Eva. Vanguarda

Resenhas - Eva. Vanguarda

Fernanda 16/06/2021

Eva. Vanguarda
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/06/resenha-eva-vanguarda-ane-costa.html
Celina 16/06/2021minha estante
amei esse livro :)

Fernanda 17/06/2021minha estante
Muito bom mesmo ?

Tici 29/08/2021

Incrível
Vanguarda: metaforicamente, refere-se a consciência ou combatividade dentro de um determinado movimento social, político, científico ou artístico. E isso descreve com perfeição a personalidade da nossa protagonista.

Eva é uma garota de 21 anos que decide fazer uma nova graduação fora do Brasil, e para isso escolhe Vienna, uma cidade inglesa (fictícia). Mas sendo uma mulher negra, estrangeira, com ideais de esquerda, Eva irá se deparar com o preconceito, ao mesmo tempo em que também vai ter que olhar para si, para aprender a lidar com as diferenças e buscar dentro de si a força para conseguir fazer a diferença em uma universidade tão elitista.

Que livro, meus amores. Com debates sociais, filosóficos, abordando o temas como o privilégio de forma leve e sem proselitismos, Eva.Vanguarda se torna um livro extremamente rico em mostrar que as diferenças podem ser aceitas, que personalidades distintas podem conviver e até construir uma amizade verdadeira, quando o respeito é a principal arma utilizada.
Com diálogos profundos, mas sem se tornarem cansativos, o livro é um equilíbrio certo entre discussões sociais e de classes, romances reais com personagens que mesmo errando, cativam (como por exemplo Brandon) e humor. Sim, meus caros, o livro me arrancou várias risadas principalmente com o relacionamento de Eva com suas amigas e com seu affair.

Um livro nacional que me surpreendeu e que com certeza estará no hall de melhores do ano. É uma história onde todos os personagens merecem o seu destaque, a personalidade deles é trabalhada de forma profunda, e que aqui não existem mocinhos ou mocinhas. Todos são dotados de erros, acertos e falhar. Afinal, são seres humanos.

Amei demais essa história!

Naty @livrossaofilhos 16/10/2021

Maravilhoso
Eva é brasileira e vai estudar numa universidade em Vienna na Inglaterra. Ela é bem diferente das outras meninas com seu jeito ranzinza e revoltado. Ela quer fazer a diferença no mundo e acredita que fará isso sendo uma jornalista. Chegando na universidade ela se depara com tudo que uma jovem negra poderia se deparar, xenofobia, racismo, preconceito. Seus professores torcem o nariz para a sua conduta e os colegas são do mesmo jeito.
?????????
Porém ela também não faz nada pra se aproximar de ninguém, ela é bem orgulhosa, não tem papás na língua e eu já falei ranzinza? Eu me identifiquei bastante com essa parte dela. (Se felizmente ou infelizmente não sei). Eva terá que decidir se segue a maré ou não.
?????????
Eu gostei muito da Eva, ela me conquistou, segue seus sonhos e luta pelo que acredita. Os personagens secundários também são bem construídos e tem problemas que os tornam mais reais ainda. O livro traz bastante reflexões e abre os olhos para várias problemáticas, é uma leitura muito rica e que eu recomendo a todos que façam!
?????????
A história é incrível apesar de eu ter demorado um pouco pra me apegar, o começo é bem explicativo e a Eva me estressou um pouco, mas eu amei que a autora vai falando com a gente durante o processo. A cada capítulo eu ficava com mais vontade de ser amiga da Eva e de conversar com ela, dar conselhos, abraçar.
?????????
Gente esse livro é tudo! Tem playlist, referências, protagonista forte, personagens humanos, e um final surpreendente. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu amei, estou ansiosa pra ler o segundo!

Sublime Livros 18/06/2021

Um livro de Aprendizado
Eva foi uma das protagonistas mas diferentes que eu já vi, seu pensamento crítico que à diferencia das demais, sua sinceridade também é um dos seus pontos mais fortes.
As aventuras de Eva se passam em Vienna, onde fica sua universidade, sua aventura já começa quando encontra suas colegas de quarto e não tem uma boa impressão delas.
Durante o livro nós vemos Eva enfrentar preconceitos e tentar se manter forte durante todo o seu caminho.
Logo no começo do livro também conhecemos a família Smith, uma família que pode ser resumida em babado e confusão.
Conhecemos também outros personagens que também são muito importantes para o desenvolvimento da história.

Balão de pensamento Minhas opiniões:

➡ Esse livro me surpreendeu a cada página, quando eu achava que ia acontecer algo, outra coisa completamente diferente acontecia.

➡ Não é aqueles clichês comuns, torcemos e aprendemos com cada personagem que aparece no livro.

➡ É um livro que vale muito a pena ler, faz até que você questione suas próprias atitudes.

site: https://www.instagram.com/p/CQRn-0ejeYk/

Yada.Santos 27/07/2021

RESENHA DE EVA. VANGUARDA POR MUNDO DA LITERATURA
🍄RESENHA🍄

Livro: Eva. Vanguarda
Autor(a): Ane Costa
Número de páginas: 435

Eva é uma brasileira, negra e casca grossa, se muda para Vienna para estudar jornalismo. Mal chegou e já soube que não seria nada fácil; odiava sua colega de quarto, sua professora elitista mostrando que faria de tudo para acabar com a carreira de Eva, e claro, como não pode faltar em um país Europeu, pessoas racistas e xenofóbicas tratando-a de maneira diferente.

Mas como toda brasileira, Eva tinha a teimosia no seu sangue. Não baixou a cabeça e correu atrás do direito de ser quem é, de poder expor seus pensamentos críticos como bem quiser e de viver sua vida como bem entender.

Cada capítulo é um motivo para querermos ler o resto. Eva não é uma garota clichê que vive momentos clichês e relacionamentos clichês. Essa Eva que conhecemos, é cheia de falhas e inseguranças, como qualquer pessoa, e isso torna tudo mais real e mais interessante.

Não posso esquecer de Brandon Smith, um cara rico, branco, privilegiado lindo e que nos dá vontade de lhe segurar pelo colarinho, olhar no fundo dos seus lindos olhos e dar dois tabefes em seu rosto escultural. Ele também é cheio de falhas — e bota falhas nisso —, mas é cheio de inseguranças e medos e sua evolução não poderia ser melhor.

Amo o fato de Ane trazer o desenvolvimento de cada um dos personagens os tornando reais e os faz debater sobre diversos temas como racismo, xenofobia, elitismo, etc.

Chorei, ri, surtei de alegria e de raiva. E isso tudo me fez amar esse livro de uma forma inexplicável. Não vejo a hora de ver no que tudo isso vai dar.

Eva não é anarquista, mas com certeza é de vanguarda.

site: https://www.instagram.com/mundo.da.literatura/

Nathy 06/07/2021

Esse livro é com certeza um new adult perfeito pra quem gosta do cenário de faculdade, bastante drama e treta entre personagens, principal forte que tem um longo caminho de crescimento, personagens secundários bem construídos e muita crítica social.

Eva, uma brasileira, se muda para Vienna (cidade fictícia localizada perto de Londres) para estudar jornalismo. Mal sabia que sua vida seria um inferno: uma colega de quarto que ela não suporta, uma professora que promete acabar com seus estudos e carreira, pessoas racistas e preconceituosas agindo contra Eva só por ela ser negra, uma cidade inteira vivendo de aparências e por aí vai. Mas ela é uma jovem forte, opinada, sincera, teimosa e que vai correr atrás do que quer, passando por vários perrengues e também por momentos incríveis.

Esse é um livro de inúmeros acontecimentos, a cada capítulo algo grande ou pequeno ocorre, afetando diretamente a história. Com isso, a leitura nunca fica chata e vai se desenrolado fluidamente junto com a escrita em terceira pessoa da autora, que vive quebrando a quarta parede e contando pequenos spoilers que nos instigam a continuar lendo.

Eva não é uma personagem que você ama totalmente, ela é que nem a gente, tem falhas e momentos que me irritaram bastante, mas é justamente isso que a torna tão interessante e viva nesse livro.

Junto da narrativa da Eva, também acompanhamos Brandon, um cara branco, rico, lindo, extremamente privilegiado e UM PÉ NO SACO! Passei muita raiva com suas interações com a Eva. Mas ele também tem um caminho para percorrer e muito para aprender ainda.

A autora traz um cenário bem real, com personagens bem reais, para tratar de temas com muita necessidade de discussão, como racismo, xenofobia, machismo, privilégios, dramas familiares e relações tóxicas.

No mais, temos uma jovem correndo atrás dos seus sonhos, vivendo ao máximo, criando relações de amizade e amor, passando por momentos difíceis e, o melhor, se erguendo desses momentos, crescendo e continuando em frente ainda mais forte.

Babih Bolseiro 29/01/2023

Leitura intensa em todos os sentidos!
A xenofobia e o racismo são estarrecedores.

A comédia te faz rir alto, o romance suspirar, as críticas sociais e políticas aplaudir de pé.

Não, não estou sendo exagerada. Estou tentando passar para vocês a intensidade.

Comecei a ler Eva Vanguarda (o primeiro de quatro livros) com curiosidade e acabei simplesmente viciada, encantada e arrebatada. Li até de madrugada, sem conseguir largar o livro. Na real, o celular, pois acabei lendo nele mesmo. Simplesmente embasbacada com os personagens, a história e a autora.

Eva é impressionante, são tantas as palavras que eu poderia usar para descrevê-la... Os personagens são profundos. Alguns fazem você querer dar uns bons tapas, outros colocar num potinho e a maioria, em algum momento, dar uma boa chacoalhada e dizer: acorda, pra vida!

Eva vai para a cidade fictícia de Vienna estudar, fugindo da sua realidade, talvez se encontrar e com certeza muita coisa brota em seu caminho que ela sequer podia (ou ousava) imaginar.

Foram tantos "Meu Deus do céu!", arregaladas de olhos e queixo caindo que eu terminei a leitura refletindo quantas situações com preconceito “enrustido” as vezes deixamos passar, inclusive os próprios alvos de preconceito.

Eu amaria ter uma Eva na minha vida, talvez a gente acabasse se matando, mas enfim…🤣🤣 É uma intensidade e expressividade sem tamanho! Eva fez surgir algumas coisas que estavam adormecidas dentro de mim. Fiquei até um pouco emocionada escrevendo essa resenha.

Eu podia falar da boa escrita? Das expressões hilárias que não conhecia (fezes da vida, falar até babar)? Das amizades, dos namoros, dos confrontos e da sedução? Do fato de você NÃO se deparar com um clichê a cada esquina? Podia! Mas, prefiro dizer: vá ler Eva Vanguarda! Tenho certeza que você vai querer ficar acompanhando a vida de todos os personagens (até das vacas e dos rascunhos de ser humano), assim como eu! Haja emoção!

Ane do céu! Obrigada.

site: https://www.instagram.com/p/CoAFASwr6kz/?utm_source=ig_web_copy_link

Lu Resenhando 18/08/2022

Sensacional!
Eu estou apaixonada por esse livro. A Eva. Vanguarda é sensacional!

Temos uma mocinha inteligente, perspicaz e muito corajosa. Ela tem uma doçura peculiar, por assim dizer. Direta e muito honesta, acredito que isso é seu diferencial. Com um senso de justiça apurado ela não consegue fechar os olhos quando vê uma injustiça.

A rotina da Eva fora do Brasil traz muitas questões. E uma delas é o racismo e o preconceito. Que são abordados lindamente nessa história. Com diálogos inteligentes e de fácil entendimento. Quando você percebe já está refletimos alguma causa.

Também tenho que citar a identificação instantaneamente com Eva. Essa jovem dispertou esse sentimento inúmeras vezes ao longo da leitura. Pois temos muitos recorrentes na minha vida foram abordados.

Temos uma história cheia de subtramas, bem elaboradas e correlacionadas. E tudo! Realmente tudo, faz sentido e você deve levar em consideração. Temos diálogo importantíssimos e super relevantes.

O livro tem uma pitada de tudo. Drama, humor, política, romance e muito mais. E essa receita foi bem pesada e com tudo na medida certa para deixar a história totalmente envolvente.

Muitas coisas me encantaram,  mas a narrativa foi a principal. Pois parece que o narrador está conversando conosco, e durante a história muitas vezes usa o recursos sarcásticos. Deixando tudo mais interessante e dinâmico.

Super te indico essa história. E já estou ansiosa para os próximos livros que lerei da Saga de Eva! Ah! E surtar mais um pouquinho no direct da autora.

site: https://www.instagram.com/luresenhando

debylendo 29/12/2022

Será que uma guerreira consegue abaixar a guarda do coração?
Livro : Eva Vanguarda
Autora: Ane Costa
Editora: @editora.livra
N° de pág : 450 Total
Para: +18

? Tema: Será que uma guerreira consegue abaixar a guarda do coração?

?Este é o primeiro livro da saga Eva formada por 3 livros e o 2° já está a venda tanto em e-book como em físico. Este 1° vai te envolver em muitos romances que podem ou não dar certo, a final a vida é cheia de surpresas.E também debates políticos e sociais, visando questões das minorias éticas, deixando bem claro as mazelas do tema de xenofobia e racismo. Nesse sentido, logo nos primeiros capítulos já estava presa curiosa pelo caminho da história. Os fatos são surpreendentes, mas envolvem gatilhos já fiquem sabendo.

??A história nos contar sobre a vida da Brasileira Eva Oliveira apartir da sua chegada em Viena - Inglaterra com 21 anos. Pois, ganhou uma bolsa de estudos de jornalismo na maior universidade da cidade. E desdo primeiro momento do contato de Eva nessa nova realidade, conhecemos sua personalidade forte do tipo que não vela desaforo pra casa e sempre tem uma resposta pra tudo. Aos poucos, ela vai percebendo que o mais difícil não será se adaptar aos estudos e sim as relações com as pessoas, que são preconceituosas e mesquinhas e por causa da sua nacionalidade e da sua cor tudo fica mais difícil pra ela.

?Os fatos dessa história podem parecer complicados e distantes no começo, mais logo tudo se mostra conectado.Além disso, os personagem definitivamente não são nada convencionais, cada um vai te ensinar algo diferente sobre a vida e em muitos momentos você vai se identificar com os dilemas e crise de caráter deles e principalmente com a Eva que te faz refletir sobre: qual a sua posição existencial no mundo?

??O livro "Eva : Vanguarda" te provoca o tempo todo e isso é incrível, não tem como não se indignar com o que a Eva passa, mais será que essa mulher linda, negra e inteligente está a penas em busca de valorização e respeito? Será que os sonhos ficam focados só na área profissional ou é a capa que Eva usa para proteger seu coração de algo que ela não possa ter controle? Você só vai saber se der uma chance a esse livro, se permitindo conhecer lugares lindos e pessoas reias.

?Obs: Livros com playlist ; )

Deusani0 19/07/2021

Livro especial
Eva e uma jovem que foi morar fora pra fazer faculdade, uma garota comum que queria ser aceita, porém no começo já começou a sofrer com bullyng e a marcação dos professores por causa de seu comportamento na sala de aula.
A vida dela não era fácil, até que um dia foi presa injustamente.
E agora o que será de Eva?
Gostei muito e indico pra quem gosta de um livro que te faz pensar.

Mariely.Carreira 15/07/2021

Amei

Eva é uma brasileira que foi cursar universidade na Inglaterra, na cidade fictícia chamada Vienna (quero ir pra lá, RS).

Ao sair do Brasil, Eva deixou a mãe, a irmã e os sobrinhos e um pai que já faz um tempo que perdeu contato. Eva levou consigo uma vontade gigante de ser jornalista e fazer a diferença com sua escrita. Porém, nada foi assim tão fácil. Eva passa por muitas coisas na Inglaterra, racismo, conflitos de ideias e opinião, amores, desamores, desentendimentos a perder de vista.

Eva é uma menina que não tem trava na língua, e por esse motivo entra em muita confusão. Se depara com uma cultura muito diferente da sua, uma cultura que tem orgulho de seu passado e parece não gostar "do novo".

Acompanhar o ano universitário de Eva foi uma aventura. Seus amores e desamores, encontro e desencontros, amizades e falta delas. Além, de todo esse rebuliço nossa protagonista ainda irá enfrentar grandes conflitos familiares, sombras do passado que voltam para mostrar a Eva que nem tudo é o que parece.

Personagens muito bem elaborados, que deixam a narrativa ainda mais interessante. A autora consegue transmitir a história de Eva mostrando toda a história dos outros personagens, fazendo com que o leitor consiga entender acontecimentos do desenrolar da narrativa.

Um livro encantador, com uma escrita maravilhosa e um final que eu não esperava mas adorei. Aguardo ansiosa o livro 2 pra poder acompanhar Eva em suas confusões.

⚠️Contém gatilhos

Atila Guilherme 20/10/2020

Uma leitura especial
O livro me surpreendeu muito. Os personagens são complexos, cheios de camadas, de dúvidas e incertezas. Eva é uma protagonista diferente de tudo o que já vi. Cheia de personalidade, é muito difícil não se apaixonar por seu jeito explosivo e impulsivo. O livro aborda temas importantes como xenofobia e racismo. Já estou ansioso pelo segundo.

Silvia 11/07/2021

Envolvente
Eva, uma brasileira que decide estudar fora do País e terá que lhe dar com algumas situações adversas, mas sua personalidade e determinação fará com que chegue além.
De forma divertida e envolvente, a Autora aborda temas como amizade, preconceito, status social entre outros.

Thamires.Sobral 26/07/2021

Uma historia que trará aprendizados
Aqui iremos conhecer a história de Eva, que é uma protagonista negra, determinada, forte, boca dura, que acabou tendo sua primeira desilusão aos 14 anos quando o pai saiu de casa e não voltou mais, deixando ela com sua mãe e irmã. Os anos passam e ela decide fazer uma nova graduação, porém agora será no Reino Unido.

Aqui vamos acompanhar como foi o período em que Eva estava estudando, então veremos suas relações com colegas de quarto, professores e alunos, bom ela é uma protagonista que tem uma personalidade forte, e as vezes achei ela um pouco agressiva ao falar com os demais, mas essa e a personalidade de Eva ela é cabeça dura e orgulhosa.

A autora retratou os personagens muito humanos, que como nós cometem erros, que ninguém é 100% mocinho ou 100% vilão, somos todos humanos, a narrativa e fluida, não é aquele livro que flui tão rápido, demora um pouquinho, mas assim que você ficar envolvido, não vai querer parar de ler.

A autora vai trazer referências literárias para obra e tem uma playlist para quem gosta de ouvir lendo, tem representativa, uma protagonista forte, preta e com um final surpreendente.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu amei, por isso deixo aqui minha recomendação!

Jackcoriolano 21/07/2021

Eva Vanguarda (Ane Costa)
Eva Vanguarda, de Ane Costa, é a história de uma brasileira, Eva, que vai estudar na fictícia cidade chamada Vienna, próxima a Londres.

Eva, mulher, negra e estrangeira, imbuida de ideais de igualdade e valorização da pluralidade enfrenta o preconceito constante e o choque cultural na jornada para realizar o sonho de ser jornalista.

A história se passa no ambiente acadêmico e redação do jornal estudantil The VUR, onde Eva consegue um estágio. Há festas e baladas, as falsidades, as amizades e os amassos não poderiam faltar, é claro! Embora a personagem principal seja Eva, a história não é restrita a ela. Ao longo do livro outras personagem ganham importância como os irmãos Willian, Brandon e Lucas, e as amigas de Eva Angelina, Alli e Dana, os professores e colegas do jornal e o Jim.

Em meio ao turbilhão Universidade, jornal e vida social, Eva ouve Brandon dizer que ela era de vanguarda. Tudo pode acontecer.

Eva Vanguarda tem como pano de fundo as discussões sobre racismo, xenofobia, privilégios e diferenças sociais, assim como o julgamento pela aparência sem dar chance ao mérito.

Obs.: o livro possui palavrões e consumo explícito de substâncias ilícitas e bebidas alcoólicas.