Descanso

Descanso Rafaela Riera

Resenhas - Descanso

Soliguetti 09/11/2022

Dolorosamente real
Um livro muito triste, que reflete uma questão que assola todo ser humano: como será o nosso fim? Na distopia do livro, o governo oferece a possibilidade de que os idosos possam escolher data e hora para sua eutanásia (ou "Descanso", como a prática é chamada na história). A autora Rafaela Riera se afasta de juízos de valor, nos apresentando diversas histórias, diversas vidas. Em algumas, o Descanso é antiético, absurdo e cruel. Em outras, parece ser a única escolha. Um livro dolorosamente realista nos anseios e medos dos idosos, uma parcela da sociedade que é muitas vezes desprezada - mas da qual, com sorte, todos faremos parte um dia.

Mari Baroni 08/07/2021

Distopia leve e viciante
Excelente livro. É uma distopia leve, mas viciante. Traz às tona reflexões muito atuais sobre dignidade, humanidade e como ligamos com nossos idosos. Cada capítulo é uma parte da vida de um personagem, com suas experiências e sentimentos. Rueira demonstrou muita maestria ao lidar com tantos personagem diferentes e únicos, alguns até interagindo entre um capítulo e outro.

Jana 07/02/2021

Descanso
Primeiro, eu queria dizer que essa foi uma leitura diferente de qualquer outra, pelo motivo de ser um livro de alguém que eu conheço, que fez parte de um período da minha vida e que de certa forma, acompanhei o "começo" do seu sucesso com a escrita. A Rafa foi minha colega de faculdade e desde sempre mostrou esse dom de escrever e emocionar. E me emocionou mais uma vez.

O livro é uma distopia, em que os idosos com mais de 60 anos podem escolher morrer, descansar. Mas a distopia é só pela opção de poder escolher a morte, de resto, é um retrato claro e verdadeiro de como tratamos nossos idosos.

Envelhecer não deve ser fácil e tendemos a dificultar ainda mais esse processo, quando deixamos os idosos esquecidos, quando não o compreendemos, quando os desrespeitamos e os tratamos como se fossem pesos que carregamos nos ombros.

Esse livro me fez refletir o quanto desvalorizamos a vida, simplismente pelo fato de acharmos que os idosos estão no fim dela, viveram o que tinham que viver e pronto, podem ser descartados. Mesmo que a escolha de descansar seja deles, o motivo é causado por quem está em volta, ou não, de quem sempre está longe.

Eu não tenho memórias de infãncia com idosos, por não ter tido avós, os meus morreram antes de eu nascer e talvez por isso a leitura tenha tido um sentimento diferente pra mim. Diferente por não ter identificação, mas dolorosa por ter me feito refletir sobre o pesar de envelhecer.

Lua 13/05/2022

Sobre Descanso
'Descanso', o título do livro, se trata de um programa que permite que os idosos brasileiros com mais de 60 anos possam colocar fim às suas vidas, depois de passar por um processo de avaliação. O famoso suicídio assistido.

Com capítulos curtos, uma boa introdução que nos permite adentrar no universo distópico da narrativa mas nos deixa curiosos por mais e um prólogo assertivo que nos provoca à meditar sobre como os idosos são tratados em nossos país, no impacto que a pandemia causou nessa faixa etária, na revelação de como eles são vistos pela sociedade e como encaram o envelhecer.

Contos carregados de emoção e de muita delicadeza, quase como alguém contando histórias de família. Os personagens nos convidam à identificação. São humanos demais e suas histórias envolta em um realismo delicioso e desconcertante.
A história de seu Ayrton me fez chorar e em certas passagens, me fez lembrar meu pai que se foi há 2 anos.

No decorrer dos capítulos e personagens vemos que a autora nos mostra sob várias perspectivas, motivos pelos quais várias pessoas vêem a razão para continuar a viver e nos deixa em suspenso para descobrirmos se elas serão suficientes para a pessoa em questão escolha fazer o Descanso ou continuar a vida.
A riqueza de detalhes com que a narrativa é construída nos coloca ali juntos a cada um personagem, sentindo os cheiros, vendo as cores e sendo atravessados pelas suas histórias.

O fim da maioria dos personagens me deixou com a garganta travada. O último capítulo que nos traz o desfecho da história de uma das personagens me paralisou.
Indico a leitura de olhos fechados e coração aberto, e desde já parabenizo a Rafa, minha companheira de selo e editora pelo enredo incrível com que ela nos presenteou. Vida longa à sua escrita!???