Eva. Vanguarda

Eva. Vanguarda Ribeiro

Resenhas - Eva. Vanguarda

Teka Maia 13/02/2023

Com humor , conta a história de Eva, brasileira que vai fazer faculdade fora do país. Enfrentando um pouco de preconceito. Choque de cultura. Amizades...

Hobbits Leitores 29/01/2023

Leitura intensa em todos os sentidos!
A xenofobia e o racismo são estarrecedores.

A comédia te faz rir alto, o romance suspirar, as críticas sociais e políticas aplaudir de pé.

Não, não estou sendo exagerada. Estou tentando passar para vocês a intensidade.

Comecei a ler Eva Vanguarda (o primeiro de quatro livros) com curiosidade e acabei simplesmente viciada, encantada e arrebatada. Li até de madrugada, sem conseguir largar o livro. Na real, o celular, pois acabei lendo nele mesmo. Simplesmente embasbacada com os personagens, a história e a autora.

Eva é impressionante, são tantas as palavras que eu poderia usar para descrevê-la... Os personagens são profundos. Alguns fazem você querer dar uns bons tapas, outros colocar num potinho e a maioria, em algum momento, dar uma boa chacoalhada e dizer: acorda, pra vida!

Eva vai para a cidade fictícia de Vienna estudar, fugindo da sua realidade, talvez se encontrar e com certeza muita coisa brota em seu caminho que ela sequer podia (ou ousava) imaginar.

Foram tantos "Meu Deus do céu!", arregaladas de olhos e queixo caindo que eu terminei a leitura refletindo quantas situações com preconceito “enrustido” as vezes deixamos passar, inclusive os próprios alvos de preconceito.

Eu amaria ter uma Eva na minha vida, talvez a gente acabasse se matando, mas enfim…🤣🤣 É uma intensidade e expressividade sem tamanho! Eva fez surgir algumas coisas que estavam adormecidas dentro de mim. Fiquei até um pouco emocionada escrevendo essa resenha.

Eu podia falar da boa escrita? Das expressões hilárias que não conhecia (fezes da vida, falar até babar)? Das amizades, dos namoros, dos confrontos e da sedução? Do fato de você NÃO se deparar com um clichê a cada esquina? Podia! Mas, prefiro dizer: vá ler Eva Vanguarda! Tenho certeza que você vai querer ficar acompanhando a vida de todos os personagens (até das vacas e dos rascunhos de ser humano), assim como eu! Haja emoção!

Ane do céu! Obrigada.

By: Babih Hilla.

site: https://www.instagram.com/p/CoAFASwr6kz/?utm_source=ig_web_copy_link

Babih Bolseiro 29/01/2023

Leitura intensa em todos os sentidos!
A xenofobia e o racismo são estarrecedores.

Não, não estou sendo exagerada. Estou tentando passar para vocês a intensidade.

Ane do céu! Obrigada.

site: https://www.instagram.com/p/CoAFASwr6kz/?utm_source=ig_web_copy_link

debylendo 29/12/2022

Será que uma guerreira consegue abaixar a guarda do coração?
Livro : Eva Vanguarda
Autora: Ane Costa
Editora: @editora.livra
N° de pág : 450 Total
Para: +18

? Tema: Será que uma guerreira consegue abaixar a guarda do coração?

?Este é o primeiro livro da saga Eva formada por 3 livros e o 2° já está a venda tanto em e-book como em físico. Este 1° vai te envolver em muitos romances que podem ou não dar certo, a final a vida é cheia de surpresas.E também debates políticos e sociais, visando questões das minorias éticas, deixando bem claro as mazelas do tema de xenofobia e racismo. Nesse sentido, logo nos primeiros capítulos já estava presa curiosa pelo caminho da história. Os fatos são surpreendentes, mas envolvem gatilhos já fiquem sabendo.

??A história nos contar sobre a vida da Brasileira Eva Oliveira apartir da sua chegada em Viena - Inglaterra com 21 anos. Pois, ganhou uma bolsa de estudos de jornalismo na maior universidade da cidade. E desdo primeiro momento do contato de Eva nessa nova realidade, conhecemos sua personalidade forte do tipo que não vela desaforo pra casa e sempre tem uma resposta pra tudo. Aos poucos, ela vai percebendo que o mais difícil não será se adaptar aos estudos e sim as relações com as pessoas, que são preconceituosas e mesquinhas e por causa da sua nacionalidade e da sua cor tudo fica mais difícil pra ela.

?Os fatos dessa história podem parecer complicados e distantes no começo, mais logo tudo se mostra conectado.Além disso, os personagem definitivamente não são nada convencionais, cada um vai te ensinar algo diferente sobre a vida e em muitos momentos você vai se identificar com os dilemas e crise de caráter deles e principalmente com a Eva que te faz refletir sobre: qual a sua posição existencial no mundo?

??O livro "Eva : Vanguarda" te provoca o tempo todo e isso é incrível, não tem como não se indignar com o que a Eva passa, mais será que essa mulher linda, negra e inteligente está a penas em busca de valorização e respeito? Será que os sonhos ficam focados só na área profissional ou é a capa que Eva usa para proteger seu coração de algo que ela não possa ter controle? Você só vai saber se der uma chance a esse livro, se permitindo conhecer lugares lindos e pessoas reias.

?Obs: Livros com playlist ; )

Lu Resenhando 18/08/2022

Sensacional!
Eu estou apaixonada por esse livro. A Eva. Vanguarda é sensacional!

Temos uma mocinha inteligente, perspicaz e muito corajosa. Ela tem uma doçura peculiar, por assim dizer. Direta e muito honesta, acredito que isso é seu diferencial. Com um senso de justiça apurado ela não consegue fechar os olhos quando vê uma injustiça.

A rotina da Eva fora do Brasil traz muitas questões. E uma delas é o racismo e o preconceito. Que são abordados lindamente nessa história. Com diálogos inteligentes e de fácil entendimento. Quando você percebe já está refletimos alguma causa.

Também tenho que citar a identificação instantaneamente com Eva. Essa jovem dispertou esse sentimento inúmeras vezes ao longo da leitura. Pois temos muitos recorrentes na minha vida foram abordados.

Temos uma história cheia de subtramas, bem elaboradas e correlacionadas. E tudo! Realmente tudo, faz sentido e você deve levar em consideração. Temos diálogo importantíssimos e super relevantes.

O livro tem uma pitada de tudo. Drama, humor, política, romance e muito mais. E essa receita foi bem pesada e com tudo na medida certa para deixar a história totalmente envolvente.

Muitas coisas me encantaram,  mas a narrativa foi a principal. Pois parece que o narrador está conversando conosco, e durante a história muitas vezes usa o recursos sarcásticos. Deixando tudo mais interessante e dinâmico.

Super te indico essa história. E já estou ansiosa para os próximos livros que lerei da Saga de Eva! Ah! E surtar mais um pouquinho no direct da autora.

site: https://www.instagram.com/luresenhando

Wellen 28/04/2022

Eva é gente como a gente
Quando comecei a ler o livro, fiquei me perguntando se a Eva do livro, teria algo a ver com a Eva da Bíblia. Tem e não. Afinal Eva é mulher e padece de muitos preconceitos. A Eva do livro é destemida, diria e muito humana. Tem personagens no livro tão bem descritos, que eu senti raiva de verdade deles.

A leitura impacta pela proximidade e riqueza de detalhes. Demorei pra engajar no livro, mas quando peguei fui direto!

Ane Costa escreve muito bem e te deixa com vontade de ler a continuação da saga de Eva.

Detetive ð 03/01/2022

Top demais
?Eva. Vanguarda: Saga Eva - Livro 1

Autora: Ane Costa
Gênero: Romance
N° de páginas: 438
Disponível: Amazon

?Sinopse

Eva é uma brasileira recém-chegada à Inglaterra para cursar a universidade. Uma garota comum - sem uma inteligência anormal ou beleza de miss. Eva foi uma adolescente revoltada com as mazelas do mundo, e, agora na mocidade, deseja fazer algo para mudá-lo.
Aos 21, ela acredita já ter vivido todas as dores de uma vida inteira, e tem apenas um sonho: tornar-se uma jornalista que pudesse fazer a diferença no mundo....

?Citaçães

"Eva preocupava-se com a estupidez da sua geração; uma geração sem guerras, sem ditadores, mas impossibilitada de formar opiniões, que somente reproduzia frases montadas e sem contexto, postadas em redes sociais."

"Por isso é tão complicado fazer a escolha entre a mentira e a verdade. Ambos podem destruir, com a mesma força que podem salvar alguém."

?Opinião

Eva Vanguarda é um livro que trás temas importantes como imigração, xenofobia e racismo. É uma história bem construída com uma narrativa fluída e delicada em alguns pontos, porém a leitura não fica cansativa ao decorrer da história.

A Eva é uma personagem que não tem medo de falar o que pensa, porém ela sofrerá preconceitos, principalmente por conta da cor da pele ? uma leitura que mexeu com minhas emoções, me apeguei muito com a Eva desde os primeiros capítulos e torcia para tudo desse certo em sua jornada. É um livro que conta toda a trajetória da Eva no primeiro ano da faculdade, desafios. E claro que já estou lendo a continuação ( Eva Anfibologia)

A ambientação da história é sensacional, confesso que amei acompanhar uma personagem Brasileira em outro país a procura dos seus objetivos, claro que a jornada da Eva não será fácil mas ela é forte. Os personagens secundários foram bem construídos, e é impossível não se envolver com suas histórias a autora descreveu os personagens de uma forma que surpreende o leitor.
A escrita da autora é sensacional e ela soube descrever os acontecimentos de uma forma que o leitor fica surpreso com o desfecho.
É uma história que trás muitos ensinamentos e reflexões, recomendo?

Thay 28/11/2021

Um entrelaçar de histórias
A autora consegue tratar de temas fortes como xenofobia com leveza. São diversas tramas e culturas que se entrelaçam, de pessoas tão imperfeitas e reais que poderiam ser qualquer pessoa com quem convivemos. É interessante ver os erros e as tentativas de aprendizado dos personagens. Um livro que garante boas reflexões, sem deixar de fora excelentes gargalhadas.

Naty @livrossaofilhos 16/10/2021

Maravilhoso
Eva é brasileira e vai estudar numa universidade em Vienna na Inglaterra. Ela é bem diferente das outras meninas com seu jeito ranzinza e revoltado. Ela quer fazer a diferença no mundo e acredita que fará isso sendo uma jornalista. Chegando na universidade ela se depara com tudo que uma jovem negra poderia se deparar, xenofobia, racismo, preconceito. Seus professores torcem o nariz para a sua conduta e os colegas são do mesmo jeito.
?????????
Porém ela também não faz nada pra se aproximar de ninguém, ela é bem orgulhosa, não tem papás na língua e eu já falei ranzinza? Eu me identifiquei bastante com essa parte dela. (Se felizmente ou infelizmente não sei). Eva terá que decidir se segue a maré ou não.
?????????
Eu gostei muito da Eva, ela me conquistou, segue seus sonhos e luta pelo que acredita. Os personagens secundários também são bem construídos e tem problemas que os tornam mais reais ainda. O livro traz bastante reflexões e abre os olhos para várias problemáticas, é uma leitura muito rica e que eu recomendo a todos que façam!
?????????
A história é incrível apesar de eu ter demorado um pouco pra me apegar, o começo é bem explicativo e a Eva me estressou um pouco, mas eu amei que a autora vai falando com a gente durante o processo. A cada capítulo eu ficava com mais vontade de ser amiga da Eva e de conversar com ela, dar conselhos, abraçar.
?????????
Gente esse livro é tudo! Tem playlist, referências, protagonista forte, personagens humanos, e um final surpreendente. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu amei, estou ansiosa pra ler o segundo!

Ing | @ingridalvesdiary 16/09/2021

Recomendo demaissss!
"[...] ela possuía uma racionalidade imperdoável e uma capacidade única de se proteger da dor", e foi aqui, logo no comecinho (e em tantas outras passagens), que Eva me ganhou. A identificação foi certeiraaaaa! Ela bebeu da lucidez muito nova. Me vi demais na protagonista.

Mas quem rouba a cena é a narradora. Tão bem humorada e conduz a história tão bem. Eu me pegava rindo dos seus comentários hahahah, nossa que sacada maravilhosa 💛

E todas as histórias secundárias, todos os personagens, tudo muito bem construído. A inteligência da Eva é U and AU, mas a peculiaridade de cada um faz com que a gente se envolva demais na história! Me lembrou o que temos muito com série de TV, aquela coisa bem construída, que você ama acompanhar a protagonista, mas as outras histórias também.

Enfim, Eva é uma potência. Trata de assuntos sérios com uma maestria de dar inveja. Sua coragem me inspira!

Sobre a escrita: um acontecimento. Me apaixonei na estrutura da história, a fluidez é surreal e, nossa, a todo momento é um aprendizado. A Ane escreve MUITO BEM.

E gente, tem trilha sonora no Spotify com músicas ma-ra-vi-lho-sas! Amei demaissss, sério!

Parabéns pelo livro incrível, @ane.ccosta! Estou super ansiosa pelo segundo!

Tici 29/08/2021

Incrível
Vanguarda: metaforicamente, refere-se a consciência ou combatividade dentro de um determinado movimento social, político, científico ou artístico. E isso descreve com perfeição a personalidade da nossa protagonista.

Eva é uma garota de 21 anos que decide fazer uma nova graduação fora do Brasil, e para isso escolhe Vienna, uma cidade inglesa (fictícia). Mas sendo uma mulher negra, estrangeira, com ideais de esquerda, Eva irá se deparar com o preconceito, ao mesmo tempo em que também vai ter que olhar para si, para aprender a lidar com as diferenças e buscar dentro de si a força para conseguir fazer a diferença em uma universidade tão elitista.

Que livro, meus amores. Com debates sociais, filosóficos, abordando o temas como o privilégio de forma leve e sem proselitismos, Eva.Vanguarda se torna um livro extremamente rico em mostrar que as diferenças podem ser aceitas, que personalidades distintas podem conviver e até construir uma amizade verdadeira, quando o respeito é a principal arma utilizada.
Com diálogos profundos, mas sem se tornarem cansativos, o livro é um equilíbrio certo entre discussões sociais e de classes, romances reais com personagens que mesmo errando, cativam (como por exemplo Brandon) e humor. Sim, meus caros, o livro me arrancou várias risadas principalmente com o relacionamento de Eva com suas amigas e com seu affair.

Um livro nacional que me surpreendeu e que com certeza estará no hall de melhores do ano. É uma história onde todos os personagens merecem o seu destaque, a personalidade deles é trabalhada de forma profunda, e que aqui não existem mocinhos ou mocinhas. Todos são dotados de erros, acertos e falhar. Afinal, são seres humanos.

Amei demais essa história!

Joanne.G.P. 15/08/2021

Um romance de formação que mostra a trajetória de uma personagem intensa. Eva é marcante, você ama e também discorda de muita coisa, ela se materializa com muita facilidade à sua frente porque a autora a fez muito humana. Livro excelente, narrativa instingante

Antoni 03/08/2021

Resenha
Todos os personagens da história foram muito bem explorados e trabalhados durante a história; todos tiveram o seu espaço na medida certa.

Os personagens são muito realistas, pois, assim como nós, eles também cometem erros, e que ninguém é 100% mocinho ou 100% vilão.

Eva sofre muito, mas ela também não é de ficar calada (olha, eu não gostaria de arranjar uma briga com ela). O livro gira em torno de Eva tentando se encaixar em Vienna, criando novas amizades, amores, e inimizades, especialmente com os professores.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Ane, e eu amei! Mas eu tenho que confessar que o inicio foi um pouquinho arrastado, mas logo que eu comecei a me aprofundar melhor na história, eu não quis mais parar de ler.
Já tô muito ansioso pelo segundo livro da série!

resenha também disponível no bookgram @de.bookstan

@aliteralmente 03/08/2021

Ser você mesmo, é uma tarefa bem mais difícil do que parece!
Tudo começa com a Eva, que é uma jovem brasileira que foi para uma cidade na Inglaterra, para cursar faculdade. Sendo uma garota “ok”, dentro dos padrões de beleza, quando adolescente, sentia muita revolta com as injustiças do mundo, e agora com 21 anos, decidiu que precisa mudar as coisas.
Ela acredita que já viveu todas amarguras da vida, mas continua perseverante no seu sonho: torna-se a melhor jornalista que ela consegue. Logo de cara, ela se depara com inúmeras dificuldades para realização da sua vontade, desde uma colega de quarto que ela não sabe por que elas foram selecionadas para ficarem juntas, passando pela falta de vontade das pessoas de fazerem amizade com ela, professores que acreditam que a sua conduta em sala de aula é inaceitável, e um cara que decide fazer uma denuncia contra ela, que acaba presa.
Mas tirando a situação da prisão, a verdadeira inimiga da Eva, acaba se tornando ela mesma, já que de acordo com as rasteiras da vida, ela moldou uma armadura impenetrável de sentimentos, com capacidade de repelir toda e qualquer situação que à deixe insegura e vulnerável, e que só deixa uma única questão, será que vale a pena silenciar os seus princípios, todas as suas crenças, para enfim conseguir realizar as suas vontades?
Esse livro, traz inúmeras reflexões sobre a vida, porque conscientes ou não, criamos barreiras invisíveis todas as vezes que queremos proteger nossos sentimentos, e nessa parte eu me identifiquei muito com a Eva, apesar de que a minha barreira foi criada por motivos completamente diferentes do dela.
Um outro ponto que me chamou bastante a atenção e me deixou com raiva, foi a incapacidade das pessoas de lidar com as inúmeras culturas do mundo! E isso antes do livro já me incomodava bastante, e devo parabenizar a autora, porque ela retratou isso muito bem!
No final, eu realmente não sabia que o livro se tratava de uma saga e foi uma surpresa como ele terminou! E agora ele está na minha listinha de livros que eu espero ansiosamente a continuação!

Rafinha 30/07/2021

Uma brasileira que balança Vienna ??
É isso que Eva faz, chega em Vienna para trazer muitas mudanças para essa cidade cheia de preconceitos e tradições antigas demais. Você vai amar (e odiar) os personagens, vai ficar em dúvida pra quem torcer, vai querer continuar lendo até acabar. Uma ótima leitura, espero logo o lançamento do segundo livro! ?