An Emotion of Great Delight

Tahereh Mafi

Resenhas - An Emotion of Great Delight

Amanda 31/01/2023

Eu tô sensível
Essa foi uma leitura rápida e que me fez sentir 1 milhão de coisas.
Eu até entendo a nota dele ser baixa e algumas das críticas feitas, mas eu não consegui ter a mesma experiência negativa que muitos tiveram lendo e desde o começo já estava ciente de que não ia ser um livro fácil. Não tem foco em romance, reviravoltas, intrigas mirabolantes e tudo mais.
É principalmente sobre luto e depressão. Sobre dramas familiares e pessoas quebradas tentando seguir em frente depois de uma tragédia. É sobre ódio, tristezas, decepções e angústias.
Eu fiquei muito comovida com a Shadi e tudo o que ela sentiu durante a história. Seus questionamentos, sua dor, e as mágoas que ela começou a sentir por pessoas próximas. Eu fiquei comovida pela sua família tentando lidar com a mesma dor, cada um da sua própria maneira e como isso consequentemente criou novos traumas para todos ali.
Dava pra ser um livro maior e com mais foco em alguns relacionamentos? Sim e provavelmente ficaria muito bom. Mas também mudaria muito a essência desse aqui e se tornaria uma história bem diferente.

Cath 21/12/2022

substituição
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? não me amava

imn0t0fire 10/09/2022

shadi eu te amo
o livro inteiro é um furacão de problemas e situações e emoções e retratando todos os aspectos da vida que afetam a protagonista
amei conhecer todas as facetas e reflexões que vieram com a história, tudo detalhadamente bem construído de uma forma que você sente o mesmo que a protagonista sente e é levado pela corrente da vida dela, tahereh como você escreve TÃO BEM
queria que tivesse um pouco mais de cena/um pouco mais de desenvolvimento para o romance, mas de certa forma complementa bem a história na medida certa
possível favoritado

Nicole492 08/07/2022

Esse livro é a perfeição
É poetico, é lindo, faz a gente sentir tudo, as coisas felizes e tristes, eu nao consegui largar esse livro até terminar, eu amei que ele é real nao tira a dor nem pinta todos os personagens como bonzinhos e malvados, são pessoas muçulmanas, em 2003, lidando com as consequencias que o 11 se setembro teve na vida de todos e principalmente deles.
Amei o drama familiar e o romance fofinho dos protagonistas.
Eu to impactada com o tanto que uma novela me fez sentir, me distruiu, amei demais, 5 estrelas e favoritado.

Carolina 28/06/2022

bom, mas esperava mais
Me identifiquei muito com a personagem principal nos daddy issues, eu gosto mto dela. A melhor amiga dela puta que me pariu, que garota chata e invejosa... me irritou tbm ela comendo na mão dessa menina. Esse livro foi uma boa leitura mas nada espetacular

Mayara1075 15/06/2022

Esperava critica social, aprofundamento nos personagens e carga emocional e recebi história que não vai a lugar nenhum, personagens rasos, protagonista chata e romance desinteressante. O final então parece que nem a autota aguenta mais e resolveu desistir de escrever

laura 19/03/2022

"Shadi meant joy, and all I ever did was cry"
An Emotion of Great Delight é bem diferente dos outros livros da Tahereh. A história acontece bem devagar, quase uma metáfora para como a depressão faz parecer que a vida se move em câmera lenta.

Tendo experiência com luto e depressão, eu entendi e me identifiquei muito com a Shadi em alguns momentos.

Eu amo a forma como a Tahereh escreve sobre o amor, e amo os personagens masculinos dela, queria poder tirá-los do livro e trazer pra vida real.

Só aviso que por lidar com esses temas que podem ser gatilhos, é bom tomar cuidado, porque eu me senti emotiva durante toda a leitura.

Eu não achei cansativo, na verdade eu não queria que acabasse. Também não achei o fim vago, achei lindo e realista, como a vida é.

Eu entendo por que esse livro não é pra todo mundo, mas eu particularmente amei.

yas 29/01/2022

que livro incrível!!
por ver me gnt falando q ele não era tão bom quanto esperavam eu não me animei tanto, mas a tahereh entregou tudo. definitivamente não é um a very large expanse of sea 2 e a única coisa q a Shadi e a Shirin tem em comum é que ambas são meninas muçulmanas vivendo dps do atentado de 11 de setembro. esse livro me fez sentir tantas coisas e eu não sei nem como explicar o que eu senti aqui. vi uma resenha q falava exatamente o q eu sinto do livro, basicamente que o livro é muito doloroso e profundo e acho que não tenho outras palavras pra descrevê-lo. definitivamente mais uma favoritado da tahereh. amei demais.

Daniel1179 06/01/2022

An Emotion Of Great Delight
"Everywhere I went strangers squinted at me, minds buffering for all of half a second before they placed my entire person in a box, taped it shut."

O livro em si tinha tudo para ser cinco estrelas. Acho que como a maioria, esperava um "A Very Large Expanse Of Sea" 2 da vida, mas não foi isso que recebi. E tudo bem. Entretanto, um ponto que não gosto de verdade são finais abertos. Tudo aconteceu tão rápido no final e várias pontas ficaram soltas. Cheguei no final e fiquei: ué, já acabou? Mas não num sentido bom! Acho que três estrelas é uma nota boa para ele: bom, mas poderia ser BEM melhor.

bii.montenegro 06/01/2022

quero começar falando que a tahereh é minha escritora favorita, amo a escrita dela e não mudou nesse livro, mas esse livro foi estranho?

esse livro não foi pra mim. a carga emocional do livro é profunda mas acho que faltou desenvolvimento dos personagens e aprofundamento em tudo? até a metade do livro eu não tava entendendo nada do que a protagonista tava falando, parece q foi tudo corrido e sem explicação.
e o final, parece q cortaram uns 10 capítulos, sei lá, não rolou.

Lauraa Machado 29/12/2021

Maravilhoso e doloroso demais!
Esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano, mas acho que não é para todo mundo. Ele definitivamente não é para quem está buscando um livro no mesmo estilo que A Very Large Expanse of Sea (O Oceano Entre Nós) e nem para quem precise ler algo leve e alegre. É um livro pesado em luto e dor do começo ao fim, tão intenso e sensível, que é difícil às vezes pensar claramente.

Sim, a protagonista é uma adolescente muçulmana nos Estados Unidos em 2003, então é fácil pensar que é parecido com o outro livro da autora, mas eles são tão diferentes! Shadi é bem nova, mas ela vem guardando tanta dor por meses, dor dela e de sua família, tanta culpa, ódio e luto, que dá para ver desde o começo que ela quase não aguenta mais. Eu amei demais ver como ela chega ao seu limite, as coisas que contribuem para isso e como ela lida com seus pais e sua irmã, principalmente seu pai.

Entendo quem achou o final cortado, mas para mim fez sentido. Esse livro é mais sobre a dor dela do que sobre sua vida e acontecimentos paralelos. Tenho medo de dar spoilers se for tentar explicar demais, mas é quando seu luto começa a aliviar que a história acaba e, para mim, isso fez sentido demais! Acho até que, se a história tivesse se estendido mais, teria parecido enrolação ou informação demais, porque não importa o que acontece depois de como acabou, só importa que eles chegaram naquele ponto, que ela já não está carregando tudo isso sozinha e que há esperança de dias melhores.

Honestamente, esse livro é excelente, mas ele é bem único mesmo, bem sensível, então ou você consegue se colocar no lugar dela e aceitar o livro como ele é, ou espera que ele se encaixe em moldes de outros e vai acabar um pouco frustrado.

Recomendo sim, mas somente se alguém quiser ler um livro sobre dor e esperança muito bem escrito e tocante!

Jéssica 07/10/2021

A autora representa tão bem o que me parece uma depressão da Shadi que várias vezes tive vontade de largar a leitura por não poder pegar ela pelos ombros e chacoalhar pra ver se ela reagia. É um bom livro, mas precisei de paciência pra seguir até o fim.

princessofelfhame 15/09/2021

só não gostei do final aberto
"I?d thought, for so long, that this pain I clenched every day in my fist would be my sole possession, all I ever carried for the rest of my life.
I?d forgotten I had two hands."

Ana 03/09/2021

Tahereh eu te Amo
Esse livro me fez sentir tudo DEMAIS. Deve ser a milésima vez que falo o quanto ando lendo e me interessando mais por livros com protagonistas muçulmanas e suas dificuldades na vida.

Shadi está totalmente ferrada emocionalmente, tudo é um caos na vida dela, existe um fardo grande demais para carregar. Eu me cativei infinitamente por ela.

São Muitas reflexões e situações complexas que eu nunca vi antes nesse livro.
O final é totalmente aberto KKKK (RINDO DE NERVOSO)

Eu amei Ali e amei esse livro com intensidade.
Só lendo pra entender esse caos dentro de mim.
É isso..

Fanny.Auster 26/08/2021

o que rolou nesse livro?
ok, vamos lá! tahereh é a minha segunda autora favorita (atrás da VE Schwab), e eu já li todos os livros dela! A saga de estilhaça me + a very large expanse of sea e agora terminei an emotion of great delight.
eu AMO shatter me e avleos! A M O.

mas esse livro, não foi pra mim.
a história é ruinzinha e eu achei a narrativa fraca, dei 3?? pela carga emocional do livro, que é profunda e eu me vi um pouco na protagonista. mas sinceramente, me decepcionei?.