Depois do Sim

Depois do Sim Taylor Jenkins Reid

Resenhas - Depois do Sim

Aione 22/12/2020

Depois Do Sim é o segundo romance de Taylor Jenkins Reid, originalmente publicado em 2014, ainda que tenha chegado ao Brasil no final de 2020. Suas demais obras, em ordem de lançamento original, são: Forever, Interrupted (2013); Em Outra Vida, Talvez? (2015); Amor(es) Verdadeiro(s) (2016); Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (2017); Evidence of the Affair (2018); e Daisy Jones & The Six (2019). Seu próximo romance, Malibu Rising, será publicado em 2021.

Após onze anos de relacionamento, dos quais estiveram casados por seis, Lauren e Ryan chegam à conclusão de que não se amam mais. Assolados por ressentimentos e pela impossibilidade de conviverem, decidem passar um ano separados, sem contato algum com o outro, a fim de descobrirem se a relação entre eles ainda é possível.

Taylor Jenkins Reid é minha atual escritora favorita e cada novo contato com um trabalho seu reforça essa afirmação. Peguei Depois Do Sim em uma tarde de sábado, desejando degustar a leitura, e só consegui parar ao virar a última página, no final da noite. Assim como nas demais obras da autora, fui tragada desde as primeiras páginas tanto pela agilidade narrativa, que entrega os principais acontecimentos de maneira direta, reconstruindo os anos do casal até o momento da separação, sem perder a capacidade de envolvimento emocional.

Por ser narrado em primeira pessoa, temos contato direto com os pensamentos e angústias de Lauren. Assim, muitas passagens na história são dolorosas, especialmente no que se refere à incompreensão dos próprios sentimentos e ao vazio deixado pela separação. E mesmo com o sofrimento narrado, há também leveza, sobretudo pela rede de apoio de Lauren formada por sua família e amigos. Sua relação familiar, aliás, é um ponto importante na história, já que as diferentes figuras representam, também, diferentes perspectivas sobre relacionamentos e sobre ambições de vida.

O que mais me encanta nos livros de Taylor Jenkins Reid é a sua maneira de construir personagens reais. Há sensibilidade em suas construções, com nuances emocionais que as humanizam, e em Depois Do Sim isso não é diferente. Além de Lauren e Ryan estarem sujeitos a erros e acertos, o romance demonstra com clareza como não há apenas uma maneira correta de se relacionar, de se construir uma família, de se amar. Isso é importante em especial no que se refere às decisões das mulheres da história. Lauren, sua mãe, irmã e avó têm vivências diferentes, com escolhas e anseios diferentes, o que quebra o conceito ultrapassado de como mulheres devem ser ou sentir, temática essa comum às obras de Reid.

Depois Do Sim me proporcionou aquele tipo de leitura que me faz esquecer do mundo ao meu redor, e isso por si só já seria o bastante para colocá-lo no meu hall de queridinhos do ano. Indo além, me despertou diferentes emoções e reflexões, sendo capaz de apertar meu coração em dor apenas para, também, proporcionar alívio e acalento. No melhor estilo Taylor Jenkins Reid de ser, a autora nos lembra de como a vida pode ser injusta — o que dá ao romance seu típico tom melancólico — sem perder a doçura de nos mostrar que, de uma forma ou de outra, tudo pode se ajeitar.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/12/22/resenha-depois-do-sim-taylor-jenkins-reid/
Carla 22/12/2020minha estante
Eu quero ler tudo que essa mulher escreve, eu nem li esse mas sei o que você quer dizer. Estou ansiosa para ler.

rosy 22/07/2021minha estante
Todos livros dessa mulher me encatam

Lita 20/02/2022minha estante
Disse tudo que eu queria dizer sobre a Taylor ???????? tô na meta de ler tudo dela!!!

Gaby Valverde 18/11/2022minha estante
Eu simplesmente li tudo que essa mulher já escreveu. A escrita dela é maravilhosa

Jjubas 20/09/2023minha estante
Sem dúvidas ela tá sendo a minha escritora, favorita ... Amando ? cada livro dela. Quero ler todos os livros sem, dúvidas

Tainateixeira92 01/04/2023

História de amor emocionante e bem escrita
A Taylor construiu uma narrativa habilidosa nesse livro, mostrando o ponto de vista tanto de Lauren quanto de Ryan, explorando seus sentimentos e pensamentos. A história é apresentada de forma comovente e autêntica, mostrando como as expectativas, a rotina e as escolhas ao longo do relacionamento podem afetar a relação.

A narrativa não é linear, e a escritora apresenta a história em flashbacks, mostrando momentos importantes do relacionamento de Lauren e Ryan, enquanto a separação acontece no presente. O que ajuda a entender melhor o contexto do relacionamento e como os personagens chegaram onde estão.

Esse livro é comovente e realista sobre o fim de um relacionamento e a jornada para encontrar a si mesmo e, talvez, reacender o amor perdido. O que tornou esse livro interessante é a estrutura narrativa utilizada pela autora, permitindo que o leitor tenha uma visão mais ampla dos eventos e entenda melhor a dinâmica do casal. Assim, como refletir sobre os altos e baixos de um relacionamento, mostrando que mesmo os casais mais felizes passam por dificuldades e que a comunicação é essencial para superá-las.

Porém, o livro tem um aspecto negativo, a meu ver. Em alguns momentos, a escrita se torna um pouco arrastada e repetitiva, além dos personagens secundários não serem tão bem desenvolvidos. Mas, no geral, é um romance emocionante e realista que explora habilidosamente as complexidades do amor e da vida a dois.

iamdudis 05/01/2022

"O sol sempre nasce. Sempre."
Esse é o quarto livro que leio da autora e digo com tranquilidade que atualmente é uma das minhas escritoras favorita. Os livros da Taylor sempre te fazem refletir, emocionar e te coloca por vezes no lugar dos personagens. Poxa, essa mulher me deu a Evelyn Hugo e a Daisy Jones, como eu não iria amá-la?

O livro é sobre um relacionamento de 11 anos que com tempo vinha se desgastando. A autora soube trabalhar tão bem com os conflitos que para mim só serviu de aprendizado. Esse livro colocou ?Todas as suas (im)perfeições? no chinelo (nem precisa de muito kkk). Me senti respeitada como leitora e mulher, obrigada Taylor.

Os personagens secundários são incríveis e muito bem desenvolvidos, consegui amar todos eles e entender suas particularidades. Os protagonistas: Lauren e Ryan são tão reais e imperfeitos que me senti conectada com eles em vários momentos.

Esse livro talvez seja mais interessante para pessoas que estão em relacionamento de anos ou casadas. Em diversas vezes me senti na pele da Lauren e também do Ryan.

Acredito que o método feito pelo casal de recuperar seu casamento não seja convencional, mas para eles foi como conseguiram superar os obstáculos. Nem todo mundo vai atrás de terapeuta, principalmente por ser caro, mas é sempre uma boa solução, só que no caso deles a abordagem foi de outra forma e funcionou.

Os e-mails foram como o diário sobre os sentimentos e frustrações de ambos. A mensagem do livro é sobre não desistir se você ainda ama e ao mesmo é sobre novos recomeços, pois nenhuma dor é para sempre.
Luana.Antunes 05/01/2022minha estante
Aiai mais um pra lista

Yanne0 05/01/2022minha estante
Adicionando na lista em 3... 2... 1... ?

Marcella.Barco 14/01/2022

Ameiiiiii
Nossa eu gostei demais da história, me identifiquei em vários momentos
Parece que o livro foi feito pra mim
Favoritadoooooo
Bia 14/01/2022minha estante
Sou nova acabei de baixar o aplicativo como faz pra ler tem que comprar ou pagar?? Kkk

Marcelo 14/01/2022minha estante
Marcella.Nogueira é muito bom se identificar com um livro, imagino a dificuldade em parar de ler e ao terminar, de querer ler novamente.

Greice Negrini 26/03/2023minha estante
Tenho a mesma opinião que você. Livro perfeito.

Leo Oliveira 11/01/2021

"Depois do sim" é o terceiro livro da Taylor Jenkins Reid que leio e, assim como todos os livros dela, possui uma narrativa rápida e muito envolvente. Eu adorei acompanhar a história da Lauren e do Ryan, amei mais ainda descobrir o quão densos esses personagens podem ser quando estão separados. Mas mesmo com todos esses pontos positivos, sinto que a história se encaixa naquela boa e velha lista de leituras que "fazemos e depois de um tempo nos abandonam". O livro tem mensagens muito lindas e importantes, mas não é nada inovador. É a história perfeita para passar o tempo, rir e esquecer do caos do mundo. Acho que isso é o que a Taylor consegue fazer de melhor. Não fiquei desapontado, muito menos frustrado. Foi um bom livro e isso é suficiente pra mim.

Lara.Bia 14/08/2021

Ele e eu nos amávamos. E isso foi bonito. Mas agora é triste
Esse livro conta sobre o depois do "E foram felizes para sempre", que nem sempre há o "felizes" ou o "para sempre". Mostra um casamento real, com pessoas reais e que possui os seus altos e baixos. Não há apenas uma maneira correta de se relacionar, é um desafio de todos os dia.

Me despertou diferentes emoções e reflexões, apertou o meu coração, mas também me deu um quentinho no coração
01/01/1967 09/06/2022minha estante
e

lu 09/01/2022

?Você tem mais a oferecer ao seu casamento??
eu não sou casada, nunca fui e nem pretendo ser num futuro próximo e além de eu ser fruto de um casamento que não deu certo eu também não conheço ninguém próximo que tenha um casamento que deu certo o tempo todo além dos meus avós paternos e esse livro me ensinou muito e mudou muito a ideia que eu tinha de como duas pessoas casadas funcionam e como cada caso é diferente.
nextlevelcharli 09/01/2022minha estante
esse é bom?

lu 09/01/2022minha estante
eu gostei bastante

Jozy.Cristiani 30/11/2020

Essa mulher arrasa
É o quinto livro que leio desta mulher, e todos me surpreenderam, a escrita é envolvente e tem lições para colocarmos em prática. Depois do sim, não é diferente como conseguir segurar um relacionamento de quase 11 anos? E principalmente como a protagonista consegue encontrar-se e ver seus erros para acertar no futuro. Muito bom!!!

cris.leal 23/02/2021

Sobre um casamento em crise...
Depois de 11 anos juntos, sendo 6 desses casados, Lauren e Ryan passam por uma fase difícil no relacionamento. Eles brigam constantemente porque não sabem como recuperar a felicidade. Sempre se amaram, mas parece que esqueceram porquê escolheram ficar juntos. Percebem que estão perto, mas não ao lado um do outro. O ressentimento, a frustração e a confusão, aprofundam a crise. Será possível salvar este casamento?

Sou fã de Taylor Jenkins Reid e amo tudo o que ela escreve. 'Depois do Sim" é uma leitura simples sobre um tema absolutamente profundo e emocional. A história de Lauren e Ryan prende a atenção porque eles vivem problemas de fácil identificação. Afinal que relacionamento não passa por
dificuldades, não é mesmo? O ponto positivo é que uma crise, a despeito de tudo, pode significar uma boa oportunidade de crescimento. Será que Lauren e Ryan vão progredir como casal? Recomendo a leitura!

Cinara... 01/02/2023

Vou esquecer já já...
"O sol nasce na manhã seguinte quando as mães perdem seus bebês, quando os homens perdem suas mulheres, quando os países perdem suas guerras. O sol nasce independentemente das nossas dores. Por mais que acreditamos que o mundo acabou, o sol sempre nasce. Então, não dá para avaliar o amor com base no fato de que o sol continua nascendo. O sol não tem nenhum interesse no amor. Ele só precisa se preocupar em nascer."

História de marido e mulher bem comum, o spoiler a vida já deu faz tempo, qualquer pessoa casada há algum tempo, ou pessoas que conhecem pessoas casadas já conhecem essa história todinha, de cor e salteada, se me dissessem que a Colleen Hoover era a autora eu acreditaria, nada memorável como Dayse Jones e o Sete maridos de Evelyn Hugo...

Giovana917 23/01/2023

O livro mostra bastante tópicos de um casamento e as diferente de cada tipo de relacionamento.Eu pessoalmente gostei bastante desse livro por ser um livro que além de demonstrar um momento crítico na vida dos persongens só gira em torno só disso mas tbm da descoberta pessoal de cada um e seu autoconhecimento dentro do casamento mas tbm fora

Vanessa.Papalardo 19/02/2023

Muito bom!
Taylor nunca decepciona, essa è a realidade para mim!

Ela faz com que um tema comum como conflitos e dificuldades de um casamento se torne algo totalmente instigante e diferente em sua escrita. Ela tem esse poder de transformar o clichê em algo tão não clichê.

Super fluida a leitura e muito bem escrito, amei!

vee 05/01/2022

Emotivo e realista
Sendo uma característica marcante da Taylor Jenkins Reid, nos encontramos mais uma vez sentindo as mesmas coisas que a protagonista. Depois do Sim prende do começo ao fim e te faz reavaliar a forma como lidamos com o conceito do casamento, além de como um relacionamento longo acaba afetando cada um dos parceiros de formas que, às vezes, não prestamos atenção.

É lindo e agora que cheguei na última página, consigo dizer que compreendi o ponto de vista de cada personagem!

Mariimagno 06/07/2022

Taylor, né queridxs?
Olha essa mulher arrasa demais e ela tem o poder de fazer a gente ler e amar personagens completamente reais, normais, rotineiros. E a gente acaba entendendo-os e amando-os também.
Ela consegue cativar a gente, tem tanta identificação, não sei explicar.
O livro tem tudo pra dar errado. Kkkk mas da super certo.
Acho que o fato da gente não querer largar o livro já diz tudo né?

Eu achei fundamental a trama, achei muito bem produzido e uma ideia espetacular. Acho que gosto de como a Taylor escreve para nós adultos, que também amamos romance, estamos meio perdidos e queremos aprender com um leitura despretenciosa, eu tenho essa impressão da Taylor. Todo livro dela a gente aprende alguma coisa.

Casamento não é fácil? Mas viver não é.
Casamento não é diferente de viver. Casamento também não é mais difícil, é apenas desafiador como todo o resto. Você só precisa saber se vale a pena esse desafio.

Jéssi Lima 01/01/2022

O sol sempre nasce. Sempre
Estou com um nó na garganta sabe. Eu quero chorar mas estou me segurando, porque sei que se eu começar vou demorar pra parar, e essa experiência vai demorar ainda mais pra sair da minha cabeça.
Essa leitura foi necessária, perfeita, na hora certa e no momento certo.

Mais uma vez Taylor, muito obrigada ????
Dantas 01/01/2022minha estante
Eu tô querendo ler esse livro esse ano e essa resenha só me motivou mais ainda

Jael 01/01/2022minha estante
Quero muito ler esse!

Jéssi Lima 01/01/2022minha estante
A realidade é, estou passando por um momento bem crucial no meu casamento, então esse livro mexeu muito com meu emocional por esses e tantos outros motivos? quando vocês leem, lembrem-se de mim, e não desistam ?????