A Rainha do Nada

A Rainha do Nada Holly Black

Resenhas - A Rainha do Nada

Debora.Mello 08/01/2021

A família, e o reino das fadas...E a novos começos
E chegamos ao fim dessa trilogia que me surpreendeu. Confesso que o primeiro livro não foi muito atrativo. O segundo já melhorou e esse último sem dúvida foi pra fechar com chave de ouro.
Neste último livro, Jude está mais madura, sabe das responsabilidades que suas decisões e ações tem, foi muito bom tbm ver o desenvolvimento do Cardan, quem ele era realmente por trás te toda aquela fachada de fodão.
Foi uma leitura bem fluída.
Brubs 21/02/2021minha estante
quais são os primeiros livros e a ordem de leitura??

Debora.Mello 21/02/2021minha estante
1- O príncipe Cruel , 2- O rei Perverso, 3- A rainha do nada.

Brubs 21/02/2021minha estante
obrigada!

Cecília 25/02/2021minha estante
Eu queria saber a msm coisa kkkkkkk

Debora.Mello 25/02/2021minha estante
? de nada

Emily 28/02/2021minha estante
Caramba, para mim o primeiro livro foi perfeito. O segundo foi assim mais ou menos. Agora O terceiro foi perfeito eu amei.

Vih 03/03/2021minha estante
e a pizza!

Debora.Mello 04/03/2021minha estante
Kkkk já pra mim. O primeiro foi mais ou menos o segundo já foi melhor e terceiro fechou com chave de ouro !!

Cauanne C.M 16/07/2021minha estante
Minha trilogia favorita.

bluesbird 01/08/2021minha estante
Casal maravilhoso, aliás!

Karen 24/08/2021minha estante
Gostei, me falarem que um certo personagem chamada Taryn ia morrer não aconteceu fiquei triste nesse aspecto

Debora.Mello 25/08/2021minha estante
Kkkk ainda bem que quando comecei não peguei spoiler nenhum haha

MrFaliq 28/08/2021minha estante
Essa saga é perfeita, nunca vou me arrepender de ler

Thamy 18/12/2021minha estante
Gente a jude vira imortal no final ou não ? Pq se não, ela não vai poder viver por muito tempo com cardan né

Emily 19/12/2021minha estante
Mulher eternidade é uma m****

Emily 19/12/2021minha estante
Mulher eternidade é uma m****

Demiscki 03/01/2022minha estante
Nossa sim, eu fui com muita expectativa no primeiro, achei que ia ser uma história e foi outra (erro meu de não ter lindo a sinopse kkkkkkkkkk), então o primeiro livro não foi tão legal.
O segundo começou a despertar mais meu interesse e o último me ganhou, amei ele, mesmo então tensa e preocupada com o que ia acontecer, mas deu tudo certo no final.
Leitura rápida e gostosa

Demiscki 03/01/2022minha estante
Thamy eu acho que a aurora deixou o final em aberto sabe, vc pode imaginar o que quiser.
Tipo ela continua mortal e boa, ou como se quando ela se tornou rainha ela recebeu poderes, e com isso ela pode ter a eternidade, vai do que sua imaginação quiser

Solar 06/01/2022minha estante
Para quem quiser saber a ordem dos livros: O Príncipe Cruel, O Rei Perverso, A Rainha do Nada, e depois tem " Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar Histórias", não tenho 100% de certeza, mas acho que conta a história do Cardan, antes de O príncipe cruel.

Leonardo 06/04/2022minha estante
Eu nunca surtei tanto em um livro quanto eu SURTEI nesse, A cena final me fez querer morrer por longos momentos

Luuh.Markes 09/05/2022minha estante
Ler O povo do ar foi muito parecido com ler All for the Game pelo fato dele começa meio nhe e acabar >>>>>>>>>>>>>

manzchsk 16/05/2022minha estante
moça tô chorando, não tô pronta pra ler o último livro dessa triologia, sem dúvidas minha fav

Debora.Mello 20/05/2022minha estante
rsr mais o último que é maravilhoso mesmo, pra fechar essa trilogia com chave de ouro.

Liice 20/05/2022minha estante
manoo, esse livro é muito perfeito
estou na pág 156

luna 17/06/2022minha estante
Minha experiência com a série Povo do ar foi uma mistura de raiva, uma mistura de ?tô chocada?, e surtinhos. Mas valeu muito a pena, amei muito

Heliara0 11/12/2022minha estante
"Sinto falta dele, e a dor é um abismo, que anseio por me deixar cair."
?Nós morremos. Pense em nós como estrelas cadentes, breves mas brilhantes.?

Paula 13/12/2022minha estante
Como faço pra ler o livro não abre

.Katrizx 15/12/2022minha estante
Chorei demaiskkkkk 5 estrelas.
Obs: LOCKE VAI PRO INFERNO?

Ana 16/12/2022minha estante
Uma palavra que define perfeitoooo
Tinha muito tempo que estava em uma ressaca literária e hoje em dia depois da trilogia não consigo parar de ler sou nova porém amei demais o livro, não sei optar qual da trilogia e o melhor acho que os três: o 1 e sempre bom porque e lá que inicia tudo. O 2 e repleto de traições e né surpreendeu no final o mesmo digo do final com o cardan inclusive saiu de mau a mocinho muito rápido um dos meus favoritos só falar os bônus
5 estrelas??

triciaa. 18/12/2022minha estante
minha trilogia favoritaa??

JAlia 05/01/2023minha estante
o melhor de tds amei muito

Yasmim 10/01/2023minha estante
os livros em geral são bons porém a jude fala demais e acaba ficando muito cansativo de ler

Beatriz70 13/01/2023minha estante
Estou apaixonada por essa saga, sem duvidas uns dos meus livros favoritos

Madu 25/01/2023minha estante
Alguém me fala aonde eu leio as benditas cartas do cardan ?!

Juliana.DurAo 31/01/2023minha estante
Eu achei mt bommm!!!!
Meu último livro de janeiro 2023

skuser02844 08/05/2023minha estante
Preciso comprar os volumes anteriores. Esse eu tenho novo ainda no plástico.

Angela.Leite 18/06/2023minha estante
Como faz pra lhe esesz livro não tô sabendo mexer no aplicativo kk

Bwkuzz 21/06/2023minha estante
Quando comecei a saga achei meio sem graça, mas meu Deus, ESSE LIVRO foi pra fechar com chave de ouro, que livro bom

Debora.Mello 23/06/2023minha estante
Esse último foi top, mesmo

Ladysilky0 13/07/2023minha estante
Eu Amo essa trilogia ??

Iria.Collar 24/07/2023minha estante
Parece interessante. Vou incluir na lista.

Jennifer.Paim 23/09/2023minha estante
Concordo com a resenha. Na minha opinião, os livros foram ficando cada vez melhores, pois eu não gostei tanto do primeiro, continuei por curiosidade, gostei mais do segundo e amei o terceiro. A leitura valeu a pena (olhando a trilogia no total), e agora vou sentir falta dos personagens rsrs

Clementino2 08/10/2023minha estante
Meu livro fav, os anteriores eram incríveis mas esse.... eu amo

Sophia1625 17/01/2024minha estante
Essa triologia é maravilhosa, e esse livro, é o meu favorito, pelas cartas, batalhas e o desfecho em si

Maju0ksks 25/01/2024minha estante
Alguém sabe se tem hot no neste livro??

Aninha415 29/01/2024minha estante
Gente é verdade q ela lançou mais dois livros?

Geovana584 02/02/2024minha estante
Simplesmente o melhor livro de fantasia

thif2 03/01/2024

Me dá um lenço pf
Senti que fazia muito tempo que eu não curtia de verdade uma série de livros.
a história me prendeu desde o primeiro livro, fiquei super curiosa com o universo e muito feliz com o jeitinho da jude (mulher destemida ?). o desenvolvimento de cada personagem foi algo bem interessante pra mim durante os 3 livros também.
achei um encerramento plausível e bem emocionante pq todo mundo acabou encontrando seu caminho.

recomendo :)
Maria1691 03/01/2024minha estante
o desfecho desse livro foi *chef kiss*

ml_kive 03/01/2024minha estante
amo muito!!

Anix0311 03/01/2024minha estante
Amo muito

manuchiies 03/01/2024minha estante
agora leia herdeiro roubado!!

@manuchiies vdd!!

Beatriz.Kaick 03/01/2024minha estante
Eles comendo pizza no final ???????????

thif2 03/01/2024minha estante
@manuchiies já tá na minha lista pra comprar com urgência KKKKKKKKKK quero muitooooo

Milene100 03/01/2024minha estante
Perfeito né ?

Aglaise.Pereira 03/01/2024minha estante
Cardan e Jude ???????

Thais.S 03/01/2024minha estante
É bom mesmo essa série gente?? Tenho receio de ler por causa da idade dos protas.... não costumo gostar de livros onde os protas são tão jovens... mas eu tenho uma vontade tremenda de ler essa serie

Maria1691 03/01/2024minha estante
@Thais.S vale muuuuito a pena, juro

cruelgigiib 03/01/2024minha estante
ai que saudades desse livro ?

vicksz 03/01/2024minha estante
@Thais.S a idade deles não interfere em nada na história. Já que se trata de um reino mágico e não do mundo humano, idade não é uma questão de parâmetro

thif2 03/01/2024minha estante
@Thais.S eu curti muito, e como a @vicksz disse, realmente não interfere em nada esse lance de idade

Cristiane174 03/01/2024minha estante
Maravilhoso. Tô lendo tudo que ela escreveu

@Cristiane174 tô na mesma vibe, quero ler tudo que ela escreveu kkkk

Thais.S 03/01/2024minha estante
Me deu mais vontade ainda de ler agora kkkkk vou dar uma chance então... desse ano não passa de eu ler essa série.....

Obrigada ???

manuchiies 03/01/2024minha estante
você vai amar herdeiro roubado!!! juro é muito bom

thif2 03/01/2024minha estante
@manuchiies eu tô muitooo ansiosa pra ler, sério!

Cristiane174 04/01/2024minha estante
Acabei herdeiro roubado esses dias

Santrog 26/04/2023

Jude rainha maravilhosa!
Ainda estou impactada por esse livro que entregou tudo e mais um pouco, houveram momentos que senti que estava tudo acontecendo rápido demais, como se estivesse em um carro em alta velocidade, normalmente eu não gosto de livros assim mas nesse livro aqui, o ritmo frenético que se passava os acontecimentos super combinou.

As migalhas que me vi recolhendo ao receber cenas da Jude e do Cardan juntos foi frustrante e fascinante no mesmo nível, como já havia falado antes, o foco não é o romance, apesar dele existir. Eu queria ler mais sobre o desenvolvimento do relacionamento do casal mas estou feliz também por não ter tido, pois esse casal é daqueles que funcionam super bem sem que o leitor tenha muitas cenas românticas, e isso foi o que fez a química entre eles ser explosiva.

É realmente incrível o crescimento de Jude ao longo dos três livros, é como se a autora tivesse dividido as fases do crescimento da personagem em livros, temos a fase da inocência e descoberta seguida pela fase de amadurecimento e aprendizado até chegar na fase experiente e madura, onde ela já sabe como lidar com problemas.

Cardan também passa por um crescimento absurdo desde o primeiro livro para esse, o leitor apenas não o acompanha da mesma forma, pois o livro é contado pelo ponto de vista da Jude, mas é nítido a evolução do personagem de acordo com as suas escolhas e atitudes.

Personagens secundárias que estão presentes desde o primeiro livro como Madoc, Taryn Vivi, Barata, Bomba e Fantasma seguem com seus desenvolvimentos sendo trabalhados de maneira sutil, mas convincente. E novos personagens como Grima Mog, Lady Nore, Lorde Jarel e a Rainha Suren dão um ar de curiosidade e de que o reino das fadas é muito maior e mais complicado do que pensamos.

Adorei o fato de ser uma fantasia com uma protagonista mulher forte, que passa por diversas dificuldades onde é humilhada e machucada pra caralh* tendo que aprender a ser uma espiã, a lutar, a bolar estratégias, a lidar com traições e a resistir acima de tudo pois ela não precisa ser salva, ela pode salvar a si mesma. O que ela quer é poder, não no poder do amor e toda aquela baboseira clichê e sim do poder de verdade, ela consegue comandar um reino inteiro enquanto o suposto rei ainda está aprendendo como se faz isso, e então pá, ela vira a rainha também, isso é uma protagonista fod*.

Holly não teve dó de fazer Jude sofrer, eu tive vontade de entrar dentro do livro e ajudar a garota, de abraçá-la e falar que ia ficar tudo bem, de socar a cara uns personagens e de sacudir a protagonista e dizer "aproveita sua chance menina, porque essa escritora é louca!?

Esse livro mexeu com várias emoções, gostaria que o livro fosse um pouco maior que houvesse mais páginas para o desenvolvimento dos problemas e a busca das soluções, mas creio que a escritora já o escreveu assim de propósito, para deixar o leitor nesse ritmo insanamente rápido porque os personagens não tinham tempo para sentar e pensar em soluções, ela colocou os leitores no lugar dos personagens e isso foi incrível. Meu livro preferido da trilogia e provavelmente lerei os spin-off?s pois amei o reino das fadas. Apenas leiam e aproveitem a leitura, espero esquecer logo para poder reler.
isabelli 26/04/2023minha estante
trilogia maravilhosa. jude e cardan perfeitos ??

Santrog 27/04/2023minha estante
Me apaixonei por eles ??

nicoleeeee 27/04/2023minha estante
tô doida p ler essa trilogia

Santrog 27/04/2023minha estante
Menina leia, se eu soubesse que era tão boa eu tinha lido antes.

jeyreadss 29/04/2023minha estante
JUDE PERFEITA

Bela 21/04/2021

Confesso que estava muito ansiosa por esse encerramento, justamente pelo final do outro livro!! A Rainha do Nada conseguiu manter o ritmo dos livros anteriores e não decepcionou! Cardan teve um desenvolvimento incrível ao longo da trilogia, e Jude a gente nem precisa falar nada, rainha demais!!
meumundinhodoslivr 22/05/2021minha estante
MELHOR LUGRO

Emilly190 24/01/2024

O fim de uma saga!
Achei que o desenvolvimento final foi muito lento e previsível, ainda assim foi prazeroso ler todos esses livros, não sou acostumada a ler livros de fantasias com feéricos.
Sentirei saudades dos pombinhos que se amam e odeiam.
Solidade. 24/01/2024minha estante
Melhor trilogia q já li até hoje

Let.Sousa 12/12/2023

Já estou com saudades ?
Simplesmente o melhor livro da trilogia. Rainha do Nada superou todas as minhas expectativas. Amei do início ao fim e sinto que vou demorar a superar esse livro.

Uma leitura fluida, história impactante e bem desenvolvida. Jude é uma mulher inexplicável de tão maravilhosa e o Cardan nem se fala. Todos os momentos foram marcantes e o livro me prendeu de uma forma impressionante.

Holly Black, obrigada por esse livro que vai dominar minha cabeça por mais uns dias??
Beatriz180505 12/12/2023minha estante
Livro totalmente perfeito

Maria3235 12/12/2023minha estante
Essa triologia é tão incrível ?

Camille 12/12/2023minha estante
Siiiim,o último é tão perfeito

zxsaturno 12/12/2023minha estante
AMOO

sophia.gabrielle. 12/12/2023minha estante
foi meu favorito também!!! que saudade dessa trilogia

AnaLi3 02/01/2024

A rainha do nada que entregou tudo
?Você veio do nada e para o nada vai retornar.?

Como última leitura do ano, senti que finalizei o ciclo com chave de ouro. Grata e (quase) satisfeita kkkkkkkk

Desde o final de ?O Rei perverso? (Com direito a choro e gritaria) já podíamos imaginar o quanto a Jude estava com a corda no pescoço e a história assim poderia tomar vários rumos. O primeiro livro dessa trilogia me deixou com impressões bem básicas, mesmo tendo gostado bastante. No meio do segundo livro, a história se torna mais aprofundada, os personagens começam a se desenvolver e, consequente, ganhar mais peso. Você começa a entender melhor a mente dos protagonistas e o enredo que compõe o livro. No terceiro, eu me encontrava apegada ao universo de Elfhame ao ponto de enrolar a leitura, pois não queria me despedir de ninguém.

Com certeza, de peso, ritmo e desenvolvimento ?A rainha do nada? é facilmente o melhor entre os três. Mais uma vez a escrita da Holly facilita muito, principalmente por fantasia exigir estratégias de palavras mais elaboradas para compreensão do leitor. Eu li esse livro e nem sentia as páginas passarem. Só imaginei que toda a tensão que os conflitos trouxeram no decorrer de toda trilogia, o final poderia ter entregado mais. (Por exemplo, ela e o Madoc. Eu realmente achava que iria ter A CENA entre os dois mas foi tudo muito rápido com impressão de básico)? A Jude é uma personagem ativa, guerreira, com toque ousado, não leva desaforo para casa e não vive sem uma espada na mão, então as cenas de batalha MERECIAM uma atenção bem melhor.

?Eu preciso me lembrar de que não sou mais a garota de antes. Eu posso estar cercada, mas não significa que tenha perdido meu poder.?

Ai, o Cardan. Confesso, queria muuuuuito um pov dele mas o pouco que temos sobre sua breve história da para entender a índole do personagem, desde suas ações e motivos para tal. A maneira como ele se desenvolveu após a Jude ser capturada pelo reino Submarino foi um clique de transição entre o Cardan príncipe mimado e O Grande Rei de Elfhame.

Seguindo esse mesmo raciocino, nunca imaginei que uma serpente fosse me deixar com coração na mão. Mas a importância desse desfecho foi tão lindo, foi quando realmente vi QUEM era Jude Duarte. A garota fria e mortal indo decidir o futuro do seu povo, não teve preço ( E que a engolissem a seco quem não gostasse dela hahahaha).

Sobre o casal inusitado? Esse joguinho de migalha também é meu motivo cardíaco e como acontece tantas coisas ao mesmo tempo para a gente se preocupar, o romance deles acaba sendo nosso ponto de suavidade e fôlego em meio as desavenças. Termina sim com gostinho de quero mais, porém é o que temos. Fazer o quê?

?E, quando ele me beija, sinto como se finalmente pudesse respirar de novo.?

?Vivemos escondidos atrás de armaduras por tanto tempo, você e eu. E, agora, não tenho certeza de que sabemos tirá-las.?

Por fim, foi um trabalho ótimo. Os protagonistas são inteligentes e ousados, os dois se equilibram muito bem. Os livros são pequenos (queria que fossem maiores T.T) então torna a leitura maleável e rápida. Tem boas reviravoltas, cenas de luta, traições, romance e aqueles conflitos políticos que estamos acostumados. Minha experiência literária com feericos são mínimas mas o mundo que a autora criou foi bastante original, com regras cômicas que geraram cenas trágicas.

?Bom, ele fez com que me vissem como mais que apenas a rainha mortal, certamente. Agora, eles me veem como a rainha assassina.?

⢠rafiss 14/12/2023

Terminei a trilogia do povo do arrrr
Para quem gosta de fantasia e reinos mágicos com bastante fadas e elfos os livros da Holly são maravilhosos, prendem a nós como nunca. Eu adorei seguir a história da Jude, existe toda aquela ação e perseguição que a gente adora e não falta aquele toque de amor. Não me deixou tanto a desejar, para mim foi uma leitura super leve, foram os primeiros livros que eu li e não achei nada cansativo, pelo contrário,estou super ansiosa para acompanhar o Oak nos novos livros.
Recomendo demais ?
anolivr 14/12/2023minha estante
Minha trilogia fav da vida!!! Amooo

Char.Delgado 14/12/2023minha estante
Acabei de terminar (semana passada), comecei O Herdeiro Roubado agora ? que trilogia perfeita, meu Deus (leia os bônus! Como O Rei de Elfhame Aprendeu A Odiar Histórias! Não tem nada importante, mas eu achei lindo)

Amanndah 14/12/2023minha estante
Essa trilogia é perfeita!

Foxye~ 14/12/2023minha estante
Mds minha série favorita da vidaaaa

Ananda141 14/12/2023minha estante
essa trilogia é indescritível! minha trilogia fav!????

Maria 14/12/2023minha estante
Eu terminei de ler essa trilogia um dia desses tmbm ? amei

⢠rafiss 14/12/2023minha estante
Estou esperando minha prima terminar de ler o bônus kakaka mas eu vou ler sim!! Eu vi as figuras, são impecáveis.

l.yna 27/01/2022

simplesmente incrível
Esse livro me prendeu do começo ao fim, foi incrível acompanhar o crescimento e o amadurecimento de cada personagem, senti raiva, medo, alegria e uma infinita mistura de emoções, com todo certeza se tornou minha trilogia favorita
Comecei a ler pois foi recomendado com um romance excelente, realmente é muito bom o romance mas o livro não é focado nisso, e me dói esse universo incrível com uma ótima política, guerras e tradições espetaculares sendo deixadas de lado para enaltecer algo que não é o foco, se você está buscando um livro o qual não contém uma narrativa complicada e fluida, com uma história que de prende, você vai encontrar isso na trilogia O Povo do Ar.
gabi.greco 27/01/2022minha estante
carolzinha me arrastou pra esse universo e terminamos o livro juntas?

Queria Estar Lendo 19/10/2020

Resenha: A Rainha do Nada
A Rainha do Nada é o último volume da série The Folk of the Air, cujo primeiro título - O Príncipe Cruel - foi publicado aqui pela Editora Galera Record. Holly Black escreveu uma história sobre seres mágicos perversos e uma garota humana aprendendo a resistir em meio a essa perversidade, e o fim pode não ter sido espetacular, mas foi bom. Me deixou feliz.

Esta resenha vai conter spoilers dos primeiros livros. Fica aí o aviso!

A trama se inicia um tempo depois da reviravolta chocante de O Rei Cruel. Jude está exilada no reino humano, traída pelo rei que acreditava amar e pela irmã em quem confiava plenamente. Ela não tem muito que fazer, uma vez que, para os humanos, Jude está morta e esquecida no tempo - portanto, faz o possível para manter sua conexão com o mundo das fadas, caçando recompensas e elementos perigosos a mando de criaturas mágicas.

Quando sua irmã, Taryn, surge em busca de sua ajuda, Jude recebe uma oferta irrecusável: pode retornar ao reino mágico. Mas seu retorno vai trazer consequências com as quais ela não estará tão preparada para lidar.

A Rainha do Nada tem sido um divisor de águas no que concerne opinião de leitores. Eu vi algumas resenhas muito positivas outras muito negativas e outras mornas. Vi algumas amigas ficarem mais ou menos pra tudo, outras surtarem até arrancarem os cabelos. Eu só posso dizer que, na minha experiência, esse livro foi como os outros dois: uma montanha-russa cheia de surtos e gritos e momentos "JESUS SEGURA MINHA MÃO!" com um final surpreendente por se afastar tanto do caos e da tensão do resto do livro.

Acho que a Holly me ganhou justamente por entregar o que eu tanto estava querendo e tanto relutei em acreditar que veria no fim dessa série. The Folk of the Air não é exatamente a inovação em história e criação de mundo, então eu não fiquei decepcionada por não ver um fechamento tão elaborado e desenvolvido. Acho que ela correu em alguns momentos, sim, mas conseguiu manter o ritmo que os outros livros estabeleceram.

Jude já se firmou como uma sobrevivente arisca e difícil de entender. Ela carrega rancor pelas traições, mas sua sede por vingança está em equilíbrio com uma parte do coração que quer entender porque isso aconteceu. Por que ousou entregar seu coração para um rei cruel e perverso que ela acreditava confiar e gostar dela de volta? O que levou Cardan a traí-la?

As respostas chegam cedo e são um pouco do que eu já esperava, mas não quebraram o encanto dos reencontros e do retorno dela para o mundo mágico. A tensão permeia cada momento desse primeiro arco do livro porque você não sabe para onde exatamente a história está caminhando; uma guerra se aproxima? Uma conspiração? Em quem a gente pode confiar quando todo mundo parece prestes a trair todo mundo?

"Eu preciso me lembrar de que não sou mais a garota de antes. Eu posso estar cercada, mas não significa que tenha perdido meu poder."

Jude se move nessas incertezas até encontrar seu caminho entre os seres encantados. Eu preciso dizer, sem muitos spoilers, que berrei contra um travesseiro na sua primeira cena com o Cardan porque se tem UMA COISA que a Holly não erra mão é no relacionamento desses dois.

De ódio a amor nos seus mais intensos significados, Jude e Cardan são aquele tipo de ship que, num primeiro momento, parecem imperfeitos um para o outro, até que se tornam inevitáveis e então você entende a alma gêmea por trás daquela coisa todo. Os dois são feitos um pouco de caos, um pouco de fragilidade, um pouco de necessidade de carinho e amor e pertencimento. E se encontram quando estão juntos.

"Minha doce nêmesis, como estou grato por você ter retornado."

Cardan, inclusive, teve um desenvolvimento fenomenal no passar da trilogia. Daquele rapaz que era o pandemônio encarnado até o rei que carrega o peso da coroa e do reino e de uma profecia tensa nos ombros, deu pra sentir nos olhares e sorrisos o quanto isso marcou. Meu filho caótico e precioso que me ganhou quando eu menos esperava e roubou meu coração com todas as forças.

Eu amo tudo a respeito dos dois. Amo a instabilidade e como é difícil entender o que cada um está sentindo mesmo quando está tão claro ali nas páginas. Amo que eles se entendam e se percam um no outro e que carreguem uma história tão intensa.

"Não é tão fácil ajudar uma rainha. Elas não deveriam precisar de ajuda."

Outra personagem que me surpreendeu nesse último volume foi a Taryn. Ela era meio pombo no começo, aí passou por umas mudanças no segundo título até AQUELE FINAL e de repente seu arco de crescimento chegou num choque. Tal como Vivi, ela é uma personagem bem construída, só mais difícil de ler - e, aqui, nós conseguimos fazer isso até seu desfecho satisfatório. Sinto que faltou algumas considerações por parte da narrativa no que concerne diálogos entre irmãs, mas não foi perdição total.

Por falar em desfecho de novo, repito que no meu coração de fã da série e de leitora, foi bom para mim. Me fez surtar e pular na cadeira, me fez chorar e sorrir e torcer por reviravoltas positivas. Alguns capítulos pareceram apressados demais e eu olhava para a porcentagem de leitura com medo do que essa pressa poderia fazer com a história, mas o ritmo é estabelecido desde o começo do livro, então no final já parece natural que as coisas se desenvolvam mais rápido. Não é uma correria tal como em Três Coroas Negras, mas é gradual de acordo com os pontos chave da trama desse fim.

Personagens como Madoc, Oak e as três sombras espiãs também tiveram seus momentos, mas falar sobre eles envolve spoilers demais para que eu desenvolva uma opinião. Só posso dizer que cada um teve seu tempo e seu espaço para alçar o começo de um final. Não é aberto, mas é uma promessa; é um recomeço.

"Ele é como uma força gravitacional puxando tudo em sua direção."

A Rainha do Nada seguiu a linha dos seus antecessores e entregou momentos de tirar o fôlego, momentos para te grudar na cadeira de tanto medo e outros para te derreter de amor. Conseguiu me fisgar com seu carisma e com seus personagens tão intensos, principalmente Jude e Cardan, que vão ficar no meu coração para sempre.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/11/resenha-queen-of-nothing.html
Adri 22/10/2020minha estante
putz estou mal da cabeça só de ler essa resenha ???? foi perfeitaaaaa! já tava doida de ansiedade, agora tô 1000 vezes mais?

Daniella 04/10/2022minha estante
Cirúrgica!!!!! Eu amei esse série, sentirei saudades do casal Jude e Cardan!!!

malu 07/01/2022

INCRÍVEL
Esse livro me prendeu de uma forma, que não conseguia mais parece de ler.
O final dessa triologia não poderia ser melhor, eu amei cada página.
A escrita da Holly é incrível e muito fácil de ler.
A forma como ela construiu o universo foi incrível, o final foi a coisa mais fofa do mundo.
Jude Duarte 07/01/2022minha estante
Simmmm tbm acho amiga

livss 07/01/2022minha estante
serio esse foi meu favorito! não parei de ler até acabar

Thamara crv 16/01/2022minha estante
O único defeito que essa trilogia tem é que acaba e não tem mais ?

Thamara crv 16/01/2022minha estante
@malu Vc já leu como o rei de elfhame aprendeu a odiar histórias? Só me deixou querendo ler mais sobre jurdan ?

malu 16/01/2022minha estante
ainda não, falta Money pra compra kkkkk, mas quero mto ler

Thamara crv 16/01/2022minha estante
Ele é muito bom, nos faz entender o Cardan, e os motivos dele ser cruel e tals e tem tbm momentos dele com a Jude depois de a rainha do nada, e cenas de quando ele começou a gostar dela, e o livro é perfeito as ilustrações são TUDOOOO ?

Thamara crv 16/01/2022minha estante
Eu queria que a trilogia fosse capa dura tbm ?

malu 16/01/2022minha estante
tbmmm

Raquel 06/01/2023

QUE TRILOGIA MEUS AMORES
Devorei esse livro em um dia, amei como a trilogia inteira me pegava de surpresa em vários momentos.
Procurem as cartas de Cardan na internet!!!
Tudo pra mim de verdadeeee
Thayane56 06/01/2023minha estante
Vc marcando 4,5 estrelas doeu no meu coração amg? oq faltou pra conquistar o restante??

Nanda Henriques 06/01/2023minha estante
Sim, foi que eu fiquei pensando também. Dei 5 estrelas sem pestanejar. Eu amo esse universo!

Maria 06/01/2023minha estante
Simm, é minha trilogia favorita. Simplesmente perfeito?

Veru 06/01/2023minha estante
Tem as cartas do Cardan que vem nos livros do box ?

Nanda Henriques 06/01/2023minha estante
Sim, eu comprei o box e tive o prazer de ter acesso a essas cartas também ?

Raquel 06/01/2023minha estante
kkkkkkkkkkk foi pq teve momentos q achei q enrolou um pouquinho? sou MUITO chata p dar 5 estrelas gente, muuuuuuuuuuuuito mesmo

Thayane56 06/01/2023minha estante
Já eu senti que passou muito rápido, e ao contrário de vc eu costumo amar a maioria dos livros que leio e dar 5 estrelas. Mas juro que tô começando a ter senso crítico também, eu acho tão legal leitores que sabem defender um ponto de vista sabe, motivos pequenos e específicos que não percebo no livro ?

Luiza 20/12/2021

O Povo Do Ar ?
Comecei sem esperanças já pensando em desistir.
Que bom que continuei...
A trilogia é MARAVILHOSA e vale todo o hype que tem!
O primeiro livro eu achei cansativo, e para mim, foi mais uma introdução no mundo onde de passa a história. O segundo começa lento mas logo a história começa a "andar" que você não consegue mais parar de ler. Sobre o terceiro não tenho o que falar. Com certeza, para mim foi o melhor desde o seu início.
Os plots são sensacionais e todos me surpreenderam muito.
Para quem pretende ler, acho bom falar para não desistir no primeiro livro e que o foco da história não é o romance e temos que nos contentar com as migalhas ksksks.
O mundo é muito bem desenvolvido, a história é fluida e de fácil intendimento e os personagens são incríveis e bem construídos (me apeguei a maioria, óbvio ksksk).
A história é narrada em primeira pessoa (narrador-personagem) e para mim foi muito melhor, pois acho que a leitura "caminha" com mais facilidade e há mais conexão com os personagens.
Indico essa série de olhos fechados. Perfeita!

"Se eu não puder ser melhor do que eles, então vou ser muito pior" - Jude Duarte/Holly Black
Ro_ 24/12/2021minha estante
Eu fiquei levemente triste por não gostar da primeira parte desse livro (diferente dos dois primeiros que para mim já começaram perfeitos), até pensei em desistir. Mas quando cheguei na segunda parte me senti o próprio Sheldon "não preciso dormir. Preciso de respostas" kkkkkkk

Luiza 24/12/2021minha estante
Kkkkkkk, te entendo Ro_.
Tive a mesma sensação em relação ao primeiro livro.
Mas quando cheguei na segunda parte da história...
Só queria saber o que ia acontecer.

Karina599 19/12/2023

A rainha do nada
"O lugar parece saído de um conto de fadas. Do tipo que o amor é uma coisa simples, nunca motivo de dor".