A traidora de Hitler

Resenhas - A Rosa Branca

1 | 2 | 3 | 4

Annanda 20/11/2021

Ficção e história real!
?A traidora de Hitler? é um romance inspirado em um, dos muitos grupos de resistência nazista, o Rosa Branca. Livro rico em detalhes, com personagens bem desenvolvidos e com uma história atrativa.

Natalya, personagem principal do livro, me mostrou o verdadeiro significado de resistência contra a tirania de Hitler. Apesar de todo o sofrimento que viveu, foi uma mulher forte perante seus princípios.
?Fui em frente, eternamente orgulhosa, com a promessa de nunca deixar o mundo esquecer.?

Gosto da escrita de V. S. Alexander, meu primeiro contato com o autor foi com ?As Garotas Madalenas?. Seus livros são compostos por histórias que cativam e com detalhes históricos incríveis.

Para quem gosta de histórias referentes ao nazismo, recomendo ?A traidora de Hitler?. Espero que gostem e desfrutem da leitura! ?
Rapha 20/11/2021minha estante
Anotado na lista aqui ?

Annanda 20/11/2021minha estante
Isso aí, amigo! ???

Adu 21/11/2021minha estante
Coloquei na minha lista já! ?

Annanda 21/11/2021minha estante
Que bom, Eduarda! Espero que goste. ?

Alan kleber 30/11/2021minha estante
O Rouxinol também é muito bom. É sobre duas irmãs que vivem sob a ocupação nazista na França. É um livro maravilhoso.

Annanda 30/11/2021minha estante
Já vou colocar na lista, Alan. Obrigada pela dica! ??

Páginas Apaixonantes 16/07/2021

Esse é o terceiro livro que leio do autor e como sempre foi um banho de História!
Com um começo meio lento e muito descritivo A traidora de Hitler conta a história de Natalya e um grupo de resistência chamado Rosa Branca durante a 2ª Guerra Mundial.
Natalya é uma russa que se muda muito cedo para Alemanha e após perder tantos amigos desde o início da guerra, resolve se alistar como enfermeira voluntária para ajudar a salvar vidas e vai para o front, e lá presencia coisas horríveis.
Lá no front ela conhece alguns soldados alemães e acabam formando uma amizade. Ao voltar para casa Natalya consegue um emprego para fazer companhia e alguns serviços na casa de uma senhora e retoma seus estudos, é apresentada e convidada por amigos a participar do grupo de Resistência anti-nazistas o Rosa Branca.
E assim, como todo caos e sofrimento causados pela guerra, os jovens se juntavam e arriscavam suas vidas distribuindo folhetos e pintando paredes incitando a população a reagir conta o mal que estava dominando o país.
Leitura fluída e muitas vezes desesperadora por conta de todos os detalhes e situações que o autor nos apresenta e quando você para pensar e lembra que tudo isso aconteceu de verdade, ficamos com o coração dilacerado. Uma história é intensa, baseada em fatos reais e nos faz refletir muito.
Rosa Branca foi um movimento antinazista da resistência alemã, não-violento, de inspiração católica surgido na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Os seus membros mais notórios foram Sophie Scholl, Hans Scholl, Alexander Schmorell, Willi Graf, Christoph Probst e o Prof. Kurt Huber. Todos eles foram guilhotinados pela Gestapo em 1943 depois de Sophie ser presa com panfletos antinazistas. Seus panfletos tinham trechos do apocalipse e frases antinazistas e eram deixados nas caixas de correio.
Simone Sumariva 25/07/2021minha estante
Não me atraiu em nada, mesmo com minha insistência em tentar continuar... Desisti

Carol 26/07/2023

The Traitor
Sou fã desse autor e todo ano leio algo dele, desse vez li em inglês porque até os e-books do homem aqui no Brasil são caros. Novamente ele traz uma estória bem intricada, cheia de personagens interessantes numa trama política e social que envolve a segunda guerra diretamente. Eu amo a escrita dele e como ele faz você seguir com o personagem sem nem perceber que está lendo, eu fico sempre muito imersa no que ele escreve. Buguei levemente com os nomes de ruas e locais em alemão enquanto lia em inglês mas a vida do leitor é assim mesmo. Meu preferido ainda continua sendo "um banquete para hittler" mas acredito que qualquer pessoa que se interesse pela segunda guerra vai gostar de ler esse livro! :D

Criadora de conteúdo 20/07/2022

A traidora de Hitler
??RESENHA ??

Livro: A traidora de Hitler/ Autor: V. S. Alexander (pseudônimo) / Editora: @editoragutenberg / Gênero: Ficção Histórica / Páginas 318.

? Obra inspirada no movimento (Rosa Branca), antinazista de jovens alemães liderado pelos irmãos Hans e Sophie Scholl e seus amigos.
Contém Glossário com lugares e palavras alemãs.

? O autor narra a vida familiar, pessoal e profissional de Natália Petrovich, que vive uma rotina tranquila até o verão de 1942, período que eclodia a Segunda Guerra na Europa. Como enfermeira voluntária Natalya vivenciou e testemunhou os horrores e atrocidades da guerra em primeira mão.
Ansiando pelo fim dos conflitos, começou a participar do movimento Rosa Branca, que tinha a finalidade de escrever e distribuir folhetos anônimos com textos formulados na esperança de encorajar a população a resistir contra a manipulação e tirania de Hitler.
Natalya arrisca sua vida pelo movimento e seus participantes, lutando bravamente contra a manipulação e falta de expressão em uma época extremamente sombria.

?? Uma leitura instigante, triste, questionadora e de extrema importância. Aqui o autor soube muito bem explicar a história real do movimento, as atrocidades do sistema e a anulação do poder de expressão, junto à narrativa do personagem ficcional.
Para alguns ler sobre o Holocausto e os horrores da Guerra, pode não ser prazeroso, mas temos que levar em consideração que esse contexto histórico nos remete a uma reflexão intensa, como por exemplo: " Será que eu teria coragem?", "De onde surgiu essa filosofia de poder", "Será que ainda vivemos uma repreensão, mesmo que seja de forma mais leve?", ....
Amei a leitura e super indico a todos. Com certeza 5 estrelas ?.

bookslynne 18/07/2021

O livro é incrível apesar de eu ter achado meio lento em determinados momentos.

Mas em sua maioria é bem rápida a leitura.

O livro é baseado no grupo Rosa Branca, um grupo de resistência ao nazismo, o que me agradou bastante, pois livros assim sempre são mais interessantes.

Rê Lima 16/12/2020

Já li outros livros do autor e lembro de ter gostado muito (principalmente do Um Banquete para Hitler), mas esse aqui não me prendeu. Achei que do meio pro final a história se perde e a parti interessante que era o grupo Rosa Branca é algo coadjuvante na história.

Borges 06/06/2022

Mais uma obra concluída.
Mais uma história linda, impactante.
As histórias ficcionais ou reais baseadas na época da Guerra sempre me trazem melancolia, me fazem refletir inúmeras questões e sentimentos vividos naquela época.
A traidora de Hitler é inspirado no grupo de resistência ao nazismo intitulado Rosa Branca. E, embora eu seja uma grande apreciadora desse gênero literário eu nunca tinha ouvido falar desse grupo, o que me dá paz à alma é saber que de alguma forma em tempos sombrios, houve pessoas que se levantaram contra o mal e se doaram na sua causa daquilo que acreditavam e defendiam.
Eu fico imaginando o que levava pessoas como os resistentes a se posicionar dessa forma, mesmo conhecendo todos os riscos a que estavam expostos?
Uma coisa eu sei, é algo extraordinário saber que as pessoas que não compartilhavam das ideias diabólicas(de um homem que se achava deus), e que essas mesmas se levantavam mesmo diante de um cenário caótico, aterrorizante e algo tão inimaginável quanto aquele tempo.
Eles sabiam as punições que os aguardavam se fossem pegos e ainda assim lutavam.
Mas algumas coisas me vem em questão.
E, se fosse eu a viver em tais perigos, que lado eu na minha insignificância escolheria? Lutaria e resistiria a tal regime ou simplesmente como muitos naquela época faria parte de um sistema diabólico com o intuito de proteger a minha vida?
E mais algumas outras questões como essa me faço frequentemente.
Uma coisa é certa, que tantas obras como estas, tantas memórias reais estão a disposição para que não permitimos que tempos sombrios como esse se repitam em tempos vindouros.

Dani.Giardin 18/01/2021

Bem escrito!
Dando sequência a série de livros que estou lendo sobre Hitler, escolhi mais um do autor V.S. Alexander (pseudônimo). Fiquei um tanto receosa que fosse mais do mesmo mas, para minha grata surpresa, não é. A traidora de Hitler aborda o tema por outro prisma, expondo os dilemas da guerra de uma forma sensível e com um enredo dinâmico.
O romance é inspirado no Grupo ROSA BRANCA de resistência ao nazismo. A personagem principal, Natalya Petrovich, é fictícia. Já os demais integrantes do grupo seriam os verdadeiros participantes do grupo de resistência pacífica que escrevia e distribuía folhetos contrários ao Reich. A história dos irmãos Schöll e de seus amigos é contada como um romance, mas devido às pesquisas do escritor, não deixa de ter um valor histórico.
A segunda parte do livro difere da primeira, já que foca mais na vida da protagonista em meio aos últimos anos da segunda guerra. A história é interessante, possível e por todo tempo fiquei curiosa para saber o destino de Natalya. Um bom romance histórico.

Larissa.Giorgetti 04/12/2023

Esse livro foi um pouco mais difícil de me conquistar do que o primeiro, até a metade ele é um pouquinho parado, então não dá muita emoção. Os personagens não são tão memoráveis, porém alguns são verdadeiros. O movimento rosa branca realmente existiu, então foi um fator muito importante pra mim. O final foi muito emocionante, não esperava chorar com algumas partes, então por isso falei a pena.
Não favoritei mas vale a pena ler pelo menos uma vez.

Lais.Belchior 07/04/2023

Eu não acredito que só fui ler esse livro agora, sempre amei história e fico triste em saber que nas aulas de história que tive não ouvi falar sobre o rosa branca, e eu acho que todo mundo deveria ler esse livro, eu fico admirada com o trabalho do autor, e só uma dica não leia o livro por romance, por que na minha opinião o livro não foca nisso.

Liedsonrm 18/04/2021

O soco
Esse livro, pra mim, a pessoa mais covarde que você pode conhecer, foi um soco na cara. Uma historia baseada em fatos reais sobre a Rosa Branca, um grupo de oposição ao nazismo, que nós guia pela Alemanha nazista e suas pessoas. Nos mostra os medos e a coragem de uma garota que decide fazer algo contra a tirania de Hitler e, apesar de todos os riscos, tem coragem pra enfrentar, junto com a Rosa Branca, a tirania facista pela qual seu país está passando.

Nana 06/06/2023

Não sei porque demorei tanto para ler esse livro. Uma mistura de ficção com uma história real. É nitido o cuidado do autor em retratar a época da guerra. Uma escrita maravilhosa!

Pah 29/05/2021

Uma historia intrigante de romance e superaçao de jma menina que acreditava pouco em si mas tinha um odio imenso peo ditador que comandava seu país. Com muitos plot twists de deixar o coraçao na mão. Recomendo para todos que gostam de um romance romantico e histórico.

LetAcia1104 13/05/2021

Estou esgotada emocionalmente.

Acredito que existe um momento certo pra ler um livro, felizmente eu aceitei em cheio quando iniciei essa leitura

No começo eu senti os capítulos um pouco longos. Não sei se eram realmente ou se passava essa impressão porque estava lendo em ebook, ou talvez tenha sentido isso porque minhas últimas duas leituras tinham capítulos curtinhos (do jeito que eu prefiro). Mas isso não me incomodou tanto

Não tive um minuto de paz nesse livro, foi uma montanha-russa de emoções. No começo fiquei horrorizada com as crueldades que a protagonista presenciou, depois fiquei bastante tensa e desconfiada de tudo, esperando algo ruim acontecer, logo em seguida fiquei em frangalhos chorando como um bebê e acabando com meu emocional

Talvez você que ja tenha lido ache meio estranho eu ter chorado tanto. Mas na real, acho que quase nenhum outro livro de segunda guerra mexeu tanto comigo. O fato de ter sido inspirado em uma história real me deixou tão abalada. Nós estudos dados, números e fatos sobre o assunto mas quando eu entrei nessa narrativa eu senti tudo tão próximo, tão real...isso acabou comigo

O autor acertou em cheio na protagonista, mostrando sua evolução, seus medos, preocupações, conflitos internos. Ele nos trouxa uma pessoa que evoluiu sim, mas que não se tornou perfeita, teve que encarar várias coisas e se mostrou muito forte

A nota do autor é um ponto alto do livro, mostrou todo o trabalho lindo que ele fez, uma forma de homenagear um grupo que eu nunca tinha ouvido falar, trazendo a tona fatos que não deveriam ser esquecidos. A bravura e a coragem deles me emocionou

Enfim, estou dando essa nota pela minha experiência com a leitura. Apesar de não ser uma história cheia de reviravoltas, eu senti sim que ela não foi totalmente clichê, eu realmente não conseguia imaginar os próximos passos da Natalya, o que deixou tudo ótimo

Eu refleti sobre muitas coisas no livro, tentei me colocar no lugar de vários personagens e mergulhei na história totalmente (apesar de no início ser só um pouquinho arrastado)

Um ótimo livro, uma linda história, um olhar atento e real sobre o passado tão trágico.

1 | 2 | 3 | 4