Sol Nascente

Sol Nascente Michael Crichton

Resenhas - Sol Nascente

.Igor 21/05/2023

Essa não é a primeira obra que leio do Crichton. Gostei muito das ficções científicas dele que conheci e principalmente dos filmes que as adaptaram (que sempre passaram na Sessão da Tarde), os conceitos eram muito bons, e eu adorava dinossauros.

Dito isso, ler Sol Nascente foi difícil e decepcionante. Não pela qualidade técnica, o autor escreve bem e sabe manter um suspense. Mas esse livro é um verdadeiro manifesto de nacionalismo fanático, racismo e xenofobia com pitadas fortes de misoginia disfarçado de thriller policial. Quando o autor interrompe por alguns momentos sua exposição do quanto o Japão é horrível, racista, que está destruindo o modo de vida americano junto com sua economia e cultura e que as vezes pensa que uma outra bomba deveria ser jogada por lá, pode ser entrever o esqueleto de uma história.

Apenas o esqueleto mesmo, marcado por personagens caricatos: um personagem principal, detetive de carreira, que não tem um momento de assertividade durante 400 páginas, exceto, talvez, pra perguntar se uma mulher assassinada era "pervertida"; e um funcionário japonês ninja e meio psicopata que faz tudo pela empresa; um detetive super racista que xinga japoneses a cada cinco frases; e um super detetive que sabe de tudo do Japão e tem contatos misteriosos por lá. Pode parecer que estou simplificando, mas é tudo realmente simples.

O que realmente salvou a leitura foi lembrar que o Sean Connery interpretou o personagem do Connor na adaptação cinematográfica (era muito boa): acabei usando a memória afetiva do filme pra sobreviver a isso.

Enfim, alguém pode vir a gostar bastante do livro, mas é algo que não irei ler novamente.

Carlinha 02/05/2023

Bonzinho
"Sol Nascente" é um thriller que se passa nos anos 90. O protagonista é John Connor, um policial que investiga o assassinato de uma bela jovem em situação no mínimo suspeita.
Connor conta com a ajuda de seu parceiro, Peter Smith, os dois mergulham em um mundo de corrupção empresarial, tecnologia e tradições japonesas.
A investigação avança em meio a negócios imobiliários, pesquisas científicas, política e muita ação.
A trama se complica às vezes, mas logo vai se ajeitando e tudo vai fazendo sentido.
A história toda acontece em 3 ou 4 dias, achei os plots um pouco forçados, talvez por conta do pouco espaço de tempo, mas de qualquer forma é um livro interessante que mantém o leitor preso até o final.

André Figueiredo 31/01/2016

Não empolga
Trata-se de um trabalho acadêmico, sob a ótica americana, que objetiva evidenciar a grande ameaça que o Japão representa em termos econômicos para os Estados Unidos. Ou representavam na época da publicação do livro.

Hmmm... não. Falando sério: trata-se na verdade de um romance policial, onde há um assassinato e a consequente investigação. O problema é que o autor demonstra repetidamente que está mais interessado em discorrer sobre a invasão econômica nipônica, nas terras do Tio Sam, do que se ater ao mistério envolvendo o crime.

No geral os personagens são rasos e a escrita não é candidata a ser classificada como estilosa. Para os fãs de cultura japonesa e o tema da invasão econômica sobre os Estados Unidos, há o que interesse. Com relação ao crime e sua investigação, até é imaginativo e bem amarrado, mas não chega a empolgar.

Comprei por que lembrava que, há muitos anos atrás, assisti à adaptação cinematográfica e gostei. O original entretanto deixa a desejar.

Virgílio César 31/08/2021

O livro tem uma trama muito interessante, mas se perde em comparar EUA com Japão e a destacar sobre o quão grande é a economia japonesa. Todo personagem quando falava alguma coisa parecia que estava dando uma palestra, o que deixou o livro muito chato. Três estrelas pela trama do livro que é muito bem bolada.

Mariana 03/09/2022

Policial e cultura
Bom demais! Falaram que tem filme, nunca vida, mas gostei demais do livro. É cheio de investigação, umas reviravoltas legais, personagens cativantes e muita ação e perseguição! Me diverti bastante nessa leitura!

nicole.cunha 07/06/2023

Perdida em reviravoltas
Ler um livro cheio de reviravoltas é como participar de uma maratona mental. Você está correndo junto com a trama, animado e determinado a descobrir o desfecho, mas de repente? boom! Você dá de cara com uma encruzilhada de informações e se perde completamente, como se seu cérebro tivesse feito uma curva inesperada enquanto você estava distraído. É como se o livro estivesse dizendo: ?Surpresa! Agora tente descobrir quem é quem e o que está acontecendo!? É quando você solta aquele suspiro confuso e pensa: ?Ops, acho que meu GPS mental se desligou por um momento?. Mas, ei, pelo menos a aventura continua e, se você persistir, encontrará um caminho divertido e cheio de descobertas!
Em ?Sol Nascente?, Crichton nos leva em uma viagem cheia de reviravoltas entre Japão e Estados Unidos. Com uma narrativa envolvente, o livro mantém o leitor intrigado. No entanto, às vezes parece que o autor entra em uma disputa entre os dois países, fazendo o livro se estender mais do que o necessário. Quase perdemos o fio da história, mas isso não estraga a diversão. No geral, é uma leitura empolgante para os fãs do gênero!

garrettzao 05/11/2023

DÍVIDA DE JOGO
Só com alguém ameaçando sla quebrar suas pernas que justifica você querer ler esse negócio bem aqui

chega a ser até racista em certos pontos. o começo dele é até que promissor, pra quem gosta de thriller policiais vai pensar: nossa, acho que esse vai da muito bom. deixe eu te dá um conselho: não vai dá nada bom não kkakaklkk.

É HORRÍVEL! talvez seja lavagem de dinheiro, pq não é possibil que alguém em sã consciência tenha lido isso aqui e achou de bom tom distribuir ao mundo.

enfim, eu só li até o final pq já tinha começando e tenho o terrível guerra interna de terminar aquilo que eu começo mas acho que eu demorei UM ANO pra terminar esse livro bem aqui e quando eu terminei parecia que um peso gigantesco saia dos meus ombros. Hoje eu estou liberto

bem, fica a dica.