Questão de Classe

Questão de Classe Christina Dalcher

Resenhas - Questão de Classe

Light Moon 22/04/2024

Prometeu nada e me entregou tudo
Esse livro é um tapa na cara da sociedade, ele tem uma proposta muito importante e é muito reflexivo. Ele fala que muitas vezes tudo o que queremos é a perfeição e ser melhor que o outro, mas será que vale a pena? Ou afinal, oque é a perfeição?!
Gostei muito do livro, mas achei que ele deixou umas pontas soltas que poderiam ser melhor aprofundadas.

EduardaMarquess 01/04/2024

Em uma cenário em que a escola que as crianças e jovens estudam, o trabalho que adultos exercem e mesmo os tratos sociais, desde a fila que você pega no supermercado até com quem você deve se relacionar dependem da nota ?Q? o quociente que leva em conta principalmente o desempenho escolar, a condição genética e a questão sexual, mas também coisas como faltas e atrasos para compromissos. A protagonista r narradora era, no colégio, a típica garota inteligente, rejeitada pelas populares, contudo, após o estabelecimento do ?Q? ela passa de oprimida à opressora, com um complexo absurdo de superioridade e, mesmo não se dando conta à princípio, com forte influência eugenista. Na casa dos 40, casada com um dos principais responsáveis pelo ?Q? e com 2 filhas, ela começa a repensar essa questão.

A proposta é boa, mas a escrita não. Tinha potencial para ser um baita livro, mas não rolou. Algumas partes parece uma fanfic escrita por algum adolescente no wattpad, outras são legais. Lá pras tantas é que a narrativa lhe prende, mas algumas coisas são confusas, outras um pouco forçadas.

Silva Sousa 26/03/2024

O final me deixou mal
Bem, eu li esse livro sem muitas expectativas pois só fui ver as avaliações depois que eu comprei, então já tava achando que não ia ser legal, mas pra mim valeu a pena, apesar da raiva que eu passei com algumas coisas.

Vou falar dos pontos positivos: 1° os capítulos são breves, cada capítulo nunca passa de 15 páginas e isso torna a leitura bem fluída. 2° A narrativa é boa e leve de ler, fácil de entender. 3° Os problemas criados aqui são muito reais e me impactou muito a ideia de que o preconceito é algo natural para todos os animais, mas oque diferencia nós dos outros animais, é que podemos tirar esse preconceito de dentro de nós por não estar ligado a um instinto, mas apenas algo que se não for censurado pode aflorar na cabeça de alguém. 4° Apesar de ter tratado de forma muito básica sobre a eugênia, abordou até que bem essa ideia nojenta e desprezível. 5° Gostei que a protagonista não foi feita como uma santinha, boa e gentil; ela pra mim foi elaborada de forma bastante humana, demonstrando suas escrotices, seus momentos errados e certos e seus pensamentos completamente naturais para um humano imperfeito. 6° Gostei como se resolveu tudo, apesar de achar que poderia ter sido bem mais desenvolvido, mas ficou satisfatório e o final apesar de triste, eu gostei.

Agora, quanto aos pontos negativos: 1° Acho que esse livro deu voltas de mais, iniciava mas não finalizava. 2° Alguns personagens me tiraram do sério várias vezes, me dando antipatia de ler esse livro de tanta raiva. 3° Algumas pontas ficaram soltas. 4° A protagonista parecia não saber mirar nem acertar, ela toma decisões ruim durante a história, sem contar que a incapacidade dela em bater de frente com aquele marido dela me deixava espumando de raiva, era impressionante ver que não importasse o quão desprezível ele fosse, ela continuava tendo esperanças.

Enfim, minhas conclusões é que dá pra ler esse livro e gostar se o leitor já começar com a ideia de que é um livro mediano, mais pra reflexão que pra ação por si só. Eu passei raiva lendo mas foi boa a experiência.

esther.crisrocha 25/03/2024

Questão de classe foi um livro que li para a leitura coletiva da dondoca literária, e para falar a verdade não esperava muita coisa desse livro, mas acabei sendo surpreendida com a história.
Nesse livro conta a história onde todo mundo tem que ser perfeito, e os potenciais das crianças é medido por um número Q, quanto maior essa nota mais privilégios essa criança tem e quanto menor a criança é obrigada a ir para um instituto federal. Elena Fairchild é uma professora desse sistema e trabalha em uma escola privilegiada. Porém, sua vida “perfeita” muda quando sua filha mais nova tira uma nota baixa sendo mandada para um desses institutos federais.
Foi um livro incrível de ler, a autora toca em vários pontos importantes como educação, eugenia, relacionamentos familiares, entre outros. Mas o que me tocou foia questão que nesse mundo o governo estava tentando de qualquer forma criar um mundo perfeito, excluindo toda e qualquer minoria utilizando a educação para isso.
Foi um livro bastante forte e que me prendeu do início ao fim, pois a cada capítulo ficava cada vezes mais interessada em saber o que iria acontecer.
Foi uma distopia que fugiu do óbvio e a autora soube muito bem construir esse mundo e fazer que a gente fique preso na história.

jackie17 25/03/2024

Adorei o livro. ele pode ser um pouco cansativo de ler, por isso demorei tanto pra terminar ele, acho que é o tipo de livro que pode te pôr numa ressaca literária. mas valeu a pena ter lido, a história e sua mensagem são incríveis em muitos níveis. despertou um sentimento em mim sobre maternidade. e abordou assuntos muito importantes de uma forma tão clara, assuntos desde a questão social individual (por exemplo como escolher seus amores) até o maior dos erros da humanidade: esquecer, fechar os olhos pra própria história e repetir os mesmos erros.
"espero que nada desse tipo aconteça de novo...mas, claro, foi iso que dissemos da última vez".

Dani Aragão 25/03/2024

Uma porrada de realidade.
Vivemos diariamente em busca da perfeição em diversas áreas da nossa vida. Ser perfeito como pais, comp filhos, como profissionais, como humanos...mas todos os dias nos deparamos com a realidade de que, em alguns casos, a grama do vizinho é bem mais verde e bonita. Por mais que façamos o impossível para sermos 100%, ninguém consegue tamanha façanha. O ser humano é, por si, imperfeito por mais que se esforce.
Uma porrada da realidade que nem todos assumem que querem ser perfeitos acima de tudo e todos...
Vale muito a reflexão do que não buscar!
A perfeição só pertenceu a um..
Jenni 25/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso

Dani Aragão 25/03/2024minha estante
Eu não leio muitas criticas de livros que eu estou lendo pra não me contaminar...mas esse eu resolvi ler é li muita gente reclamando, detonando. Eu não achei nada disso que falaram

Jenni 25/03/2024minha estante
Acho que por ser um livro mais lento, não agrada todos, mas é importante poder conseguir refletir sobre uma obra dessas, é importantíssima

Dani Aragão 26/03/2024minha estante
Nem achei ele tao lento...pelo contrario. Eu o li super rapido pq a historia prende demais. Lento eu to achando o qur eu comecei..

Kell.O 11/03/2024

Uma questão de classe
Gostei da leitura, fácil, simples e rápida.
Achei o tema interessante, vale a leitura para uma reflexão.

Dyyego 05/03/2024

Questão de Classe
O livro tem uma premissa bem interessante, porém parece que autora não consegue desenvolver a ideia muito bem e acaba que o livro fica muito corrido, principalmente o final.

Brenda1271 02/03/2024

Boa crítica de sistema social
Ótimo enredo criado pela autora, crítica social interessante. Apesar de bom, meu ritmo de leitura foi um pouco arrastado, devido ao desenrolar da história e à ação de alguns personagens (que algumas vezes deixou a desejar). Mas vale a pena lê-lo ao menos uma vez na vida!!!

karolinekelly 16/02/2024

Essa leitura me fez refletir bastante sobre como nos tempos atuais vivemos de aparência, onde uns acreditam ser melhores que outros em diversos aspectos, criando uma eterna competição; uma crítica ao capitalismo. Achei a escrita simples e fluida, recomendo essa leitura.

Taylor33 15/02/2024

Meio nhé
Eu comprei pq ouvi falar bem de "Vox" que é outro livro da Autora. Por causa de uns bgl eu fui ler já sabendo q era meio fraco, mas resolvi dar uma chance pq só se julga um livro dps de ler. Achei fraco kkkkkk
A protegem principal é meio tanto faz, tu não se apega mt não, as críticas são fracas, o mundo é confuso e os plot twist meio mal feito. É tudo mt nada com nada. Tenta fazer uma referência ao nazismo e a relação das mães com seus filhos e etc.. mas é mal feito. O livro tinha potencial, mas não acho q foi bem escrito

alves196 08/02/2024

Primeiro do mês concluído!
Estou um pouco sem palavras para esse livro.
em julho de 2023 eu comprei esse livro, tentei ler e simplesmente parei de ler na página 30 e pouco, novamente em dezembro tentei ler e abandonei mais uma vez.
uma das minhas metas para esse ano era ler os livros parados na minha estante(esse era o único livro parado na minha estante), entrei numa ressaca literária e não conseguia ler nada, olhei para esse livro e pensei comigo mesma: "agora chegou a sua vez", finalmente comecei a ler e passei da página 30, E MEU DEUS, COMO EU NAO LI ESSE LIVRO ANTES?
no começo ele é sim um pouco parado, vai fazer você se questionar se realmente vale a pena ler, mas depois de um tempo a leitura começa a fluir e você não quer parar de ler, demorei um pouco para concluir a leitura mas tudo bem.
eu recomendo demais, esse livro vai te deixar meio perturbada, mas enfim, LEITURA INCRÍVEL, ME ARREPENDO DE NÃO TER LIDO ANTES.

Lizandra.Mirelle 25/01/2024

Um futuro que nos serve de alerta
Pela nota da autora, parece que o livro foi baseado em fatos reais. O governo americano queria praticar a eugência em seu país, além de ter criado lugares para colocar pessoas que fossem consideradas "débis" mentais. Incrivel como isso é revisto na história do nosso mundo, a europa querendo embranquecer o mundo, Hitler fazendo exterminação dos judeus, a escravidão que houve por séculos.
Acho que o livro é sobre isso, pessoas com poder e inteligência, que usam isso para o mal e exterminar pessoas apenas por capricho e com ideias idiotas que tem.
A história é muito boa, a leitura te prende real e você fica comovida com a narrativa da Elena (chorei em muitas partes).
Recomendo.

Verô 23/01/2024

O soco no estômago pode ser real
Coisas que você precisa saber antes de ler: ?
1. O livro é composto por capítulos curtos, o que te dá a sensação de avanço contínuo (e zero vontade de parar de ler)
2. É uma distopia, inevitavelmente você vai se pegar refletindo sobre a importância da inteligência, das divisões da sociedade em classes, da inclusão social, da história e da capacidade de reflexão humana, no geral
3. Os seres humanos privilegiados só se movimentam quando "a água bate na bunda", então a protagonista só vai se incomodar com o sistema quando a filha dela é engolida por ele (e, no decorrer do livro, você vai descobrir que ela, a protagonista, também tem papel na criação desse sistema)
4. Para os mais sensíveis, é um livro em que você se conecta com sentimentos de impotência, sofrimento e desesperança (o soco no estômago pode ser real)
5. Talvez os plots sejam previsíveis, ainda mais se você é uma pessoa esperta em seus chutes, mas não significa que o livro vai deixar de te impactar por isso
6. Se eu leria de novo? Sim, mas não tão cedo... ainda estou me recuperando do baque. Se eu recomendaria a leitura? Claro! É sempre bom ler coisas que te façam refletir, mesmo que essas reflexões pareçam óbvias demais