150 Termos para Entender Política

150 Termos para Entender Política André Rehbein Sathler...

Resenhas - 150 Termos para Entender Política

Jose213 24/02/2024

Bem interessante. Apresenta termos essenciais para entender o funcionamento da política, e ajuda a desmitificar o fato que política só interessa a "político".

The Serial Reader 28/12/2023

Um breve dicionário político
Esse livro é como um breve dicionário político, bastante conciso e direto (bem poucas palavras mesmo), porém que abre portas para entendermos um pouquinho mais desse universo e poder ampliar nosso conhecimento nesse âmbito, principalmente para as pessoas que não estão familiarizadas com esse meio e gostariam de entender um pouco mais as notícias faladas nos jornais. Esse livro está longe de ser "suficiente", mas pode ser um bom "primeiro passo".

cinthyaarruda 08/09/2023

Esperei que ele fosse um livro básico e introdutório, mas em alguns momentos ele foi muito mais básico do que pensei.
São 150 termos bem importantes, mas achei que alguns poderiam ter substituído por outros mais relevantes.

Guilherme.Fernandes 18/08/2023

Conceitos Básicos
Trata-se de um introdução essencial para quem tem interesse pelas pautas que englobam o ambiente político. Dessa forma, por ser um conteúdo inicial, não traz uma aprofundamento nos conceitos mencionados, porém, a partir da leitura, é possível ter uma noção básica de questões mencionadas no ambiente político.

judeaquino - @juentreestantes 26/03/2023

Curti a leitura por todo aprendizado
Realmente foi um livro que me mostrou quão pouco eu sabia sobre termos da Política rsrs

De acordo com a sinopse, "o livro busca desmistificar conceitos de forma clara e acessível, e, assim, contribuir com a construção da cidadania ativa e o fortalecimento da democracia no Brasil".

E ele realmente é claro e acessível e esclarece muitos pontos para quem não sabe. As explicações são concisas, claras e didáticas. NÃO é um livro para quem deseja se aprofundar nos assuntos, mas, sim, para quem quer começar a entender melhor.

O tamanho do livro é bem pequeno, e é fácil levar ele para a rua ou na bolsa (também é leve). De modo geral, é uma página pra cada termo; às vezes dois cabem na mesma página e, outros, vêm com mais detalhes, ficando em duas páginas.

Os autores são completamente isentos/neutros durante todo o livro. É uma escrita bem teórica e os exemplos citados são históricos (e não específicos da política brasileira). O foco realmente é se ater aos CONCEITOS.

Particularmente, o que mais curti foi entender mais os detalhes de cada um dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e ver detalhes sobre as funções e órgãos que compõem cada um.

O livro cumpre sua proposta (explicar por alto diversos termos da Política). Recomendo a leitura para todos, até mesmo quem já sabe mais sobre o tema mas deseja relembrar algo.

Até o momento dessa resenha o livro estava disponível gratuitamente na Amazon e em diversos sites. É só buscar o título no Google e escolher por onde baixar (a própria editora disponibiliza também).
_____________

Vem falar de livro comigo no insta =) >>> @juentreestantes

site: Insta: @juentreestantes

Iaemori 21/03/2023

Simples e didático
Como o próprio nome diz, é um livro bastante didático que cumpre com a promessa.

Descreve os termos de maneira simples e interessante, e considero até mesmo instigante, que para uma leiga da área que está buscando entender cada vez mais, achei essa leitura como um bom começo de adentrar esse meio.

vitoria.luisa 24/02/2023

O livro entrega o que promete. Não é nada denso ou complicado.
Achei ideal para uma aula inicial de Direito Constitucional.

O fundamentalista 17/01/2023

150 termos para entender política
É um ótimo livro para os dias de hoje. Aborda termos básicos da política, alguns avançados e conta um pouco da história de como se deu origem a cidadania, diferença de monarquia, república e regime totalitário.
O livro funciona muito bem como um dicionário político por isso não é recomendável fazer uma leitura direta.

Maria 16/01/2023

leitura básica da básica mas essencial, uma indicação ótima para quem quer entrar em contato com a política e ter esclarecimento de como algumas coisas funcionam, por exemplo: democracia, voto, veto, monarquia e afins.

Hanna 17/12/2022

Interessante
O livro explica bem toda a terminologia. Fácil de entender para um leigo, mas o assunto não deixa de ser chato (para mim).

Juli 22/11/2022

CONCEITOS
Uma obra que nos auxila sucintamente com os termos e conceitos do meio político.
Tras explicações, por exemplo, sobre qual o significado de: democracia, parlamento, voto, monarquia, veto, presidencialimos, capitalismo, socialismo, república, senado, primeiro-ministro etc etc etc...
Como são explicações bem simples e que tornam a leitura mais leve penso que vale a pena dar uma espiadinha nesta obra.

Dani.Garcia.Arts 21/11/2022

Importante para todos os brasileiros
Independente da sua ideologia ou até mesmo se você gosta ou não de política, mas esse livro é muito importante para entender o básico sobre o assunto e poder finalmente compreender como algumas coisas funcionam. As explicações são claras e objetivas, direto ao ponto e não se aprofundam muito, mas para leigos isso é um ponto positivo. Este livro é uma boa porta de entrada para o tema.

eupoetizo 13/11/2022

Achei boa leitura. Conceitos básicos sobre o entendimento de política e os direitos constitucionais.

Rhuan34 18/10/2022

Necessário
Ebook gratuito feito pela editora Câmara a fim de que todos tomemos conhecimento do vocabulário básico de política para prestarmos atenção nos feitos e desfeitos que os Parlamentares e o Presidente estão fazendo na sociedade.

alvessrosilaine 14/06/2022

O livro trata dos termos conhecidos na política. É uma leitura muito informativa e interessante para dar significado aos termos que já conhecemos ou ouvimos com muito frequência.