Contos Góticos Russos

Contos Góticos Russos Fiódor Dostoiévski...

Resenhas - Contos Góticos Russos

1 | 2 | 3 | 4

natalianvn 22/04/2021

maravilhoso, contos góticos russos do século XIX com temáticas fantásticas. adorei ?

Brenda 04/07/2022

Confesso que tenho resistência em comprar edições como esta ? coletâneas de autores diversos ? e sequer tenho uma justificativa para esse costume. Mas quando vi este em promoção, não resisti: os autores e o foco me chamaram atenção.

O livro conta com seis contos, de cinco dos autores mais renomados da literatura russa. E, ainda que o renome em si não garanta ou diga nada em particular, quase todos já haviam me impressionado, em outras ocasiões, à sua maneira.

Os temas são diversos: vampirismo, figuras etéreas, vida eterna. E cada conto é desenhado de acordo com o estilo pessoal de cada autor, respeitando às construções dos cenários próprios do gênero gótico: clima, paisagem, personagens e figuras míticas etc.

Além da diversidade de tema e estilo, é possível observar os diferentes focos discursivos de cada escritor: cada qual constrói o próprio discurso, fincado no que lhe apetece, seja esta coisa uma discussão filosófica sobre a vida e a morte ou seja esta coisa uma crítica ferrenha à disposição de classes que gere uma determinada política.

Todos os contos, sem exceção, me cativaram de alguma forma. Um ou outro, claro, foram um pouco enfadonhos, mas, ainda assim, geniais em sua proposta e descrição.

Indico para quem deseja conhecer a literatura russa e/ou para quem gosta de histórias fantasmagóricas e enredos sóbrios. Vale muito a pena!

Helôdodo 30/01/2021

Maravilhoso!!
?Meu amigo, saudáveis e normais são apenas as pessoas comuns, aquelas que formam um rebanho.? -Tchêkhov ?O monge negro?.

Graças a esse livro tive o prazer em ter minha primeira experiência com a literatura russa e sinceramente foi a minha melhor escolha, pois já sei com que autores eu me simpatizei e ter uma breve noção de qual será a minha próxima leitura nesse universo. Recomendo muito????????

Valentin 12/01/2022

Incrível
A seleção de contos góticos russos foi um belo exemplar introdutório à literatura Russa, antes por mim desconhecida. Fiquei receoso por temer viajar muito nos contos, uma vez que são obras do século XIX.

Dentre eles, os contos ?O Retrato? e ?O monge Negro? me chamaram muita atenção, pela clima sombrio (gótico) e desenvolvimento da história. Fiquei surpreso de ser uma leitura tranquila (não fácil), em que não se gaste muitos neurônios para tentar entender o contexto (embora ter feito uma leitura com um dicionário ao lado possa ser vantajoso).

Sem dúvidas, uma belíssima obra, também considerando o trabalho impecável da Martin Claret nesta edição!

sofiaa 03/06/2021

uarrr
meu primeiro contato com literatura russa, gostei bastante. os contos são surpreendentes, rápidos de ler e tem um enredo quase impecável. só tirei meia estrela porque teve um especificamente que eu achei muito chato

plenitudinis 30/01/2022

O livro ?contos góticos russos? trás seis contos fantásticos de renomados escritores. Em 'o retrato', de Nikolai Gógol, um jovem pintor pobre recebe a ajuda de um ser demoníaco; 'a familia do Vurdalak' e 'o encontro trezentos anos depois', do Alexei Tolstoi, retrata as aventuras de um fidalgo e uma dama e apresentam características históricas e folclóricas da antiga Europa; 'os fantasmas', de Ivan Turguênev, é um suspense que narra as viagens de um fazendeiro e uma fantasma; já Dostoiévski, em 'bobok', lança um escritor malsucedido à um cemitério enquanto satiriza os temas góticos com um humor mórbido; por fim, Tchêkhov encerra esse compilado de contos com 'o monge negro', onde um professor, em uma trama de suspense, precisa lidar com as interferências de um fantasma em sua vida. Os contos aqui descritos são alguns dos clássicos do gótico, capazes de surpreender e provocar calafrios. Recomenda-se para aqueles que apreciam o terror e o suspense e/ou para quem busca conhecer melhor a literatura gótica russa.

MaywormIsa 06/07/2022

Ruim, não vale a pena
Eu estava super animada pra ler esse livro, por se tratar da reunião de alguns contos góticos de bons autores russos. Nomes como Gogol, Dostoiévski e Tolstoi certamente chamam atenção.

Acredito que a seleção de contos poderia ter sido melhor, dado que alguns foram muito sem graça, ou muito prolongados com pouca personalidade e criatividade (sobretudo no que diz respeito ao elemento gótico e a construção do desfecho de cada conto).

Os primeiros contos foram interessantes, por exemplo: "O retrato" de Nikolai Gogol, conto dividido em duas partes, sobre uma misteriosa pintura que causa alucinações e algumas "coisitas" mais. Apesar de o início ter sido envolvente, o desfecho deixou a desejar.

Outros dois contos que valem a pena serem mencionados são de Tolstoi (não o Liev) e do Dostô.
Tolstoi me divertiu e assombrou com um conto sobre vampiro, muito bem construído e instigante. Parece que você está no escuro, sendo ilumidado pela luz de uma vela, ouvindo histórias assustadoras em uma noite de temporal. Já o de Dostô se chama "Bobok" e me lembrou a vibe do "O livro do cemitério" de Neil Gaiman, no qual acompanhamos diálogos de defuntos bem carismáticos.

Infelizmente não achei que o livro vale a pena, pois só 3 contos me fisgaram a atenção. Não acho também que esse seja um bom livro de porta de entrada à literatura russa.

ThayAvalon 10/06/2022

Com certeza vale muito a experiência , principalmente para quem nunca leu nada de autores russos, a tradução é uma delícia, e essa edição também , outra experiência pois nunca tive livros da Martin Claret e são incríveis , completamente confortáveis vale o investimento, os contos são bons bem da época de 1800 com aquele aspecto bem gótico mesmo da era. Eu amei e super indico !

Taka 22/04/2022

Eu amei
Só não dei 5 pq achei um dos contos meio serelepe kkk
Mas de resto é uma obra que vale a pena ser lida.
O meu favorito da vez foi o Dostoiévski, o conto dele me fez rir, refletir e admirar a sua escrita. Pretendo ler mais dele e seguir lendo, de modo geral, obras e clássicos da literatura russa.

Melina 01/06/2021

Contos góticos russos.
O conto O retrato de Nikolai Gógol é um conto de terror, mas não espere nada assustador que vá perturbar seu sono. O conto fala de um misterioso e estranho quadro, um retrato, que muda drasticamente a vida de quem o possui. Nos leva a refletir sobre talento, busca por sucesso e como é possivel se perder nessa busca, fala de ganância e desapego a valores e princípios. O texto é um pouco rebuscado, mas nada que atrapalhe a compreensão.

O segundo conto, A família do Vurdalak, de Alexei Tolstói, é um conto de terror com inspirações e referências à mitologia e ao folclore eslavo/sérvio ou russo, não sei bem. É uma história de vampiro de arrepiar! O terceiro conto, do mesmo autor, nos traz alguns dos mesmos personagens do conto anterior - eu diria que são histórias complementares. Mas, dessa vez, uma aparente história de fantasmas. Gostei muito da escrita de Alexei Tolstói.

O conto, Os Fantasmas, de Ivan Turguênev, está mais para o suspense. Conta a história de um homem solitário, o nosso narrador, que é levado a viver bizarras aventuras por uma fantasma misteriosa. Ao final, fica a dúvida se foi real ou apenas sonhos.

O quinto conto, Bobok, de Fiódor Dostoiévski... Engana-se quem acha que cemitérios são silenciosos e sem ?vida?. Nesse conto, fofocas, conversas, intrigas e histórias que ultrapassam os túmulos e chegam aos ouvidos do nosso narrador, um escritor embriagado.

O sexto conto, O monge negro, de Anton Tchêkhov, no meu entender é um conto sobre a loucura: ?a genialidade se assemelha ao distúrbio mental? saudáveis e normais são apenas as pessoas comuns, aquelas que formam um rebanho.?

O livro reuniu autores incríveis e contos muito interessantes. Acho que foi uma boa forma de iniciar na literatura russa.

Mariana.Elisa 01/10/2022

Contos, Góticos e Russos
Eu preciso confessar que esse foi um livro que eu parei e voltei várias vezes e posso atribuir isso a muitos fatores presentes no próprio título, como:
? era uma coletânea de ?contos?, então tiveram histórias que me envolveram mais e outras nem tanto;
? outro ponto é o fato de todos autores serem ?russos? de séculos passados, então não só era gasto um tempo para absorver a linguagem robusta como para compreender elementos culturais próprios do país e da época (nisso a edição ajudou muito por ter várias referências);
? por último, eu posso ter sido muito ingênua, mas o fato de ser no estilo ?gótico? realmente está relacionado ao terror e sombrio, isso fez com que muitos elementos fossem subjetivos o que exigiu um grande trabalho de imaginação (oq convenhamos é até algo bem bom de trabalhar)

Como são muitos contos e eu tô com preguiçinha vou deixar aqui que todos me agregaram em algo, mas os meus favoritos foram o da Família do Vurdalak de Alexei Tolstói (me deu muito medo e eu tive a mesma sensação de ver um filme de terror), Bobok de Dostoiévski (muito irônico e divertido, meio que caçoando desse negócio de assombração) e o Monge Negro de Tchêkhov (esse me trouxe muitas reflexões sobre o que é felicidade, inteligência, loucura, etc).

Por fim, eu recomendo esse livro pra quem quer sair da caixinha inglesa/estadunidense de literatura. Acho legal ler autores clássicos porque a nossa bagagem cultural se expande demaiis e a gente consegue entender o motivo desses caras serem tão famosos e referência até hoje. Além de ser meio chique dizer que já li Dostoievski hihihi
lolo :) 02/10/2022minha estante
tenho a maior vontade de ler literatura de outros lugares tbm, ta na minha lista, um dia eu leio kkk

cabeca falante 26/03/2023

Legalzinho
Dos 6 contos 2 foram chatos demais: "O encontro trezentos anos depois" e "Os Fantasmas" (os dois do Tolstói) foram extremamente arrastados e com muitas descrições que cansavam.
Mas de resto, adorei a escrita do Dostoiévski, que já serve de incentivo pra começar a ler os livros, gostei do Tchêkhov também e o conto do Gogol eu já conhecia. No fim foi legal ler esses contos só pra conhecer mesmo a escrita dos autores.
(O Monge Negro do Tchêkhov foi o melhor)

Marina.Anicet 25/04/2022

Divertido
Livro com vários contos. Uns melhores que os outros.
Descobri novos escritores que me interessei e buscarei ler mais deles. Valeu a pena. Dá pra ler intercalando com outros também.
Tenho o meu favorito mas nenhum que eu não tenha gostado pelo menos um pouquinho.

Wilza.Alves 12/04/2022

Seis contos russos, quatro muito bons e dois interessantes, mas chatinhos. Tolstói e Dostoiévski foram os autores russos que mais gostei até agora, seus contos me despertaram ainda mais curiosidade sobre suas obras. Recomendo a leitura.

Patrícia.Bilibio 08/06/2021

Afortunada leitura
Ainda sou muito leiga, mas o pouco que conheço da literatura russa é o suficiente para avalancar o que existe de melhor em meu coração. Todos os contos do livro são maravilhosos e já indiquei para as pessoas mais estimadas por mim.
nana 08/06/2021minha estante
amo muito ?