Metafísica de Aristóteles

Metafísica de Aristóteles Aristóteles
Giovanni Reale

Resenhas - Metafísica de Aristóteles I

Filino 03/10/2023

Excelente ferramenta de estudos para auxiliar a leitura de um texto essencial da filosofia
Nesse volume, Giovanni Reale promove não apenas uma simples introdução ao verdadeiro monumento que é a "Metafísica" de Aristóteles. Sem dúvidas, aqui encontramos um resumo de cada um dos livros que a compõem, bem como uma reflexão a respeito dos conceitos que nela são tratados. Mas o autor vai além: promove um profícuo e didático debate com outros estudiosos da obra do Estagirita - sobretudo Jaeger e sua interpretação histórico-filológica, demonstrando como a leitura do mestre alemão já não está em consonância com os atuais estudos sobre o preceptor de Alexandre.

Reale insiste que a "Metafísica" deve ser mesmo lida tal como nos foi legada, naquela mesma ordem em que foi estabelecida, refutando a "evolução" que Jaeger insiste em atribuir ao pensamento aristotélico. Em diversas passagens nas quais alguns comentadores enxergaram contradições, Reale demonstra que o pensamento do Estagirita continua perfeitamente compreensível - e, para sustentar suas posições, apresenta diversas passagens que justificam a lógica interna e a própria inteligibilidade da "Metafísica".

Em um segundo momento de sua exposição, Reale promove uma atenta comparação entre a "Metafísica" e a filosofia platônica, demonstrando como a obra do Estagirita é imbuída do próprio pensamento platônico. De acordo com Reale (ele próprio um estudioso de Platão), não se deve encarar a "Metafísica" como uma pura e simples refutação do que sustentava o mestre de Atenas, mas em vez disso enxerga um rico diálogo entre essas duas filosofias. E cabe, ainda, ressaltar que a filosofia platônica atacada por Aristóteles se refere não apenas ao que está expresso nos "Diálogos", mas também na doutrina não-escrita de Platão (cujos ensinamentos sobre o Uno e a Díade já são apontados em vários trechos dos "Diálogos", como exemplifica Reale em diversas passagens).

É uma obra central para todo interessado nessa obra magistral da filosofia. Com um estilo claro e didático, a "Metafísica" é desnudada aos olhos do leitor - que, com isso, pode lê-la e admirá-la em toda a sua riqueza.