Mataram Marielle

Resenhas - Mataram Marielle

1 | 2 | 3 | 4

Renan Lisboa 11/12/2020

Mataram Marielle
Esse livro apresenta um perspectiva investigativa sobre o assassinato que chocou o mundo, de uma forma clara e simples os autores contam o passo a passo da investigação e todos os envolvidos.

O que me choca e que o Rio é um cidade extremante caótica liderada pelas milícias, onde a polícia fingi ter o poder. Esse assassinato envolve poderosos não é a toa que até hoje não sabemos o mandante do crime.

Pra mim parece óbvio que a polícia fez pouco caso do caso para defender grandes. Quem são eles e porque Marielle incomodava tanto?

A luta de Marielle continua em mim, em todos que acreditam que o mundo pode evoluir.

#MariellePresente.

rlc.blurryface 27/12/2022

Um dos melhores do ano!
Ler esse livro foi uma das minhas melhores decisões pra esse ano. Aprendi muito sobre quem foi Marielle e o legado que ela deixou com toda a sua trajetória política e até antes mesmo disso.
Apesar de o livro focar em contar sobre o assassinato e as possíveis motivações dos envolvidos, não deixa de destacar, sempre que pode, o quão importante essa mulher foi pra os movimentos em que se comprometeu a seguir e como sua caminhada política foi uma forma de dar mais voz e abrir espaços pra essas lutas diárias.
Uma mulher preta, extremamente resistente, gritando onde queriam vê-la calada. Uma grande inspiração pra muita gente!
Toda a minha admiração e respeito por Marielle Franco.
Ela continua presente!

Viih_Kathelyn 11/12/2021

INSPIRAÇÃO
Essa mulher é incrível e jamais deve ser esquecida, eu posso afirmar neste momento que ela me inspirou a continuar com um o meu projeto de vida que mexe com o lado de direitos humanos, ela me inspirou a em 2022 ver em quem eu quero que me represente nos "topos", me inspirou a amar mais ainda o meu jeito. Aprendi muito coisa sobre política, policía, milícia e justiça levarei tudo comigo como aprendizado.
"Quem mandou matar Marielle e Anderson?" ??
Babo 11/12/2021minha estante
Só no Brasil mesmo!

Elizabeth 02/04/2023

?????
Sem resposta, a vereadora tentou, mas como ela mesmo disse a Anderson a política tem coisas que não pode ser contadas.
O livro conta muitas coisas da política, polícia, bandidos e etc. Muito didático para quem não entende sobre política, polícia e afins.

Juuu 11/03/2021

MARIELLE PRESENTE
Esse livro é necessário para entendermos melhor como a milícia comanda o Rio de Janeiro. E como justamente com o assassinato de Marielle e como a cobrança sobre respostas sobre o caso trouxe à tona toda a violência existente na cidade por partes das milícias, é um livro com muitas questão políticas (óbvio) mas principalmente como a polícia direcionou o caso e como se chegou até os verdadeiros assassinos de Marielle.
Mas a dúvida ainda permanece QUEM MANDOU MATAR MARIELLE?

Biblioteca Álvaro Guerra 01/03/2023

Na noite de 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros na cidade do Rio de Janeiro. Liderança nascida e criada na favela, a quinta vereadora com mais votos no pleito em que foi eleita, Marielle era ao mesmo tempo assertiva e carismática em seus posicionamentos, fosse na defesa de moradores de áreas dominadas por milícias, fosse nas reivindicações ligadas às comunidades LGBTQIA+. Seu assassinato se tornou emblemático não somente por ser um claro ataque à democracia e às bandeiras defendidas pela parlamentar, mas também por ter marcado um novo patamar de atuação da criminalidade na cidade.
Jornalistas investigativos dedicados ao caso Marielle e Anderson desde o início, Chico Otavio e Vera Araújo mostram como o caso foi determinante para escancarar a atuação do crime na capital fluminense. Repórteres experientes e testemunhas de longa data de várias investigações policiais na capital, Chico e Vera esmiuçaram a rede que movimenta o submundo carioca e seus múltiplos agentes. Traficantes, milicianos, torturadores egressos dos porões da ditadura, ex-policiais altamente treinados assumindo o papel de assassinos de aluguel, bicheiros e as disputas travadas entre eles estão por toda parte e povoam as páginas de Mataram Marielle.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555600384
BMOL 07/03/2023minha estante
quero

Kailiny.Almeida 08/03/2023

Minha perspectiva
De fato, é perspicaz quem na verdade tem o poder sobre o submundo. A investigação deixou a desejar e até hoje essa pergunta paira no ar!
"Quem, como e porque?" Do que, que ela tanto sabia que mandaram matar ela e seu motorista?
Espero que tudo seja esclarecido e a justiça seja feita!

Pamela.Perrupato 26/02/2022

#livrotonina
Quem matou Marielle e Anderson? Essa pergunta sem resposta vem rondando a vida dos brasileiros há 3 anos. Hoje faz 3 anos que Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados. Quem matou? Quem mandou matar? Ninguém sabe ainda. Mas os autores-jornalistas fazem o leitor arregaçar as mangas, ler cada página e mergulhar nesse submundo do crime carioca contando os fatos de um dos maiores crimes que mais chocou o país e o mundo. MARIELLE PRESENTE! ANDERSON PRESENTE!

“Um dos legados de minha mãe é fazer as pessoas começarem a entender o lugar delas na luta como mulher negra. As pessoas se assumirem como LGBTQIA+, se essa for a escolha. Isso serve inclusive para mim.” pág. 198 - Luyara Silva, filha de Marielle

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

Kati 17/03/2022

Marielle segue presente?
? seja nos grafites, seja em nome de rua, seja no samba, seja na filha ..

Este livro, além de me apresentar a importância do jornalismo e da polícia, sobre a capacidade investigativa e a montagem dos quebra-cabeças para chegar à uma pista concreta, também mostrou o mundo perverso da política, da milícia e quanto a minoria é tão dependente de uma minoria para ter uma vida justa e honesta!

E a pergunta que não quem quer calar (e que todo mundo que saber a resposta): quem mandou Ronnie Lessa matar Marielle?

Vinicius.Ferreira 30/07/2022

Prende-se aos fatos
Diante de um crime tão absurdo e bem planejado, o autor consegue se prender aos fatos sem nenhuma teoria mirabolante.
Os fatos são bem expostos, inclusive em ordem cronológica, ao final do livro não restará dúvidas sobre as linhas de investigações. Infelizmente ainda não se chegou ao mandante de tal atrocidade, porém o livro consegue clarear muito bem a história.

Mariana 12/01/2021

Marielle, presente!
No dia 14 de março de 2018, a vereadora e ativista Marielle Franco foi covardemente assassinada, na cidade do Rio de Janeiro. Mulher, negra, lésbica...
o livro apresenta a investigação desse crime, como o Rio de Janeiro está mergulhado nas mãos da milícia e do escritório do crime, além da corrupção que tanto assola a cidade e o estado.
Depois de quase 2 anos, o assassinato de Marielle e de seu motorista, Anderson Gomes, ainda não foi solucionado e a pergunta continua: quem mandou matar Marielle?
Transformando o luto em luta! E continuamos por aqui, lutando como Marielle Franco!

Marcianeysa 23/11/2022

Livro muito bem escrito, extremamente didático, que tenta explicar o assassinato de Mariele. Causa uma tristeza e desapontamento como o Rio de Janeiro é dominado pelos bandidos.

Rê Lima 24/12/2021

Um livro que segue o caso Marielle Franco para denunciar a real situação do Rio de Janeiro, largado nas mãos de milicianos, bandidos e políticos corruptos. Mais atual e real, impossível!

Bianca 17/02/2022

Um pequeno detalhe
Ao ler esse livro, descobre-se que o assassinato de Marielle e Anderson é uma gota no oceano do submundo do crime fluminense. Nem Tarantino conseguiria conceber tanta violência.
Gatilho para violência, tortura, assassinato.

Andrezinho2 21/03/2022

Quem mandou matar Marielle?
Sinceramente, não acredito muito que os mandantes deste crime covarde serão encontrados e responsabilizados enquanto estivermos nessa instituição burguesa. A vida de negras(os) pouco importa pra esse sistema. O Brasil mesmo foi construído por escravizados, qual importância um país racista da para as vidas negras?
Por este sistema as minorias são esquecidas. Mas por nossa luta jamais.
Embora eu tenha um certo pessimismo em relação a esse caso, tenho um pingo de esperança de que os responsáveis que mandaram mata-lá serão encontrados. Espero que estes sujeitos estejam vivos quando forem descobertos.
Não é vingança, é justiça.
Marielle vive?

1 | 2 | 3 | 4