Tony e os besouros

Maurício Coelho

Resenhas - Tony e os besouros

Rai 17/06/2020

NÃO PEGUEM ESSA EDIÇÃO!
O último conto não está completo! Progeny tem mais páginas do que está nessa versão! Achei que o problema era do meu ebook, que peguei gratuito com outra capa, mas peguei essa edição aqui pelo Unlimited e vi que está do mesmo jeito. Investigando, verifiquei que as duas edições são exatamente do mesmo tradutor, só muda a capa!

Além disso, há frases repetidas, palavras com erros de digitação e português, e partes mal traduzidas.

Sobre os contos: Enquanto Tony and the beetles faz a gente pensar em como seria o mundo se todos os povos colonizados, escravizados e/ou oprimidos tivessem vencido seus inimigos, Beyond the door vem pra divertir a gente com um pouco de nonsense. Em Meddler a gente surta com as possibilidades e consequências da viagem do tempo (DARK, EU TE AMO), e em Progeny somos dominados pelos robôs. Gostei de todos eles de alguma forma, mas o calorzinho especial vai pra Beyond the door. Aqui é Team Cuco!

Enfim, essa é uma coletânea de contos MUITO bons, em uma edição nojenta.
Gabriel1994 27/09/2023minha estante
Moça isso é normal em contos dos anos 50,60. Eram publicados em revistas e as vezes reaproveitados em outras edições, as vezes extendidos ou encurtados. Isso dependia... as vezes a edição que foi traduzida foi pega de uma edição reduzida.

Gabriel1994 29/09/2023

Tony e os Besouros, Além da Porta, Intrometido e Progênie.
Sempre muito bom ler Philip K Dick!

Essa é uma mini coletânea de 4 contos inéditos para mim que apresenta histórias muito interessantes!

Tony e Os Besouros é o nome do primeiro conto que dá nome ao livro. Nesta história vamos ter um garoto de 10 anos, com uma família de mãe doce e pai totalitário, com ideias e projetos, um mundo em guerra, amigos "do outro lado do muro" e uma confusão e tanto esperando por ele.

PKD explora um personagem infantil e trabalha nesse conto o relacionamento de pessoas durante o tempo de guerra. Como as crianças podem ser inocentes em relação a tal evento e como podem normalizar coisas chocantes e cruéis, pelos maldosos feitos dos adultos.

Uma história legal e interesante de nota 4.0

Além da Porta é o nome do segundo conto dessa curta coletânea, que entrega ao leitor, um conflito de casal e um desenrolar para lá de aleatório e mirabolante.

Após dar um cuco de presente para mulher, ter visto a frustração da esposa por algo que ele disse, visto segredos sendo revelados e manter um presente que nem ao menos ele gostava. Esse marido, agora solitário, vê o seu irônico mártir, vir através de um presente que deveria ter sido um lindo gesto.

Curiosamente esse conto não é uma ficção cientifica! Se tratando de PKD, algo atípico. Ele explora o drama e um final trágico em uma trama que envolve romance e desabafo. Interessante esse lado do autor, revela que as vezes a inspiração para escrita flue além de um gênero categórico.

Nota 3,5

INTROMETIDO é o nome do terceiro e melhor conto dessa mini coletânea. Acrescentaria além, dizendo que é um dos melhores contos do Philip K. Dick que já li!

Uma empresa especializada em viagem no passado como recurso em arqueologia e história. Um equipamento chamado "Mergulhador" capaz de viajar para o futuro e captar imagens. A descoberta de um fim para a humanidade em 100 anos, sem devastação. Qual teria sido o motivo e causa do fim da humanidade?

Wood convoca Hasten em uma missão de viagem no futuro para desvendar os mistérios do fim. Hasten parte nessa missão em um carro voador do futuro, feito especialmente para essa incumbência.

Quais serão as respostas e o que ele traz consigo dessa longa viagem investigativa? Talvez só as borboletas saibam....

Esse conto é fenomenal! PKD construiu uma narrativa fluida e bem dinâmica, com diálogos que fazem a história correr como o vento, mas sem perder o sentido. O autor trabalhou muito bem as transições, cenas e curtos acontecimentos.

Me surpreende o fato de não existir ou nunca ter ouvido falar de uma adaptação dessa história! Digna de cinema, se adaptada com elementos de viagem no tempo, física quântica, etc. Daria um baita filme!

Sensacional!!!

Nota 5/5

Progênie é o conto que finaliza essa mini aventura por contos do PKD.

Uma história que também começa muito promissora contando a história de um casal que ganha um bebê. Por questões de trabalho, o pai chega atrasado no parto, mas quando chega ao hospital, se depara com a situação controlada e calma. Sua mulher, diante do Android Doutor recebe notícias avaliativas sobre a criança.

Ed questiona algumas questões e se espanta ao ser impedido de tocar o próprio filho. Fato que deixa Jan intrigada e envergonhada. Não pelo absurdo do pai ser impedido de tocar o filho, mas pelo absurdo do pai ter pedido isso.

Nesse universo os filhos são tratados como produtos e devem ser desprovidos de qualquer "conflito emocional", não podem ser levados a situações emotivas e não podem ser tocados e trabalhados por mãos humanas, apenas robôs podem fazer isso.

Em casa sua mulher explica tudo isso e o processo evolutivo da criança, fato que espanta Ed.

O pai vai atrás e resolve buscar o filho custe o que custar.

Esse último conto começou muito bem como disse, mas o final é inconclusivo e inacabado. A história termina sem uma resposta satisfatória.

Mas de qualquer forma é uma mini coletânea muito boa com 4 histórias inéditas de PKD que acompanham muito bem como uma leitura de passatempo.

Recomendo muito! Nota 4.5/5 para o conjunto geral.
Gabriel1994 29/09/2023minha estante
Realmente o último conto está inacabado. Li uma resenha e falta uma parte do final...

Luciano.Silva 27/04/2020

Uma boa amostra de PKD
Um ebook curto com 4 contos do mestre das realidades Philip K Dick. Para quem conhece o autor, há sabe o que vai encontrar. Para quem não conhece, são histórias de ficção científica centradas no ser humano, muito bem descritas e que te levam ao mundo de PKD. Ele abre uma janela e te apresenta uma história. Ele prende tua atenção. Mas cuidado, muitas vezes ele fecha ela na tua cara sem aviso. E isso é bom.

Davenir - Diário de Anarres 08/12/2020

Uma boa ajuda para aumentar a coleção de PKD
"Tony e os Besouros e Outras Histórias" é uma a reunião de 4 contos de Philip K. Dick, traduzidas por Maurício Coelho e lançadas na Amazon em 2020. Foi a única obra escrita por um estrangeiro que li na minha Corrida Kindle Unlimited! Infelizmente o tradutor e editor não deixou qualquer informação sobre os contos, ou sobre como surgiu a ideia de traduzi-los. Até onde pude averiguar, são contos que estão em domínio público. Como fã do autor, também gostaria de uma introdução.

"Tony e os Besouros" (Tony and the Beatles) conta a história de Tony que vive numa colonia terrestre junto com os Pas-Udeti, uma raça insetoide, que convivem razoavelmente bem, mas tudo deteriora-se quando ambas as raças entram em guerra em outro sistema, mas as notícias que chegam do espaço vão mudar a vida de Tony e dos habitantes da colônia. O conto parece incompleto, quando a história vai engrenar, ela acaba.

"Além da porta" (Beyond the door) foi publicado pela primeira vez em Janeiro de 1954 na revista Fantastic Universe. Não se trata de uma Ficção Científica (classificaria como Weird Fiction se o termo existisse na época. O conto é bastante curto e não se dedica a explicar muita coisa. Larry compra um relógio cuco para sua esposa, Doris. Ela fica muito feliz até descobrir que Larry adquiriu em uma troca de quinquilharias. Contudo, ela parece adorar o cuco, enquanto Larry fica cada vez mais raivoso. O conto deixa coisas demais no ar. Seria o cuco apenas um veículo imaginado para a tensão do casal?

"Intrometido" (Meddler) publicado pela primeira vez na revista Future Science Fiction em outubro de 1954, é uma história sobre viagem no tempo e suas consequências. O conto é bastante envolvente e com um final excelente!

"Progênie" (Progeny) foi publicado em 1954 e mostra a destruição de uma família que não tem mais o direito de criar o próprio filho, pois o governo se encarrega de ensinar tudo através de robôs. Ironicamente o pai fica indignado com a situação e a mãe aceita passivamente a ideia de só poder conviver com o filho apenas quando for adulto.

site: https://wilburdcontos.blogspot.com/2020/12/resenha-160-tony-e-os-besouros-e-outras.html

Gabriel Dummer 12/01/2021

Instigante
Contos de ficção científica que nos fazem refletir em situações insólitas: as consequências de uma campanha de colonização espacial fracassada, um pássaro cuco temperamental, uma viagem no tempo com consequências trágicas e paradoxais e a dicotomia técnica e emoção na criação de um filho. O autor nos transporta e nos instiga com essas situações fantásticas sem finais determinados.