Os supridores

Os supridores José Falero

Resenhas - Os supridores

Emilia.Trindade 13/04/2024

Valeu a pena esperar
Nem sei por onde começar, eu queria ler essa obra desde 2022, quando sem querer o livro foi recomendado na amazon enquanto procurava por outros, me chamou atenção pela capa e fui ver o que se tratava. Gostei da sinopse, e fui ler o trecho disponível e amei na hora, devo ter lido esse trecho da história umas três vezes até finalmente comprar o livro, esse ano.
A primeira coisa que me chamou atenção foi a história se passar em Porto Alegre, capital do meu estado, nunca tinha lido uma historia nesse nível que passasse em terras gauchescas. Talvez pra quem não é daqui, algumas gírias específicas sejam esquisitas ou não de pra entender mas pra mim foi algo perfeito. Os diálogos nesse livro são o ponto alto, o jeito que eles se expressam, na fala, é muito a maneira que muita gente que conheço fala, eu me incluo nessa também. Senti que podia ouvir eles falando. Tá louco, bom demais.
Depois dos diálogos, vem os personagens que são reais, bem construídos e imperfeitos. Gostei de todos praticamente, o Pedro foi o que mais simpatizei, e ao mesmo tempo que torci pra eles se darem bem e poderem mudar a vida deles, eu sabia que não acabaria mil maravilhas. Isso não impediu a história de ser muito bem escrita e desenvolvida. Gostei do final, como tudo terminou, mesmo com o coração apertado por alguns personagens, pra não dar spoiler.
Um ponto que ficou em aberto mas não diminuiu a minha experiência, foi o tempo que passou muito rápido e achei um pouco confuso de primeira e também o desfecho dos outros personagens, além de Pedro. Dá pra saber o que aconteceu mas não é dito exatamente como foi. Poderia ter preenchido essas lacunas, mas tirando isso o livro é excelente, virou um dos meus favoritos, melhores que já li
Mais pessoas deveriam conhecer os supridores, uma história bem real, trata de assuntos dignos de pauta, com responsabilidade, como a desigualdade social, o principal fator dessa história.
De modo geral, eu amei. Superou minhas expectativas, quero ler outras obras do José Falero assim que puder!! Recomendo super!!

sabinesuffert 10/04/2024

BAH
Muito bem escrito e muito bem elaborado! Gostei que o final não é feliz nem triste ao meu ver. Personagens perfeitamente imperfeitos! Acho que algumas coisas ficaram um pouco sem resposta em relação aos personagens mas não atrapalhou no final.

DêlaMartins 10/04/2024

Meu primeiro contato com José Falero: gostei muito. A narrativa é fluida, simples, direta, coloquial.

A história tem Pedro e Marques como centro. Ambos trabalham como supridores (conheço como repositores) num supermercado, são amigos, moram em comunidades pobres, estão cansados de trabalhar muito sem ver futuro. Pedro que, pra mim é quase um filósofo, pensa muito no assunto e não se conforma com o ciclo infinito de muito trabalho e pouco dinheiro em que vive e decide que vai mudar isso: ele quer dinheiro e não se importa com o que é preciso para isso, uma vez que passa por tantas coisas e vive muito mal. Quando vê a oportunidade de vender maconha em sua comunidade, convida Marques para sócio e ambos com outros poucos amigos, colocam o plano em prática com sucesso. A facilidade que veem na empreitada e o otimismo exagerado, apesar da falta de experiência podem ser traduzidos como desespero para sair da vida difícil e injusta. Torci muito por todos durante a leitura.

Um retrato da falta de perspectiva de grande parte da nossa sociedade que vive precariamente, percorre distâncias enormes em ônibus lotados para trabalhar muito e não conseguir ganhar o suficiente para uma vida digna. Muito sacrifício por nada gera atitudes e decisões desesperadas. O livro é sobre isso. Excelente!

na! 04/04/2024

os supridores!
que livro bom, sério, QUE LIVRO BOM!

leitura super envolvente, você realmente se liga aos personagens e embarca na história.

livro que carrega muitas reflexões sobre o mundo real e o sistema em que vivemos.

real e necessário! muito bom!

Deise.Vargas 01/04/2024

Já com saudades
Leitura muito envolvente, fácil de se adaptar à narrativa. Foi bem bacana reconhecer as ruas, os ônibus e os itinerários da minha cidade. Uma leitura companheira, daquelas que deixam saudades quando acabam.

tavim 30/03/2024

Os Supridores, de José Falero
Um desvio pra escapar do destino que se descende, da história sobre história que numa família se repete; e na espiral das saídas os desfechos são os mesmos. distintos, cada qual em sua individualidade, pedro e marques são cartas iguais e marcadas pra um sistema divisor feito para aniquilá-los. à mercê da sorte --- que significa o mais puro tipo de azar --- e da sagacidade advinda de muita leitura, os novos negócios da dupla tem tudo pra dar certo. mas a inteligência nunca é o bastante quando apontada por uma arma.

os supridores é tão divertido quanto angustiante porque se sofre junto com os personagens, que mesmo fictícios pincelam a mais verdadeira sociedade que se tenta ignorar. e quem, na verdade, diria ser ficção? josé falero narra tão bem ruas e becos de porto alegre que a gente nem cogita não ter estado ali antes, pertinho dos personagens.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

I.Cream.Sopa 29/03/2024

Uma obra muito importante, que carrega reflexões pesadas sobre desigualdade social e o modelo capitalista da sociedade, além de apresentar personagens MUITO carismáticos e reais. Uma história dolorosa e assustadora, pois pode ser (e é) a realidade de muitos.

Edna Souza 29/03/2024

A história de Pedro e Marques é marcante. Um recorte da maioria de brasileiros que vivem na luta para conseguir o mínimo, sem tempo e dinheiro para descanso, diversão ou qualquer coisa do tipo. Um trecho do livro que me pegou muito foi a fechadura da casa de Pedro quebrada e a mãe dele tentando por dias consecutivos consertar, já que não tinham dinheiro para comprar outra. O livro inteiro é muito reflexivo, Pedro é muito sagaz e eu torci o tempo inteiro para que seus planos, mesmo errados, dessem certo. É o primeiro livro de José Falero que leio, a escrita dele é muito boa! A leitura flui e prende do início ao fim.

Gabriel.Almeida 17/03/2024

O azar é mais criativo que a sorte
A incrível narrativa de José Falero nos prende e vicia com um retrato da realidade brasileira, das difíceis escolhas que moradores da periferia precisam fazer.

Com diálogos incríveis e reais, o livro nos traz diversas reflexões sociais, vale muito a pena ler.

"Eu sou pobre, eu fui pobre a vida inteira, mas não tem um só dia da minha vida que eu me sinta confirmado com isso".

Poli 13/03/2024

Excelente
Me voltou várias coisas à memória, coincidentemente eu também trabalhei em um supermercado em Porto Alegre em uma rede estadual e também ali nos arredores do Santana. Quantas descrições do dia-a-dia me fizeram passar um filme na cabeça.
Pra além disso, que história!

bovinoreads 26/02/2024

? #$%!& muito bom, espetacular, fodissimo. Vou ler de novo sem dúvida. Não tem como não construir um vínculo com os protagonistas. Rapaz esse José Falero escreve tão bem que antes de acabar Os Supridores sai correndo pra pegar o Vila Sapo por que não conseguia viver sem!!!!!!! Meu ídolo

Gabi 20/02/2024

Dois funcionários de um mercado bolam um plano pra mudar de vida - vender maconha de qualidade.
O cara que bolou o plano, não se conforma com a dureza da desigualdade social, mesmo assim, norteado pelo que acredita ser certo, quer apenas conquistar uma vida confortável e pular fora da ilegalidade.

Com uma escrita que transita entre o coloquialismo da periferia e a fluidez de uma narrativa policial, o enredo me prendeu até chegar no final.

É claro que a gente quer saber se o Pedro e o Marques vão se dar mau vendendo maconha. Mas a crítica social que vem junto é muito mais densa do que só o final de um suspense.

malu 19/02/2024

Se Bukowski fosse brasileiro ele seria gaúcho e escreveria esse livro. Amei os diálogos, mas não suportava mais as filas de três páginas do Pedro. Chato demais.

Guilherme.Eisfeld 18/02/2024

De tirar o fôlego
As primeiras linhas causam estranhamento. Como um narrador tão erudito conta especificamente esta história? As falas das personagens contradizem em tudo o tom do narrador, é bah tchê misturado com mesóclise. Os diálogos em muitos casos são monólogos mesmo, algo totalmente inverossímil na realidade posta. Dito tudo isso, a história me pegou, me prendeu e toda a confusão, na verdade demonstrou o completo domínio do Falero sobre a narrativa. Já conhecia algumas crônicas dele, mas no romance ele arrebatou. O fecho do livro explica bastante a estrutura posta. Questiona a sociedade, o sistema, crenças postas, marxismo, empreendedorismo. Literatura contemporânea avassaladora.

Klelber 15/02/2024

Pesado
Uma história de muita injustiça, de sonhos que caíram num abismo, de violência, de tristeza, mas de esperança no final.