Interditado

Interditado Jonatan Magella

Resenhas - Interditado

cris.leal 17/10/2020

Merece ser lido e relido...
Em "Interditado" vamos acompanhar a história de Célio, um inspetor de alunos de 26 anos, que busca viver com harmonia e equilíbrio. Em companhia da namorada ele dá início a uma viagem pela América do Sul, que vai mudar sua vida.

Indo longe, buscando seu lugar no mundo, mas sem esquecer de onde saiu, Célio demonstra gratidão e orgulho por suas raízes. A família e a comunidade onde foi criado, inspiram e impulsionam a sua jornada por autoconhecimento e superação.

Além de possuir uma narrativa envolvente e bem construída, "Interditado" é uma leitura sensível, com otimo ritmo e surpreendente reviravolta perto do final. Vale a pena conferir!

Bel 23/10/2020

Merece ser lido
Adorei a temática do livro e me surpreendi com o final. Escrita muito agradável e de leitura fácil e direta. Súper recomendo.

Carolina.Souza 03/11/2020

o final...
abalada! o modo como o autor prende a atenção para ler e fazer parte da rotina do protagonista é tão natural que eu não quis parar de ler até ver como a vida do Célio iria seguir. as cenas são descritas de uma maneira impactante, que fez com que eu me sentisse naquele universo, senti as alegrias e as dores. e, para fechar com chave de ouro, vem a parte 3 que finaliza o livro de uma maneira surpreendente. eu amei.

Fabiana.Esteves 04/01/2023

Envolvente do início ao fim
Meu mergulho neste livro foi gradual. Comecei a ler no celular, parei por conta dos muitos afazeres e ele entrou na minha meta de leitura 2023. Não foi surpresa. Eu já tinha me encontrado com a escrita do Jonatan , numa mesa na Flip, quando ele leu em voz alta um conto seu extremamente impressionante. E conheço o seu trabalho com o Coletivo Aleatórios. Mas esses dias fiquei assim, imersa no universo do INTERDITADO. Vou deixar a sinopse e evitar falar muito para não dar pistas de um livro que me envolveu devagar e aos poucos foi tomando minha atenção de um jeito surpreendente. As questões que a narrativa levanta me resgataram, me envolveram, mas a reviravolta que a história dá realmente me deixou de queixo caído. Digno de prêmio. Digno de virar um filme ou série. Vou voltar na minha meta de leitura e acrescentar mais um livro do Jonatan. Com certeza vai valer a pena.

Detalhe: um ebook que custou 5 reais e alguns centavos na Amazon.

Charlene.Franca 05/01/2021

Interditado e livre
Texto muito bem construído envolvente. Célio é um personagem não só complexo, mas extremamente humano, o que é muito importante em um protagonista. Gostei dos cortes entre os capítulos, como um recurso cinematográfico... da atitude de Célio diante da família e dos idosos. Adorei o movimento cíclico da narrativa... começou com Gabriela, a Costa Verde e as viagens e para lá voltou depois de tanta reviravolta. ( Gabriela é interessante e possui uma paixão pela vida e uma coragem que permeia o livro, contaminando- ainda bem- o protagonista e estando presente mesmo quando ela própria não está em cena. )
Dois finais? Ou o relato final é expressão do desejo não realizado de Célio, que se conformou e se encontrou na vida simples e sossegada junto à Ludmila, ou a trama toda foi fruto do pensamento e do medo do desconhecido... um delírio diante do café, transformado em texto a pedido de Gabriela. Uma catarse pra lá de bela e eficiente. As relações familiares são complexas e vc as explorou muitíssimo bem. Nem Nutela ficou de fora.
Bjos e sucesso!

Aline164 04/07/2021

Ótima leitura
Gostei muito do livro por retratar um personagem e pontos de vista diferentes da maioria dos livros que li/ leio. Acho superimportante essa diversidade de personagens na literatura em geral e fiquei bem satisfeita.
Fiquei curiosa para saber de onde surgiu a ideia do autor para escrever essa obra, pois tudo me parece muito verossímil (às vezes, quando não acredito no que o autor está me contando, é difícil prosseguir a leitura), acreditei na história de Célio, que tem uma história de vida diferente da minha realidade e dilemas que nunca passariam pela minha cabeça.
O final fica em aberto e ainda não decidi no que acreditar. Acho que tendo a ficar com o final mais "egoísta" - nem sempre é possível viver a nossa vida sem culpa, mas é preciso lembrar que é sempre a NOSSA vida e temos o direito de decidir o que é melhor.

Só indicaria uma revisão, pois há uns erros de digitação, concordância etc., mas nada que atrapalhe muito a leitura e o interesse do leitor.