Nós, mulheres

Nós, mulheres Rosa Montero

Resenhas - Nós, mulheres

Giovana 05/02/2021

Não gostei e não recomendo.

Ao final do livro a autora comenta que quis revelar a história de mulheres, sejam elas boas ou ruins, mas aparentemente ela gosta de focar no defeito das pessoas e realiza julgamentos durante o livro todo.

Achei estranha a questão sobre anorexia, levantada em diversos momentos, e no geral, sem motivos, além de falas problemáticas sobre o transtorno.

Larissa Verena 13/08/2022

Rosa Montero apresenta resumidas biografias de mulheres que tiveram papéis importantes/fundamentais na história. A maioria dessas mulheres foram subjugadas pelo sexismo, foram mulheres à frente do seu tempo, e por isso mesmo apagadas da história.
Foi ótimo conhecer nomes de que nunca ouvi falar e ter a oportunidade de pesquisar um pouco mais sobre algumas delas.
Montereo deixa claro que ela não pretende escrever um livro "sobre santas", mas mostrar a real natureza dessas mulheres, suas qualidades e seus defeitos e isso pode incomodar. Os muitos amantes, as crueldades (inclusive contra familiares) podem chocar alguns, mas só evidencia que mulheres, assim como os homens, são humanos passíveis de erros, porém somos julgadas de forma mais dura.
Gostei muito da leitura.

DêlaMartins 03/10/2022

Histórias de / sobre mulheres
Demorei para engrenar, para entender e para gostar do livro. Pra ser sincera, quase desisti da leitura, mas insisti e não me arrependo. As primeiras narrativas não me empolgaram, mas fui me acostumando ao livro, entendendo o que Rosa Montero queria realmente passar. Acabei me rendendo à leitura e gostei.

São muitas histórias sobre a vida de mulheres conhecidas ou não (a maioria, eu desconhecia) - artistas, cientistas, esposas, imperatrizes, soldados, entre outras. É difícil contar e se lembrar das histórias. Um livro sobre mulheres que viveram (algumas, ainda vivem) em épocas diferentes, com entornos diferentes, que as levaram a agir como agiram - algumas são cruéis, outras passivas, mas todas foram "diferentes" e arrojadas.

Pra mim, o que melhor resume o objetivo deste livro é a definição da própria autora: "O feminismo, ou ao menos a parte majoritária do feminismo, não reivindica pessoas santas, mas pessoas que possam viver todas as possibilidades do ser, para além da tirania dos estereótipos. Vocês sabem, é aquela velha história: as meninas boas vão para o céu e as más vão para qualquer lugar. Eu sempre disse que alcançaremos a verdadeira igualdade social quando conseguirmos ser tão tolas, ineficazes e malvadas como alguns homens o são sem que sejamos recordadas especialmente por isso."
Débora 24/05/2023minha estante
Amei sua resenha!????

Pri | @biblio.faga 08/03/2021

O dia 8 de março é conhecido por ser o Dia Internacional da Mulher, surgindo, inicialmente, como uma homenagem às 129 operárias estadunidenses de uma fábrica têxtil, vítimas de um incêndio.

Atualmente, muito se debate sobre a própria origem da data — celebração esta que teria sido propositalmente dissociada da luta das trabalhadoras da União Soviética, e, principalmente, sobre a tentativa de esvaziamento do conteúdo político da data e sua transformação em uma data simbólica inofensiva e comercial.

Embora feitas tais ressalvas, é inegável que ainda há muito o que se comemorar, por essa razão, hoje eu trago a indicação de um dos livros da maravilhosa jornalista e escritora espanhola Rosa Montero.

Publicado originalmente em 1995, sob o título de “Historias de mujeres”, o livro ganhou uma nova edição em 2007, sendo amplamente atualizado e trazido ao Brasil em 2020 pela Editora Todavia.

No livro “Nós, mulheres: grandes vidas femininas”, foram incluídos noventa breves retratos de mulheres, os quais somados com as poderosas 16 biografias iniciais, nos permitem uma emocionante viagem da Antiguidade até os dias atuais, pela complexa e variada riqueza da contribuição feminina à vida comum.

Rosa Montero magistralmente se propõe [e habilmente cumpre a promessa] de recontar uma parte da “história que não está na história e que só pode ser resgatada aguçando os ouvidos e escutando o sussurro das mulheres”.

Transitando entre personagens do sexo feminino que nos são muito conhecidas e figuras quase que indevidamente esquecidas, a autora empresta voz à mulheres fortes, delicadas, gloriosas, insuportáveis, mas, sem sombra de dúvidas, sempre interessantes.

Assim, hoje mais do que nunca, te convido à leitura, a reescrever a história e resgatar a memória de tantas existências e feitos esquecidos.

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Adriana261 04/05/2021

Mulheres a frente do seu tempo
Interessante relato sobre várias mulheres, desde a antiguidade até os dias atuais. A maioria não conhecia, nem todas grandes heroínas, mas com uma história de vida que impressiona e demonstra o efeito do sexismo e do machismo estrutural para a vida das mulheres. É uma constante. Biografias interessante que nos deixa curiosa para conhecer um pouco mais sobre algumas delas.
Impressionante o apagamento histórico que a grande maioria sofreu.

Bella :) 15/08/2021

bulício
tão subjugadas ao ponto de serem esquecidas.
tão descredibilizadas ao ponto de desistirem.
tão odiadas ao ponto de serem mortas.

as tuas atitudes refletem uma sociedade doente, infectada &
você não está imune.

o teu olhar e aquela fala degradante reverberam em corpos mutilados pela tua arma feroz.
feras? ferem.
feridos? .... na maioria das vezes, não contam histórias.

o teu machismo apaga mentes fervorosas.

e na possibilidade de queimarem naturalmente elas causam um
- incêndio

Aline | @42.books 12/10/2021

Para que os sussurros sejam ouvidos..
Não sou grande fã de livros documentais, mas adoro quando essas histórias vêm de uma forma menos convencional e mais literária. Rosa Montero me conquistou depois de contar de forma belíssima parte da história de Marie Curie em "A ridícula ideia de nunca mais te ver", e, aqui, ela repete o feito em curtas prosas documentais.
Esse livro é importante, e tem nele o valor inestimável de apresentar histórias de mulheres impressionantes, trazendo a ambiguidade de algumas delas, além de mostrar a pluralidades dessas histórias (tanto pro bem, quanto para o mau).
É uma ótima leitura introdutória, e é incrível sair se sentido instigada a conhecer mais essas mulheres que marcaram o mundo, seja por força, inteligência, frieza, poder, etc...

Dani 17/10/2021

Grandes perfis de grandes mulheres.
Algumas famosas, muitas anônimas a maioria sombreadas por homens escrotos.

Desperta nossa curiosidade pra ir atrás da histórias dessas mulheres tão cheias de potencial que mesmo vivendo em momentos históricos opressores conseguiram se destacar.

Algo muito importante no livro e na obra da Rosa Montero que eu pessoalmente não tinha notado ou me incomodado é ela ter problemas com relação ao físico dessas mulheres, algo que me foi apontado numa leitura coletiva por mulheres mais ligadas que eu.
Revendo, relendo, concordo muito que a rosa muitas vezes é preconceituosa no modo de colocar e descrever seus corpos.

Millene 14/02/2023

Não tão inovador quanto poderia ter sido
É um montante de mini biografia de mulheres ao longo dos séculos, mostrando que são humanas além de heroínas. A idéia é legal mas o jeito que a autora escreve, não.

Ela faz questão de passar tempo demais julgando a aparência das mulheres (cara de cavalo, aparência de boboca, muito feia, etc) e também ela passa muito tempo descrevendo a época que morava e o histórico dos parceiros românticos, o que não ta errado quando se trata de biografia mas como ela escolheu fazer mini biografia de várias mulheres, ela mal fala dos trabalhos da mulher e como isso foi importante. Ela tanto reclama da época que as mulheres não podiam ser independentes mas sua forma de escrita focando nos homens à volta faz isso, ai acaba sendo "a filha do tal, a mulher dele, a que teve mil amantes, a mãe"
Também me irritou como ela chama de fêmea e uma maioria gigante da lista são mulheres brancas. Ela contradiz a ideia que quer passar.

E é isso, o tanto de repetição de explicar o lugar e época e falar muito dos homens que fizeram as vidas dessas mulheres torna cada mini biografia repetitiva e fica difícil separar uma da outra

Cecia 01/05/2022

É um livro pra lá de bom, cada mulher é a representação de uma coisa que nós estamos acostumados a vivenciar, a María Lejárraga, por exemplo, é a representação do silêncio feminino. Entretanto, eu senti uma imensa falta de ler "uma mulher negra", aonde elas foram parar? Por isso não darei 5 estrelas ao livro, não podemos, jamais, deixar que o movimento feminista se torne uma coisa branca e de elite, mulheres negras também existem e elas são tão importantes para história quanto as mulheres brancas.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/10/2022

Uma revigorante viagem pela história das mulheres que marcaram o mundo. Um livro fundamental à reinvindicação do papel feminino nos principais avanços da humanidade através da biografia de suas protagonistas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556920696
JaqueCabral33 28/01/2023minha estante
Eu adoro esse trabalho de divulgação que vocês fazem!

Maria.Laura 20/06/2021

Conhecendo mulheres reais
Rosa Montero em "Nós, mulheres" se propõe a escrever sobre a vida de diversas mulheres que de alguma forma afetaram sua vida. O mais impressionante desse livro é a forma como ela consegue trazer essas mulheres por mais incríveis incríveis sejam como reais, você pode descobrir lados não tão belos de Simone de Beauvoir ou descobrir histórias de rainhas cruéis como a de Irene de Constantinopla.

Juliana 30/06/2021

Gostei bastante de ser apresentada a tantas mulheres maravilhosas que foram esquecidas ou apagadas da história.

Senti que a autora, em muitos momentos, focou muito na aparência e nos relacionamentos das mulheres ao invés de trazer mais os feitos e conquistas delas.

Mas, de modo geral, é uma introdução a vida de diversas mulheres e deixa um gostinho de querer saber mais e pesquisar sobre.

Luciane 27/01/2022

Nós, mulheres
A obra traz pequenas biografias de grandes mulheres, algumas até esquecidas, mesmo tendo realizado grandes obras ou feitos. Mostra o lado perverso de muitas delas, ou apenas o traço mais humano