O Grande Houdini

O Grande Houdini Kerri Maniscalco

Resenhas - Rastro de Sangue: O Grande Houdini

Gabriella 23/04/2024

O que menos gostei até agora...
E o primeiro da saga em que não dou 5 estrelas.
A história, o mistério, os assassinatos continuam muito bem, mas a narrativa peca em outros fatores.
Audrey e Thomas estão em mais uma aventura e, dessa vez, junto com o tio de Audrey e a prima dela. Todos a bordo de um navio onde acontece shows de uma trupe de crico e os assassinatos ocorrem de maneira bem teatral, diria até como se fosse um show.

Algo que me incomodou um pouco foi o fato de o foco principal da história ter ficado em segundo plano, ou, pelo menos, essa foi minha percepção.
Desde o primeiro livro temos alguns focos principais, entre eles os assassinatos, a relação de Audrey e Thomas e toda a questão de Audrey Rose querer fazer algo incomum para mulheres da época. E, mesmo com vários focos, o principal sempre foi o mistério e resolução dos assassinatos, os livros são sobre isso e os outros pontos vão acontecendo em segundo plano enquanto todo o mistério se desenrola.
E o que vi nesse livro foi justamente o oposto. Colocaram o mistério em segundo plano para focar em um triângulo amoroso que, definitivamente, não cabia na história. O grande foco deste livro foi Wadsworth se juntando com o líder do circo e ela ter se afastado de Thomas.

Pra começar que eu odeio triângulos amorosos, definitivamente uma das minhas tropes de romance mais odiadas e ainda colocada em foco em um livro que não tinha a menor necessidade me deixou realmente irritada.
Nos 2 primeiros livros a relação de Audrey e Thomas foi desenvolvida e escrita de uma forma muito boa e crescente, pra chegar neste 3° livro e a autora "jogar fora" visto que ambos mal tiveram cenas juntos e as que tinha era ela mentindo pra ele sobre tudo. Srnti que foi um retrocesso na evolução de relação que poderia estar sendo ainda mais aprofundada e simplesmente ficou parada.
Entendo que Audrey Rose ainda é uma menina, não tem nem 18 anos e nunca havia se interessado por alguém antes de Thomas, é normal ela ter dúvidas sobre seus sentimentos e até se interessar por outros caras, mas também acho que não precisava transformar isso no foco do livro.
As atitudes dela nesse livro acabaram contradizendo todas as outras dos outros 2 primeiros, talvez até como uma forma da escritora mostrar que mesmo tão madura, Wadsworth ainda é uma menina e isso eu até consigo entender melhor.

Sobre o mistério do assassino, confesso que achei o motivo deste um pouco mais sem graça do que os outros, mas a narrativa continuou muito bem construída até chegar no ápice e na revelação de quem estava por trás das mortes

15/04/2024

Este livro começa quase que imediatamente depois do segundo volume. Audrey, seu tio e Thomas Cresswell, o paquera e parceiro de investigações de Audrey, estão à bordo do RMS Etruria, em uma viagem de uma semana da Inglaterra para os Estados Unidos. A ação não demora a acontecer, pois enquanto o Festival Enluarado se apresenta no salão principal para o deleite dos passageiros, um tenebroso assassinato ocorre. Uma jovem na mesma mesa de Audrey e Thomas é morta com várias facas nas costas. E ninguém viu nada.

O tio de Audrey é um renomado perito forense e ensinou o ofício a Audrey às escondidas em um primeiro momento, já que seu pai proibiria. Thomas é outro aprendiz que ama a srta. Wadsworth, além de ser muito inteligente e um brilhante perito em cenas de crimes. Ainda que eu ache que Kerri pesa a mão na paquera e no "fogo da paixão" que só falta tornar esses dois em uma pilha de cinzas, acho OK quando eles flertam, mas ele são ainda melhores quando trabalham juntos para solucionar um caso.

É por isso que esse livro decpciona. Enquanto vemos uma colaboração intensa dos dois nos livros anteriores, com cada um tendo um papel preponderante para solucionar os crimes, neste aqui os dois parecem apenas dançar em volta de uma terceira pessoa que a autora colocou para criar um triângulo amoroso ridículo de tão ruim. Sabe quando é algo que não precisava ser inserido? Como se a autora quisesse criar um conflito entre os protagonistas e não encontrasse outra forma de fazer isso? Esse pivô dessa angústia toda é Mefistófeles, o mestre de cerimônias do Festival que parece misterioso e sedutor (claro que parece). Ah, contei que Audrey não vê a cara de Mefistófeles por uns 80% do livro? Ele usa máscara O TEMPO TODO e Audrey ainda cai de amores por esse sujeito em pouquíssimo tempo!

Eu queria ciência forense, investigação, pistas e análises de cenas de crimes. O que eu recebi foi triângulo amoroso, dúvidas de Audrey sobre seus sentimentos, o apagamento de Thomas em boa parte do romance e um desfecho sem graça nenhuma. O tal do "feminismo" da Audrey, de querer o direito de fazer suas próprias escolhas, pelo visto, só se aplica a ela, não à sua prima Liza, pois Audrey interfere na vida da prima, que também queria o direito de fazer suas escolhas e é impedida pela hipocrisia de Audrey. Segundo, a linda parceria de Thomas e Audrey dos livros anteriores é destruída aqui, pois Thomas é tratado feito um capacho enquanto Audrey não precisa de ninguém (só de Mefistófeles, elevado ao status de O CARA por alguma razão misteriosa). Sério, que deceção. Que livro irregular e caótico foi esse?

Também não entendi o motivo do título Escaping From Houdini ou O Grande Houdini como foi traduzido, já que as coisas não se conectam. Não posso passar disso, pois daria spoilers do final, mas acredite, o título foi outra decepção. Nos livros de Kerri, a revelação do verdadeiro criminoso sempre é um momento de suspense e surpresa, o que não aconteceu aqui. Quando se revela a autoria dos crimes eu nem pisquei de emoção, de tão saco cheio que estava ao virar a última página. E convenhamos: o que raios se passava com esses passageiros, que estão DE BOAS, vendo espetáculos circenses, enquanto tem pessoas sendo mortas por aí??

Acho bacana o fato de Audrey ser uma moça vitoriana que luta para ser a melhor cientista que puder. Sei que ela é jovem, que pode ter uma série de dúvidas sobre sua vida futura, sobre Thomas, é até natural pela idade dela, mas MELDELS, sabe? É um livro sobre lamúrias de amor do começo ao fim, com um Mefistófeles que não passa de uma cópia mal acabada de Thomas, fazendo inclusive o mesmo tipo de piadas sarcásticas. A inclusão da prima de Audrey na história também me pareceu sem sentido algum, já que ela serve para absolutamente N A D A no enredo. Se tem algo que salva o livro são os diferentes artistas do festival, muito bem descritos.

Terminei o livro apenas para ver algumas coisas sendo resolvidas, mas nem tudo se resolve, deixando um gancho para o próximo livro. Que eu pretendo ler, claro, mas com expectativas menores. Com relação à edição, ela segue o padrão das edições anteriores, em capa dura, papel amarelinho, um belo trabalho gráfico interior e menos problemas revisão, algo que foi um problema no livro anterior. A tradução é de Ana Death Duarte e está muito boa.

anaclarinhaa 04/04/2024minha estante
amiga..eu to meio empacada na leitura, mas tô super curiosa no mistério, me dá uma dica aí do assassino pra ver seu eu me animo pfv kkkkkkk, maaas sem spoiler kkkkk

giocatto09 04/04/2024minha estante
ai amg n sei sem dar spoiler
mas assim se tu pegar uns detalhes tu vê q faz sentido
assim q começam a encontrar tds os mortos faz mais sentido
e é um pouco diferente dos outros dois livros

anaclarinhaa 04/04/2024minha estante
tendi ndaa kkkkkkk

Sa 29/03/2024

Me surpreendeu muito. O melhor da saga pra mim
Eu tenho mania de ficar lendo as resenhas daqui pra saber o que os outros acharam. E todo mundo dizia que era o mais fraco da série. Aí, desanimei. Mas como estou lendo em grupo, uma pessoa começou a dizer que era ótimo e daí eu fui ler.
Foi o melhor livro da saga pra mim.
Em tudo.
O caso foi interessantíssimo! Vários assassinatos aconteceram com um tom de dramaticidade envolvendo sumiços e cartas de tarô em um navio. Os crimes levam a Audrey a se envolver no cotidiano dos artistas, aprendendo sobre eles e sobre as ilusões circenses. E tem toda aquela atmosfera dos grandes espetáculos do final do século XIX e início do XX com a devida abordagem aos preconceitos que esses artistas enfrentavam. A Kerri acertou muito a mão nesse livro!

- Mas por que as resenhas eram tão negativas então??
Acho que as pessoas se deixaram levar pela escolha da autora pelo envolvimento da Audrey com o Mefistofeles, o mestre de cerimônia, o que resultou num "triângulo".
Detesto triângulos e, geralmente, é um plot que me cansa e desanima. Mas o Mefistofeles foi tão bem construído que eu não conseguia desgostar dele. Ele merece um bloco da resenha todo pra ele, porque: que personagem incrível! Sensual e super enigmático. Todas as cenas dele eram um deleite, seja com a Audrey ou com o Thomas.
Outro problema que teria levado os leitores a desgostarem do livro é que a gente esquece que a Audrey só tem 17 anos. Ela é super madura e inteligente a maior parte do tempo, mas é uma menina ainda, e a gente julga alguns atos e sentimentos dela esquecendo esse pequeno detalhe.
A autora consertou vários aspectos que critiquei nos outros livros. Aqui ela apresenta os artistas, seus backgrounds, foca nos detalhes, deixa pouquíssimas pontas soltas e constrói um assassino com uma história redondinha. Então, estou em completo desacordo com a maioria das resenhas aqui. O melhor da saga!

arebecalopes 27/03/2024

O grande Houdini
Sinceramente não sei que nota dar, não consegui ler o livro normalmente, fiz uma leitura dinâmica pegando os principais pontos. Esse livro foi o mais fraco dos três até agora. Realmente as atitudes da protagonista não condizem muito com o que ela prega nos outros livros. Assim como outros leitores achei o triângulo amoroso desnecessário, e a história em si não me cativou. Já comprei o último mas vou esperar um pouquinho para ler.
Eduarda.7 04/04/2024minha estante
Chocada! Houdini e Jack foram os meus livros favoritos da saga.

Eduarda.7 04/04/2024minha estante
Embora eu tbm tenha odiado o triângulo amoroso aleatório e completamente desnecessário.

arebecalopes 04/04/2024minha estante
O primeiro pra mim foi o melhor de todos até agora, o do Drácula foi legal também e tô gostando do Holmes mas esse daqui não me foi kkkkk mas amo mesmo assim

Eduarda.7 04/04/2024minha estante
Sim o primeiro é incrível, drácula eu n gostei tanto qnt o primeiro pq eu não achei a investigação tão boa qnt, faltou mais morte e sanguinolencia??.

Eduarda.7 04/04/2024minha estante
Houdini eu amei o mistério, pra mim foi o mais instigante nesse sentido e teve mais mortes (msm com o triângulo amoroso incomodando)

Eduarda.7 04/04/2024minha estante
Já o último eu amei tb só que eu achei q os assassinatos ficaram muito em segundo plano por metade do livro, focando só na treta do romance e eu queria que tivesse sido mais balanceado entre os 2, e não só romance na primeira metade e só assassinatos na segunda.

Eduarda.7 04/04/2024minha estante
Mas pretendo reler essa saga no futuro, se tornou meu top 1 de investigação jovem.

Bia 24/03/2024

Gostei muitoooo! Acho que não foi tão incrível quanto os dois primeiro livros mas eu amei, e continuei amando os personagens. Minha única questão é a dúvida da Audrey, não achei necessário àquilo.

fer 11/03/2024

Jurídico Thomas Cresswell
Abandonei esse livro na metade e um ano depois decidi pegar para continuar. E fico muito feliz que eu tenha continuado. O mistério desse livro me envolveu muito mais que o do anterior, eu realmente fiquei doida para descobrir quem era o assassino. Mas mesmo assim uma coisa me incomodou muito, que foi o fato de a Audrey Rose ter ficado completamente maluca (???) ela fugiu completamente da personalidade que ela tinha nos livros anteriores em relação ao Thomas e fez o coitado sofrer de graça. Minha vontade genuína era entrar no livro e dar um abraço nele porque não tá escrito o quanto ele foi injustiçado.
Apesar disso eu gostei muito do Mefistófeles e a maioria das minhas marcações do livro foram frases dele. Ele é um personagem muito complexo e interessante mas acredito que não tinha necessidade nenhuma de fazer existir algo entre ele e a Audrey Rose e colocar um casal há muito tempo formado e estável em um triângulo amoroso sem sentido.
Enfim, mesmo tendo abandonado acho que valeu muito a pena retomar a leitura porque mesmo com todas as críticas que eu tenho eu ainda consegui me divertir muito lendo.

Majú 04/03/2024

Demorei muito para terminar
Foram mais de 6 meses lendo esse livro
Tinha tudo para ser incrível a ideia é ótima
Vários acontecimentos são intrigantes mas a audrey tava insuportável nesse livro e parece q várias coisas que acontecem são desnecessárias
A história vai se perdendo
Vc começa pensando foi essa pessoa foi aquela mas parece q a investigação vai acalmando e parando e vc para de se questionar quem é o culpado e só quer que chegue logo no final no momento q o assassino vai se revelar pq a Audrey se perdeu na investigação completamente
Como eu vi outras pessoas dizendo esse é o livro mais chato da saga e agr vou até demorar para pegar o último pq tenho outras prioridades e esse livro me tirou a vontade
Mas tenho muita esperança q o próximo vai ser melhor
Essa autora não é nem de perto minha favorita desde o primeiro livro eu tenho algumas questões de achar q ela se perde na escrita dela q ela não pesquisou o suficiente ou sla
Agr eu não acho mais as necropsias intrigantes e no final sempre acaba no fígado...

Médonne Pattz 29/02/2024

Só não dou nota 5 porque a protagonista conseguiu me tirar do sério.
Como pode eu me apaixonar cada vez mais pelo Thomas? Socorro, ele é perfeito nas suas imperfeições.
O mistério foi muito bem construído, fui até o final sem suspeitar de nada, zero teorias.
Estou ansiosa pra ler o quarto livro

Ray Souzza 02/03/2024minha estante
Me senti desse jeito tbm, simplesmente odiei que ela quis abalar meu Cressworth

fer 11/03/2024minha estante
?era como se ela tivesse dúvida entre um Thomas de máscara e o outro com um escalpelo.? Foi exatamente isso que eu pensei o livro inteiro!! O jeito que eles são literalmente o mesmo personagem é inacreditável

Belinha 19/02/2024

Rastro de Sangue - O Grande Houdini
Seguimos aqui com o terceiro livro da saga Rastro de Sangue. O grande Houdini é mais uma aventura incrível protagonizada por Audrey Rose e Thomas Cresswell, um dos meus casais favoritos.
Agora, no transatlântico RMS Estruria, á caminho dos Estados Unidos para desvendar mais um caso, eles se deparam com vários assassinatos a bordo do navio. Assassinatos que envolve sumiços de pessoas e cartas de tarô.
Audrey conhece Mefistófeles, mestre de cerimônia, que usa uma máscara o tempo todo.
Lisa, prima de Audrey, se envolve com o grande Houdini (o mais aclamado ilusionista de época). As vítimas são mortas em lugares inusitados e ao lado de cada corpo tem uma carta de tarô.
Antes de começar a leitura dei uma espiada em outras resenhas e descobri que muitas pessoas não gostaram do livro, então eu acabei desanimando um pouco. Mas como sou teimosa resolvi seguir com a leitura e me surpreendi muito. Em certas horas fiquei com raiva de Audrey. Fiquei com muita dó de Thomas, sei que Audrey fez o que fez porque era necessário para que ela percebesse o quanto o ama, mas acho também que ela foi muito imatura e inocente em alguns pontos.
Quando comecei a desconfiar de quem era o assassino, eu estava certa.
Sobre o triangulo amoroso, não sou muito fã. Triângulos pra mim é muito cansativo e chato. Mas por outro lado eu gostava e torcia muito por Mefistófeles, não consegui odiá-lo. Pra mim a história foi bem fluida, a autora conseguiu deixar a história do assassino bem fechadinha. Eu gostei bastante.

Idien Ariel 12/02/2024

Até que enfim, o fim!
Que livro chatooo.
Diferente dos anteriores, o ritmo deste livro é lento e confuso, o enredo parece ser propositalmente misterioso pra combinar com a mística da história mas só deixa tudo chato.
O triângulo amoroso também é desnecessário e fraco.
O livro começa bem, depois fica enrolando mais da metade do livro e resolve tudo em dois capítulos finais, sendo que aqui, apesar de bons, os personagens principais não são úteis pra nada na resolução dos crimes, pois o criminoso se revela sozinho no fim do livro.
Enfim, foram três anos entre idas e vindas na leitura e finalmente acabou.
Vou ler o quarto livro na esperança que ele retome o rumo e a história volte a ser boa como antes.

Gabriele 11/02/2024

O Grande Houdini
Comecei esse livro com expectativas altas pois amei os dois primeiros e a escrita da autora é maravilhosa, mas devo confessar que a Audrey Rose me decepcionou nesse livro, achei que algumas de suas atitudes não condizem com o que foi falado sobre sua personalidade nos livros anteriores. O livro é ótimo tanto que dei nota 5/5, mas alguns pontos me decepcionaram.

Lice 09/02/2024

Não pensei que eu demoraria tanto pra ler esse livro, visto que nos primeiros a leitura fluiu e me prendeu, me fazendo ficar refletindo e pensando neles nos momentos queeu não podia ler, mas esse...
Veja bem, o livro é bom, tem uma ambientação impecável, e personagens bem desenvolvidos, mas a forma do desenvolvimento da protagonista, ficou de lado, ao finalizar o livro, eu entendi que ela precisou ter uma escolha amorosa, mas por eu ser apegada ao protagonista masculino, toda a trama e magnificência que gira em torno do novo pretendente cai por terra, pois ao invés de me interessar, eu fiquei xingando a nossa queridinha Audrey Rose?.
É um livro bom, e com o resultado e """justificativa""" (é apenas um termo) dos cr1m3s, foi mais coeso do que no caso do Jack e do Dracula.
Indico para quem quer continuar a série, ele é repleto de mensagens que te fazem refletir e apreciar, mas elas também te agridem da mesma forma.