Sem Data Venia

Resenhas - Sem Data Venia

1 | 2 | 3 | 4

Ster 10/01/2024

Um livro necessário
Você ver o autor do livro, logo se surpreende, por ser um dos atuais ministro do STF, e logo, tem receio de ler, mas não tenha, foi uma das leituras mais envolventes e didática que tive nesses últimos meses, cada capítulo nos leva a uma reflexão, é uma linguagem de fácil compreensão, nada daquele "juridiquês" enrustido, que só afasta a compreensão do leitor que não é adepto a leituras jurídicas. Ele traz um enredo pessoal, profissional, nacional e mundial, e como também, aspectos histórico que serviram de embasamento para as mudanças necessárias. É um livro para se ler e se ter na estante.

Regina 09/01/2024

Gostei muito
O livro Data Vênia do Min Pres do STF - Luiz Roberto Barroso - é.uito tranquilo de ser lido. Dividido em três partes que podem ser lidas separadamente ou no livro corrido como fiz. Para quem pretende entender um pouco do Brasil e do Mundo atual vale muito a leitura

gabriela nagel 16/12/2023

Sorte a nossa termos ainda, no Supremo, um Ministro progressista como o Barroso.
Gostei do livro, os temas são abordados de maneira mais superficial (o que já era esperado visto o número de paginas), mas acho que faltou um pouco de revisão no que diz respeito a repetição de argumentos.

kahrolsantana 17/11/2023

Uma abordagem introdutória sobre o Brasil
Estou vivendo um momento em que estou procurando conhecer mais as figuras políticas e jurídicas do nosso país, sem qualquer filtro ideológico, e o Barroso foi o da vez. E este livro foi a escolha certeira.

O livro inicia contando sua trajetória de vida até o Supremo (e que história ein?!). Além disso, faz uma breve visita ao passado, relembrando eventos marcantes como a ditadura militar, faz também um destaque no presente, abordando as principais pautas (e mais polêmicas) do Brasil no momento, sempre esclarecendo o seu ponto de vista desses assuntos e, por fim, uma previsão sobre o que há de vir no futuro.

Acredito ser um livro necessário, inclusive para aqueles que não concordam com as opiniões do autor, assim, você pode observar outros pontos de vista e, ainda, reforçar os seus.

amanda 03/10/2023

Parece um livro do Harari rs.
Trata de assuntos históricos, relevantes e polêmicos de maneira bem leve e simples. O Barroso é bem sensato, me dá um alívio saber que tem alguém como ele no Supremo.

Anna 20/07/2023

É um livro para quem gosta de política e atualidades. A leitura é leve e o ministro tem uma escrita maravilhosa. É recheado de referências (dê uma boa olhada nas notas) e trata com leveza alguns assuntos que são polêmicos.

Vitorugo 11/06/2023

Acompanho o relator.
Sou fã e admirador do Ministro Luís Roberto Barroso. Homem culto, técnico, com ideias e ideais iluministas. Uma pessoa que vale a pena escutar, ler e se informar sobre.

O livro conta um pouco da sua biografia, de uma forma muito leve e interessante. É muito bom ver a forma romântica que o Autor enxerga e é grato pela vida. Foi a parte que mais gostei.

Depois, se arrisca em diversos tema do cotidiano coletivo e individual dos brasileiros, mantendo sempre um olhar clínico, ponderado, fundamentado e respeitador aos que pensam o contrário.

No entanto, algumas temáticas são repetitivas e não raras vezes você acaba lendo a mesma coisa por duas, três vezes no livro.

A herança que fica da leitura é o "slogan" pessoal do ministro, ao qual serve a todos nós: "Não importa o que esteja acontecendo à sua volta: faça o melhor papel que puder. E seja bom e correto, mesmo quando ninguém estiver olhando."

Anne.Caroline 01/06/2023

Interessante
O Ministro traz várias explanações sobre temas como saúde, política, educação, tributos, corrupção, papel das instituições dentre outros.
Barroso também conta um pouco da sua história, suas origens, sua formação, sua crenças.
Tanto os pontos de vistas expostos quanto a história dele são muito interessantes de acompanhar. Vale a leitura.

skuser02844 17/05/2023

A leitura não mudou minha vida, mas cumpre exatamente o que se propõe a fazer... É um geral sobre várias questões importantes do Brasil, mas todas tratadas de forma superficial. Ainda sim, acho que a leitura é válida e deveria ser feita por todo mundo! Ótima opção para quem quer ler um livro de não ficção mas sem muita técnica, uma leitura relevante e fluida.

Mariana 17/04/2023

Esse livro me surpreendeu muito positivamente. O Ministro comenta diversos temas polêmicos e necessários do Brasil, e trago aqui dois que mais me marcaram: a corrupção, inimiga de todos, e a educação, salvação da pátria. Gostei especialmente do começo, momento em que ele detalha sobre sua trajetória e carreira. Se você é uma pessoa que não gosta de temas de política e direito, talvez ache um pouco maçante. Como muitas coisas ao meu redor ultimamente, me reacendeu a vontade de fazer parte da magistratura do país.

Nancy 07/04/2023

?Sem data venia?, apesar de ter um título com uma expressão excessivamente utilizada em peças jurídicas, é um livro que pode ser lido por qualquer um, independente da sua área de conhecimento ser do direito ou não. No livro, Barroso apresenta os maiores desafios que o Brasil tem passado nós últimos anos, faz algumas críticas e ainda apresenta algumas soluções.

Minha crítica ao livro: algumas passagens, especialmente mais para o final, se tornam um pouco repetitivas, enquanto algumas matérias, que mereciam um pouco mais de destaque, são abordadas de forma superficial.

julianabfigueiredo_ 29/01/2023

Um livro que eu gostaria que todo brasileiro lesse antes de morrer. Luis Roberto Barroso deu o nome fazendo esse livro. Gostei muito.

Alef 04/12/2022

Liberalismo social
O livro é uma proposta de social democracia para o Brasil. O autor defende com dados as propostas contidas na obra, e o livro cumpre muitíssimo bem a intenção de informar e convencer.

Jessica1248 24/11/2022

O livro é muito bem escrito e didático! Traz temas relevantes e atuais pra pauta, apresentando possíveis soluções. O texto traz discussões que eu nem questionava ou problematizava, assim como temas que já despendi muito tempo pensando sobre. É uma ?pincelada? sobre questões como racismo, homofobia, ditadura, corrupção nos casos do mensalão e lava jato, educação, religião, ativismo judicial e atuação do STF, democracia ILIBERAL, problemas ecológicos, quarta revolução industrial?

Andrey 15/09/2022

Um olhar sobre o Brasil e fatos importantes em que o STF foi protagonista. Além de uma biografia do Ministro Barroso, somos apresentados a temas de interesse público. Vale a leitura!

1 | 2 | 3 | 4