Alexander Hamilton

Alexander Hamilton Ron Chernow

Resenhas - Alexander Hamilton

Anna Paula 28/06/2021

Vá além do musical
Cheguei nesse livro como acho que a maioria dos brasileiros vai chegar: pq enlouqueceu com o musical Hamilton que tá disponível no Disney+.

E adorei saber que esse livro foi o que Lin-Manuel usou como guia histórico e vibrei de achar passagens e frases do livro que me remeteram a peça.

Se vc quer entender mais sobre Hamilton, os conflitos, a família, o gênio, vale muito a pena. Mas não fique triste de ver que a história não é bem o que tá no musical, ta? Entenda o que é liberdade artística e se jogue.

Gramatura Alta 26/01/2021

Aqui no Brasil não é todo mundo que sabe quem foi Alexander Hamilton, mas isso é normal. Essa figurinha histórica foi importante nos Estados Unidos, antes, durante e depois da Guerra da Independência Americana contra o Reino Unido. Mas talvez você já deve ter ouvido falar nessa personalidade graças ao musical da Broadway que nos mostra a sua vida e carreira através do Rap e Hip-hop, estrelado inteiramente por um elenco cheio de diversidade. Bora conhecer mais um pouco sobre o livro e o musical?

Alexander Hamilton nasceu em Nevis, uma pequena ilha do Caribe, que na época era uma colônia britânica. Mas ele ganhou notoriedade quando foi para os Estados Unidos, na época, também uma colônia britânica, as famosas Treze Colônias. Se tornou um estudioso graças a doações e, quando a guerra pela independência estourou, rapidamente ele se juntou ao exército na luta pela liberdade. Ao lado de outras figuras importantes, como George Washington, eles ganharam a guerra e em seguida construíram os moldes do que hoje conhecemos como os Estados Unidos.

Hamilton é um dos pais fundadores da nação. É dele basicamente o mérito de ter desenvolvido a economia americana, essa que, até os dias de hoje, domina o mundo. Ele veio com novas ideias de investimentos públicos, bancos e títulos de pagamento, não dando tanta importância a agricultura, que era lucrativa, mas extremamente instável. Sem dúvida um dos pais do capitalismo, foi o primeiro secretário do tesouro. Já na sua primeira gestão, ele construiu os moldes de uma economia forte, cíclica e extremamente ágil. É dele também o reconhecimento da criação da guarda costeira, uma das instituições americanas mais importantes e antigas desse pais. Além de ter criado e fortalecido toda a alfândega americana, hoje ele está presente na nota de 10 dólares americanos.

O livro caminha por toda a sua vida, além é claro de desenvolver bastante o lugar onde ele nasceu e também seus pais. Órfão e sozinho desde muito pequeno, o jovem precisou superar muitas adversidades na busca pela sua sobrevivência. A narrativa nos mostra com detalhes toda essa jornada que realmente é digna de um filme, sair da pobreza e ascender como um dos pais de um novo país, com um sistema de governo inédito no mundo, é para poucos. Os capítulos são cronológicos e nos explicam os fatos com bastante calma e riqueza em detalhes, a leitura é bastante densa, mas para quem gosta de história e do máximo de detalhes possíveis, chega a ser viciante.

Ele foi guerreiro, político e muito mais, porém em sua jornada, ele acumulou dezenas de inimigos que não concordavam com suas ideias para o novo país. Chega a ser hilário acompanhar essa grande teia de picuinhas, pois foram exatamente os homens que lutaram pela independência, que brigavam entre si. Uns odiavam as ideias de Hamilton sobre investimentos, bancos e moeda, outros queriam que o país apenas investisse em agricultura e outros não queriam nem pensar em um final para a escravidão. Esse último tópico é um dos mais polêmicos do livro, que nos mostra o pensamento da época, o homem branco americano queria se ver livre do homem branco britânico, mas quando o homem branco americano dizia querer a liberdade, ele se referia apenas à sua liberdade, os negros africanos não estavam inclusos nesse pensamento. E um assunto tão gigante como esse é apenas citado no livro, já que durante a vida de Hamilton, ele pode lutar pouco por essa pauta, que dezenas de anos depois, se tornou na famosa Guerra Civil Americana.

A leitura nos entrega um relato completo sobre a ascensão e queda dessa personalidade, que mesmo sendo tão importante para a história americana, foi jogada de lado na mesa dos pais fundadores, graças às forças de seus inimigos. Tudo aqui daria um excelente filme ou uma série, são intrigas atrás de intrigas, confusão, traição, mentira, safadeza, falta de honestidade e morte. Mesmo sendo um livro biográfico de estudo, a leitura pode ser taxada de tudo, menos de monótona. Temos mais de oitocentas páginas que nos trazem mais do que apenas mostrar o que Hamilton fez, mas também o que ele foi e as pessoas que ele tocou enquanto viveu. Sua família também tem grande participação na narrativa, principalmente sua esposa Eliza e seus oito filhos.

Os capítulos se alternam entre grandes e pequenos. A leitura é lenta, mas é desenvolvida com uma linguagem atual e nada complexa, o cuidado que o autor teve em não fazer a obra ser maçante é louvável. Temos uma grande história de vida e, felizmente, tivemos o autor certo para apresentar essa narrativa para o público de hoje. Sem sombra de dúvidas uma leitura nada elitista em sua narrativa, todos são bem-vindos a mergulhar nas palavras. O final até chega a ser doloroso, pois falta tanta coisa importante para acontecer na construção dos Estados Unidos, mas vamos acompanhar apenas Hamilton e quando ele não estiver mais, essa é a nossa deixa para ir.

O final da vida de Hamilton é algo que sozinho merece um filme de tão bizarro que é. Antigamente, nos Estados Unidos, era comum que homens resolvessem as suas diferenças em um duelo, com data e local marcado. Ficavam um na frente do outro e cada um tinha direito a dar um tiro apenas, o resultado eu imagino que você já possa imaginar. Uma coisa tão primitiva que chega a ser patética, mas que era comum na época. Essas passagens são riquíssimas e não economizam nos detalhes, nós temos literalmente todos os ângulos desse conflito e até mesmo as suas consequências, uma das partes mais intrigantes de toda a leitura.

No final nós temos um livro extraordinário sobre ascensão e queda, sobre a origem desse país que mexe com a vida de todos até hoje. Não tem nada melhor do que mergulhar na história e descobrir a origem das inovações, da grandeza, das coisas ruins e também do preconceito. Mesmo que seja uma narrativa sobre a vida de Alexander Hamilton, o livro nos entrega muito mais que isso. E por mim poderia ter ido muito mais além, mas ai eu já devo estar exagerando, né. Se você gosta de história, essa é a pedida.

Já o musical da Broadway inspirado neste livro, estreou em 2015 e rapidamente se tornou um sucesso instantâneo. Seu elenco é majoritariamente latino e negro, todas as músicas são originais e tem o Hip-hop e o Rap como seus gêneros. Praticamente toda a história de vida dessa personalidade está presente no musical, com as canções nos contando tudo o que ele fez, viveu ou pensou. A ideia do musical não era para ser um retrato preciso da história, mas sim uma dramatização de eventos famosos que ocorreram durante o nascimento dos Estados Unidos que conhecemos nos dias de hoje.

Tá, mas um musical da Broadway não é acessível para todo mundo, então como esse musical tão restrito se tornou essa febre mundial? A resposta disso está em sua trilha sonora que é cheia de hits em potencial. É impossível ouvir apenas uma música e chamar a mesma de maçante. A produção lembra muito as músicas que fazem sucesso nos dias de hoje e os gêneros são até mesmo muito dançantes e contagiantes. Mas o que firmou esse musical na mente de todos, foi a gravação oficial do espetáculo que saiu no meio de 2020. Mais do que apenas uma peça filmada, a gravação oficial, que iria sair nos cinemas, foi muito afetada por causa da pandemia do covid-19, logo foi lançada oficialmente nos Disney+, o streaming da Disney, que levou esse musical automaticamente para a casa de qualquer um que queira conhecer mais sobre a vida dessa personalidade. E também para aqueles que querem se entreter, já que os atores são extraordinários, as músicas contagiantes, visualmente belíssimo e as coreografias são riquíssimas.

Alguns atores do musical já são conhecidos por outros grandes filmes famosos, esse musical acabou se tornando uma fábrica de talentos, revelando para o mundo outras personalidades ricas e criativas. O musical está disponível no Disney+ BR, infelizmente ainda sem legendas em português, que foram prometidas para serem entregues, mas ainda sem previsão. Mas antes disso, eu te convido a ir no Youtube ou em qualquer streaming de música e dar play nas canções da trilha sonora: Alexander Hamilton, My Shot e Satisfied. Vai te dar uma ideia bem interessante sobre o musical e sobre o quão interessante possa ser ler mais sobre a vida de Alexandre Hamilton, só não me culpe depois se ficar viciado(a) hein!

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/01/26/alexander-hamilton-livro-musical/

Alysson.Henrique 07/01/2021

"How does a bastard, orphan, son of a whore and a scotsman [...] grow up to be a hero and a scholar?"

É com esta questão que Lin-Manuel introduz o seu musical Hamilton, que se tornou sucesso instantâneo e que me apresentou pela primeira vez a Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos EUA. E foi com essa dúvida em mente que eu comprei a biografia e aguardei ansiosamente o período da pré-venda até receber o livro na véspera do natal.

Quando pensamos em uma biografia escrita sobre uma figura política, principalmente um associado a um cargo econômico, costumamos imaginar uma leitura maçante e específica, cujo interesse se restringe a acadêmicos. A história de vida de Hamilton contradiz isso e é escrita brilhantemente pelo historiador Ron Chernow, que traz traços narrativos para a biografia mantendo-a sempre envolvente.

Nas últimas duas semanas, me vi envolto em uma aventura para conhecer um homem que teve uma ascensão meteórica e uma queda tão inesperada quanto, tal como um Ícaro. Sobrevivendo a uma infância regada por eventos que deixariam uma marca amarga em sua vida, este imigrante conseguiria em menos de trinta anos destacar-se nos âmbitos militar, econômico, jurídico, político e constitucional dos Estados Unidos, sendo com toda certeza um dos principais responsáveis pela potência que mudaria para sempre a história da humanidade. Sua atuação na fundação das instituições do país faz com que a biografia pareça uma ficção, que com certeza seria criticada pela inverossímil onipresença do protagonista. Através de seus próprios relatos e dos que o conheceram, vamos descobrindo mais de um homem que sempre deixou uma opinião forte de quem o conheceu - ou o amavam fortemente ou o odiavam até às últimas consequências. Sua genialidade e qualidades são demonstradas nas 800 páginas do livro, mas também seus defeitos que são abordados de um modo justo pelo autor, apesar de sua clara afeição pelo homenageado na biografia.

Muito além de uma simples recordação histórica de um período já encerrado, sua jornada traz questões que permanecem atuais e foi uma grata coincidência eu ter lido o livro na mesma semana que a democracia americana se encontra num momento decisivo e polarizada - Estou falando de 1792 ou 2020? É possível percebermos analogias notáveis entre as disputas que Hamilton se envolveu e as que ocorrem atualmente no país, com a velha máxima de que a história se repete explicando está coincidência. É possível ter grandes reflexões a partir deste cenário. Alias, como brasileiro e pouco conhecedor da história americana, é necessário destacar a ajuda que a descrição do autor nos possibilita: Ron não se contenta em apenas contar os eventos da vida de Hamilton, mas dá uma explicação didática do momento histórico que ele se encontra, com o livro transmitindo também um conhecimento da revolução americana.

Por fim, é preciso destacar o trabalho narrativo do historiador no ápice da biografia, com um brilhante relato que traz todas as emoções que giravam em torno do evento e faz isso de tal maneira que trazem a emoção até mesmo para o leitor. As lágrimas que obscureciam minha leitura me fizeram se sentir como se transportado no tempo, para dois séculos atrás. Foi uma ótima leitura para inaugurar o ano.

jael 01/02/2021

Você não controla quem vive, quem morre...
Ou quem conta sua história.

Como Alexander Hamilton, um órfão sem educação formal e em uma ilha no Caribe destruída por um furacão, acabou se tornando uma das pessoas mais importantes dos Estados Unidos da América?

Quem foi Alexander Hamilton

Alexander Hamilton foi um dos pais fundadores dos Estados Unidos (líderes políticos importantes que assinaram a declaração de independência ou que participaram da revolução americana).

Assistente de George Washington, Hamilton acabou se tornando o primeiro secretário do tesouro nacional, criador da guarda costeira e do primeiro banco do país. Ele foi morto em um duelo pelo vice-presidente dos Estados Unidos.

Hoje seu rosto está estampado na nota de 10 dólares. ?Na verdade, nenhum imigrante na história dos Estados Unidos contribuiu de maneira tão significativa ao país que Alexander Hamilton.? Ron Chernow

A biografia de Alexander Hamilton do autor Ron Chernow foi lançada nos EUA em 2004, ganhando uma edição brasileira no final de 2020 pela editora Intrínseca.

O livro, em suas 900 páginas, narra a história de Hamilton desde sua infância (incrivelmente cheia de dores e perdas), passando por sua ascensão política e conclui com sua morte e legado.

?A história está de olho em você.? LIN-MANUEL MIRANDA

Acredito que muitos, assim como eu, se interessaram pela história de Alexander Hamilton por meio do musical da Broadway. Foi buscando por mais informações e curiosidades que descobri a existência dessa biografia e, claro, fiquei empolgado em ler.

Tinha apenas um problema: o livro ainda não tinha sido lançado no Brasil. E assim começou minha caça pela editora que poderia ter os direitos da obra. Felizmente por uma grande coincidência o livro foi anunciado pela Intrínseca 2 semanas depois.

O livro em si é grande. O tamanho pode assustar os que já não estão muito empolgados, mas a história é extremamente fascinante.

Já conhecia muitas das principais informações apresentadas no livro, mas isso em nenhum momento foi motivo para tornar a leitura chata ou repetitiva. A forma que o autor narra os fatos é em uma linguagem atual, o que torna a leitura prazerosa.

Para quem não gosta independência dos Estados Unidos, talvez a leitura não caia tão bem. O livro possui gigantescas informações sobre o contexto do período e isso não tinha como ficar de fora, afinal Alexander Hamilton foi fundamental nos primeiros anos do país recém independente.

Apesar de sua trajetória comovente e fascinante, Hamilton está longe de ser uma pessoa perfeita. Foi uma figura polêmica no âmbito familiar e político e sua biografia deixa isso claro.

Apesar de todas as suas conquistas, Alexander Hamilton foi o primeiro político americano a se envolver em um escândalo sexual.

Hamilton, o musical

Esta biografia de Ron Chernow foi a responsável por fazer a história de Hamilton ganhar um musical na Broadway e estourar na cultura Pop, levando diversos prêmios no teatro, música e TV.

Criado por Lin-Manuel Miranda, o musical conta a história dessa famosa figura americana em forma de Rap e Hip-Hop. E seu elenco é de maioria negra ou latina.

Sim, George Washington e Thomas Jefferson, homens brancos que foram donos de escravos, são interpretados por negros ? dando o tom subversivo a obra.

?Essa é a história da América do passado, contada pela América de agora.? LIN-MANUEL MIRANDA

O próprio Ron Chernow foi consultor na criação do musical, apesar disso a história toma algumas liberdades poéticas, divergindo da realidade e o show. O musical ganhou uma versão filmada e está disponível no Disney Plus.

Reforço que apesar do tamanho do livro, sua leitura foi sempre agradável e com ótimas informações sobre o período da história americana.
O livro é altamente recomendado para os curiosos sobre o período da revolução americana e de excelentes biografias. Minhas expectativas, que eram altíssimas, foram atendidas.

Essa resenha está disponível em:

Vincent.Bennett 22/07/2023

Alexander Hamilton
Perfeito. Poderia descrever apenas com essa palavra. Foi disparadamente um dos melhores livros que já li, e sem comparação o melhor de não-ficção.
A início, apenas a historia é fenomenal. Poucos tiveram uma vida tão turbulenta e cheia de emoções quando Hamilton. Com vitórias e derrotas, acertos e erros, ele realmente viveu com tudo e morreu tão jovem quanto nasceu.
E, mais do que apenas isso, a escrita de Ron Chernow faz parecer que estamos lendo um romance, e não uma biografia. Conta a história de forma admirável; não omite detalhes, mas não o faz de forma maçante e tediosa; nos mantém entretidos, mas também nos educa sobre a história e política dos EUA em seu pouquíssimos anos de glória.

Emilly 13/05/2021

LIN-MANUEL MIRANDA ME CHUTOU DA ZONA DE CONFORTO
Eu não sou muito fã dos EUA
Eu nunca tinha lido uma biografia
Esse é o maior livro que tenho na minha estante
E mergulhei na leitura da vida de Alexander Hamilton - uma das mais desafiadoras da minha vida
Spoiler: e foi uma das experiências literárias mais gratificantes que tive

Apesar de ser uma biografia densa, cheia de detalhes e informações, a escrita de Ron Chernow nos dá a impressão de estarmos lendo um romance dos mais arrebatadores. A vida de Alexander Hamilton mostra, desde o começo, um histórico de superação e a capacidade do ser humano de se reinventar nas situações mais diversas - sem a aceitação do "homem como produto do meio", porém do "homem como produto do que faz de si mesmo".

Não existia melhor sensação do que grifar no livro um trecho da vida de A. Ham. e puxar uma seta com o lápis para escrever a letra da música que representava esse momento no musical de Lin-Manuel Miranda. O mais curioso é ter consciência que já sabemos de todo o enredo, do rumo que a história vai tomar, mas, mesmo diante disso, continuarmos torcendo pelo protagonista e ficarmos em choque diante de coisas que já sabíamos que iriam acontecer.

O maior desafio dessa leitura foram todos os detalhes políticos, econômicos, geográficos e militares - que, obviamente, ocupam grande parte na narrativa -, mas já era de se esperar haja vista Hamilton ter feito da prosperidade da nação recém-independente sua missão. Talvez tenha sido por isso que demorei tantos meses na conclusão dessa leitura, a densidade dos detalhes históricos, mas que eram compensados pelos dramas da vida de Alexander (que eu lia, como se ouvisse a uma boa fofoca, de modo a devorar as páginas).

Acredito que a grande magia das biografias é aprender com pessoas reais, não só com seus sucessos, mas também com os suas falhas. Uma vez ouvi que "sabedoria não é só aprender com os seus erros, mas saber aprender também com o erro dos outros", e isso é visto na vida de Hamilton. Nós podemos ver um homem genial, um exímio advogado, escritor e leitor voraz e economista inigualável; entretanto, também vemos um homem inseguro, temeroso pelo legado que deixaria e receoso quanto as suas raízes. Pra mim, essa biografia é daquelas que, ao terminar de ler e fechar o livro, a gente tem vontade de colocar os sapatos e sair pra mudar o mundo.

No mais: I'M NOT THROWING AWAY MY SHOT

Samuel 28/08/2023

Fascinante e imperfeito
Sou um fã de biografias, elas tornam humanos aqueles ilustres personagens que nos parecem perfeitos quando vemos apenas os brilhos de seus feitos... tendo lido várias durante os últimos anos, acho que o desafio do biógrafo é permitir que o leitor veja o biografado como um ser humano igual a ele, alguém que ele poderia conviver e julgar por seus erros, acertos, vaidades e mesquinharias.

Esse livro é exatamente isso, Hamilton foi um gigante, mas não nasceu gigante, fez-se através de um desejo e um senso de dever imparavel, que o tornou sua historia quase um fenômeno natural: ele foi inevitavelmente grandisoso.

Ao mesmo tempo foi vaidoso, orgulhoso, teimoso, arrogante, insensato, infiel e, fatalmente, inflexível. De um modo que lendo a biografia somos capazes de reconhecer em suas falhas muito de nos mesmos ou de nossos próximos.

Não há contradições: a mesma vaidade que o fez buscar a grandeza, o fez por muitas vezes ser insensato, o senso de dever que o fez sacrificar muito de sua vida pela obra de construir os EUA, também lhe trouxe a teimosia, a certeza de estar justificado e agindo do lado certo.

A história desse personagem é tão rica, que as vezes não nos parece estarmos tratando de fatos históricos, ao mesmo tempo o autor não nos deixa esquecer lemos sobre alguém real.

Hamilton se torna ainda mais admirável por ser tão humano.

É incrível o que alguém tão parecido conosco é capaz de fazer.

Giulendo 14/09/2023

Alexander Hamilton
Finalmente terminei a biografia que inspirou o musical tão amado de Lin-Manuel Miranda.
O autor conseguiu criar uma biografia detalhada, tão longa que as letras são pequenas e as páginas finas como páginas de Bíblia. Mas vale a pena. Ele recriou para nós a imagem do Hamilton como era: enérgico, brilhante e também cheio de falhas.
Alexander Hamilton conta a história de um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos que veio de baixo até uma posição de poder, uma verdadeira inspiração para qualquer um. Vou sempre me lembrar do Hamilton que li, um amigo e uma inspiração.
Adorei conhecer mais da família, amigos e inimigos de uma das figuras mais ilustres da política mundial. Devemos muito a Hamilton. Eu mal sei o que escrever nessa resenha após tantas palavras bonitas dele que li. Nenhuma resenha de Skoob chegaria a descrever o carinho que sinto por essa figura histórica controversa.
Recomendo Alexander Hamilton aos estudiosos de Humanas, curiosos sobre a história americana e para quem, assim como eu, facilmente se apaixona por figuras históricas.

Tamiris Durigan 17/03/2024

Who lives, who dies, who tells your story...
Após assistir Hamilton, dois anos atrás, não consegui não me aprofundar na história da vida daquele que pareceu um gênio incrível e incrivelmente injustiçado.

A minha maior surpresa, não inesperada, mas ainda assim uma surpresa, foi detectar diferenças enormes em alguns fatos romantizados no musical, tal qual a música Satisfied traz. A vida pessoal e profissional de Alexander Hamilton são muito interessantes e clareia algumas noções, especialmente as negativas, sobre os EUA. Se pontos da visão de Hamilton tivessem sido aplicados, talvez aquele país fosse mais útil positivamente ao restante da Terra do que é hoje.

A disposição da escrita do autor torna a leitura, apesar de longa, fácil e prazerosa. No entanto, é necessário um esforço de foco e absorção histórica bem grande. Nada disso, no entanto, tira o valor dessa biografia. Ao final do livro, fui levada às lagrimas tal qual o musical, o sentimento de perda que me atingiu foi inesperado. Uma das leituras mais grandiosas que já fiz nesta vida.