Eva. Vanguarda

Resenhas - Eva. Vanguarda

Fernanda 16/06/2021

Eva. Vanguarda
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/06/resenha-eva-vanguarda-ane-costa.html
Celina 16/06/2021minha estante
amei esse livro :)

Fernanda 17/06/2021minha estante
Muito bom mesmo ?

Atila Guilherme 20/10/2020

Uma leitura especial
O livro me surpreendeu muito. Os personagens são complexos, cheios de camadas, de dúvidas e incertezas. Eva é uma protagonista diferente de tudo o que já vi. Cheia de personalidade, é muito difícil não se apaixonar por seu jeito explosivo e impulsivo. O livro aborda temas importantes como xenofobia e racismo. Já estou ansioso pelo segundo.

Anne.Presmanes 29/01/2021

Recomendo esse livro para todos que simplesmente gostam de ler
NÃO LEIA ESSA RESENHA se você não suporta mocinhas fortes e decididas!

Livro: Eva. Vanguarda.
Gênero: Romance.
Autora: Ane Costa.
Editora: Livra.
Páginas: 474.

Primeiramente, eu tenho que mencionar que não esperava muito desta leitura, mas ela me
surpreendeu positivamente. A obra traz a história de Eva, uma jovem brasileira de pele negra que vai parar em Vienna, cidade fictícia da Inglaterra, para cursar a universidade de jornalismo. Lá a vida da nossa protagonista parece ser igual como era antes, relacionamentos fracassados,
preconceito, cobranças, mas agora com a inclusão da xenofobia e de professores e colegas que parecem fazer de tudo para tornar sua vida impossível.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e me agradou muito à fluidez da
narrativa e descrição detalhada, porém sem ser excessiva. Mas não posso deixar passar que
algumas expressões usadas pela autora me incomodaram um pouco, como: soltar fumacinha pelas narinas, soltando caveirinhas pelos olhos, cara de anus, ou até mesmo a utilização de "toda p*ta" quando uma personagem fazia algum gesto de conotação sexual.

Também não me agradou a existência de alguns personagens que pareciam que iriam acrescentar algo na história, mas somente ficaram "vagando". Talvez por esse livro ser o primeiro de uma trilogia, algumas pontas ficaram soltas propositalmente, incluindo os personagens que talvez lá para frente tenham serventia (espero), mas nesse eles só foram nomes mencionados com algumas aparições e nada mais.

No entanto, gostei como foi retratado a espécie humana, de como todos nós podemos
cometer erros, de que como não somos mocinhos e nem vilões, somos humanos, e de quanto
alguém pode mudar, seja para bem ou para mal.

Também me agradou a construção da personagem principal. Eva não é nenhuma mocinha indefesa, ela já levou muitos golpes da vida e
demonstra que pode superar todos os obstáculos com um simples respirar, tão madura para a sua idade que às vezes não conseguia acreditar que ela só tinha 21. Cabeça dura, sempre na defensiva e tão fiel aos seus princípios que ninguém poderia mudá-la, no entanto, com um coração extremamente apaixonado e cega para o amor. Outra vez a humanidade sendo retratada.

Esse livro seguramente entrou para os meus favoritos de 2021. Os pontos negativos que citei não são nada comparado a história linda a conhecer. Obrigada por essa experiência, Ane.

Recomendo esse livro a todos que simplesmente gostam de ler.

site: https://www.instagram.com/p/CKpOXAXjiGC/?utm_source=ig_web_copy_link

Sublime Livros 18/06/2021

Um livro de Aprendizado
Eva foi uma das protagonistas mas diferentes que eu já vi, seu pensamento crítico que à diferencia das demais, sua sinceridade também é um dos seus pontos mais fortes.
As aventuras de Eva se passam em Vienna, onde fica sua universidade, sua aventura já começa quando encontra suas colegas de quarto e não tem uma boa impressão delas.
Durante o livro nós vemos Eva enfrentar preconceitos e tentar se manter forte durante todo o seu caminho.
Logo no começo do livro também conhecemos a família Smith, uma família que pode ser resumida em babado e confusão.
Conhecemos também outros personagens que também são muito importantes para o desenvolvimento da história.

Balão de pensamento Minhas opiniões:

➡ Esse livro me surpreendeu a cada página, quando eu achava que ia acontecer algo, outra coisa completamente diferente acontecia.

➡ Não é aqueles clichês comuns, torcemos e aprendemos com cada personagem que aparece no livro.

➡ É um livro que vale muito a pena ler, faz até que você questione suas próprias atitudes.

site: https://www.instagram.com/p/CQRn-0ejeYk/

Jacqueline 21/06/2021

Bom, confesso que estou bastante dividida em relação a este livro, então vou dividir essa resenha em dois tópicos também para tentar organizar todos os meus pensamentos de forma clara para vocês.
A história principal rodeia em torno de Eva, brasileira de 21 anos cursando jornalismo em uma universidade na Inglaterra e Brandon, residente de Vienna (cidade onde Eva cursa a faculdade), vindo de uma família rica da região e que é conhecido por "pegar geral" e ser inconsequente em suas ações. O caminho dos dois se cruzam de uma forma, digamos, inusitada. Se isso parece uma história enemies to lovers, você está certx, mais ou menos.

*Pontos positivos: Eva Vanguarda é cheio de pontos reflexivos sobre racismo, xenofobia, injúria racial, constituição familiar e relacionamento tóxico (tanto romântico quanto familiar). A leitura trás isso tudo de uma forma que não é possível apenas analisar os comportamentos dos personagens como também faz identificarmos o foco do problema, por exemplo com Brandon e a forma distorcida como extravasa a raiva por ser menosprezado e humilhado pelo pai, odiado pelo irmão e tendo a vida controlada pela mãe, mas que apesar disso tem uma visão sensível e clara de sua arte, transformando-se e refletindo mais após conhecer Eva. Com Eva é quase palpável a forma como ela usa palavras brutas e um comportamento distante para evitar se machucar, mas sem perceber a como tais atitudes dela afetam de forma negativa as outras pessoas. Eva levanta questionamentos maravilhosos e discorre sobre eles de forma magnífica, porém quando se sente ameaçada, muitos usam para defini-la a frase "personalidade forte", mas poderia ser muito bem melhor definido por falta de educação mesmo. Apesar disso, quando Eva deixa o coração de gelo de lado, uma pessoa cheia de sentimentos surge, mostrando que ela também está vulnerável e precisando de ajuda.
Outra coisa que amei foi as recomendações literárias que surgem e a playlist disponível para o livro que ambienta perfeitamente os cenários.

*Pontos negativos: Apesar de, aparentemente, todos estarem falando inglês o tempo todo, a narrativa insiste em colocar diversos pontos em inglês, mesclando as duas línguas de forma um pouco boba. A história de 450 páginas se estende demais em pontos desnecessários e ainda finaliza com tantas lacunas que eu podia jurar que perdi algumas partes pelo caminho, porém, segundo a própria autora, esse é apenas o primeiro livro de outros quatro que virão. Durante todo o tempo aguardei uma explicação ou acontecimento que tenha feito a Dra. Geller agir da forma que agiu, mas isso não aconteceu, deixando a personagem tão frívola e desnecessária quanto possível, me fazendo pensar que era só um personagem que precisava ali para fazer a história movimentar. Eva e Brandon tem um apenas um pequeno pingo de química, mas as atitudes de Brandon apenas me fizeram pensar "é, não dá pra defender", e o final não poderia ter sido mais frustrante.

Enfim, as perguntas que não querem calar: O diabos é uma barba cinco-horas-da-tarde e um olhar 43?

Explicações e nota final no meu insta @floresdenetuno_

Wender Araújo 28/06/2021

Eva. Vanguarda....
Uau. Que livro. As reviravoltas que tem....
Amei tudo. A Eva e perfeita, para mim. Gostei dela, entendi a situação dela, tudo. Todo o livro é carregado de emoções e sentimentos. Aprendi várias coisas,. A ter força, a ter vontade...
Gostei bastante.

Nathy 06/07/2021

Esse livro é com certeza um new adult perfeito pra quem gosta do cenário de faculdade, bastante drama e treta entre personagens, principal forte que tem um longo caminho de crescimento, personagens secundários bem construídos e muita crítica social.

Eva, uma brasileira, se muda para Vienna (cidade fictícia localizada perto de Londres) para estudar jornalismo. Mal sabia que sua vida seria um inferno: uma colega de quarto que ela não suporta, uma professora que promete acabar com seus estudos e carreira, pessoas racistas e preconceituosas agindo contra Eva só por ela ser negra, uma cidade inteira vivendo de aparências e por aí vai. Mas ela é uma jovem forte, opinada, sincera, teimosa e que vai correr atrás do que quer, passando por vários perrengues e também por momentos incríveis.

Esse é um livro de inúmeros acontecimentos, a cada capítulo algo grande ou pequeno ocorre, afetando diretamente a história. Com isso, a leitura nunca fica chata e vai se desenrolado fluidamente junto com a escrita em terceira pessoa da autora, que vive quebrando a quarta parede e contando pequenos spoilers que nos instigam a continuar lendo.

Eva não é uma personagem que você ama totalmente, ela é que nem a gente, tem falhas e momentos que me irritaram bastante, mas é justamente isso que a torna tão interessante e viva nesse livro.

Junto da narrativa da Eva, também acompanhamos Brandon, um cara branco, rico, lindo, extremamente privilegiado e UM PÉ NO SACO! Passei muita raiva com suas interações com a Eva. Mas ele também tem um caminho para percorrer e muito para aprender ainda.

A autora traz um cenário bem real, com personagens bem reais, para tratar de temas com muita necessidade de discussão, como racismo, xenofobia, machismo, privilégios, dramas familiares e relações tóxicas.

No mais, temos uma jovem correndo atrás dos seus sonhos, vivendo ao máximo, criando relações de amizade e amor, passando por momentos difíceis e, o melhor, se erguendo desses momentos, crescendo e continuando em frente ainda mais forte.

Aryane 08/07/2021

Eva de Vanguarda
Eva é uma personagem apaixonante, com uma história apaixonante. Não costumo ler séries de livros, alias talvez essa seja a primeira que irei terminar. Simplesmente estou curiosa pra saber como Eva vai lidar consigo mesma, já que nesse primeiro volume tivemos o crescimento dela e de outros personagens que até me fez chorar um dia aí ( e isso é difícil ).

Gabriel.Lima 10/07/2021

Leitura muito tranquila de fazer e Eva é tão cheia de personalidade que faz a gente querer ler mais e mais, só pra saber o que vai acontecer mais na frente e como ela vai reagir.

Silvia 11/07/2021

Envolvente
Eva, uma brasileira que decide estudar fora do País e terá que lhe dar com algumas situações adversas, mas sua personalidade e determinação fará com que chegue além.
De forma divertida e envolvente, a Autora aborda temas como amizade, preconceito, status social entre outros.

Chris 11/07/2021

Maravilhoso
Eva é uma jovem que vai pra Inglaterra cursar uma faculdade.
Brasileira sem nada de incomum.
Ela teve uma infância difícil ,era uma adolescente muito revoltada, mais resolve mudar sua vida e ser uma jornalista.
Mais será muito mais difícil do que imagina.
Eva vai enfrentar muitos obstáculos e dificuldades e vai ter que aprender a lidar com isso.
Uma história de superação, coragem e determinação.
E um final muito lindo.
Eu simplesmente adorei esse livro.

Anna 12/07/2021

precisamos conversar
Olá turma, como vocês estão? Bom, a resenha de hoje é de suma importância para vocês entenderem o poder das palavras e dos livros.

Os livros possuem a magia de abordar temas profundos e, muitas vezes, ocutados da nossa sociedade. É preciso ter cautela e domínio do que irá escrever.

Em Eva Vanguarda, a escritora Ane Costa trás exatamente isso. Temos uma história que aborda temas como racismo, xenofobia, dramas e etc.

A protagonista, Eva, é uma personagem trivial, com lados muito peculiares. Confesso que não não muito dela, justamente por achar que, em muitos momentos, ela foi hipócrita com os seus próprios conceitos.

Acho que ela é uma personagem que vai evoluir muitíssimo, e precisa. Assim como o Brandon, e os demais personagens.

Achei interessantíssimo as reviravoltas doa personagens e como a vida de todos se encaixam. E nos momentos em que a autora traz um breve histórico sobre os personagens, é de suma importante para entendermos o que irá acontecer e até começar a presumir, sabe? Adorei!

Assim como a Eva, eu tenho uma enorme vontade de conhecer a Inglaterra, e quem sabe, estudar lá. E todo esse preconceito que ela sofreu lá, é tão real, sabe? Me emocionei em vários momentos.

Em suma, eu gostei do livro, mas a Eva me deixou de cabelo em pé em vários momentos, sabe? E fiquei com misto de emoções se gostei ou não dela.

Leia Eva Vanguarda e descubram mais sobre essa incrível e importante história.

ThaAs73 14/07/2021

Importante
?Primeiramente gostaria de lembrar novamente sobre os avisos de gatilhos que a autora deixou logo no início do livro. Portanto leia com responsabilidade.
"O livro traz assuntos que podem gerar gatilhos, principalmente no que se refere a situações de racismo, uso de drogas ilícitas, assédio, xenofobia e abandono afetivo."
O Livro começa com a Eva indo para uma universidade em outro país, na cidade de Vienna.
Eva, é uma mulher forte e decidida, com a língua afiada, e não leva desaforo para casa. Conhecemos um pouco de como é seu relacionamento com a mae e com a irma.
Esse livro é escrito em terceira pessoal, e conta também sobre a vida e particularidades dos demais personagens, trazendo uma visão geral como um todo.
Achei muito importante, pois conseguimos entender que ninguém ali é perfeito, e cada um tem o seu segredo.
Vienna , é uma cidade onde a maioria das pessoas julgam e são julgadas pelas suas aparências. E para Eva, senda uma mulher negra e estrangeira , as coisas não poderiam ser pior.
Durante o livro vemos que todos sofrem por algum tipo de preconceito, seja um nariz um pouco grande, ou até mesmo por ser muito bonita. E a mentira corre solta entre eles.
Posso dizer que não é uma leitura fácil, pois muitas coisas injustas acontecem no decorrer do livro. Mas aprendemos bastante também. Que as vezes as pessoas que julgam também estão sofrendo
É uma leitura muito boa, fluida, e terminei o livro pensativa, pois vi, nesse livro, claramente que todos podem ser ruins. Mas todos TB tem um pouquinho de bondade. Ninguém é totalmente ruim, ou totalmente bom. Somos humanos.
Mas temos que saber o qual caminho seguir, e quais pessoas queremos em nossas vidas.
Recomendo muito a leitura desse livro.

Mariely.Carreira 15/07/2021

Amei

Eva é uma brasileira que foi cursar universidade na Inglaterra, na cidade fictícia chamada Vienna (quero ir pra lá, RS).

Ao sair do Brasil, Eva deixou a mãe, a irmã e os sobrinhos e um pai que já faz um tempo que perdeu contato. Eva levou consigo uma vontade gigante de ser jornalista e fazer a diferença com sua escrita. Porém, nada foi assim tão fácil. Eva passa por muitas coisas na Inglaterra, racismo, conflitos de ideias e opinião, amores, desamores, desentendimentos a perder de vista.

Eva é uma menina que não tem trava na língua, e por esse motivo entra em muita confusão. Se depara com uma cultura muito diferente da sua, uma cultura que tem orgulho de seu passado e parece não gostar "do novo".

Acompanhar o ano universitário de Eva foi uma aventura. Seus amores e desamores, encontro e desencontros, amizades e falta delas. Além, de todo esse rebuliço nossa protagonista ainda irá enfrentar grandes conflitos familiares, sombras do passado que voltam para mostrar a Eva que nem tudo é o que parece.

Personagens muito bem elaborados, que deixam a narrativa ainda mais interessante. A autora consegue transmitir a história de Eva mostrando toda a história dos outros personagens, fazendo com que o leitor consiga entender acontecimentos do desenrolar da narrativa.

Um livro encantador, com uma escrita maravilhosa e um final que eu não esperava mas adorei. Aguardo ansiosa o livro 2 pra poder acompanhar Eva em suas confusões.

⚠️Contém gatilhos

Ka 16/07/2021

Maravilhoso
Eva é uma jovem de 21 anos, que durante a adolescência passou por vários conflitos, principamente familiares. E para se afastar daquilo que lhe faz mal, ela vai cursar sua segunda graduação na Universidade de Vienna, em um país totalmente diferente do Brasil, e ela sente na pele muitas questões importantes como Xenofobia, preconceito com nacionalidades e dilemas do que ser ela mesma ou se submeter aos outros, o que nos fazem refletir ao longo do livro.

Aborda também sobre o empoderamento feminino por um ângulo tão real que é impossível não se encantar em cada pormenor de afirmação da capacidade infinita de todas as mulheres na construção de suas próprias jornadas.

As citações das músicas de uma maneira sútil foi uma ótima surpresa, muito interessante a maneira como são expostos os pontos de vista dos personagens ao logos dos capítulos dando assim muitos ângulos para formar o quebra cabeça da história.

A autora tem uma escrita única, a forma como apresenta as próximas ações da narrativa me surpreendeu bastante e como ela conversa com o leitor também, gostei da maneira como ela retratou as relações familiares de uma forma realista e não floreada como vemos em muitos livros.

O livro me surpreendeu muito. Os personagens são complexos, cheios de camadas, de dúvidas e incertezas. Eva é uma protagonista diferente de tudo o que já vi. Cheia de personalidade, é muito difícil não se apaixonar por seu jeito explosivo e impulsivo. Super indico e estou ansiosa pelo próximo.