The Shining

The Shining Stephen King...

Resenhas - The Shining

Vi 06/04/2024

Leitura demorada, porque tem que parar de vez em quando pra tomar fôlego, é muita tensão. Não é bem meu estilo de livro, mas pro gênero é muito bem escrito. Algumas ações dos personagens não condizem com a personalidade que o autor atribuiu a elas, mas nada muito grave.

_vivics 26/01/2024

Já li outros livros do King, mas esse foi de longe o que mais gostei até o momento. Também foi o primeiro dele que li na versão original em inglês e acho que isso fez muita diferença no clima ao longo da narrativa. Esse livro me fez sentir uma gama imensa de sensações que eu, como alguém que já tinha assistido o filme antes, só senti com essa leitura; de tão bem escritos que os personagens são.

Não diria que é um livro que assusta, mas acompanhar o terror psicológico e os pensamentos que passam pela cabeça dos personagens no decorrer da história é realmente um diferencial

M 27/12/2023

Protagonismo partilhado
Bom, eu adorei o livro, fez me sentir estranha em muitas partes porque muitas das vezes nós leitores temos a tendência para querer gostar do protagonista e como muitas das vezes o nosso protagonista é alguem que se mostra ser nojento e perturbador inseriu me um certo desconforto ao ler o lado dele.
Por outro lado gosto do facto de vermos todas as perspectivas, acho que não é algo fácil de fazer, principalmente sem se tornar chato e arrastado.
Gostei do final e de perceber como o hotel e o seu poder funcionam e o que querem de verdade.
Não é um livro assustador mas desconfortável de ser imaginado em certas partes, +/- como um terror psicológico misturado com violência.
A história é boa e o livro não é difícil de ler, é grande como a maior parte dos deste autor, mas acho que se complementa bem e sem engonhar e forçar demais o seu comprimento.

Livros.da.Sofia 21/10/2023

Gostei imenso,adorei a escrita, o modo como vemos as personagens a serem manipuladas até ao auge ?a loucura. O livro é 1000x melhor que o filme ,sem comparação. Por isso leiam!

Santiago 26/02/2023

Uma busca insaciável por um amor uma fez já sentido, vivido e exponencial. A vida as vezes nos tira o que há de melhor em nós, e isso pode não ser exclusivamente algo nosso, más sim alguém, que não nos pertence, más que gostaríamos que pertencesse. O amor é dúbil, o amor é indescritível, o amor é um mistério. Mistério este que cada um de nós tem a oportunidade de tentar desvendar a chave e o sentido deste enigma tão complexo, ou até mesmo significados. Ame, sem saber como é amar. Ame, atirando-se a um mar vermelho de rosas, espinhentas, porém radiantes e com um aroma único. Sinta, sem saber o que irá sentir Se entregue ao vazio para abraçar ao todo. Segure aquilo que te faz falta, e não deixe o nada consumir a tua vontade do algo. Eu te quero, eu te sinto, eu te tenho. Tu me tens?

Maria7598 27/01/2023

Infinitamente Melhor que o Filme
A escrita do Stephen King é quase prolixa e ao mesmo tempo interessante, recheada de elementos e símbolos que parecem aleatórios, mas que se unem e arrematam no final. Esse é o principal mérito dele, pra mim: a atmosfera que ele consegue imprimir, a imersão, o medo que consegue causar.

Sobre a história em si, e porque mencionei o filme no título: o final do livro é MUITO significativo e simbólico, conversa com tudo o que foi falado antes. O do filme é só... Um final. O livro tem alma, mostra um Jack torturado e lentamente enlouquecido, com flashes de humanidade espiando pelas frestras, não um maníaco assassino descontrolado que sempre foi assim (como no filme).

Wendy realmente é fraca e histérica, irritante, embora o instinto protetor dela sobre Danny seja uma dos aspectos mais tenazes do livro. Danny é interessantíssimo, cativante, curioso, e até ler o livro eu não entendia porque a obra se chama The Shining/O Iluminado. Também adorei o Hallorann e torci demais por ele.

A única ressalva que tenho é sobre como o vocabulário do Danny parece extenso demais pra idade: ele é uma criança madura, sim, mas aprende a ler durante o livro, e no entanto já pensa com palavras avançadas demais ao mesmo tempo em que no começo não sabe o que é "divorce" ou "court", achando que se trata de uma quadra de esportes e não um tribunal.

Abhner 31/12/2022

Sentimento dúbio
Eu o escolhi como último livro a ser lido esse ano, levou um pouco mais de um mês por ser um pouco ?cansativo?. King não poupa detalhes, mas por diversas vezes me cansou mais do que me envolveu (como Joyland e Misery conseguiram com maestria). Certamente conta como um bom livro, mas longe de ser um dos melhores de King.

Joana Ribeiro 29/09/2022

Terror e suspense
O Iluminado é um livro que nos prende desde a primeira página. Conta-nos uma história sobre uma família com vários problemas que se mudam para um hotel, onde passaram todo o inverno a vigiar o hotel.
Nisto, o filho do casal, revela ter um talento, chamado brilho, que o faz ver coisas que mais ninguém vê e ouvir os pensamentos das pessoas.
Com este seu brilho, o filho vem q ouvir e a ver coisas no hotel as quais não deveria existir.
????
Sem dúvida um dos meus livros preferidos e super recomendo.

wendelwonka 15/06/2022

Incrível
Não sei como, mas consegui ler o livro sem saber nada da história, nem pelo filme. A experiência foi espetacular! Definitivamente, virou um dos meus favoritos do SK.

Gonçalez_ 28/12/2021

King me ganhou esse ano
No começo tava com muito medo acho que pelo oq achei que seria, um terrorzão que eu nunca mais iria dormir KKKKKK mass é assustador juro. O jeito que o King da vida ao hotel é simplesmente incrível, os inícios dos livros dele normalmente são mais devagar porém nesse aqui foi até melhor que o final. Não favoritei pq no final faltou aquele que de favorito masss é um livro simplesmente perfeito. Leiamm n da tanto medo KKKKKK

WinterNogs 06/12/2021

Cara, que viagem foi essa?!!!
Graças à mente maravilhosamente "doentia" de King, somos transportados para o Colorado em um hotel afastado que recebe a família Torrance como hóspedes de honra, o que eles não sabiam é que um simples trabalho de inverno, se tornaria um inferno completo em suas vidas.

Jack Torrance e seus problemas com alcoolismo e violência se torna o alvo central de nossa narrativa, um homem e pai de uma família maravilhosa que busca redenção pelos seus erros passados. Ao chegar no hotel em um primeiro momento, tudo está maravilhosamente bem e com isso começamos a perceber que temos um trabalho comum e algo que será trabalhado com o tempo. Com o passar do tempo vemos que não é bem assim e assim como todos os hotéis o Overlook também esconde seus fantasmas.

Um livro marcante, por vezes, medonho e assustador.

Digno de 5 estrelas: uma viagem muito, muito louca!!

Tamyres 02/12/2021

The Shining
Um resumo e o que eu achei de “The Shining”, do Stephen King.

Eu fico muito relutante ao ler um livro do King por achar que sempre vai ter muito terror (a ironia é que eu adoro ler um thriller psicológico, gente... mas é que STEPHEN KING tem um peso enorme). No fim das contas eu sempre me deparo com uma história incrível, envolvente e super bem escrita.

A narrativa do King já segura logo de cara. Depois de arrumar confusão no seu último emprego como professor universitário pelo seu péssimo temperamento provocado pelo alcoolismo, Jack conseguiu um trabalho como zelador no hotel Overlook e levou a esposa e o filho (Wendy e Danny) juntos. Eles vão ficar ilhados no hotel durante todo o inverno, sem a possibilidade de sair depois que a neve cair.

A introdução sobre o hotel é bem profunda quando a família chega. O hotel Overlook não é um hotel comum. É um lugar assombrado com feridas abertas, puro ressentimento e ódio com histórias de assassinatos brutais e crimes.
Danny, que é um garotinho com uma ótima intuição e consegue enxergar e sentir além do que está ao nosso alcance, tem um amigo imaginário chamado Tony que sempre o alerta sobre os perigos que estão por vir.

King nos apresenta um terror gradativo. Um boato ali, um barulho aqui. Um recorte de notícias sobre assassinatos dentro do hotel. Funcionários que relataram acontecimentos e outros que enlouqueceram. O que o autor faz é criar aos pouquinhos um cenário que resultará em uma grande tragédia. Chega uma hora que a bomba-relógio precisa explodir.

Existem cenas que realmente me causaram calafrio e certo nervosismo, por exemplo, as do quarto 217 e as cenas finais de luta. Mas a forma como tudo foi apresentado (e tantos detalhes) me fez mergulhar do início ao fim nos mistérios do Overlook. Quase que eu fico presa lá também, Deus me livre!

Esperei ver algumas cenas icônicas, mas descobri que muitas foram criações de Stanley Kubrick para o filme. Não tira o brilho de nenhuma versão.

O detalhamento de King e as inserções de Kubrick só tornam a história uma obra prima do gênero.

Valeu a pena demais!

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/