Matando Formigas

Matando Formigas Filipe Salomão

Resenhas - Matando Formigas

Fat212 31/01/2023

Atemporal
Uma crítica social pra fazer qualquer um balançar. Ainda me pergunto como o autor em tão poucas páginas conseguiu abordar tantos temas e de forma tão ?profunda?. Vai mexer com suas entranhas. Vai fazer você lembrar daqueles com os quais você concorda e com os que discorda também.
Vai entender que a ?evolução? vem com a tolerância.
E talvez te faça perceber que brigar por alguns assuntos é perder amigos, relacionamentos e momentos preciosos que não voltam. LEIA!

Dayane| @portas_de_papel 20/10/2022

Matando formigas
É um livro incrível que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade e as questões que a permeiam , na república das Palmeiras um presidente é eleito pois promete acabar com as desigualdades e ele cumpre a palavra prometida mas a sua maneira , então o autor nos leva a questionar se realmente o fim justifica os meios , afinal matar uma formiga diante de uma colônia inteira não é nada , será mesmo ? Será mesmo que uma formiga não importa ? Será mesmo que sacrificar uma formiga pelo bem de toda a colônia é a coisa certa a se fazer ? Será verdade a máxima que ninguém é insubstituível ? Um livro maravilhoso que nos faz ver a vida com um novo olhar !

Jemilly 23/06/2022

matando formigas, você não será um assassino
"Não é matando formigas que sobreviveremos."

Gostaria de ser uma pessoa melhor para escrever essa resenha, queria que estivéssemos em um lugar melhor ao ponto de que essa ficção distópica não fosse tão identificável.

"Observação: caso você esmague uma formiga, você não será um assassino."

Iniciei a leitura recebendo uma quantidade enorme de informações sobre formigas, a longevidade, a força, alimentação, seu sistema de trabalho, entre outras, mas a informação crucial e alegórica é simples ?caso você mate uma formiga isso não fará de você um assassino?, mas afinal esse livro não é sobre formigas, mas na verdade é.

"Por que esperar algo de uma sociedade que luta pelo bem dos outros só até onde convém?"

Nossa protagonista é a República da Terra das Palmeiras, um país, o seu povo que aclamava por mudanças, mas que não tinha esperança e os poucos que ainda tinham as eleições se mostravam como uma promessa de luz no fim do túnel, nela viam um homem que dizia ser diferente, que ia acabar com a fome, com pessoas em situação de rua e talvez até com a violência!

"Eu lhes apresento o comandante supremo da nação.

Eu lhes apresento o líder do país.

Eu lhes apresento o chefe de Estado.

O Presidente."

A história da República da Terra das Palmeiras se desenvolve a partir da vitória do Presidente, com ele vem inicialmente pequenas mudanças e como as pessoas são cegas a essas mudanças, e até concordando com elas, repetindo erros já cometidos no passado. Esse ponto nos faz refletir o pensamento: ?Ninguém percebeu o holocausto? Como as pessoas deixaram isso acontecer??. Matando Formigas traz as respostas de uma forma bem crua, as pessoas são más, egoístas em sua essência, talvez não de propósito, mas por preferirem não ver, de ignorar até que as consequências cheguem até elas, ?a sua luta é minha só até o ponto que preciso disso?.

"No fundo muitos não querem resolver a fome e pobreza do mundo. Só não querem vê-la."

Enquanto pequenas formigas ? humanos ?, que eram consideradas menos que isso, somem aos poucos, o barulho em torno disso é apenas um pequeno ruído ao fundo, ao ponto que o Presidente fale explicitamente de limpeza nas ruas, moradores de rua não contribuem para a sociedade, deixam apenas a cidade suja, não é justo com o ?cidadão de bem? que contribuiu. O barulho vai aumentando quando atingir ditos ?inocentes? que tem uma casa, que são trabalhadores, que são homens, mulheres e crianças no lugar errado na hora errada. (Isso lembra algo?)

"Aos poucos, o mundo via que as pessoas de bem matavam mais que os bandidos."

?Falar que era contra o governo era falar que você não era uma pessoa do bem?, assim muitos foram a favor da ?limpeza?, e o que acontecia com pessoas que eram apenas vistas como incômodos as leis iam mudando, se fechando, a violência Policial chegando a grupos que nunca haviam a experimentado antes, o Povo foi se tornando culpado até que se provasse o contrário, mas nem tinha tempo de provar. ?O Presidente estava contra o Povo, a Polícia estava contra o Povo, o Povo estava contra o Povo?.

"Não falo que elas são santas. Formigueiros são capazes de acabar com plantações."

Com uma escrita tão forte, que lembra os dias atuais, Matando Formigas foi um grande acerto de leitura principalmente neste ano. Com uma narrativa de impacto, o narrador vai nos contando o desenvolvimento da República da Terra das Palmeiras sem precisar nomear personagens, nada se tem uma importância individualmente, talvez apenas o Presidente, mas a voz dele eram pensamentos de muitos, as ideias deles tinham ouvidos sedentos para o ouvir, não importavam que se tinha um genocídio como consequência desses ideais, a desculpa de um ?bom motivo? sempre em alta, no fim, ?o bem matando mais que o mal?.

"Sabe, amor é compartilhar os piores segredos e sentimentos. E vou compartilhar com vocês uma coisa: a maioria das pessoas é burra."

Enfim, eu indico muito mesmo esse livro, para aqueles que gostariam de pensar, refletir e não escolher passar mais tempo na República da Terra das Palmeiras.

Keg 02/06/2022

Qualquer semelhança com nossa sociedade, não é mera coincidência.
A obra é uma distopia, onde Filipe faz uma abordagem da nossa sociedade de uma forma tal real e verdadeira que assusta. Na obra, ele também aborda temas que já deixaram de ser falados, mas que precisam ser pautados.

Com uma escrita muito fluída, crua e transparente, o autor apresenta uma realidade distópica que nos leva a uma reflexão profunda da nossa própria. Além de nós jogar na cara verdades que muitas vezes fechamos os olhos.

Uma leitura que vale a pena cada minuto com ela, mesmo curto, o livro aborda temas necessários e que abrem nossos!

site: https://www.instagram.com/p/CeMB81bLmPa/

moacircaetano 20/03/2022

Boa ideia, contemporâneo, poderia ter sido trabalhado de uma forma mais dedicada.
Às vezes um pouco caricato, mas uma boa leitura.

Nina Pina 09/03/2022

Algumas verdades nua e crua.
"O bem mata mais que o mal ?"

Eu te pergunto!
Bom, esse livro diz muitas verdades, ele é bem simples de entender, leitura rápida, profunda, em uma história sem rodeios sobre sociedade, política, família, suicídios, amizade e talvez algo mais que sirva para seu próprio julgamento.

Bruna 03/02/2022

Livro diferente
É bem diferente a estrutura do livro que retrata uma sociedade com muitas repressões, críticas e medo. Amei essa pegada!

Hannah - Raposa literária 01/10/2021

| ??????? | ??????? ????????

?A guerra foi mundial, todos mataram, todos morreram.?

Livro: Matando formigas
Autor: Filipe Salomão
Nota: 3,5/5 ?'s

Olá gente! Li esse livro no semestre passado, mas devido a questões pessoais, não postei a resenha. Mas vamos lá.

Matando formigas traz a maravilhosa narrativa de Filipe, com uma história diferente, complexa e inquietante. E não, não é sobre formigas, ou é rsrs, depende da interpretação de cada um.

Aqui conheceremos o país distópico A República da terra das Palmeiras, que terá como líder um tirano (qualquer semelhança é mera coincidência), o país em questão tem vários problemas sociais, super população, desemprego, altas taxas de crime, e o presidente decide fazer uma limpa, de maneira que se livre desses problemas. Estamos falando de se livrar dos menos favorecidos e afortunados,  diminuindo a população que está em situação de rua, e assim 'melhorando' o país.

Tudo se torna praticamente proibido, o presidente se torna cada vez mais insano e perturbado, impõe a constituição leis surreais e desumanas. Pessoas morrem merecendo ou não, quem deveria proteger a população são os mesmos que matam. Tudo vira um caos, e por mais perturbado que aparente, o líder tem apoiadores em massa, que concordam com suas atrocidades.

? GENTEEEE, que loucura é essa história! Apesar do autor deixar bem claro ser uma ficção, não pude deixar de comparar com a nossa realidade, por muitos momentos durante a leitura, tive que respirar fundo e seguir em frente, tudo é entregue com muita verdade, uma narrativa que te faz entrar de cabeça na história e imaginar cada cena.
É um livro impactante, que deveria ser lido por muita gente de mente fechada, eu fiquei sem chão nos últimos capítulos, me fez lembrar a segunda guerra mundial e todo aquele genocídio. Esse livro é necessário, o tema, a abordagem, a narrativa é necessário, os ensinamentos presentes me fizeram pensar mais a fundo na sociedade em que vivemos.
Ainda estou em choque com essa leitura, recomendo muito ?.

? No fim, o bem mata mais que o mal.?

Já leram? Comentem!
Nina Pina 09/03/2022minha estante
Acabei de ler, muitas verdades.

Hannah - Raposa literária 09/03/2022minha estante
Sim, esse livro é um choque

Nina Pina 14/03/2022minha estante
Todo mundo deveria ler?

Nay 27/08/2021

Impressionante
A República da Terra das Palmeiras elege um novo presidente, que trouxe promessas de um futuro melhor, sem crimes, sem mendigos... Ruas mais "limpas". Defenderia os bons costumes da família tradicional.

E não é que ele cumpriu? Mas a que custo? Não há mendigos mais nas ruas. Mas para onde eles estão sendo levados? As cadeias super lotadas precisavam ser esvaziadas, para onde levar os detentos?

Como pode a sociedade fechar os olhos para as coisas, quando não são com elas? Mas será que é possível ficar de olhos fechados para sempre? Então vamos protestar! Mas será que pode?

Muitas perguntas né? Vê alguma semelhança com a realidade? Mera coincidência...

Os moradores da Terra das Palmeiras, viverão na pele o preço que se paga por eleger um radicalista ditador.
Matando Formigas é uma distopia nacional impressionante, forte, realista, muitas vezes difícil de digerir, porque a final, lê verdades as vezes incomoda né?

Usando uma comparação com as formigas, o autor nos mostra como o ser humano falha miserávelmente ao tentar conviver em sociedade. Não aprendemos com nossos erros e deixamos o "futuro repetir passado".

Eu estou maravilhada, em choque e muito surpreendida por esse livro. Um tapa na cara.

O livro quase não tem diálogo, mas posso dizer que é a primeira vez que fico presa a uma narrativa sem diálogos. Nem senti falta deles pra ser sincera.

Não dá pra ver, mas tô aqui aplaudindo de pé essa obra. Parabéns ao autor. Que livro necessário!

Leia, só isso que digo. Independente se você intende ou não do assunto. Esse livro é para todos!

Bruna.Caroline 26/08/2021

Que crítica social fortíssima!!!

Sem palavras para esse livro, ainda estou em choque.

Se quer uma reflexão sobre a sociedade esse é o livro.

Gosto muito da escrita do autor. Vale a pena ler esse livro e conhecer os outros livros tbm.

Graci 06/08/2021

Para quem gosta dos livros de George Orwell, é uma boa dica essa leitura. Um livro curto, mas que contém críticas políticas e sociais, nos mostra questões importantes e interessantes.
Foi uma leitura agradável.

vane 18/07/2021

Qualquer semelhança é mera coincidência.
Em Matando Formigas você vai ver muitas coincidências com nosso cotidiano, porém tudo o que você ler será sobre um país fictício, com um presidente (louco) fictício e com leis fictícias.

Mas tudo isso pode muito bem se tornar real - o que pode, sim, assustar um pouco.

É um daqueles livros que você lê bem rápido, e isso não se dá devido a quantidade de páginas. Mas que também te deixa com um gosto amargo na boca.

Nossa sociedade poderia, um dia, se tornar tudo o que lemos aqui? Muito provavelmente.

ritinha 28/06/2021

"Não é preciso ser um assassino para matar formigas"
Um nacional fantástico que traz, da ficção (será que é mesmo ficção?), várias reflexões e críticas sociais sobre o mundo atual e sobre o nosso país.
Eu simplesmente amei, do início ao fim, todas as comparações, referências, foram escolhidas de forma impecável. Não tenho o que criticar, só elogiar (e panfletar)!!