Questão de Classe

Questão de Classe Christina Dalcher

Resenhas - Questão de Classe

maria 14/01/2021

Revoltante saber o quanto tinha de potencial.
Livro bom. Gostei mas não gostei.

O tema abordado nele é algo bastante interessante, o que nos faz querer ler. Mas ao decorrer só traz frustração. Parece que não acontece nada, marido chato, sistema chato, protagonista chata.

Medo de ler Vox e acontecer a mesma coisa.
Fernanda L. 14/01/2021minha estante
Ai, não li esse, mas Vox é beeeem decepcionante. Tinha tudo pra ser um BAITA livro... mas o desfecho é raso e fácil. Um livro esquecível!

maria 14/01/2021minha estante
Poxa, é tão chato quando isso acontece nos livros.

Fernanda L. 14/01/2021minha estante
Sim ?

Madu 15/01/2021minha estante
Eu gostei muito de vox

Amanda 19/01/2021minha estante
Li VOX e estou no início desse. VOX consegue ser melhorzinho mas ambos são bem similares, tanto na escrita quanto na composição de personagens.

July 20/01/2021minha estante
Rapaz, foi minha sensação com Vox! Tinha tudo pra ser um espetáculo, mas do meio pro final vira um bagunça e desanda. Uma pena.

Fernanda L. 20/01/2021minha estante
Ai, ainda bem que não fui só eu que achei isso. Eu me decepcionei bastante com VOX. O plot me pegou de um jeito que eu fiquei encantada. Mas simplesmente o desenvolvimento do livro estaciona lá pela metade e dali não evolui. Uma pena.

Amanda 20/01/2021minha estante
E o final super corrido. Lembro de ter lido em algum lugar que ela escreveu VOX em semanas e isso transparece no texto, o final é muito jogado e "fácil", poderia ter desenvolvido algo melhor se não escrevesse com pressa.

Karina 19/03/2021minha estante
Mesma sensação por aqui. Gostei da construção do problema, da proposta, mas não gostei da forma de lidar, de quem estava lidando e de como o final é desconexo do começo, com pontas soltas. Assim como Vox.

elle carmo 26/05/2021minha estante
acho a mesma coisa do vox, tema maravilhoso, mas mal desenvolvido

Kaah 21/06/2021minha estante
Vox é um livro que mudou muito minha visão sobre alguns temas, mas o final foi sim decepcionante

HyladyJ 21/04/2022minha estante
Do meio para o final com toda certeza,poderia ter sido melhor desenvolvido. Parece que o final foi escrito com pressa,e isso decaiu a qualidade do livro.

clara está lendo 20/10/2022minha estante
infelizmente acontece isso em Vox, é só não ir com muitas expectativas e nem esperar algo INCRÍVEL. o plot é muito bom, mas o desenvolvimento e os personagens são decepcionantes, apesar disso é um livro ok, não sai muito disso.

HyladyJ 09/03/2023minha estante
Minhas expectativas foram completamente frustradas depois de ler que rola o mesmo com VOX . kkakka mas enfim, acontece.

Carol 30/01/2022

Pertubador
Devorei o livro em dois dias!
A leitura flui bem,e deixa o leitor com emoções intensas!
O mais chocante para mim é que, apesar de ser teoricamente um livro de ficção, não parece nem um pouco distante da realidade.

Dani Aragão 25/03/2024

Uma porrada de realidade.
Vivemos diariamente em busca da perfeição em diversas áreas da nossa vida. Ser perfeito como pais, comp filhos, como profissionais, como humanos...mas todos os dias nos deparamos com a realidade de que, em alguns casos, a grama do vizinho é bem mais verde e bonita. Por mais que façamos o impossível para sermos 100%, ninguém consegue tamanha façanha. O ser humano é, por si, imperfeito por mais que se esforce.
Uma porrada da realidade que nem todos assumem que querem ser perfeitos acima de tudo e todos...
Vale muito a reflexão do que não buscar!
A perfeição só pertenceu a um..
Jenni 25/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso

Dani Aragão 25/03/2024minha estante
Eu não leio muitas criticas de livros que eu estou lendo pra não me contaminar...mas esse eu resolvi ler é li muita gente reclamando, detonando. Eu não achei nada disso que falaram

Jenni 25/03/2024minha estante
Acho que por ser um livro mais lento, não agrada todos, mas é importante poder conseguir refletir sobre uma obra dessas, é importantíssima

Dani Aragão 26/03/2024minha estante
Nem achei ele tao lento...pelo contrario. Eu o li super rapido pq a historia prende demais. Lento eu to achando o qur eu comecei..

Alessandra.Adams 01/05/2021

Questão de Classe, aborda bons questionamentos sobre assuntos como eugenia, meritocracia, capacitismo. Valeu super a pena a leitura.

Wania Cris 27/12/2021

Quão perfeito se pode ser?
Num mundo perfeito, controlado por pessoas perfeitas, com decisões e atitudes perfeitas, pessoas fora do padrão representam um problema a ser sanado. Decisões rechaçadas no passado poderiam ser a solução?

Elena Fairchild se vê entre esses dois extremos ao ter uma filha perfeita e uma considerada inapta para o novo mundo. Quando Frankie é mandada para uma escola de terceiro nível, Elena testemunha a crueldade do sistema de castas que conhece intimamente. Quão sensato é lutar contra um sistema dominante?

Primeira leitura da autora consagrada por outra distopia, Vox, comecei a ler a obra sem qualquer expectativa, porém, a escrita me fisgou já nas primeiras páginas com uma fluidez impressionante. A trama é boa, apesar de não ser a melhor do gênero, o desenvolvimento é satisfatório mesmo que não seja de grande complexidade. Faltou uma maior profundidade na estória de quase todas as personagens (apenas Elena é defenestrada, principalmente por sua função de narradora) e menos soluções fáceis.

Elena é uma personagem crível, o que ajuda na empatia por seus dramas. Ponderada, consciente, corajosa. É uma pena que o mesmo enfoque não tenha sido dado aos demais partícipes da trama, poderia ter melhorado muito a experiência, mas, ainda assim, recomendo a leitura, principalmente para quem conhece pouco de distopias.

Duda 15/11/2021

Questão de Classe
Os mais assustador nesse livro é que volta e meia é possível ouvir comentários como os que as pessoas fazem no livro, antes do sistema de camadas ser implantado.

Rafa Gomide 13/07/2021

Eu adorei a escrita da autora que, juntamente com os capítulos curtinhos, tornaram a leitura muito fluida.

Adorei a evolução da Elena, só não gostei do final.

Emília 21/08/2021

Chocante, cruel e triste
Eu senti repulsa e ódio pelo Malcom em especial. Foi impossível não chorar a cada vez q o livro se aproximava do desfecho. Gente esse livro deveria ser obrigatório para todos, especialmente para pessoas que defendem segregação, rever esses pensamentos. Eu chorei litros. Lembrando, que os eventos históricos, narrados no decorrer da história, são fatos reais, da história americana e mundial. Fica minha recomendação. Não substimem esse livro. Ele é maravilhoso. Abriu minha mente para realidades que antes eu não conhecia conscientemente.

Angelica75 27/12/2023

2,5
Achei fraquinho, uns acontecimentos que não faziam sentido enquanto eu lia. Apesar do tema ser perturbador, achei bobinha a maneira que ela escreve.

Camis 18/03/2021

Segregação
Um mundo em que as crianças não podiam ter notas baixas, predileções sexuais que não fossem: meninos gostam de meninas e vice versa, qualquer deficiência ou classe social mais baixa que eram transferidas para um lugar distante, rígido e frio. A Elena, mãe da Freddie que é impactada por este sistema, me faz torcer por ela no começo do livro, mas é tão culpada quanto os monstrinhos ditadores das regras de seleção para a nota Q. O final do livro é intrigante.

Alan (@coracaodeleitor) 21/05/2021

E se a inteligência fosse a única coisa que importasse no mundo. Será que ele seria mais justo?

Aqui temos divisões de classes feitas baseadas em suas notas. Não muito obstante do mundo em que vivemos aqui isso é levado à risca. Não importa sua beleza ou dinheiro, se você não tem uma boa média é levado para um local desconhecido.

Pois só são admirados e bem vistas as pessoas que tem uma nota elevada e consequentemente só elas se mantém na classe mais alta.

Elena é uma das pessoas que ajudou a instituir essa sociedade junto com seu marido. E ela tem a família perfeita, até que uma de suas filhas começa a diminuir suas notas, até o ponto de ser levada de sua família por isso.

Aí começa uma luta de Elena para reaver sua filha e lutar contra o sistema que ela mesma criou. E ela terá que fazer o impossível para manter sua família unida.

O livro é uma forte crítica a diversos aspectos da nossa sociedade atual, falando sobre privilégios, meritocracia, discriminação e valores familiares aqui temos um prato cheio para os fãs de distopias.

A fórmula usada aqui é inovadora e traz um final bem reflexivo. Mais uma vez a autora cumpre o papel que se propôs e nos entrega uma história forte, que nos prende e nos faz pensar.

Fica aqui uma ótima dica para os tempos atuais.

Celice1 31/07/2021

Perturbador
Depois de ler Vox já tinha uma noção do que esperar desta leitura. Gostei bastante do tom perturbador e do questionador "e se" que passa pela nossa cabeça enquanto lemos. Recomendo muito.

HyladyJ 21/04/2022

É bom e não é .
É uma boa história. Mas do meio para o final deixou muito a desejar . Parece que foi escrito com pressa. Mas ainda assim é bom .

Leiaaguria 23/01/2021

angustiantemente atual
Dalcher nos apresenta um mundo onde desde crianças somos divididos de acordo com nosso nível de ? Q ?. Notas Q superiores a 9 recebem o cartão prata e vivem uma vida de elite. Notas entre 8,9 e 8,0 ficam no meio termo, a cor verde, porém propícios a cair para o pior nível, o amarelo. Amarelo são aqueles que possuem Q menor que 8, que foi o caso da filha de Elena, Freddie. Estas crianças são mandadas para as escolas federais onde perdem contato com os pais e com todos, sem grandes perspectivas de vida. Elena, como professora deveria seguir as regras, mas como mãe, está disposta a tudo para proteger sua filha.
Diferente do que li nas resenhas daqui, eu gostei muito do livro. Não é uma obra onde você espera muito ação ou plots surpreendentes. Eu definiria como propositalmente angustiante e reflexiva por conta do seu tema tão vigente. Confirmo isso com as palavras da autora no final do livro ?Se este romance perturbou você, eu alcancei meu objetivo?. E como alcançou! Fiquei angustiada do início ao fim, pois apesar de parecer absurdo, essa distopia não está tão distante da nossa realidade, e isso torna tudo mais apavorante.