Íon - Menexeno

Íon - Menexeno Platão




Resenhas - Diálogos de Platão


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Kenner1 12/03/2024

Platão e a virtude da modéstia.
Ambas as obras apresentam um tema central da filosofia: a humildade. O próprio conceito do termo "filósofo", isto é, "aquele que ama a verdade" tão empregado por Sócrates, parte de uma oposição aos sofistas, que se chamavam "donos da verdade". Evidenciando, dessa forma, a sobriedade perante os assuntos filosóficos.
O diálogo demonstra esse modo dialético de Platão quando Sócrates cita o discurso fúnebre de forma improvisada, o que era o maior temor dos oradores que recitavam popularmente o mesmo. Todo o seu discurso é baseado na fraternidade familiar e no senso de patriotismo necessário para a retórica que era valorizada na Grécia contemporânea a Sócrates. É evidente o contraste entre os dois personagens, a saber: a presunção de Menêxeno, que buscava, prematuramente, uma vida política, em busca de maior reconhecimento. A humildade de Sócrates recitando de forma genuína um discurso demasiadamente difícil, de um modo comedido que é necessário para todo filósofo e político.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR