A organização

A organização Malu Gaspar

Resenhas - A organização

Paula.Andrea 04/12/2020

É um suco de Brasil
O livro é sensacional. A história, por si só, é impressionante, mas a narrativa da autora consegue deixar tudo com cara de série de streaming, uma espécie de trhiller real/político/jornalístico de tirar o fôlego. A história nos apresenta os bastidores do poder e as negociatas, maracutaias, acordos e bilhões que fundamentam as relações políticas no Brasil. É uma obra essencial para se entender como as coisas realmente acontecem por aqui. Recomendo muito!
Anderson 06/12/2020minha estante
Vi a reportagem do Fantástico, já fiquei bem interessado. Com a sua resenha, então, com certeza lerei em breve.

Regina187 30/12/2020minha estante
Há muito tempo dizia querer que alguém falasse da construtora no Brasil ( e fora daqui também) quando Malu Gaspar lançou o livro me senti obrigada a comprar. Tá muito caro ainda, mas sei que vale a pena.

Ivan 12/05/2021

Assustador!
Livro absolutamente necessário para entender como as coisas funcionam no Brasil e demais países da América Latina. A autora Malu apresenta a ascensão e o declínio da Odebrecht, suas relações com os sucessivos governos e com grande foco para a corrupção desvendada durante a operação Lava-Jato.
O trabalho é muito bem embasado, resultado de cerca de três anos de pesquisas a documentos. A leitura é fluida. Uma mistura de jornalismo de primeira linha e literatura de boa qualidade. Aparenta ser isento de viés político: os partidos, os políticos e empresários envolvidos são todos citados, assim como os erros da operação Lava Jato.
Suas páginas transbordam milhões de dólares em propinas, negociatas, caixa dois e todo aquele mar de lama da corrupção entre empresas privadas e os governos. O conflito entre Emílio e Marcelo Odebrecht é um ponto complementar da obra. Desnuda o ódio, rancor e vingança entre pai e filho. Incrível a visão da Odebrecht de que não enxergava o caixa dois como propina ou suborno, mas como um instrumento para se fazer negócios. O próprio Marcelo tinha convicção de que não estava fazendo nada errado, que era uma característica dos negócios no Brasil.
Embora a parte da Lava Jato tenha sido amplamente noticiada, a narrativa apresentada com os fatos na sequência em que aconteceram permite entender melhor os motivos por que aconteceram. Ninguém se salva. Um livro para ficar na História. Infelizmente é difícil visualizar uma saída para o problema da corrupção. Como o Capitão Nascimento fala no filme Tropa de Elite: “o sistema é foda”.
Recomendo a leitura!

Igor13 29/08/2023

Um livro que fará história
Certamente daqui a muitos anos vão comentar sobre esse livro. Uma pequisa muito bem feita e história contada de forma objetiva e clara. Excelente. De forma objetiva:

1) como as campanhas eram financiadas com caixa 2 de empresas;
2) desvio de dinheiro para paraísos fiscais no exterior;
3) forma como muitos dos projetos de infraestrutura de valores bilionários e impacto nacional eram selecionados, a partir de decisões individuais e acertos de propinas;
4) pagamento de propina para benefícios dados pelo executivo e legislativo, em nome do desenvolvimento do pais;
5) ainda que por cima, pagamento de propina para juízes via advogados;
6) parte da vida pessoal de Marcelo Odebrecht e seu modo de pensar; e
7) as mentiras que está por trás do nosso sistema democrático.

Recomendo! Não é leitura para os fracos.

Paulo Henrique 15/02/2021

Nenhuma ficção teria essa criatividade vil.
Um livro que deveria virar seriado da Netflix ou Amazon Prime. Tem todos os elementos para tornar a série viciante: política, polícia, tramóias, prisões, traições, problemas familiares, amizades destruídas, corrupção e por aí vai. O que impressiona é que atualmente tudo que está descrito tenta ser derrubado na maior instância jurídica do país, o STF. Porém no livro se fica sabendo porque o judiciário jamais foi envolvido.
Esse livro é uma prova de como o Brasil tem graves problemas de valor, como seremos ainda por muito tempo um país pobre governado por pessoas ricas e sem limites.
Dickson 24/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Matheus.Leao 10/09/2021

Do apogeu ao limbo
O livro conta de maneira magistral a história de uma das maiores empresas brasileiras e de sua família, do seu auge até sua derrocada, centrado na história do "príncipe" Marcelo Odebrecht

Áquila 30/05/2021

Melancólico
O livro narra o crescimento, apogeu e declínio da Odebrecht. Deixa uma ideia indigesta de que a empresa se destruiu e os agentes políticos saíram bem da trama toda.

Felip 04/01/2021

Quem leu "Tudo ou Nada" de Malu Gaspar já sabe o que esperar desse livro: Uma narrativa fluída como um thriller criminal com personagens reais da elite econômica (quase sempre inatingíveis), recheada de referências para aqueles que se recusam a acreditar nos absurdos narrados.
O livro traça toda história empresarial da Odebrecht, suas quedas e ascensões diretamente ligadas à promiscuidade com poder público, desde quando o primeiro Odebrecht descobriu que só poderia andar no arco-íris para ir atrás do pote cheio de ouro se antes pagasse um generoso pedágio aos ditadores militares, ali inicia a trajetória da empresa que somente se tornou grande, como um dia vimos ser, graças não à genialidade de seus gestores (como o Príncipe Marcelo Odebrecht gosta de imaginar) mas sim a sua falta de escrúpulos ao pagar propina a quem exigisse (mas não sem antes, como mostra Malu Gaspar, chorar o valor pedido, como bem ensinou o primeiro Odebrecht, Noberto) e conseguir, na "mão-grande", o que precisava.
Se engana quem pensar que a autora não colocará o dedo em todas as feridas abertas, todos, sim, todos os ex-presidentes são citados no livro como recebedores das graças financeiras (leia-se propina) da Organização, ninguém sai incólume ao escrutínio da autora, de atuais membros da política até os antigos dinossauros.
Claro, o foco maior é do período em que a lava-jato destinou mais sua atenção, a era petista, na sua intenção pronunciada de condenar o ex-presidente Lula como demonstrou a Vaza-jato do Intercept (a autora também faz referência às reportagens para explicar melhor o que se passava na cabeça dos Procuradores que desmantelaram o esquema de pagamentos de propina da Organização), pois sai da operação grande parte das informações que a autora usa em seu livro.
Enfim, sou grande fã da Malu Gaspar, por sua escrita, sua qualidade em tornar a narrativa prazerosa e seu afastamento dos fatos que narra, deixando para nós as conclusões a serem tiradas do que foi lido e, após ler esse livro, compreendi uma coisa: Não existe possibilidade de sucesso no meio empresarial sendo ético, se achar que sim, é porque você não entendeu o jogo.

Nelson da Luz Junior 13/07/2021

Que ilustra as engrenagens da corrupção de alto escalão no Brasil, que retrata as negociatas que garantem o enriquecimento de alguns poucos, que ilustra os mecanismos da máquina de campanha no País, que é uma grande reportagem. Isso já foi bem dito aqui.

Queria aproveitar o espaço pra elogiar o vocabulário magnífico e a fluidez suave da escrita de Malu Gaspar. Impressionante como mais de 500 páginas passaram como se fossem 200, e com a sensação de que pouquíssimas palavras foram repetidas.

Thiago 27/11/2021

Um super perfil de uma das maiores empresas do Brasil e todo o escândalo envolvendo o poder público e corrupção. O texto da Malu é excelente.
Já foi embasbacante viver as notícias em tempo real, mas só quando paramos e lemos com calma que notamos a dimensão que a coisa tomou.
É tanta coisa que chega uma hora q fica cansativo do tanto de rolo q existe.
Mas isso não por demérito da autora.

Jardel.Felipe 28/06/2021

Um país em decadência ou em restauração?!
O livro trata da realidade do nosso Brasil. Onde a corrupção impera. Mas não fica apenas nos atos ilícitos de corrupção, lavagem de dinheiro e etc. O livro vai além. Vai no âmago da questão. Quem inicia o ciclo da corrupção? Quem dá o empurrãozinho para as engrenagens girarem? Quem são os genuínos corruptores do nosso amado Brasil? Os políticos? Os bilionários capitalistas? Como funciona esse "Mecanismo"?!

Malu Gaspar além de ser uma jornalista excepcional é uma grande escritora. Ela faz um mergulho na história da família Odebrecht. Que por sua vez explica não só as atividades ilícitas da empresa. Ela nos apresenta funcionamento do nosso Brasil. Pessoas ricas e gananciosas que não querem apenas serem ricas. Há algo que as impede de parar. Não há limites. Onde for possível ganhar dinheiro, custe o que custar, essas pessoas estarão lá. Na busca incansável por mais.

No decorrer do livro nos são apresentados inúmeros atores dessa peça. Senadores, Governadores, Deputados, PRESIDENTES, lobistas, doleiros, enfim... Uma lista infindável. Claro que alguns nomes apresentados no livro já fora dele conseguiram provar sua "inocência", mas Malu não os perdoa. Ela nos mostra os bastidores dessa novela. Ninguém é perdoado!

Em seu julgamento, ao meu ver, imparcial dos fatos, ela nos mostra a guerra entre Lava Jato e o império Odebrechiano. Várias batalhas vencidas e perdidas dos dois lados. E um final de guerra em que é difícil declarar os vencedores.

Para quem quer entender um pouco mais de Brasil, esse é um ótimo começo. Mas se preparem.. O Brasil não é para amadores!

França 28/05/2021

Capitalismo de compadrio
O livro conta a história da Odebrecht, ou melhor, de como a odebrecht cresceu dentro de um sistema de corrupção benéfico a corruptores e corrompidos.
O mais interessante do livro é o foco em Marcelo Odebrecht através de diversas informações e documentos que nos fazem sentir dentro da ?organização? quando da sua derrocada após a desenlace da investigação que mostraria o maior esquema de corrupção que o mundo já teve conhecimento.

Gostei bastante.

EduardoCDias 02/02/2021

Triste família
Apesar de termos acompanhado quase tudo pela mídia, aqui vemos que era muito pior do que imaginávamos... o dinheiro destruindo uma família e um país. Brigas de ego, de poder, de influências. Triste ver as consequências do maior esquema de corrupção do mundo.

Edu 18/08/2021

Queima Quengaral da Política
O foco do livro é a Odebrecht, não é a Lava-jato.
Apesar de correlacionadas, não compre este livro
achando que é o esmíuçamento do processo
judicial. É o inicio, meio e fim d'A Organização e seus mandatários.

Você sabe que a Odebrecht estava envolvida em
escândalos de propinas. Você sabe que muitos
partidos políticos, principalmente o PT, estavam
envolvidos. Mas você ainda não sabe a dimensão de tudo isso até ler esse livro.

A Organização é um resgate histórico do Brasil.
De como as empresas e os governos sempre se
acomunaram para roubar o povo, desde antes da
ditadura, passando por ela e chegando aos dias
atuais.

E, por fim, ter a constatação que nada mudou, nada vai mudar. Só trocam as figuras, peões e os nomes, mas o jogo continua sendo o mesmo, sempre.

afarialima 26/05/2021

Eu discordo de muitas posições políticas da autora, mas este livro é um belo trabalho jornalístico! Em muitas páginas é contado como a Odebrecht cresceu, se tornou um gigante e teve uma queda triunfal, tudo isso permeado por um drama familiar entre pai e filho.
Para mim, fica evidente a complexidade e dimensão da corrupção nas relações entre agentes públicos e privados, o quanto essa história é antiga e estrutural.