spoiler visualizarMar 26/01/2021
235 páginas que aquecem qualquer coração
Confesso que quando adicionei esse livro para leitura, eu não esperava que fosse realmente gostar. A maioria dos romances, seja de época ou moderno, dificilmente conseguem me pegar — seja por que algumas coisas são previsíves ou muito rasas para mim. Mas, devo admitir, "O medo é feito de gelo" não foi o que eu esperava, pelo contrário, me emocionou de uma forma que nenhum livro me emocionou esse ano (2020 e 2021!).
Acompanhar a jornada de Nicola em se descobrir como pessoa, como alguém além da pequena cidade em que mora, além dos Wolf, foi algo lindo. Ver Nikki aprendendo a agir além da máscara que seus pais a incentivaram a manter foi, incrivelmente, comovente. Diferente dos outros livros e romances, os plots e as reviravoltas ao desenrolar do livro me pegaram de surpresa, e aqueles que não me pegaram, não me decepcionaram; continuaram sendo interessantes de ler — pois, diferente dos outros livros, não trouxeram frustração, eu me senti incentivado a continuar, para descobrir como agiriam diante tal situação, o que tornou tais pontos da história mais interessantes.
Além disso, eu adorei ver como o ponto de vista de Nikki e Aster mudaram ao decorrer da história, digo, sobre como elas viam uma a outra. Nikki tinha quase total certeza que ambas odiavam os concursos, sendo que na verdade, Aster se divertia neles, da sua forma. Como leitor, devo dizer que foi muito divertido para mim acompanhar esse trajeto e os paralelos entre as duas persoangens, enquanto, aos poucos, vemos as duas começando a se entender. Ambas percebendo que conheciam nada além de máscaras.
Talvez, tenham tirado essas máscaras quando trocaram de colar, eu gosto de pensar que foi nesse instante. Quando perceberam que mesmo que fossem diferentes, elas ainda tinham coisas em comum.
Queria poder dizer mais, mas, realmente, não tenho mais palavras para descrever como ler "O medo é feito de gelo" é uma experiência linda e que vale a pena. Esse livro não é somente um romance sáfico, mas, uma jornada de auto descoberta. E, acredito eu, que outras pessoas também se emocionarão quando conhecerem Nikki passo a passo em conjunto com a própria personagem.