A história da mitologia para quem tem pressa: Do Olho de Hórus ao Minotauro em apenas 200 páginas! (Série Para quem Tem Pressa) Mark Daniels

Resenhas -

Leticia.Monteiro 29/07/2021

Profundamente pesquisado, conciso e didático, A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia. De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes.

Ana Monique Souza 02/09/2021

Pesares.
Apesar dos pesares (que são muitos neste livro), eu ainda gosto muito de mitologia.

Por entender de mitologia grega, romana e egípcia, pude notar, que além das simplificações necessárias e excessivas, tem muitos erros de pesquisas, erros de tradução e "forçação" de barra para as histórias do autor caber nas teses do autor.

Como confiar nas histórias das mitologias de cultura que não conheço se as que eu conheço ele falhou ao fezê-lo?

Paulo Vitor 27/09/2020

Ótimo
A proposta desse livro é muito boa, afinal ele aborda as principais mitologias de todas regiões do mundo, para o que já diz o nome do livro, ele entrega perfeitamente, passando pela mitologia Maori, indo pelos sumérios, mitologia egípcia uma das mais conhecidas, os indígenas norte americanos, Maias, astecas, incas, fala sobre a mitologia chinesa, o calendário chinês, aborda também a mitologia grega que é a mais famosa, a dos romanos e finalizando pela mitologia nórdica. Muitas coisas eu não conhecia e fiquei bastante curiosos para pesquisar mais sobre as mitologias.

Bells 22/02/2021

Algumas Mitologia
É um livro que cumpre bem seu proposito, apresentar brevemente sobre as mitologias existente, passando pelas principais, pelo menos.

O que me incomodou no livro é que não traz nada de novo, a maioria dessas mitologias, egípcia, sumérica, dos incas e maias são apresentadas brevemente, sendo que o que foi apresentado é aquilo que costumamos estudar ao longo do ensino fundamental e médio, de modo, que não apresentou nada de novo. Outra coisa, é que apresenta muito sobre a mitologia grega, dada a sua importância, mas essa já é uma mitologia muito conhecida, acho que poderia ter se aprofundado mais nas outras ao invés de falar tanto sobre essa.

Contudo, é um ótimo livro para quem não conhece nada sobre mitologia, ele vai apresentar de forma bem breve sobre as principais. No meu caso, eu gosto de mitologia e já li algumas coisas sobre, o que fez com que eu perdesse um pouco do encanto pela obra, já que não me apresentou muita coisa que já não sabia.

Além disso, o livro não fala sobre a história da mitologia, não busca explicar seu surgimento ou coisas do tipo, dá uma pincelada superficial no tema, mas nada demais. O foco está em apresentar as diferentes mitologias de forma breve.

Nathalia.Melo 16/06/2023

O livro contém nove capítulos que abordam sobre mitologias de nove diferentes culturas, sendo um capítulo para cada.

Acho que é uma síntese legal para obter uma noção do pensamento mitológico de diferentes povos, mas assumo que não gostei tanto e demorei para encerrar a leitura. Todavia, tem aspectos interessantes e o autor por vezes mostra como determinada mitologia se faz presente na atualidade.

PietraDH 14/10/2023

Como gosto muito de mitologia e queria algo rápido para uma viagem de ônibus acabei encontrando esse título e tendo uma leitura da base mitológica de várias etnias

para quem quer algo aprofundado não recomendo, mas para passar o tempo é interessante