O Ickabog

O Ickabog J.K. Rowling

Resenhas - O Ickabog

Gicelìo Besérra 08/04/2022

Ickabog também é para adultos!
J. K. Rowling nos faz mais uma vez viajar para terras longínquas em um conto infantil, porém cheio de aprendizado para adultos também. Gostei da forma como ela elaborou as artes feitas pelas crianças nas páginas dos devidos capítulos. Amei de verdade!

nay.gba 14/08/2023

Anti-Herói Ickabog
Literalmente juvenil bem agradável de ler, eu não diria que os temas são leves, mas o cenário cheio de doces, comidas gostosas e amizades fazem um ótimo contra-ponto.

Mesmo sendo um narrador onisciente eu ainda pude captar a essência ingênua como se fosse algumas daquelas crianças contando.

O final foi corrido e as tramas de Cuspêrnio poderiam ter sido mais resumida, mesmo assim pra leitores iniciantes eu recomendo a leitura .

Dani 20/03/2021

Maravilhoso
Eu poderia dizer que gostei mas estaria mentindo, AMEI. Saudade da escrita da J.K, uma história envolvente e personagens caricatos, tudo que eu precisava pra ficar encantada por um livro. Só elogios.

Yago 09/05/2021

Uma boa história escrita por uma péssima pessoa
Sim, esse livro bem que podia ser escrito pela Britney Spears, mas vamos nos desprender desse detalhe.
A história começa meio lenta, mas ah, com certeza a frequência aumenta.
Impossível não sentir as emoções que nos traz a cada acontecimento dos personagens.
Eu recomendaria a leitura, sim.

Coisas de Mineira 17/05/2021

Hoje eu venho trazer a resenha do livro de uma autora que teve uma polêmica muito grande: “O Ickabog” de J. K. Rowling. Então vamos para a sinopse e depois eu falo tudo o que eu achei sobre a leitura?

Cornucópia é um reino rico e feliz, onde a maioria das suas cidades vivem com fartura (a maioria hein). Quando um brejeiro, que vive na terra dos Brejos (lugar mais pobre de Cornucópia) vai até o rei dizer que um monstro chamado Ickabog matou seu cão, o rei, que quer ser adorado pelo povo decide ir em busca desse monstro, mesmo sem acreditar nele.

O rei então juntou seu exército e seus lordes mais próximos, Palermo e Cuspêncio, para ir atrás do Ickabog (ou pelo menos poder dizer a todos que o monstro não existe). O problema é que uma coisa terrível acaba acontecendo na Terra dos Brejos, deixando o rei apavorado e Cuspêncio com muito poder em suas mãos. Essa é uma sinopse bem resumida da história, mas fiquei com medo de dar spoilers desnecessários.

“Egoísta, fútil e cruel. Egoísta, fútil e cruel.
As palavras faziam eco na cabeça de Fred enquanto ele colocava a touca de seda. Não podia ser verdade, podia? Fred custou muito a dormir e, quando acordou pela pela manhã, sentia-se no mínimo pior.”

Então vamos às minhas impressões? Vou contar desde o início, de quando peguei o livro nas minhas mãos. A primeira coisa que pensei foi: é um livro infantil. A segunda coisa foi: “eu podia não gostar né, afinal, J. K. falou tanta coisa ruim”. Abri o livro e já fui ler a introdução. Nela descobrimos um pouco sobre a história do livro. “O Ickabog” foi uma história que ela contava para as suas filhas, mas que durante a escrita de Harry Potter ela acabou abandonando. Foi ano passado, durante o isolamento, que ela encontrou o manuscrito e resolveu terminar a história. Ela publicou na internet, para que pais pudessem ler para seus filhos.

Foi depois disso que essa edição nasceu. Com ilustrações vindas de um concurso cultural “O Ickabog” é maravilhoso! Sim, eu pedi para que o livro fosse ruim, mas a mulher pode ter opiniões terríveis, mas, é muito talentosa. Enquanto eu lia, eu pensava apenas “como isso é um livro de criança gente”? Sinceramente, tenho uma sobrinha de 13 anos, e pensaria um pouco sobre deixar ela ler a história.

“Cuspêncio ficou enfurecido. Tinha se acostumado a ter sempre sua vontade satisfeita, e ali estava algo que ele não podia ter, e isto só o fez desejar ainda mais.”

Em todo o livro temos pessoas horríveis e maravilhosas. E muita coisa ruim acontece com essas pessoas maravilhosas. Talvez a intenção dela seja trazer uma realidade para as crianças de que coisas ruins podem acontecer sim, mas que temos que ter esperança de dias bons? Pode até ser um pequeno spoiler, mas eu preciso falar: eu cheguei a pensar que não haveria coisas boas no livro. Inclusive, comecei a pensar que ela não daria uma lição nos vilões.

A cada página que eu passava, eu ficava muito revoltada com os acontecimentos do livro. Sério! Mas ao mesmo tempo, eu não conseguia parar de ler. Não sei se mais alguém leu esse livro por aqui (e eu até queria saber a opinião dessas pessoas), mas vi umas resenhas por alto de pessoas falando que não tinham gostado da história. No meu caso, apesar de toda a minha revolta com os vilões e o rumo que a história tomava, eu não conseguia deixar de ler o livro.

“- Para mim, não faz diferença se um homem é fabricante de queijo ou um rei, desde que se comporte com dignidade (…).”

Queria muito saber o que ia acontecer e os rumos que Rowling ia dar para a história. É verdade que tinha meus personagens favoritos e queria muito saber o destino deles. Vamos falar um pouco sobre esses personagens? Daisy é uma personagem que me identifiquei muito, e espero que muitos se identifiquem com ela. Uma menina que tenta ser forte e proteger as pessoas queridas, que se agarra a sua verdade. Uma menina que define o que é ter um coração bom, justo e leal.

Temos também Bert Brilhante, um menino que acredita nas pessoas e ama sua família e sua melhor amiga Daisy. Bert é um daqueles personagens que você ama e odeia durante toda a história. Mas é um garoto com um coração enorme. Por fim, quero dizer sobre Rodrigo Barata, um daqueles personagens que você começa não gostando, mas se mostra muito importante para a história. Do garoto que fazia bullying para um aliado essencial. Aliado para quem, que eu não vou dizer.

“Mentiras em cima de mentiras. Depois que você começa a mentir, é preciso continuar, como se fosse o capitão de um navio esburacado, sempre tapando vazamentos no casco para não afundar.”

Como eu disse, a edição é a coisa mais linda do mundo: Parabéns Rocco! Com capa dura e de um azul com dourado que ficaram bem bonitos. Além de vários elementos que representam a história. Fora isso, temos as ilustrações maravilhosas de crianças de todo o Brasil, que foram escolhidas no concurso “O Ickabog”. J. K. fala sobre artistas que foram descobertos e eu concordo totalmente com ela. As ilustrações estão maravilhosas, parabéns a todos que participaram.

J. K. Rowling escreveu seu primeiro livro aos seis anos: uma história de um coelho, chamada “Coelho”. Rowling concebeu a ideia de Harry Potter sentada em um trem de Manchester para Londres King’s Cross. Nos cinco anos seguintes, ela começou a mapear todos os livros da série. “Harry Potter e a pedra filosofal” foi publicado nos Estados Unidos em 1998 e todos os livros que vieram depois, alcançaram um sucesso enorme.

“Ele passou a pensar no riso como um luxo, como os bolos e as tortas de Profiterólia e os lençóis de seda, e ver essa gente esfarrapada se divertindo o assustava mais do que se todos estivessem portando armas.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/o-ickabog/

Rafinha 08/07/2021

Por que O Ickabog não é um livro apenas para crianças?
Ickabog é uma história que pessoas de todas as idades vão amar ler, pelo fato de ser repleto de fantasias e emoções.
Mas porque não é um livro apenas infantil?
A história fala sobre um reino muito próspero que caiu em desgraça por conta da influência de pessoas erradas que usaram o medo como arma para tomar o controle.
Quando você já tem uma certa vivência do mundo, e entende como funciona a política, você entende que situações que ocorreram com o reino da história, podem acontecer e acontecem em civilizações antigas e modernas pelo mundo a fora.
João 08/07/2021minha estante
Eu acho que é por isso e por outras coisas, que esta obra está sendo bastante requisitada pra projetos de leituras, os famosos "livros extraclasse"...
Nunca li e vi Harry Potter, mas esse livro é fantástico pra todas idades

Fábbio (@omeninoquele) 21/05/2021

Gosto do trabalho da autora, mas não da escritora em si.
#OMeninoResenhando
?Depois que você começa a mentir, é preciso continuar, como se fosse o capitão de um navio esburacado, sempre tapando vazamentos no casco para não afundar.?
Cornucópia é um pequeno país governado a anos por uma linhagem de reis louros e isso sempre foi sinônimo de prosperidade. O rei atual é o Fred, o Intrépido que era um governante um pouco diferente dos outros por ter um ar mais soberbe, mas não demonstrava essa característica, por isso o seu povo achava que ele seria um melhor governante, mais do que seu pai fora.
Mas quando um senhor chega ao país dizendo que fora atacado por um monstro chamado de Ickabog, que era considerado uma lenda, as coisas começaram a mudar naquele país e alguns dos seus lordes viram naquela ocasião a chance de se darem bem e um em especial, o Lorde Cuspêncio, movido à ganância e a sede ao poder transformou o pequeno país que outrora era próspero em um país de enormes dificuldades, botando medo nas pessoas, aprisionando-as, matando-as em nome de algo para si próprio.
E o rei que deveria ser um governante melhor, caiu na lábia do lorde ganancioso por medo, e acabou se mostrando um homem fraco e ludibriável com o passar do tempo. E entregou o país sem ao menos investigar o que ocorria, se tornando um fantoche na mão de uma pessoa vil e gananciosa, que só traria destruição para o povo.
Eu tive a sensação ao ler esse livro, que a história não fosse tão direcionada ao público infantil, pois trás muitas indagações sobre os males do mundo como cobiça, mentira e sede de poder, que talvez uma criança não consiga enxergar no livro, mas também sei o quão importante é tratar desses assuntos tão cedo, e por isso terminei com a conclusão de que esse é um livro que se adeque a todas as faixas etárias.
Preciso dizer que a escrita da JK Rowling é bem convidativa e prazerosa, em poucas páginas a gente já está completamente imerso à história. Eu só li dois livros dela e a minha experiência foi muito boa com os dois, o que só se repetiu aqui.
Tirando os dois lordes e o rei fantoche, que me deixaram p da vida em muitos capítulos, eu me envolvi demais com os outros personagens e pouco a pouco já estava totalmente entregue aos seus objetivos. E vale lembrar que a mentira que trouxe a desgraça a Cornucópia foi muito bem desenvolvida pela autora, e ainda fui surpreendido no fim. Será que o Ickabog realmente existe ou não passa de uma lenda pra assustar as pessoas?
JK Rowling mais uma vez nos mostra o quão talentosa é, criando uma história cheia de ensinamentos à sociedade. E é uma pena que a autora não seja uma das pessoas mais sensíveis às diferenças que existem na sociedade.
Preciso dizer que a edição que a editora Rocco deu a esse livro está super especial, pois as ilustrações são de crianças que participaram de um concurso para o livro, organizado pela editora.
#OIckabog #JKRowling #EditoraRocco

Ana Lu 30/04/2021

O ickabog
Era para ser um livro infantil, mas a história é muito envolvente e leve de ler, é divertida e interessante, gostei da escrita já J.K no livro, mesmo sendo uma leitura supostamente infantil, é um livro extremamente bom para ler em um dia.

Bricio 03/01/2021

Conto moderno com toques de clássico
Quando comecei a ler Ickabog tentei separar a obra da autora, pois JK Rowling tem sido infeliz em algumas colocações transfóbicas, o que diverge em muito a mensagem de uma sociedade igualitária , justa e democrática, como vista em Harry Potter, e agora nesta nova obra. A narrativa apresenta um país muito próspero chamado Cornucópia, que dentre muitas qualidades culturais (principalmente culinária) mantém viva a lenda de um animal mítico chamado Ickabog. Tal monstro era temido entre povos antigos e era citado em cantigas e poemas de Cornucópia. Um certo dia , um camponês vindo do Norte, morada da figura mítica do monstro, procura o rei de Cornucópia Fred, que pouco lembra a figura icônica da realeza, de bravura e imponência , afirmando que seu cão fora atacado pelo monstro. Mesmo discrente da existência da criatura, o rei Fred parte para caçar, numa ação armada e encenada, com seus apoiadores mais próximos, dentre eles estão Palermo e Lorde Cuspêncio, que possuem personalidades questionáveis, a fim de ganhar mais notoriedade e popularidade entre o povo de Cornucópia. E assim que começa a narrativa principal desta obra, que soa como um conto infantil clássica, mas que pode agradar o público adulto. Rowling sabe pisar no campo da fantasia e da literatura fantástica, construindo personagens cativantes , apesar de alguns serem caricatos, e de uma certa forma não muito bem desenvolvidos. Traz discussões sobre como a ganância pelo poder leva a um estado totalitário, corrupto e desigual, além do perigo das Fake news, que reforçam a esteria coletiva com ideias manipuláveis e calculistas de uma elite má intencionada. Esses temas podem ser bem entendidos e identificados pelo público mais jovem através de uma linguagem acessível e simples. Uma leitura rápida , fácil, clássica , sem nenhuma novidade narrativa, mas que pode agradar pela simplicidade, fluidez e inocência...

Thay 25/12/2020

O Ickabog!
Essa não foi uma leitura que gostei taaanto, nem que me senti tão envolvida! Ficava estressada com a maioria das injustiças e personagens insuportáveis que apareciam, mas suponho que essa era intenção da autora: mostrar a maldade humana e como o ser humano pode ser corrupto, desonesto, egoísta, vaidoso, alienado etc. Mas também mostrar que as coisas podem melhorar e mudar, que podemos (mesmo enquanto crianças) tornar e fazer um mundo melhor!
Enfim, gosto dessa vibe 'o narrador é um contador de histórias' e tal! De forma geral foi uma leitura okzona pra mim haha

Sophia.Black 05/07/2022

? ???????
Acho impressionante a minha capacidade de adiar leituras que eu definitivamente vou amar. Sério, Sophia, por que vc é assim? Eu achei esse livro tão fofo, e para um livro infantil esses personagens gostam de matar as pessoas sem motivo algum, perdi a conta de quantas pessoas morreram por causa da incompetência do rei e da liderança do Cuspêncio.
Eu já tinha a suspeita de que o Ickabog realmente existia, e fiquei feliz por ele não ser o que nem eu nem os personagens esperavam, porque eu queria que ele existisse só para que pudesse matar o Lorde Cuspêncio, mas ainda sim, fico feliz que não tenha matado, por mais que ele merecesse. Confesso que me estressei relativamente com boa parte dos personagens, por serem ingênuos ou idiotas momentaneamente, mas acho que suas atitudes posteriores compensaram esse estresse.
O livro é perfeito de fofo, e por mais que a J.K. seja uma escrota eu ainda sim indicaria o livro, porque a história vale a pena.

Kimberly30 10/11/2021

O mal e os homens
O Ickabog é uma bela alegoria. Confronta a maldade com a bondade e ensina valiosas lições. Talvez tenha muitas mortes para um livro infantil, mas cumpre seu propósito. É, no final das contas, uma bela obra sobre as consequências de como tratamos os outros, sobre o poder do dinheiro e também sobre amizade.