Blue Cup Cafe

Blue Cup Cafe Shantal Freitas

Resenhas - Blue Cup Cafe

Melissa.Aparecida 06/03/2022

Amei!
Não tem como você não se apaixonar por esse livro, os personagens e suas pequenas histórias. As observações da Aurora fazem a narrativa se tornar algo sensacional.

Esse livro te faz perceber que pessoas, não são só pessoas, que todos merecem ser observados e até quem sabe, compreendidos. Aurora observa as pessoas de maneira pura e inquisitiva, ela reflete sobre a vida delas e nos leva a essa jornada junto, nos dando a oportunidade de também aprender algo.

O meu conto favorito, sem nenhuma dúvida, é o do Mike e Charlie. Me atingiu de formas que não imaginava ser possível. Podemos dizer que o que a Aurora desejava dizer me deixou com o coração quentinho.

Carol.Cavalcanti 31/12/2021

Blue Cup Cafe” é um livro com 25 crônicas da autora nacional Shantal Freitas, e tem um curta no YouTube também.
Nas crônicas somos apresentados aos clientes da cafeteria Blue Cup Cafe, pela Aurora, a atendente.

Por ela ficamos sabendo quais são as características, pedidos mais frequentes e suas histórias. Mas, para proteger a identidade dos clientes (e também porque ela não sabe o nome de todos), a Aurora dá nomes que ela acha que combinam com a pessoa.

Os personagens têm histórias interessantes e às vezes a Aurora não consegue saber como terminam essas histórias, o que nos faz refletir sobre as possibilidades da vida.
As observações da Aurora acabam sendo o grande destaque da narrativa. Com tudo o que observa e ouve na cafeteria, ela absorve muitas histórias e reflete sobre isso, nos fazendo refletir também.

site: https://reinodepapel.com/2021/05/blue-cup-cafe/

Isabela.Brito 01/05/2021

"O melhor em não saber, é escolher o que se quer ver."
Eu simplesmente amei esse livro! A história é muito leve, mas ao mesmo tempo traz alguns temas importantes.
Os contos são narradas, sob a perspectiva de Aurora, uma é garçonete do Blue Cup Café, que de forma bem criativa analisa todas as pessoas que passam por lá.
Eu achei interessante como os contos que são narrados de forma independente, acabam se completando e transformando-se em uma história linda que nos faz refletir sobre coisas da vida, que geralmente, estamos tão ocupados que não damos a devida importância que merece.

Tóri 15/04/2021

Simplesmente maravilhoso
Blue Cup Cafe é aquele tipo de livro que você começa a ler sem muitas expectativas, imaginando uma história até que bobinha, e quando acaba percebe que ele te fez refletir, de forma leve, sobre coisas da vida que, geralmente, estamos tão ocupados que nem damos importância.
O livro é dividido em capítulos pequenos, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o que torna a leitura mais rápida e gostosa. Ao longo de cada capitulo, Aurora, uma garçonete intrigante e curiosa do café, narra um fato legal ou sua perspectiva sobre clientes do local (sejam eles crianças, idosos, mulheres empresárias, jovens poetas, nesse livro vc encontra de tudo kkkkk)
Ao começar um capítulo, vc se pega pensando que poucas páginas não serão o suficiente para satisfazer a sua curiosidade como leitor(a). Entretanto, quando a autora conclui a história de mais uma personagem, você agradece por ela não se prolongar muito naquilo, pois ao mesmo tempo que uma curiosidade cresce dentro da sua mente, o sentimento de satisfação te acalma, e te faz compreender que aquelas poucas folhas foram o suficiente para transmitir a mensagem desejada.
Eu gostei muito deste livro, não por ser o mais completo, ou maior que já li, ou até mesmo por ter se tornado meu favorito, mas sim pelo fato de que, de forma breve, ele te faz perceber que ao longo do dia, cada pessoa que passa pela sua vida, possui uma história, e que sempre, independente do momento, vestígios dessas histórias serão deixadas para trás, cabe a gente percebe-los ou não. Então sim leiam esse livro!!

"Com isso, pude perceber que destino não passa de momentos em que tomamos decisões, e tudo dá certo, mesmo quando as probabilidades estão contra nós. O que, no final, é simplesmente a vida, em um de seus bons dias."

Fernanda 10/04/2021

Blue Cup Cafe
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/04/resenha-blue-cup-cafe-shantal-freitas.html

Sara277 10/02/2021

Meu mais novo livro conforto! Leiam Blue Cup Cafe
Que livro incrível. Não, não é um livro extraordinário, mas a forma como ele me envolveu certamente foi.

Em 120 páginas, mais ou menos, eu me identifiquei muito com a maioria dos personagens e me apeguei demais a eles. A Aurora e a cada um dos clientes do Blue Cup: Matilda e Alexander nunca serão esquecidos por mim e seus nomes não se dissiparão tão rápido quanto a chuva daquele dia, espero que o Jai tenha continuado a ser esse menino fofo e inteligente, que o Craig tenha entendido que perfeição não existe e que a Sahra e a Norma tenham continuado com aquele ritual até o fim de suas vidas. Não irei citar todos os personagens aqui pois vocês precisam ir conhecê-los e não quero me alongar, mais do que eu já vou.

"Vidas inteiras para serem contadas, e provavelmente nenhuma seria, ainda assim, uma vida cheia de aventuras, amores, decepções, surpresas..."

É um livro que me deixou dúvidas sobre o que aconteceu com os personagens. O que aconteceu com a Aurora? E com a Astrid? Qual foi a outra vez que a moeda foi usada? Mas, apesar disso ter me deixado curiosa no início, agora eu entendo que esse foi o objetivo: nós nunca saberemos tudo sobre todas as pessoas que passaram por nós, pela nossa vida. É impossível que saibamos. Tudo que podemos fazer é imaginar. Como a própria Aurora disse: "o melhor da incerteza é que cabe a um mero ponto de vista prever o que acabou acontecendo."

"Eu provavelmente não descobriria tudo, mas, assim como na vida, descobria algo novo a cada café que compartilhávamos."

A escrita da Shantal é muito envolvente e fluida. Foi uma leitura gostosa e rápida (li em, no máximo, 2 horas), que mesmo sendo leve me trouxe questionamentos e ensinamentos. O user do Wattpad da Shantal é @shaneoli, vamos lá ver mais estórias dela e também estórias contando mais sobre a Aurora.

"não há nada que ame mais do que uma troca de sorrisos entre pessoas [...] só um sorriso: um genuíno, um sorriso triste, um de pura alegria, um sorriso cansado... " Esse livro foi isso, para mim. Uma troca de sorrisos dos mais diversos tipos.

Sem dúvidas virou um livro conforto e estarei sempre relendo as minhas marcações, que não foram poucas. Um dos meus favoritos da vida.

Agradeço então à vida por, em um desses bons dias, ter me feito conhecer um livro tão maravilhoso! Leiam Blue Cup Cafe.

Ana Lúcia 12/10/2020

Blue cup café
A história é bem leve, embora não deixe de tocar em situações interessantes, mas a leitura flui bem.
Neste livro, temos várias crônicas que se passam em um café sob a ótica da barista Aurora. Ela vai, através de suas observações das pessoas que frequentam o café, se apoderado de histórias ou mesmo criando histórias e situações para as suas personagens.
Muitas vezes, ela nem sabe o nome das pessoas, mas as nomeia, dando a elas vida e importância de um ser único que tem a sua história.
Achei bem interessante a forma como as histórias são narradas, pois estamos sempre cercados de pessoas e nunca paramos para observar ou mesmo tentar entender as ações destas pessoas. Quantas vezes paramos para perceber que as pessoas com as quais convivermos têm as suas histórias de vida que muitas vezes nem conhecemos.
Claro que , tomando a ótica da Aurora, temos de pensar que tudo pode ser real, mesmo sob sua ótica distorcida, mas pode ser só fruto de sua bela imaginação durante o seu horário de trabalho.
De qualquer forma, li várias histórias que muito se assemelham a situações reais e me fizeram pensar sobre as consequências de algumas decisões que tomamos durante a vida.
Gostei muito das histórias. Vale a pena!