Melhor ano de nossas vidas : Prelúdio

Melhor ano de nossas vidas : Prelúdio Tayrine Batista

Resenhas - Melhor ano de nossas vidas : Prelúdio

Hobbits Leitores 27/07/2020

"Melhor Ano de Nossas Vidas: Prelúdio", de Tayrine Batista
Em "Prelúdio", primeiro livro de "Melhor Ano de Nossas Vidas", acompanhamos os amigos Chiclé (Gabriel), Caju (Arthur) e Rico (Bernardo) em um empreitada para conquistar Alice, por quem Caju era apaixonado. Nessa trajetória, o grupo contará com o auxílio das amigas da ruivinha, Eliza e Sarah, para desfazer a má impressão que Caju causava em Alice, que parecia detestá-lo até o último fio de cabelo.

Em meio a todo esse estratagema, emoções e sentimentos até então "suprimidos" começam a surgir na vida de Chiclé, cada vez que o grupo se reunia e o garoto via e interagia com Eliza. Será que o plano original dará certo? Seria possível o Cupido flechar um coração de pedra?

Caros leitores! São muitas emoções em uma obra só. Ler "Prelúdio" trouxe à tona muitas lembranças do último ano do Ensino Médio, onde fazemos muitas descobertas e amizades.

Caju, Chiclé, Rico, Alice, Sarah e Eliza formam um grupo muito unido, regado de companheirismo e metido em situações muito cômicas! Em várias partes me surpreendi com a amizade tão sincera e profunda e o respeito mútuo existente entre eles.

A obra traz muitas referências da nossa realidade e conta até com uma playlist que torna a vivência do leitor ainda mais mágica, pois dá a impressão que o sexteto existe mesmo e mora na esquina da sua casa. Em alguns momentos, fui teletransportada para a história e tive a sensação de estar acompanhando tudo como uma personagem, ali pertinho.

Um dos pontos bem interessante da obra, é o fato da autora abordar vários temas importantes, como afeto familiar, racismo, homossexualidade e HIV, de uma forma muito natural e didática que nos leva a querer saber e entender mais a respeito.

É um romance muito nostálgico, meigo e lindo ao qual atribuí a nota 4,5. A leitura é leve, flui perfeitamente e pode ser acompanhada com a playlist criada pela autora. Confesso que gostaria que o livro fosse mais extenso, pois a história do sexteto é muito boa! Recomendo a todos!

Por Babih Hilla.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/2020/07/melhor-ano-de-nossas-vidas-preludio-da.html

Atila Guilherme 22/04/2020

Delicado e Necessário.
O livro de estreia da autora Tayrine Batista é um misto de emoções. São tantos assuntos abordados...é um livro perfeito para o público infanto-juvenil. Os personagens são apaixonantes e não tem como não shippar Gabriel e Eliza.

Se estou ansioso pela parte 2, Interlúdio? MUITO!!!
Tay 22/04/2020minha estante
???????

memories_and_books 27/04/2020

Leitura fluída e envolvente
?Minhas impressões ?
Com o público voltado principalmente para juvenis e adolescentes, "O Melhor Ano de Nossas Vidas - Prelúdio", consegue trazer uma leitura totalmente fluída e envolvente com personagens bem desenvolvidos e uma escrita perfeita. Uma experiência incrível.
Super recomendo.

jessica.carleto.31 13/07/2020

Um livro completo para os jovens em uma linguagem única
Resenha do dia:

Repleto de uma linguagem informal e girando em torno de problemas polêmicos da juventude esse livro aborda questões como: DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), sexo na juventude, aceitação as diferenças, entre outros.

Trata também sobre as emoções confusas do primeiro amor e todas as dúvidas e medos que permeiam essa momento, principalmente, quando ocorre entre amigos de longa data. Acho super válido os jovens conhecerem essa trilogia que já tem até capa pronta e revelada para o terceiro livro.

É uma leitura leve e bem trabalhada, apesar do uso bem informal e cheio de conversas descritas de forma regional. É notório a ideia da autora de lembrar como se dar a conversa entre jovens amigos em uma época onde adoramos engolir letras ao conversar com um "parça", por exemplo.

Agora sobre os personagens quero deixar registrado que na vida eu sou uma Liz (Eliza) sem sombra de dúvidas hahaha... Ela é bem invasiva e curiosa e intrometida para alguns, na tentativa de ser útil e ajudar os amigos, ao mesmo tempo e doce, carinhosa e ótima ouvinte. Se considera e é considerado por alguns como a "estranha" do grupo justamente por pela atitude de tentar arrancar e sem querer até forçar que os outros revelem seus problemas. Ela desenvolve um relacionamento especial com o Gabriel (a quem chama carinhosamente de Gabe).

Gabriel por sua vez é o pegador indisciplinado da turma aquele que nunca tenta se apaixonar e ainda foge disso o tempo todo. Até que com o intuito de ajudar um amigo ele acaba conhecendo melhor a Liz (ou Fadinha como ele apelidou ela, e isso balança as estruturas do seu mundo e de suas convicções sobre as próprias emoções.

O que será que aguarda esse casal tão improvável?

Se quiserem descobrir como eu já descobrir bem ler e divirta-se rsrs. Um beijo grande e meus parabéns ao Tay pela escrita maravilhosa que estou tendo o prazer de acompanhar.

kaylaninha 02/04/2021

clichêzinho brasileiro
Comecei esse livro com pouca expectativa, um livro pouco conhecido de uma autora também pouco conhecida, descobri ele pela própria autora durante uma live da minha escola e cá estou, fazendo uma resenha pra dizer o quanto eu gostei dessa história!

Eu sou apaixonada por clichês, principalmente adolescentes, e esse livro é exatamente isso! É muito gostosinho de ler, além de tratar de vários assuntos importantes de uma forma leve e divertida.

Uma coisa que eu gostei muito também e não é nem da história em sí, foi que no início do livro tem uma nota da autora onde ela diz algumas coisas importantes e avisa sobre possíveis gatilhos, achei isso bem legal, porque embora pra mim tenha sido súper tranquilo pode não ser pra outra pessoa, então esse cuidado, principalmente hoje em dia é importante!

O livro me rendeu várias risadas, sorrisinhos e uma bela cara de boba enquanto lia (principalmente no final?) enfim, leria de novo e recomendo, a menos que você não goste de clichês adolescentes!

Iguin 27/04/2020

Livro sincero e necessário
Melhor ano de nossas vidas: prelúdio, não é um livro que eu pensaria em ler, até porque não sou o público alvo, mas me atingiu completamente. Achei a escrita muito leve e fluida, nos ajudando a entender o enredo, que aliás é muito verossímil e fidedigno a cronologia e ao espaço.
Adorei demais a construção dos personagens e como eles são apresentados, e confesso que o meu preferido foi o atual (pelo que li em resenhas e primeiras impressões) narrador, Gabriel! Gostei demais da apresentação deles principalmente pela inclusão nessa parte do livro, vendo a amizade que eles construíram e amando a quebra de tabu com relação a homossexualidade.
Me lembrou demais da minha adolescência, trazendo uma enorme nostalgia bem adocicada. Sem dúvidas eu indico esse livro para todos, ele é muito rápido de ler!
Lembrando que ele já está disponível na Amazon e no KU!

Jana 27/04/2020

Descobertas da Juventude
Um grupo de jovens que estudam na mesma escola e estão na melhor fase de suas vidas,descobertas,seus primeiros amores, namoros , paixões platônicas, tudo isso tem neste livro,
Aborda temas relevantes para a idade,um livro leve de leitura agradável e que nos remete a um tempo que com certeza não vai voltar,mas são livros como este que nos fazem reviver esses mim cheios de emoções desconhecidas e que só a juventude reserva!

POLY 27/04/2020

Prelúdio...o melhor ano de nossas vidas

Um livro pra se ler num dia de tao gostozinho que é. Um romance juvenil que agrada todo mundo.
Amor colegial,adolescentes,motivos pra muitas divagações,risadas e novidades.
Super recomendo, se nao leu ainda ta esperando o que? Corre pra amazon e garanta o seu. ?

Kath 14/07/2021

Que livro bom
Sabe aquele livro gostoso de ler. É esse! Mesmo sendo um pouco curto é incrível, me vi super conectada com todos os persongens e aborda temas super importantes ainda mais na juventude. O único ponto negativo(que não é tão negativo assim). É que fiquei mais interessada pela história do Caju e da Lili do que do Chiclé e da Liz que são os principais do livro.