Vaza Jato

Vaza Jato Letícia Duarte...

Resenhas - Vaza Jato

Dude 21/10/2022

Bastidores da Lavagem Jato
O livro traz os bastidores das reportagens que revelaram os bastidores das ações da Lava Jato. Além de trazer todas as reportagens publicadas.

Lenilson 30/07/2022

Os Bastidores da Vaza Jato
Lembro de estudar no Ensino Médio quando a Operação Lava Jato foi deflagrada e virar a principal manchete em todas as coberturas jornalísticas.

Era o símbolo e a esperança de que a impunidade de políticos brasileiros chegava ao fim. Sim muitos deles foram investigados, presos e "pagaram" pelo seus crimes.

Mas logo depois notou-se uma tendência apenas a investigar um grupo específico de políticos em quanto outros deixaram de lado. A midiatização da operação teve efeitos que sentimos até hoje.

A ascensão da extrema direita e políticos que se aproveitaram da bandeira da anti corrupção chegaram aos mandatos em diversos postos do executivo, legislativo e judiciário.

O que era suspeita virou uma comprovação que sim a Operação tinha seus escolhidos para serem investigados. O que começou com uma tentativa de fazer políticos pagarem pelos seus erros, teve seu processo corrompido pelos interesses individuais dos investigadores responsáveis pelas denúncias.

O Livro Vaza Jato conta os bastidores das reportagens que expuseram conversas no telegram dos procuradores da Lava Jato e como realizaram denúncias mesmo que com provas não tão evidentes dos crimes.

São abordados a forma que os jornalistas tem acesso as mensagens, as decisões de como publicar essas informações e todas as consequências de se revelar chats privados de autoridades públicas.

Além também de algumas reportagens da série incluído 2 inéditas.

Laura.Ghedini 30/01/2022

Revelador
O livro agrada muito ao juntar, em ordem de postagens, as matérias publicadas sobre a Vaza Jato.
Os bastidores, também, foi super interessante de saber e entender como a vida de jornalista, principalmente jornalista investigativo, é perigosa e audaciosa.

Jay 17/04/2021

Essencial
Esclarecedor e sem papas na língua, ?Vaza Jato? mostra os bastidores da série de reportagens que virou de cabeça pra baixo a reputação da maior força tarefa anticorrupção do Brasil. Me interessei logo de cara porque sempre gosto de ler sobre os bastidores de qualquer coisa.

O livro é divido em duas partes. A primeira, assinada pela jornalista Leticia Duarte, é uma extensa reportagem contando a história da Vaza Jato, desde o primeiro contato da fonte (o famigerado hacker) até a publicação das primeiras matérias e suas repercussões na política nacional.

A segunda parte é um apanhado de matérias publicadas pelo Intercept Brasil que ajuda a contextualizar o leitor que não teve a chance de acompanhar os desdobramentos na época. Por um lado, a decisão por incluir essas matérias é positiva porque informa o leitor que caiu de pára-quedas mas, ao mesmo tempo, torna a obra cansativa para aqueles que já as leram na íntegra na época de sua publicação.

Não importa de que lado você esteja em um campo político, qual seja sua orientação política: se acredita na democracia e em suas instituições, precisa também acreditar no exercício do bom jornalismo.
Thárin 17/04/2021minha estante
????????

Everton Pontes 04/01/2022minha estante
Kkkk vaza jato que foi obtida de maneira inlicita com único objetivo de anular condenação de corrupto no caso Lula q foi condenado em três outras instancias. Qual foi o ato inlicito cometido por Moro? Prender o bandido?

Lica 09/03/2021

Uma aula de jornalismo!
Trata-se de um documentário escrito dos bastidores da Vaza Jato e dos desdobramentos disso em nosso país. É uma aula de como fazer jornalismo investigativo de forma honesta e isenta e um exemplo a ser usado nas faculdades de jornalismo

Sergio 24/02/2021

O livro pode ser dividido em 2 partes :
. os bastidores da redação desde o contato inicial entre o hackers e Manuela D?Avila e descreve as tensões vividas pela equipe

. Algumas reportagens publicadas anteriormente e duas inéditas

Um livro a altura das pessoas que desmascararam a quadrilha que pretendia sequestrar o país

José Igor 11/02/2021

Jornalismo Investigativo Profissional
(Não é resenha; apenas minha opinião)

Gente, que delícia ler os bastidores da redação do The Intercept Brasil antes de estourar a "Vaza Jato"! A narrativa é viciante, pelo menos na primeira parte do livro (que trata do "pré-click-publicar"!!! A segunda parte do livro trás algumas das reportagens que repercutiram muito na mídia, postadas no próprio portal do Intercept, as quais eu já tinha lido assim que eles publicaram, mas, foi bom rememorar os fatos (e passar raiva de novo). O livro está impecável. Adorei saber como foi a rotina antes das primeiras publicações, e torço muito para que tudo isso vingue na melhor forma da Justiça. O Brasil precisa de um Reset, quer dizer, não o país, "os tais Justiceiros do país" que precisam de um Reset. No entanto, sei que isso é demorado e muitos outros obstáculos serão colocados no meio do caminho dos incríveis jornalistas, para que o povo não saiba da verdade... Contudo, mesmo com a criação constante de cortinas de fumaça, e com toda a perseguição ao jornalismo independente, eu acredito que são vocês, profissionais honestos, que vão mudar o mundo! Parabéns, continuem fazendo este trabalho maravilhoso. Salvem a gente. Salvem o Brasil. Salvem o mundo da podridão que existe debaixo e em cima do tapete. Indico demais este livro!

Lariza 30/01/2021

Parece ficção
Na primeira parte do livro parecia livro ficcional. Linguagem muito boa, bem escrito, ansiava pelos próximos capítulos para ver como se desenrolaria.
A segunda parte conta com as reportagens já publicadas pela intercept a respeito da vaza jato e duas inéditas. Ali vi concretizado todo o drama q foi abordado na primeira parte, ficou claro o porquê dos maiores apuros.
Recomendo.

Barrera 03/12/2020

Comparavel a outros grandes livros de lambanças na republica
O dia em que Getúlio matou Allende e outras novelas do poder
Livro por Flávio Tavares

e

Minha razão de viver: memórias de um repórter
Livro por Samuel Wainer

Ricardo 23/11/2020

Por que Vale a pena Ler
Melhor livro sobre Jornalismo Investigativo que li na minha vida, Vaza Jato trouxe luz a todas as Questões sobre a LJ.