Nand, do Cárcere ao Triunfo

L.P.Faustini

Resenhas - Nand, do Cárcere ao Triunfo

Yanna Paula 22/03/2021

Uma ótima aventura!
Nand, do Cárcere ao Triunfo é uma aventura muito bacana dentro do universo de Maretenebrae, que eu acompanho e admiro muito, que vale a pena.

Essa é uma história bem curtinha, que não tem ligação direta com os personagens de Maretenebrae, mas que consegue em poucas páginas entregar personagens com muita personalidade que você acaba se apegando e até mesmo escolhendo seus favoritos. As ilustrações que encontramos ao decorrer das páginas são impecáveis e complementam perfeitamente o andar da leitura e me deixaram totalmente impressionada.

É uma ótima diversão para quem quer se distrair e focar em algo mais leve. Eu recomendo!

Andre Gama 26/10/2020

Um livro para jovens de 8 a 80 anos
Sabem quando a gente está em águas turvas, sem saber o que ler após um livro que nos arrebentou como uma onda gigante? Nada melhor do que uma aventura fantástica e medieval, como Nand: Do Cárcere ao Triunfo.
A história se passe antes dos acontecimentos da duologia Maretenebrae (A Queda de Sieghard e O Flagelo de Dernessus). O autor L.P. Faustini conta com as belíssimas ilustrações de Pablo Murinelly, que assina como co-autor, para narrar como ocorreu a unificação de Sieghard.
A rebeldia de Nand traz mais camadas para o personagem principal. Ele é malandro e briguento, mas possui boas intensões. Seus amigos também são bem construídos e tem bons momentos. Me diverti muito lendo as alfinetadas entre Shumm e Berk.
Nand: Do Cárcere ao Triunfo é uma aventura juvenil leve e divertida, com um lindo projeto gráfico. O texto de L.P Faustini e as ilustrações de Pablo Murinelly nos levam direto para o reino de Sieghard, onde acompanhamos a jornada desses jovens guerreiros. Um livro para jovens de 8 a 80 anos. Já estou com saudades dos personagens que se tornaram amigos queridos.
L.P. Faustini e Pablo Murinelly estão lançando a campanha de Nand: Do Cárcere ao Triunfo para Financiamento Coletivo no Catarse. Clique aqui https://www.catarse.me/nand para conhecer o projeto e assinar.
Com amor, André

site: www.clubedofarol.com

ConradoNV 16/10/2020

Resenha: Nand, do Cárcere ao Triunfo
Nand – Do Cárcere ao Triunfo é uma história de Fantasia Medieval que faz parte do universo da saga Maretenebrae, escrita pelo brasileiro L.P Faustini. O livro Maretenebrae: A Queda de Sieghard foi escrito em 2014 e inicia essa jornada, tendo como sequência Maretenebrae: O Flagelo de Dernesus, publicado em 2017.

Nand – Do Cárcere ao Triunfo não é uma sequência de O Flagelo de Dernesus, mas sim um livro que expande o universo iniciado nos dois volumes anteriores. Aqui acompanhamos a história de um grupo de jovens que partem em uma missão extremamente arriscada para tentar evitar uma guerra. Nela temos Nand como protagonista (o rapaz que dá nome à obra), que é uma pessoa de atitudes duvidosas e questionáveis, mas que mesmo assim é alguém cativante; tanto para os personagens da história como para o leitor também.

Todos os personagens aqui presentes são interessantes, de um jeito que se complementam de forma coerente em suas diferenças; assim como é com as verdadeiras amizades. Dou como exemplo o protagonista, que é inconsequente e engraçado; sendo dessa forma o oposto de Orvar, um rapaz de aspecto bruto, mas muito calculista e sereno; tendo uma maior tendência à ordem. Vê-los juntos numa mesma cena sempre rende momentos curiosos ao leitor. Uma sensação do tipo “Os opostos se atraem“.

Esse é um livro curto, do qual pode-se ler em poucas horas. A escrita do autor é simples e direta; na qual não há descrições excessivas e maçantes, assim como qualquer outro tipo de firula. E diferente dos outros dois livros, aqui nós temos ilustrações (feitas por Pablo Murinelly) que são muito bonitas e enriquecem o conteúdo. Elas possuem um proposital aspecto infantilizado, suas cores são vivas e a forma com que se intercalam ao texto faz com que a leitura flua rapidamente.

Algo que não gostei foi o fato dos personagens aqui presentes serem jovens; além de também haver uma “escola” onde eles desenvolvem suas habilidades e coisas do tipo. Essa fórmula com adolescentes como o centro de um cenário de Fantasia Medieval é um tanto quanto batida (e que torna-se ainda mais clichê devido à presença de um ambiente onde eles treinam/aprendem algo). Mas mesmo assim o autor consegue evitar romances e coisas do tipo. Fora isso, também acho que a fonte da letra usada no prólogo e epílogo não é tão legível em alguns momentos, o que pode comprometer um pouco a leitura. Mas a qualidade geral da obra não é diminuída por esses pontos.

De maneira geral, Nand – Do Cárcere ao Triunfo é uma interessante expansão de um universo cativante e criado com muita qualidade por um brasileiro. Com um texto de fácil compreensão e ótimas ilustrações, esse livro é uma boa opção para leitores que busquem por bons conteúdos desenvolvidos em território nacional.

site: http://catarse.me/nand#about