Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo

Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo Marcia Tiburi

Resenhas - Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo

regifreitas 01/04/2021

COMO DERROTAR O TURBOTECNOMACHONAZIFASCISMO (2020), de Marcia Tiburi.

Nunca foi tão fácil disseminar discursos de ódio como nos tempos da internet e das redes sociais - o alcance dessas tecnologias é praticamente ilimitado. Pior, esses discursos têm encontrado campo fértil em uma parcela grande da população, um público caracterizado pelo embotamento dos sentimentos em relação ao outro, bem como pelo esvaziamento de um pensamento crítico sobre a realidade. Pessoas estas que acabam encontrando nesses discursos um lugar de reconhecimento, identificação e acolhimento.

"Muitas pessoas são cativadas pela agressividade porque ela representa uma emoção diante da frieza generalizada de suas vidas. É como se, ao odiar, pudessem finalmente sentir alguma coisa. O ódio é cativante no sentido de aprisionar emocionalmente, fornecendo compensação subjetiva. Como somos seres sociais e políticos, a compensação é também psicossocial quando se cria uma comunidade do ódio" (p.31)..

A desinformação se torna uma metodologia de ação. Também a criação de um inimigo comum que precisa ser silenciado e destruído - teorias conspiratórias diversas, a esquerda, o comunismo, o feminismo, o globalismo, a ideologia de gênero etc. Aproveitam-se dos paradoxos no cerne da própria democracia para alcançar postos importantes dentro do Estado, e, a partir de dentro, minar essa mesma democracia que possibilitou sua ascensão.

Marcia Tiburi é um dos principais nomes que vêm se dedicando a refletir e buscar uma compreensão sobre o recrudescimento dos discursos autoritários que vêm emergindo nos últimos anos. Para Tiburi, é preciso conhecer o fenômeno para poder derrotá-lo. Buscar a transformação social implica primeiro no resgate dessas subjetividades seduzidas pelos discursos autoritário e de ódio, orientando-as na direção de um pensamento lúcido, para ações marcadas pelo diálogo e pela escuta, para o reconhecimento e o respeito pela diferença, pelo outro.

Pollyanna.Rigon 19/01/2021

Receita de como entender o momento sombrio que atravessamos
O título já fala muita coisa sozinho e nos contextualiza a nada menos que o momento atual e que infelizmente não é apenas no cenário brasileiro.
O livro é escrito por uma filósofa, o que é nítido em toda a escrita do livro, recheada de explicações ligadas a grandes filósofos, então já começa aí a necessidade do caderninho de anotações ou mtos postits. Além disso é um livro político, sobre política e com contexto político, então, se você como eu não entende real conceitos a leitura vai ser densa em 75% do tempo e ao mesmo tempo muito rica, pois é uma abertura a um caminho sem volta que é buscar mais e mais informação e aprendizado. A autora trás abordagens atuais passando por todos os nomes do que ela intitula turbotecnomachonazifascimo, ou seja, leremos sobre o uso da tecnologia como amplificador dos males, desinformação é um dos assuntos mais abordados em praticamente o livro todo, reflexos do nazismo e a forma como ditadores foram criados e continuam nos assombrando e especialmente o fascismo e sua presença nos dias atuais.
O livro é denso e de muito aprendizado principalmente pelas pautas e exemplos atuais.
Pra mim o começo foi difícil, mas valeu a pena não desistir, pois certamente foi muito enriquecedora a leitura.
É assim que a gente vai conseguir seguir na busca pelo diálogo e pela democracia.

@steph.kss 11/01/2022

Esclarecedor
Super recomendo não só esse mas qualquer livro da Márcia Tiburi.
Incrivelmente didático e de fácil leitura.