O príncipe, com prefácio de Paulo Vieira

O príncipe, com prefácio de Paulo Vieira Maquiavel

Resenhas -

Vini 24/01/2021

O Príncipe
Maquiavel realmente esteve a frente de seu tempo em suas análises e teorias políticas. Torna-se quase impossível não ver sua influência no pensamento do Estado como o conhecemos hoje.

Aleckssandra0 15/08/2023

O Príncipe ?
Já tinha vontade ler esse livro mas comecei a ler mesmo por causa de um trabalbo da escola. Tive uma ressaca literária enquanto lia ele, pois quando cheguei no capítulo 8 a leitura ficou mais complicada de se entender.
O livro traz muitas reflexões que podem zer utilizadas para hoje em dia. Recomendo a fazerem essa leitura.

Pk_Affonso1408 12/11/2023

Ser destemido como um leão ? e astuto como uma raposa ?
Nesse livro Maquiavel retrata um guia para governantes sobre como obter e manter o poder em uma sociedade política instável. Maquiavel explora temas como conquista, alianças, diplomacia, virtude e fortuna. Ele argumenta que o governante deve ser pragmático e astuto, capaz de adaptar-se às circunstâncias e utilizar qualquer meio necessário para preservar sua autoridade.Ele aborda questões como a conquista, as alianças, a diplomacia e a relação entre a virtude e a fortuna.

Maquiavel desafia as ideias convencionais da época ao separar a política da moralidade, argumentando que o bem-estar do Estado e a estabilidade política devem ser priorizados sobre as noções tradicionais de virtude e ética. Ele explora a relação entre o governante e seus súditos, destacando a importância de ser temido ao invés de amado, e a necessidade de tomar decisões difíceis em benefício do Estado.

O Príncipe juntamente com A Arte da Guerra e O Mito da Caverna são clássicos voltados para estratégias, filosofia e poder de governo, usuais ainda nos tempos atuais, sendo assim uma ótima obra para aprimorar nossos conhecimentos.

Melancólico Relato 18/01/2024

Um vanguardista da sua época
Um dos primeiros, se não o primeiro, a separar a "santidade" dos governantes, mostrando de maneira crua as decisões que melhor correspondiam a determinadas situações. O termo maquiavélico não tem a ver com a maldade, como ao meu ver é muitas vezes erroneamente atribuído, mas sim com a frieza e punho firme em momentos onde deve-se ou necessita-se deixar de lado o moralismo em troca de resultados.

AndrAa58 28/07/2023

Ainda funciona...
Maquiavel queria cair nas graças dos Médici fornecendo um guia bastante preciso sobre a conquista e manutenção do poder. Até hoje é o livro de cabeceira de muitos políticos.

Os sistemas de.governo e contextos históricos são outros, mas continuamos seguindo os mesmos princípios. Trocamos nobres pelo legislativo e ministros, guildas por movimentos sociais e por aí vai...

Felipe 09/06/2021

Ser forte como um leão e astuto como uma raposa
O livro é basicamente lições de vida para se ter sucesso, nao ter uma vida mediucre e não ser pego desprevinido pelos problemas que a vida tras com o tempo.

Anna Mendes 19/01/2022

Uma experiência interessante...
Ler “O Príncipe”, de Maquiavel, foi uma experiência interessante. Me surpreendi com a facilidade e a rapidez com a qual a leitura fluiu. Mesmo tendo sido um livro escrito há tanto tempo, a linguagem utilizada é muito simples e objetiva, o que facilitou a leitura.

Apesar deste livro ter sido escrito para orientar as ações de um príncipe, é possível refletir sobre as mensagens passadas por Maquiavel e observar como muita coisa se aplica ou pode ser aplicada no nosso cotidiano, em pleno século 21.

Então, se “O Príncipe” é um dos livros que está na sua lista de clássicos para ler, mas você tem medo de fazer a leitura, porque acha que vai ser difícil, eu digo para você: leia sem medo.

A escrita é simples e direta, e é possível fazer a leitura de forma muito rápida, porque os capítulos, em sua maioria, são bem curtos.

Também não é necessário ter um grande conhecimento de história para entender as referências que o autor faz sobre personagens e conflitos da época em que o livro foi escrito ou mesmo anteriores a esse período.

Na edição que li, há algumas notas da tradução que ajudaram a contextualizar um pouco alguns acontecimentos.

Mas o que recomendo muito é uma resenha desse livro feita pela Isa do canal “Ler Antes de Morrer” no Youtube. Assisti antes de iniciar a leitura e me ajudou muito a me localizar no período histórico no qual esta obra foi escrita.

E, sem dúvidas, o ponto mais interessante de reflexão neste livro, pelo menos para mim, foi a grande questão: “os fins justificam os meios? ”.

Em diversos capítulos Maquiavel expõe a ideia de que um príncipe muitas vezes deve fazer coisas consideradas ruins ou erradas para ser visto como um príncipe bom e forte.

Não pude concordar com tudo o que o autor apresenta, mas, enfim, é uma obra que com certeza te tira da sua zona de conforto e que faz pensar e refletir bastante.

Também senti que é um livro que vale a pena fazer uma releitura, para absorver e compreender melhor algumas ideias abordadas pelo autor.

Não costumo ler livros clássicos de não ficção, então foi uma experiência interessante, mas que não me impactou tanto.

Sakurazuka 06/02/2022

Tem algumas coisas que ainda podem ser usadas para os tempos de hoje referente a governar e manter alianças, porém a maioria já não se encaixa, pois tivemos muitas mudanças do que era para o que é governar.

Svinicius 26/01/2021

Muito bom, mas...
Um livro incrível, mas infelizmente para mim ele acabou se tornando muito repetitivo lá para o final. Fora isso é muito importante conhecê-lo pois o mesmo apresenta formas de governo que se não forem idealizada da maneira correta fica parecendo que ficou no passado, mas se ligarmos as formas de governos atuais percebemos que a maioria deles são "Maquiavélicos".