Eva. Vanguarda

Eva. Vanguarda Ane Costa

Resenhas - Eva. Vanguarda

Anne.Presmanes 29/01/2021

Recomendo esse livro para todos que simplesmente gostam de ler
NÃO LEIA ESSA RESENHA se você não suporta mocinhas fortes e decididas!

Livro: Eva. Vanguarda.
Gênero: Romance.
Autora: Ane Costa.
Editora: Livra.
Páginas: 474.

Primeiramente, eu tenho que mencionar que não esperava muito desta leitura, mas ela me
surpreendeu positivamente. A obra traz a história de Eva, uma jovem brasileira de pele negra que vai parar em Vienna, cidade fictícia da Inglaterra, para cursar a universidade de jornalismo. Lá a vida da nossa protagonista parece ser igual como era antes, relacionamentos fracassados,
preconceito, cobranças, mas agora com a inclusão da xenofobia e de professores e colegas que parecem fazer de tudo para tornar sua vida impossível.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e me agradou muito à fluidez da
narrativa e descrição detalhada, porém sem ser excessiva. Mas não posso deixar passar que
algumas expressões usadas pela autora me incomodaram um pouco, como: soltar fumacinha pelas narinas, soltando caveirinhas pelos olhos, cara de anus, ou até mesmo a utilização de "toda p*ta" quando uma personagem fazia algum gesto de conotação sexual.

Também não me agradou a existência de alguns personagens que pareciam que iriam acrescentar algo na história, mas somente ficaram "vagando". Talvez por esse livro ser o primeiro de uma trilogia, algumas pontas ficaram soltas propositalmente, incluindo os personagens que talvez lá para frente tenham serventia (espero), mas nesse eles só foram nomes mencionados com algumas aparições e nada mais.

No entanto, gostei como foi retratado a espécie humana, de como todos nós podemos
cometer erros, de que como não somos mocinhos e nem vilões, somos humanos, e de quanto
alguém pode mudar, seja para bem ou para mal.

Também me agradou a construção da personagem principal. Eva não é nenhuma mocinha indefesa, ela já levou muitos golpes da vida e
demonstra que pode superar todos os obstáculos com um simples respirar, tão madura para a sua idade que às vezes não conseguia acreditar que ela só tinha 21. Cabeça dura, sempre na defensiva e tão fiel aos seus princípios que ninguém poderia mudá-la, no entanto, com um coração extremamente apaixonado e cega para o amor. Outra vez a humanidade sendo retratada.

Esse livro seguramente entrou para os meus favoritos de 2021. Os pontos negativos que citei não são nada comparado a história linda a conhecer. Obrigada por essa experiência, Ane.

Recomendo esse livro a todos que simplesmente gostam de ler.

site: https://www.instagram.com/p/CKpOXAXjiGC/?utm_source=ig_web_copy_link

Guilherme.Silva 20/10/2020

Uma leitura especial
O livro me surpreendeu muito. Os personagens são complexos, cheios de camadas, de dúvidas e incertezas. Eva é uma protagonista diferente de tudo o que já vi. Cheia de personalidade, é muito difícil não se apaixonar por seu jeito explosivo e impulsivo. O livro aborda temas importantes como xenofobia e racismo. Já estou ansioso pelo segundo.