verão azul

verão azul Brendon Idzi Duhring

Resenhas - verão azul

Viferoli 13/04/2023

Vez ou outra preciso disso
Histórias pra acreditar no amor, sei que é ficção, mas me faz acreditar que a gente sempre merece o melhor e não migalhas quando vejo histórias de amor assim.

Lara2206 28/03/2023

Incrível
Amei esse livro do começo ao fim. o autodescobrimento da sexualidade do Lucca e todas as reviravoltas que ocorreu. Odiei o Edu várias vezes, mas no finzinho vemos que ele é um fofo

Bruna 01/02/2023

baby, tell me one more lie so i can stay the night!
Esse livro me fez sentir tantas coisas por vários personagens diferentes, até shippar o principal com outro eu shippei hahaha Fiquei muito feliz que algumas questões que me incomodaram, foram respondidas. Sabe quanto tem um personagem e ai ele tem uma atitude que não tem NADA a ver com o que ele é, e fica por isso mesmo? Nossa, eu quero morrer! Mas o Brendon colocou cada pingo no i, o que foi maravilhoso.

E a música, minha gente, que coisa linda foi aquela? ♥

Joana536 09/01/2023

Faz tempo que eu li o livro, e quando eu li eu achei enovador e revolucionário, não é , mas é mt bom

saturrnelly 02/01/2023

Esperava mais...
o livro é nada mais que, razoável. Já os personagens parecem ser interessantes, mas não são suficientemente desenvolvidos pra isso.
A briga entre o protagonista e sua irmã simplesmente se resolveu com um simples pedido de desculpas, e não com uma conversa franca e sincera, como era esperado já que os dois eram super próximos.
O fato do Lucca terminar junto com o Eduardo é algo que me incomoda muito, visto tudo o que o Eduardo fez.

giovanna 15/08/2022

depois de 2 meses finalmente vou fazer uma resenha desse livro, a realidade é que depois de terminar ele eu entrei em ressaca literária e to sem ler esse tempo todo. assim que comecei o livro logo nas primeiras páginas eu fiquei com a expectativa muito alta porque amei o jeito que a história tava sendo narrada e escrita mas quanto mais eu lia mais confusa a história ficava (eu escrevi essa parte enquanto eu estava lendo o livro mas continuou assim até o fim). eu gostei bastante do livro mas ele poderia ter sido organizado de um jeito melhor, achei umas partes um pouco estranhas porém amei a história então por isso tirei apenas 1 estrela!!??

juba 17/06/2022

mais um comfort-book pra vida
Devo iniciar essa resenha dizendo que o universo de Verão Azul me abduziu para um lugarzinho só dele, fazia um tempo que não me sentia tão confortável e tão entretida em um livro. Não tenho nenhuma hesitação em estabelecer os três livros publicados desse universo como alguns dos meus 'comfort-books'.
Apesar de achar Verão Azul o mais fraco dos três, esse livro ainda é sentimental e profundo da sua própria maneira. Ele estabelece alguns clichês de gênero YA, como uma escola dividida em "dois times populares" e essa narrativa da "descoberta dos dois mundos", que partiularmente eu adoro. High School Musical já tinha provado que uma história do gênero de atletas populares e "super másculos" se inserindo no teatro já era bombástica de maravilhosa, mas Verão Azul não só me relembrou disso como deu uma pitada de brasilidade irresistível além da representatividade LGBTQIA+.
O livro se diz contar a história do casal Lucca e Eduardo, porém, na minha opinião, Verão Azul poderia ser muito melhor designado como um livro da "autodescoberta do Lucca" porque sinceramente é isso que a narrativa, em sua maioria, foca. Claro que o Eduardo é um personagem insubstituível na narrativa, mas o livro se compromete muito mais a contar a história do Lucca, os questionamentos do Lucca e tudo que o Lucca faz e pensa, deixando o Eduardo por tanto tempo na reserva, que para mim é impossível definir esse livro como do Lucca e do Eduardo. Só para não dizer que o autor não tentou, sim, nós temos pinceladas de quem o Eduardo é e aspira ser, mas a cena mais significativa de nível emocional do Eduardo mesmo só acontece na última parte do livro.
Uma das coisas que não gostei no livro é a falta de sutileza e naturalidade em alguns discursos, seja ao falar de faculdade ou de autodescoberta, o autor apresenta isso através de diálogos tão montados que é de se pensar que apesar de pessoas da vida real terem aquelas opiniões, é quase impossível de elas expressarem suas opiniões daquela maneira. Sendo mais direta, as falas parecem saídas de um Tweet do Quebrando o Tabu - e quem usa o Twitter corriqueiramente vai entender o que eu quero dizer. Tenho algumas outras críticas sobre a maneira que o autor lidera a escrita dele, deixando a narrativa "engessada" e, em algumas partes, oca de sentimentos por causa disso, mas já estou me alongando demais.
De forma resumida, Verão Azul pode até não ser o melhor livro da minha vida, mas ele sempre vai estabelecer um lugar seguro entre os meus comfort-books.

eu . 20/05/2022

gostei
hm, sendo bem honesto, não sei muito como começar essa resenha. eu gostei muito do livro, mas pequenas coisas foram diminuindo meu amor pela obra.

temos alguns erros ortográficos, senti que não fechou muito bem o final do livro, personagens (alguns) irritantes demais, não senti que teve um final para certos personagens que apareceram muito, então deveriam ter um fim digno, e também não sou muito fã da escrita.

mas também temos cenas muito fofas entre o casal (e o *spoiler" icaro e lucca, que alias torci muito para dar certo), temos uma otima discussão de racismo e sexualidade, e o livro é fluido.

é legal caso você queria ler algo dramatico e mais longuinho.

Leite 15/05/2022

Bi panic!
Terminei a leitura satisfeito por conhecer o processo de descoberta e de autoaceitação do Lucca enquanto bi, talvez até mais do que por acompanhar o romance principal em si. Brendon tem uma escrita leve, mas que, na minha opinião, peca em alguns momentos, por focar mais na descrição de acontecimentos ou cenas do que naquilo que os personagens estão pensando ou sentindo na determinada situação. Gostaria também que alguns conflitos tivessem sido resolvidos ao final do livro; não pude deixar de imaginar que, talvez, o autor não soubesse como melhor endereçá-los depois de criados. Apesar disso, é uma história que reúne personagens interessantes e situações nas quais podemos facilmente nos identificar, seja pelos anseios de se assumir LGBTQIA+, seja pelos problemas típicos da adolescência, cheia de dúvidas e inseguranças.

Hyte 22/03/2022

Um gostinho de quero mais
Com uma escrita envolvente Brendon consegue nos capturar com a história. Vc sente vontade de devorar o livro só para saber como a história termina e quando acaba, sente vontade de mais.
Uma história com reviravoltas inesperadas e que mostra um amadurecimento do protagonista de maneira bem interessante

fani 22/01/2022

Leve e fluído
Tem alguns errinhos de português, mas é um livro totalmente independente então é compreensível

A leitura é bem fluida e rápida, imaginei todo momento o sotaque do sul, msm não sabendo muito dele haha

Rafa 03/12/2021

Estou extremamente sensível após ler essa obra de arte. Tocou em assuntos muito delicados pra mim perfeitamente
Entrou pra lista de favoritos.

Gabizoca 06/11/2021

Esse livro me deixou baqueada, tanto que estou aqui escrevendo está resenha SEMANAS depois de ter lido.

O processo de aceitação das adversidades que a vida traz para nós foi um ponto crucial no livro. Toda a história mostra um amadurecimento da fase da adolescência ? e resumidamente é uma merda pra todo mundo né ?, com reviravoltas que mostraram como os personagens se diferem ao passarem por um "mesmo" assunto.

Cada pequeno detalhe do livro me trouxe um sentimento de representatividade que aqueceu meu coração.

mari 02/11/2021

EU AMEI
é um livro curtinho, mas super gostoso de ler. tem personagens bem construídos, a história é perfeita, me identifiquei bastante com o lucca e sofri com ele também. uma ótima leitura!!