The Shining

The Shining Stephen King...

Resenhas - The Shining

Anica 19/03/2011

The Shining (Stephen King)
Todo hotel tem fantasma, diz uma personagem de O Iluminado (do escritor norte-americano Stephen King) em determinado momento. O problema é que diz sem saber quais são os fantasmas que andam pelos corredores do Overlook, localizado em uma região que fica completamente isolada em tempos de nevasca. Jack Torrance e sua família (a esposa Wendy e o filho Danny) vão passar o inverno no hotel, de modo a cuidar dessse para que quando chegasse época de receber hóspedes novamente, ele estivesse impecável.

A questão é que King vai montando aos poucos uma bomba relógio. O que acontecerá no Overlook durante o frio não é mistério para o leitor, que a todo momento recebe elementos de uma tragédia que está por vir: o homem contratado para o mesmo serviço de Jack em um inverno anterior matou mulher e filhos. Jack tem problemas com a bebida, e mais do que isso, simplesmente surta do nada – incluindo no histórico o fato de ter quebrado o braço do filho uma vez. E somando a tudo isso, temos Danny, o “iluminado”, que consegue ler mentes, ver fantasmas e prever o futuro.

É interessante que King tenha conseguido escrever uma obra de horror tão arrepiante quando foge do recurso típico das histórias do gênero, famosas por assustarem pelo que não mostram, o que não contam. Em O Iluminado quanto mais se revela mais assustador ele fica. Jack em uma determinada situação encontra um scrapbook com histórias do Overlook, recheadas de mortes violentas o que de certa forma nos apresenta aos fantasmas que rondarão os corredores do hotel. Ou ainda no começo da estadia da família Torrance, quando o gerente pergunta ao telefone como está Jack e ele diz irônico “Fique tranquilo que ainda não matei minha esposa e filho, estou deixando isso para o fim da estação quando estiver mais entediado”.

E é realmente assustador, porque foge também daquela máxima de que fantasmas não podem fazer nada contra você. Os fantasmas do Overlook podem e fazem de tudo com as personagens da história. E então outros elementos vão começando a contribuir para a atmosfera de terror, como o barulho do elevador subindo e descendo sozinho, ou mesmo quando até Wendy passa a escutar os fantasmas circulando pelo hotel.

Porém, acredito que O Iluminado seja um livro em dois: ele tem seus momentos de terror puro, que é quando foca nos fantasmas, mas também de suspense, quando Jack começa a enlouquecer e já sabemos o que estará por vir. Nesse segundo momento Stephen King é genial, desenvolvendo uma narrativa de tirar o fôlego, que mal dá tempo do leitor se recuperar e já coloca mais tensão nos eventos.

Aos que já conhecem o filme fica a pergunta de qual é melhor, e eu acho que eles acabam sendo tão diferentes que não tem muito como comparar. É quase como se Kubrick tivesse aproveitado o básico do enredo de Stephen King e com isso fez a versão para o cinema. Há diversos elementos do livro que ficaram de fora (talvez por funcionar unicamente nos livros, como os topiários que “protegem” o Overlook da estrada), e mais do que isso, a condução da narrativa se dá de formas diferentes nas duas mídias.

Por isso é difícil escolher o melhor entre filme e livro Mas quanto ao segundo, é certo que O Iluminado não deve nada às melhores histórias de fantasmas já escritas, e ainda traz um ótimo suspense, que deve agradar a todos os fãs do gênero.

Fabiana 14/07/2020

O que acontece no hotel Overlook? Por que Jack é tão afetado? Tenho minhas teorias. O hotel pra mim é uma entidade e impulsionou o que tinha de pior em Jack para acontecer o que aconteceu. Não tem como negar que o personagem luta demais contra essa parte sombria dentro dele, ele de certa forma tenta resistir, tenta impedir que essa parte dele aflore. Mas é um personagem que luta contra o vício, luta pra controlar essa raiva que ele sente dentro dele. E é um alvo fácil de ser manipulado. Brilhante a ideia do autor de montar um personagem com essas características dentro dessa história. Livro maravilhoso, aterrorizante e que mexeu bastante comigo.

Gonçalez_ 28/12/2021

King me ganhou esse ano
No começo tava com muito medo acho que pelo oq achei que seria, um terrorzão que eu nunca mais iria dormir KKKKKK mass é assustador juro. O jeito que o King da vida ao hotel é simplesmente incrível, os inícios dos livros dele normalmente são mais devagar porém nesse aqui foi até melhor que o final. Não favoritei pq no final faltou aquele que de favorito masss é um livro simplesmente perfeito. Leiamm n da tanto medo KKKKKK

wendelwonka 15/06/2022

Incrível
Não sei como, mas consegui ler o livro sem saber nada da história, nem pelo filme. A experiência foi espetacular! Definitivamente, virou um dos meus favoritos do SK.

WinterNogs 06/12/2021

Cara, que viagem foi essa?!!!
Graças à mente maravilhosamente "doentia" de King, somos transportados para o Colorado em um hotel afastado que recebe a família Torrance como hóspedes de honra, o que eles não sabiam é que um simples trabalho de inverno, se tornaria um inferno completo em suas vidas.

Jack Torrance e seus problemas com alcoolismo e violência se torna o alvo central de nossa narrativa, um homem e pai de uma família maravilhosa que busca redenção pelos seus erros passados. Ao chegar no hotel em um primeiro momento, tudo está maravilhosamente bem e com isso começamos a perceber que temos um trabalho comum e algo que será trabalhado com o tempo. Com o passar do tempo vemos que não é bem assim e assim como todos os hotéis o Overlook também esconde seus fantasmas.

Um livro marcante, por vezes, medonho e assustador.

Digno de 5 estrelas: uma viagem muito, muito louca!!

Vi 06/04/2024

Leitura demorada, porque tem que parar de vez em quando pra tomar fôlego, é muita tensão. Não é bem meu estilo de livro, mas pro gênero é muito bem escrito. Algumas ações dos personagens não condizem com a personalidade que o autor atribuiu a elas, mas nada muito grave.

Tamyres 02/12/2021

The Shining
Um resumo e o que eu achei de “The Shining”, do Stephen King.

Eu fico muito relutante ao ler um livro do King por achar que sempre vai ter muito terror (a ironia é que eu adoro ler um thriller psicológico, gente... mas é que STEPHEN KING tem um peso enorme). No fim das contas eu sempre me deparo com uma história incrível, envolvente e super bem escrita.

A narrativa do King já segura logo de cara. Depois de arrumar confusão no seu último emprego como professor universitário pelo seu péssimo temperamento provocado pelo alcoolismo, Jack conseguiu um trabalho como zelador no hotel Overlook e levou a esposa e o filho (Wendy e Danny) juntos. Eles vão ficar ilhados no hotel durante todo o inverno, sem a possibilidade de sair depois que a neve cair.

A introdução sobre o hotel é bem profunda quando a família chega. O hotel Overlook não é um hotel comum. É um lugar assombrado com feridas abertas, puro ressentimento e ódio com histórias de assassinatos brutais e crimes.
Danny, que é um garotinho com uma ótima intuição e consegue enxergar e sentir além do que está ao nosso alcance, tem um amigo imaginário chamado Tony que sempre o alerta sobre os perigos que estão por vir.

King nos apresenta um terror gradativo. Um boato ali, um barulho aqui. Um recorte de notícias sobre assassinatos dentro do hotel. Funcionários que relataram acontecimentos e outros que enlouqueceram. O que o autor faz é criar aos pouquinhos um cenário que resultará em uma grande tragédia. Chega uma hora que a bomba-relógio precisa explodir.

Existem cenas que realmente me causaram calafrio e certo nervosismo, por exemplo, as do quarto 217 e as cenas finais de luta. Mas a forma como tudo foi apresentado (e tantos detalhes) me fez mergulhar do início ao fim nos mistérios do Overlook. Quase que eu fico presa lá também, Deus me livre!

Esperei ver algumas cenas icônicas, mas descobri que muitas foram criações de Stanley Kubrick para o filme. Não tira o brilho de nenhuma versão.

O detalhamento de King e as inserções de Kubrick só tornam a história uma obra prima do gênero.

Valeu a pena demais!

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/

Ramon157 20/04/2020

Terror puro
Stephen King é, sem dúvidas, um dos maiores escritores do gênero Terror, e esse livro certamente justifica isso.
Cada capítulo um novo ponto para deixar o leitor instigado, curioso e aflito.

O hotel Overlook é um mundo a parte, vivo por si só, e Danny é, de seu modo, um herói.

Emmie E. 17/05/2020

BRILHANTE!
Todo hotel antigo tem um fantasma, o Overlook em vários...

Jack Torrance está preste a ser entrevistado para ser o zelador do Hotel Overlook. Depois de ser demitido do seu emprego de professor por agredir um aluno que furava os pneus do seu carro, Jack está pronto para um novo começo. No Overlook, ele anseia encontrar o tempo e o isolamento que precisa para terminar de escrever sua mais nova peça e, quem sabe, alcançar o sucesso.

Wendy Torrance pode dizer que está feliz com uma coisa: seu marido parou de beber e, apesar do pequeno incidente de Jack na escola(e outro pequeno incidente dois anos atrás onde ele quebrou o braço de seu filho Danny), ela não está mais vislumbrando a possibilidade do divórcio. E talvez uma temporada sozinhos, isolados na montanha, seja tudo o que sua família precisa.

Danny Torrance não é um garoto comum. Com apenas cinco anos, ele consegue prever coisas, ver o passado, ouvir pensamentos e sentir emoções. Ele ama seu papai e sua mamãe e não estava nada feliz com a possibilidade do divórcio. Agora, ele está ainda menos feliz com a ida para o Overlook.

Tony, seu amigo imaginário, que ajuda na execuções de seus "poderes", lhe mostrou umas coisas perigosas e assustadoras. E, é claro, a palavra que conecta tudo, que faz tudo fazer sentido, mas que Danny não tem a mínima ideia do que significa: ETROM (em inglês, REDRUM).

Logo de cara, o gerente do Overlook, Stuart Ullman, fica meio relutante em admitir Jack como zelador, pois, há não muito tempo atrás, um zelador ficou isolado com sua família no hotel e não aguentou a solidão: matou as duas filhas, a mulher e então se suicidou. Porém, Jack garante que ele e a família tem muitas maneiras de se entreterem enquanto a primavera não chega.

O primeiro mês da família Torrance no Overlook é tranquilo. Wendy se sente mais próxima do marido. Jack está prosseguindo com sua peça e Danny, embora tenha poucos surtos, está indo bem.

Porém, enquanto Jack começa a desvendar toda a história do hotel — as partes boas e macabras, — algo começa a crescer dentro dele, a cativá-lo e Jack vai passar por cima de tudo e de todos para ficar ali...para sempre.

Ao redor deles, o hotel vai ganhando vida. Décadas passadas em conjunto numa comemoração mórbida. Seduzindo e conquistando o patriarca, pedindo apenas uma coisa em troca de eternizá-lo no Overlook: o especial e iluminado, Danny Torrance.

E assim uma perseguição macabra e de tirar o fôlego começa a acontecer e, para isso ter um fim, pelo menos um deles terá de entrar para o elenco excêntrico do Overlook.

"O Iluminado" é narrado em terceira pessoa e é regado de temas problemáticos como alcoolismo, violência física, ciúmes e inveja. Além disso, a narrativa explora a propensão genética a certos atos e as marcas deixadas por traumas do passado.

Meu terceiro livro do King e eu não tenho nada de ruim para dizer. As descrições longas, mas, na maioria das vezes, nada tediosas, imergem o leitor num cenário assustador (e, tenho quue admitir, me deixam com saudades no final).

A história de Danny Torrance teve algumas adaptações — talvez a mais famosa seja a de Kubrick, com uma atuação BRILHANTE de Jack Nicholson, mas infelizmente um enredo um pouco raso — e ganhou uma continuação em 2013, Doutor Sono, que acompanha Danny agora adulto, e que também ganhou uma adaptação no ano passado com Rebecca Ferguson e Ewan McGregor e eu AMEI!

🌟- Avaliação: ★★★★★ 5/5 + ❤️

🔞ɑviso: livro de conteúdo violento explícito, nα̃o indicɑdo pɑrɑ menores de 18 ɑnos.

site: Instagram.com/ladywhistlebooks

Vee 21/08/2020

Uma ótima experiência
Um livro intrigante, sensacional, me surpreendi por ser bem diferente do filme, por vezes o tal do Jack me deixou assustada, e essa Wendy é bem mais interessante. Não é um livro que causa medo, mas com certeza te deixa apreensiva. Stephen King, apesar de prolixo, sempre tem boas histórias.

Jack 17/09/2021

Amazing/Incrível
I'm still processing this book. I've watched the movie before, and I couldn't be more shocked on how different they are. It goes in a very different path, much more interesting and complex. The struggles each character goes through is unique and deep. You can feel their emotions and that's awesome. The ending is overwhelming. Can't believe I haven't read King before.

Ainda estou processando esse livro. Eu assisti ao filme antes e não poderia estar mais chocada em como os dois são diferentes. O livro segue uma linha muito diferente, bem mais interessante e complexa. As dificuldades enfrentadas por cada personagem são únicas e profundas. Você consegue sentir suas emoções e isso é incrível. O final foi intenso. Não acredito que não li King antes.

Helô 19/10/2020

Isolamento mal assombrado
Não é só porque estão isolados que os problemas surgem. Algo maligno gerencia o hotel Overlook e faz de Jack um mero fantoche. Eu comecei a ler sem saber de nada, e só assisti ao filme depois de ter lido o livro. O foco não é Jack ou o hotel - Danny é a atração principal. Todos os livros que eu li do Stephen King possuem algo de sobrenatural em seus personagens, e isso é trabalhado com um suspense tão incrível, que, mesmo sabendo o que ia acontecer (que ele deixou claro logo no início da narrativa), eu me pegava roendo as unhas para saber como seria o desenrolar das coisas.

Nox Illustris 31/01/2009

While the orchestra breathes fitfully / The music of the spheres...
Todo livro parece ser permeado, acompanhado, mesmo conduzido por uma intensa melodia que ora busca jogar luz sobre os fatos mais obscuros, ora desviar a atenção do leitor de pontos importantes. Redigido com esmero, ótimo exemplar pra se notar a qualidade da obra do autor ainda em início de carreira, posto que este é o terceiro livro escrito por King. O gatilho da trama é bem justificável e seu desenvolvimento em nada deixa a desejar, assim como o faz seu desfecho.

stellasays 19/12/2014

A edição que li foi publicada pela Anchor Books em 2012, é um pocket book em paperback. Apesar de ser pocket e não ter orelha, é bem resistente, porque ficou rodando pela minha bolsa esse tempo todo e o tamanho da fonte é bom. Não tenho muitos elogios a fazer sobre a capa, porque não comprei essa edição por esse motivo, mas porque era mais barata e eu não sabia se ia gostar do livro ou não.
Sobre o conteúdo, o livro vai contar a história de uma família composta de três pessoas: Jack Torrance (o pai), Wendy (a mãe) e Danny (o filho). O livro começa com Jack sendo entrevistado para trabalhar como zelador do Overlook Hotel durante o inverno. Nesta cena começamos a ser apresentados à personalidade do pai - uma pessoa irritadiça, rancorosa, oprimida e sarcástica. Admito que não fui nem um pouco com a cara do personagem. Isso não significa que não gostei de ler um livro com esse personagem. Porque quando o autor sabe trabalhar, ele faz com que o leitor se envolva com a história independente de sentir qualquer tipo de antipatia pelo personagem. Enfim, Jack está lá e eu comecei a achar que a história era sobre ele. Só que, ao longo do livro, fui chegando a conclusão que não era.
Veja bem, tudo no livro é muito bem amarradinho e as coisas não estão ali por acaso. Portanto, as referências literárias que King faz me fizeram pensar que o livro é sobre o Danny. Este personagem é um menino de aproximadamente 6 anos que tem uns poderes paranormais. Durante todo o livro não conseguimos compreender direito a extensão desses poderes, mas acredite, ele é O CARA. Danny tem um "amigo imaginário" chamado Tony (importante anotar que o nome do personagem é Daniel Anthony Torrance, ou seja, Tony é seu nome do meio) que tenta alertá-lo do perigo de ir para o Overlook. Só que o menino idolatra o pai e, em hipótese alguma, pensa em deixá-lo sozinho. Esse relacionamento dos dois é uma parte muito forte do livro, há inclusive um conflito interno da mãe por causa disso, pois em diversos momentos ela sente inveja da amizade deles e não sabe como lidar com esse sentimento. Mas voltando ao Danny, ele gosta muito de um livro chamado Where the Wild Things Are (Onde Vivem os Monstros) e, por favor, se alguém não pegou a relação entre o título e a história, vai ler o livro de novo! O Overlook é repleto de "monstros" e em vários momentos lembrei de uma frase da música Enter Sandman do Metallica - "Hush little baby don't say a word, and never mind that noise you heard. It's just the beasts under your bed, in your closet, in your head" - porque a família fica o tempo inteiro tentando se convencer de que nada do que está acontecendo no hotel é real, de que está tudo na cabeça deles. Só que, como leitora, fiquei refletindo sobre isso. O livro mostra um personagem que tem poderes mentais paranormais, está tudo na cabeça dele, certo? Mas não deixa de ser real, de influenciar o que está fora dele. Jack, principalmente, sente essa influencia em sua mente. E acredito que a mensagem do livro é a de que não devemos subestimar the beasts in our heads. Outro ponto em comum entre o livro do Sendak e o The Shining é o amadurecimento do menino. Ele vai para o hotel (a aventura) como um bebê curioso, que desobedece os pais na primeira oportunidade, e volta como um menino crescido, que entende a diferença entre o que é certo e errado, e que o mundo não é cor de rosa, por isso existem regras. Danny fica visivelmente traumatizado ao final da obra (impossível qualquer um passar pelo que ele passou e sair sem cicatrizes profundas), mas também evoluído. Ele compreende melhor seu papel no mundo e na história.
Outra referência infantil que vi neste livro foi Alice no País das Maravilhas. Vamos lá, Danny (Alice) vai para o Overlook (Toca do Coelho), chegando lá ele conhece Dick Hallorann (o Coelho, sempre atrasado), o cozinheiro do hotel que também tem poderes parecidos com os do menino, mas que não é nem de perto tão poderoso. Jack (Cheshire), apesar de ser o pai e tentar ajudar o garoto, não é nem um pouco confiável. Ele tem um lado negro muito presente e chega a assombrar o menino, mesmo este sentindo uma simpatia muito forte por ele. Wendy (Rainha de Copas) pensa ter algum controle da situação, mas na verdade ela não consegue impedir que nada aconteça, e não hesita em pegar uma faca pra "cortar cabeças", caso necessário. Já no Overlook, uma vez que o relógio bate meia-noite, vão todos parar num baile de máscaras a fantasia (País das Maravilhas) que apesar de deslumbrante, está repleto de perigos e fantasmas. Danny também recebe vários puzzles ao longo da história, que ele precisa resolver e tentar fazer sentido deles para salvar a si mesmo e a sua família. Em algumas cenas, os personagens são transportados para alucinações que não tem relação alguma com a história principal e fazem com que o leitor fique também com a sensação de estar perdido. Eles não conseguem sair de lá e a única forma é colocando tudo pelos ares (assim como acontece com Alice). Depois que saem de lá, tudo parece ter sido um pesadelo.
Pode ter sido muita viagem minha, mas precisava compartilhar isso.
Bem, resumindo, o livro é fantástico e todo mundo deveria ler. Gostei mais do livro que do filme. Só que lê-lo também serviu para atestar a qualidade do trabalho do Jack Nicholson, que interpretou o personagem do Torrance divinamente.
Recomendo! 5 estrelas!

site: http://custella.blogspot.com.br/2014/12/181214-shining-de-stephen-king.html