy Nacional.

A escrita do autor é super fluida e ele claramente tem noção da história que está contando, o que torna a experiência de descoberta desse mundo e todos os elementos que compõem ele ser ainda mais interessante de se acompanhar. Tudo tem uma boa camada de complexidade e em boas doses pra manter o leitor sempre interessado no que pode ser revelado a seguir.

Os protagonistas são legais, mas faltou um pouco mais de carisma. Meu maior problema foi com Moira, uma personagem que eu achei que precisava ter um pouco mais de limite estabelecido, em todos os sentidos, da relação com os demais personagens aos poderes que ela desenvolve. O Hakim é ok, e é isso. E também senti falta de momentos de um clímax mais impactante.

De qualquer forma, um ótimo início de trilogia e que deixou muitas perguntas a serem respondidas. Recomendadíssimo!

MateusCantele 10/11/2022

Leia a resenha desse excelente livro no site da Perpétua!
Leia a resenha desse excelente livro no site da Perpétua! https://www.revistaperpetua.com/post/riquezas-de-um-mundo-em-ruínas-a-ruína-de-noltora-de-m-p-neves

leiturasda_le 23/07/2022

O livro possui uma premissa maravilhosa, por mais que eu tenha ficado um pouco perdida as vezes por conta de ter uma narrativa voltando para dois pontos de vista diferente o livro não deixa de ser incrível.

Leitura digna para fãs de fantasia, magia necromancia e taumaturgia. Só achei que havia batalhas demais deixando um pouco a narrativa lenta em alguns pontos.

A ambientação é incrível e cada personagem tem suas características únicas que deixa todo enredo mais incrível. Como no finalzinho tivemos a partipação de alguns novos personagens espero que eles sejam mais explorados no próximo livro, e já estou ansiosa para iniciar.

Renata 13/05/2022

Zumbis, cavaleiros, magia e muita pancadaria
Com um sistema de magia único, a história acompanha 2 personagens principais e os capítulos vão alternando a visão de ambos. O autor inventou um sistema de magia bastante diferente, baseado nos quatro temperamentos: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico. O outro ponto positivo são as cenas de ação e luta: o autor descreve as cenas de forma bastante vívida e com detalhes, sem deixar nada confuso. O que na minha opinião é um feito muito difícil e pouco visto na literatura de forma geral. Contudo achei a construção de personagens um pouco a desejar,sendo suas personalidades e ações não consistentes. Senti falta de um objetivo na jornada dos nossos heróis. Pode ser que seja por ser um livro introdutório para o mundo criado. Vamos ver o segundo.

Leonardo 17/02/2021

RESENHA DO PORÃO LITERÁRIO
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Máscaras para os mortos, lançado de forma independente. O livro é de autoria de M.P. Neves.⁣

『 #resenhaporaoliterario 』⁣

Situado em um continente assolado por uma espécie de explosão mágica da qual devastou diversas terras e reinos, as sociedades que restavam procuram reerguer seus impérios das cinzas. A partir daí nós conhecemos Hakim, um jovem guerreiro do exército de Var Khalad. ⁣

Esse exército luta em nome do Deus-Rei, uma figura de poder milenar que rege todo aquele reino, místico e o mais próximo do que aquele povo conhece como uma religião, o Deus-Rei sempre está vestido com sua armadura dourada e alguma de suas máscaras, sendo assim, o rosto por trás daquelas famosas gravuras não é conhecido pelos seus seguidores. ⁣

Hakim então é escolhido pelos altos sacerdotes do reino para ser o Deus-Rei de Var Khalad após o detentor anterior da máscara morrer. Em seu novo status de poder, Hakim se depara com um grande jogo político, afinal além dos inimigos do reino (compostos por exércitos de anfíbios gigantes) estarem praticamente na porta de Var Khalad, existem outros perigos muito mais próximos ao novo Deus-Rei. ⁣

Em contrapartida nós conhecemos Moira Brunehald, herdeira de um dos clãs do Povo das Cinzas, Moira tem sua vila atacada e tudo aquilo que ela conhece é destruído pelo fogo. No entanto, durante o conflito a menina acaba se distanciando de sua irmã mais nova... Antes de conseguir procurar por ela, Moira acaba perdendo a consciência e acorda quilômetros de distância da vila da qual morou. ⁣

Moira então conhece dois irmãos, Sev, uma espécie de contrabandista daquelas terras; e Morsov, um necromante extremamente habilidoso. A missão dos irmãos é desconhecida para Moira, entretanto ela sabe que eles irão precisar passar pelas terras da qual conhece de olhos fechados. Um acordo é estabelecido: Eles ajudam a encontrar sua irmã e ela os guia pelas terras assoladas pela magia.⁣

Bom galera, eu já tinha falado um pouco sobre o que estava achando da narrativa no meu post de primeiras impressões, mas ao terminar o livro "Máscaras para os mortos", consegui me amparar mais para falar sobre essa dark fantasy com vocês! Primeiramente eu gostaria de parabenizar o autor pela escrita, ela é muito bem construída (principalmente nos trechos de batalha), e nos conduz muito bem a esse universo fantástico desde o início. ⁣

Dito isso, grande parte do potencial de uma história são seus personagens, nesse livro nós temos uma série de personagens bem interessantes! Os capítulos são divididos entre dois pontos de vista: o de Moira e o de Hakim. Nesse primeiro volume acabamos conhecendo mais sobre Moira, talvez porque sua narrativa não seja tão "complicada" quanto a de Hakim, sua jornada não é tão política e por isso acabei me afeiçoando mais a ela. ⁣

Todavia, Hakim tem muito potencial! Gostei muito de ver os primeiros contornos em seu passado como guerreiro e a forma como sua visão vai se alterando conforme ele vai conhecendo mais sobre seu ofício como Deus-Rei. A evolução do personagem no livro é clara e constante, o que me deixou muito feliz pois ele não é um governante burro ou ingênuo, pelo contrário! Temos em seu núcleo bons personagens secundários (como a própria Liriel), que ajudam a dar mais camadas ao protagonista. ⁣

Já sobre a narrativa em si, ela te prende desde o começo! O autor consegue estabelecer conflito e cenas de batalha de tirar o fôlego já nos primeiros capítulo. Como esse tom é estabelecido desde o começo, tive alguns problemas com relação ao ritmo da história quando cheguei no terceiro ato da narrativa (o final).⁣

Isso porque como já tivemos diversos momentos de ação, (é até recorrente longos períodos sem a inserção de diálogos), acredito que tenha perdido um pouco do clímax para uma ação que fosse marcar mais o final da primeira parte da história. ⁣

Foi uma impressão minha, que pouco atrapalhou no desenvolvimento da história! Inclusive estou MUITO ansioso pela continuação, pois quero conhecer mais desses personagens e dessa mitologia da qual o autor criou seu mundo! Principalmente sobre toda a construção em torno da necromancia (que tem grande foco nesse primeiro livro) e o uso da taumaturgia! ⁣

Por sorte o autor já está finalizando o segundo volume! Aguardarei ansiosamente

Borboleta Literária 27/11/2021

Uma Surpresa Boa
Eu não tenho o costume de ler fantasia sombria, mas dei uma chance a essa obra e confesso que não me arrependo nenhum pouco.

O autor detalha muito bem as cenas e isso ajuda a visualizar os cenários e acontecimentos sem se perder. Inclusive nas cenas de ação que eu tenho muita dificuldade para acompanhar nos livros.

O mundo novo foi criado com maestria e teve momentos em que me senti tão imersa na aura da obra que já me sentia parte dela.

Os protagonistas ? Hakim e Moira ? são muito bem construídos e instigam a empatia do leitor. Mas tenho que ressaltar Moira. Sua força para se reerguer depois de perder tudo me encantaram ao longo das páginas.

Leo 19/02/2021

Máscara Para os Mortos é o sopro de frescor e originalidade com estilo que você está procurando.
Hoje eu terminei de ler Máscaras para os Mortos (A Ruína de Noltora Livro 1) e aqui vai a minha resenha cheia de orgulho, porque olha, o negócio é BOM.
Máscara para os Mortos conta a história intercalada de Moira (uma menina bárbara, que teve a vila destruída e está em busca de vingança) e Hakim, o Deus-Rei do Império do Sol, que busca derrotar um inimigo das profundezas, mais enraizado do que nunca em seu império. Além deles, temos Sev (meu favorito, aceitem), um ladrão da melhor idade e seu irmão, Morsov, um estudioso necromante.
Não bastasse a história ser muito bem estruturada e arranjada, os personagens são muito carismáticos. O Marcelo Neves conseguiu criar um novo viés para a necromancia que me deixou de queixo caído. Aliás, o sistema necromântico do livro é de dar inveja a sistemas mágicos como os da V.E. Schwab (Um Tom Mais Escuro de Magia) e a Leigh Bardugo (Grishaverse). A ideia é muito original do começo ao fim. Eu não consigo expressar em palavras o quanto essa parte do livro me surpreendeu.
Tem cenas que dariam um quadro. A ilustradora dentro de mim, ficou babando. Logo providenciarei fanarts, pois não me aguento! O visual da história é a perfeição pura. É tudo o que eu queria de uma Fantasia Sombria e mais um pouco.
A trajetória dos personagens é igualmente tocante e imersiva. Demorei meses para ler esse livro, pois não suportaria perder um detalhe. É uma história intensa e sombria, para ser degustada. O Imaginário de Marcelo Neves mistura temas sombrios, com uma pitada de humor deliciosa. Um livro que pretendo ter na estante, pois tê-lo apenas no Kindle não faz jus a grandiosidade da obra. Além da narrativa charmosa e impecável. A narrativa é quase um personagem de tão bem feita. O texto tem personalidade!
Espero ansiosa pelo próximo volume!

Gustavo.Tondato 27/02/2021

Uma Boa Surpresa
Máscaras para os mortos é um livro nacional de publicação independente que conta uma história de fantasia sombria e apresenta um mundo vivo e surpreendente que não deixa nem um pouco a desejar em comparação com obras de publicação tradicional.
Este livro conta duas histórias em cenários bastante distintos. De um lado temos Hakim, ocupando a posição de Deus-Rei e tratado com toda a reverência que cabe ao nome, do outro temos Moira, uma personagem com uma história mais tradicional de vingança.
As jornadas dos dois personagens acontecem em paralelo, mostrando pouco a pouco a realidade sombria de Noltora, no geral essa exposição vem na medida certa, e a história consegue manter um ritmo frenético, mas lá pela metade do livro achei a trama um tanto confusa e confesso que fiquei meio perdido, porém isso foi passageiro e logo a história retomou um curso mais claro e levou à um final satisfatório.
Das duas histórias a que mais me prendeu a atenção foi a de Moira, poucos são os momentos de monotonia na jornada da jovem e é empolgante ver a evolução da personagem ao longo do livro, já a história de Hakim acaba ficando com uma sensação de introdução, apresentando muitas perguntas, mas respondendo poucas, o que me fez sentir um pouco desconectado da trama, mas ainda sim ansioso para o que está por vir nos próximos livros.
Este livro foi o primeiro de publicação independente que li, além de ser uma das primeiras obras de fantasia nacional que tive o prazer de conhecer e me deixou surpreso com a qualidade da trama e da escrita, só tenho à agradecer ao autor por me introduzir nesse nicho de forma tão boa!

Beatriz 22/05/2022

Esse livro é pra quem gosta de uma boa fantasia, com boas batalhas e um novo mundo super criativo.

O ritmo pra mim foi um pouco penoso pra ler, os dois pontos de vista são tão diferentes que as vezes nem parece o mesmo livro.

De uma forma geral eu gostei mais das partes do Hakim e o motivo foi: fiquei encantada com os conceitos da taumaturgia e dos poderes de cada humor. As batalhas do início são super legais de ler também. O que me deixou a desejar foram os personagens secundários, amei todos eles mas eles aparecem pouquíssimo (espero que eles apareçam mais no próximo!).

As partes da Moira demoraram mais pra pegar no tranco pra mim, mas eu gostei da variedade de personagens, fica mais dinâmico. No finalzinho do livro aparecem alguns personagens que acho que vão ser importantes na continuação.

P.S.: esse livro não tem romance! não digo isso nem como crítica nem como elogio, apenas um fato. Acho que esse foi um dos motivos pro meu ritmo de leitura ter sido demorado, por uma questão pessoal de gosto e de costume mesmo. (mas não vou mentir, tô torcendo pra ter algo no próximo kk)