Lua vermelha

Lua vermelha Ananda Gron

Resenhas - Lua vermelha

wesleysouza 06/06/2022

Trabalho de artesã
Mesmo não sendo tão adepto das releituras, de uns tempos para cá tenho enxergado cada vez mais valor nessa prática de investigar históricos de leitura, desafiar seus antigos favoritos e até mesmo exercitar o olhar crítico sobre os livros, capturando valores e detalhes que possam ter passado da primeira vez. E, sem dúvida alguma, Lua Vermelha é uma dessas obras que clamam por uma segunda visita.

Tanto o mundo quanto os personagens são apresentados sob uma lente propositalmente turva, cheia de conversas pela metade, interações misteriosas e elementos de ficção científica que apareciam tão sem aviso que sempre me deixavam "Pera aí? Me conta mais!". Tudo isso sustentado por uma narrativa que varia através de diferentes perspectivas, um recurso usado para atiçar ainda mais o leitor ao mesmo tempo em que a autora vai tecendo o caminho até as descobertas.

Ananda é uma artesã paciente, trançando seus fios multicoloridos sabendo que as coisas só vão ficar claras depois do último arremate. E nós, sedentos por respostas, observamos suas mãos trabalharem enquanto ela lança um sorriso travesso por cima do ombro. Para mim, uma espera que foi muito bem recompensada até mesmo nessa releitura. Notei alguns foreshadowings deixados no caminho, assimilei melhor alguns conceitos e, longe desse jogo de pista e recompensa que foi muito presente na primeira leitura, até consegui olhar para alguns personagens com um pouquinho mais de atenção.

Agora só me resta torcer para que os astros se alinhem, fios sejam trançados novamente e que essa continuação saia o mais rápido possível.
Nanda 07/06/2022minha estante
Estou torcendo para os astros se alinharem pelo menos até o começo do ano que vem ?

Na releitura, para além dos foreshadowings e detalhes dos personagens, minha intenção é que a construção da Teris fosse mais perceptível, principalmente para mostrar como ela escondia a insegurança e ansiedade em uma camada de confiança forjada e arrogância genuína. Deu pra perceber? ?

wesleysouza 07/06/2022minha estante
Sim, Ananda. Ela foi uma das personagens que mais atraíram meu olhar nessa releitura.

Leitura e . 11/02/2021

@leituraeponto
Adorei... bem diferente de tudo o que já li... logo resenho no @leituraeponto ??
gigio 08/08/2021minha estante
nao achei a resenha

Andressa.Silva 13/04/2021

Maravilhoso
Booooooa tarde meus amores tudo bem com vocês? Como vocês estão? Passando para trazer resenha desse livrasso que terminei no final de semana!?

?Liderada pelo biólogo Elias Crow, uma equipe de cientistas trabalha em uma pesquisa singular: a domesticação de harmínions, uma raça tão inteligente quanto os seres humanos, porém incompreendida e tratada como animais selvagens.?

?Elliot, a única cobaia do projeto, vive uma rotina diária de treinamentos e exames, com sua liberdade delimitada pelos muros da mansão do Dr. Crow.?

?Sonhando com o dia em que poderá respirar o ar livre, ele se esforça para conquistar o direito de pertencer à sociedade como o humano que deve ser.?

?Quando um incidente ocorre e as decisões individuais da equipe são colocadas à prova, uma sombra se levanta em meio a segredos abomináveis. Em quem confiar quando o lobo veste a carcaça do cordeiro??

??Eu nunca havia lido um livro com uma pegada como essa então não sabia bem o que esperar do livro, mas autora conseguiu suprir bem além da minha expectativa!??

?A leitura fluiu bem, e eu fiquei cativada demais com todo esse cenário de tecnologia e cientistas, e eu percebi que eu gosto do gênero de ficção científica kkkkkkkk.?

?A autora desenvolve bem os personagens e tem uma ótima narrativa, e consegue deixar o leitor preso na leitura com sua escrita fantástica!?

Naty @livrossaofilhos 19/04/2021

Ficção científica das boas
?????????
Uma equipe de cientistas pesquisa sobre a domesticação de harminions, que parecem seres humanos mas tem os olhos vermelhos, são super inteligentes e podem até comer humanos, mas Elliot não é assim.
?????????
Elliot é a única cobaia dessa pesquisa. Ele passa por vários testes e exames e se esforça para poder sair e ver o mundo lá fora. Até que são convidados para uma convenção e tudo começa a dar errado, segredos ameaçam ser revelados.
?????????
Dr Crow e seu sobrinho Low tem uma desavença logo depois da convenção e parece que Dr.Ray está envolvido. Low não confia nele então resolve cuidar ele mesmo do Elliot e com a ajuda de Sara, que foi quem encontrou o harmonion ele resolve tirar Elliot das mãos do tio. Você vai descobrindo aos poucos o que é o harmonion e vai se afeiçoado a ele.
?????????
Nessa realidade todos tem um code, que é como uma identidade única que te dá acesso a serviços e funciona como uma identificação e para a maioria é considerado perfeito, porém não é bem assim. Todos tem segredos e a maioria não é o que parece.
?????????
É uma ficção científica muito intrigante e interessante. A história vai ficando cada vez mais frenética, segredos vão sendo revelados e o mal de cada ação foi ficando bem claro, a cada capítulo surge uma teoria nova. O Low me surpreendia cada vez mais principalmente no final. Recomendo a leitura dessa obra fantástica.

Levi Laube 07/05/2021

Incrível.
Comecei a ler despretensiosamente, pensando que não ia ser bom: tá aí minha primeira ilusão. O livro me cativou e me permitiu me envolver com os personagens, me apegar a eles. Cenas com muita tensão e emoção. Já tô aguardando os próximos livros ? segundo a autora vai ter mais, felizmente! Uma pena ser pouco conhecido. Li de graça em ebook no Wattpad mas quero muito comprar o físico pra apoiar a autora porque é merecido.
Obrigado, Ananda Gron.

Leonardo 17/05/2021

ELETRIZANTE
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Lua vermelha lançado de forma independente. O livro é de autoria de Ananda Gron.

Elliot vive em uma rotina de puro terror: isolado em uma mansão repleta de cientistas, Elliot é testado todos os dias das mais variadas formas possíveis... o porquê? Ele pode se parecer como um, mas não é humano, na verdade Elliot é de uma raça intitulada harmínions. Os harmínions possuem enorme capacidade de raciocínio e em muito se assimilam a nossa raça, mas Elias Crow e seu grupo de pesquisa está dedicado ao descobrir o que os diferem dos humanos em uma esperança de domesticar toda aquela raça alienígena.

Os dias se passam naquela mansão e Elliot continua sendo testado, mesmo parecendo como uma criança de 10 anos o rapaz parece não envelhecer na mesma velocidade que a raça humana. Além disso os calmantes e medicina utilizada na terra não parece fazer efeito na corrente sanguínea dele. O ápice da narrativa chega quando o cenário muda para uma feira de ciências.

Elias e sua equipe levam Elliot para a tal convenção na intenção de mostrá-lo como um objeto de estudo. Mesmo sob forte indicação de não fazer isso, Crow não escuta tais conselhos e o resultado é o puro caos: Elliot escapa e tudo o que a equipe conhece sobre a raça dos harmínions pode estar em jogo.

Durante toda minha leitura do primeiro volume da saga Lua Vermelha uma dúvida ficou em minha mente: em quem confiar? Acredito que essa seja uma das principais qualidades dessa ficção científica nacional! No começo da história eu criei uma enorme empatia pelo Elliot, não vou dizer se minha opinião sobre ele mudou ou não por conta de SPOILERS, maaas eu apreciei muito o ritmo que a narrativa toma.

Conforme disse nas minhas impressões iniciais sobre o livro é em como os personagens são bem desenvolvidos, além do Elliot (que acaba ocupando o protagonismo nas primeiras páginas), nós vamos conhecendo os outros cientistas que integram a equipe de Elias Crow? Ray, Maurício, Low... Todos eles ajudam a aprofundar o enredo geral e também criam uma enorme tensão que é deixava mais à prova nas últimas páginas da narrativa.

Os diálogos que a autora consegue trazer são incríveis e aprofundam muito o tema: o que nos faz humanos? O que nos diferencia uns dos outros? Gosto desse tipo de reflexão e ela sempre entra muito bem na ficção científica! Isso guiado em alguns plot intensos dos quais eu confesso que não esperava!

Bia 19/05/2021

Uma ficção cientifica que deveria ser mais reconhecida
Essa distopia e ficção cientifica ganhou minha atenção nas primeiras páginas. Me surpreendeu a cada capitulo e caminhou para o inesperado. A minha leitura foi lenta no início. Afinal, estava conhecendo esse universo, o porquê o Elliot ser uma cobaia tão preciosa para o projeto e tudo o que estava em jogo.

Ao longo de 500 páginas, a história pede calma para apreciar e fiz exatamente assim. Talvez seja por isso que demorei mais do que esperava para termina-la. Precisava conhecer e aprofundar, justamente por um contexto mais complexo.

Criei forte empatia pelo Elliot, assim como conheci os segredos dos cientistas da equipe de Elias Crow. Além desse toque de fantasia, temos muito suspense em uma narrativa que nos faz suspeitar de todos, que originam plots insanos.

A escrita da Ananda é muito fluida, criativa e instigante. Impossivel não querer descobrir mais sobre cada personagem e suas camadas.

Apresentando personagens memoráveis, bem construídos em uma rede de segredos, o enredo deixa pistas e provoca o leitor, levando-o a odiar e amar alguns personagens, lidar com os conflitos e pensar no que o ser humano é capaz de fazer quando se sente ameaçado ou apenas para ser superior.

Se você é fã de obras de ficção cientifica e quer apostar em uma obra instigante, Ananda Grow é capaz de te causar grandes emoções e brilha como uma escritora nacional.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Letty 21/05/2021

Fãs de ficção-científica e distopia: LEIAM!
Não li muitos livros nesse estilo, mas esse me deixou vidrada na história toda. É surreal como somos ligados ao livro e conectados aos personagens! Os personagens Low, Mori e Elliot foram os que mais me surpreendi e gostei. A evolução deles, foi um dos pontos altos.
O livro é cheio de revelações e momentos chocantes/eletrizantes. Não pense que ficará entediado lendo, ao longo da leitura somos surpreendidos com vários plots! Quando eu pensava que estava entendendo tudo, PÁ! Eu era feita de trouxa e ficava de queixo no chão.
?Todo o universo, termos e menções científicas usados em A Lua Vermelha, enchem os olhos do leitor. É tudo muito bem narrado e criado. Terminei emocionada e desejando por mais! E mesmo certos assuntos terem sido concluídos, creio que teremos uma continuação (espero). Enfim, indico MUITO essa história nacional e que merece todo o sucesso do mundo!

Juvi E. Anne 18/07/2021

Espetacular
Eu nunca fui uma leitora muito dada a ficção científica (nem sou de ver filmes ou séries desse gênero), mas Lua Vermelha superou todas as minhas expectativas porque ele não é só sobre ciência, laboratórios e experiências bizarras.
Perdi a conta de quantas vezes derreti com o Elliot, de quantas vezes quis abraçá-lo e defendê-lo, e de quantas vezes fui surpreendida ao longo da leitura conforme as revelações iam acontecendo.
E o que falar do Low? Em uns momentos eu o amava, em outros eu o odiava e isso é ótimo, prova de que ele ? e os outros personagens também ? são consistentes a ponto de te fazer querer discutir com eles!
Esse livro está mais do que recomendado e vou ficar no aguardo de uma continuação. Ainda não superei aquele último capítulo. ?????

Maduf 31/07/2021

Favoritado sem nem pensar duas vezes!
O livro traz uma equipe liderada por um biólogo, o Dr. Elias Crow, que estuda um harmínion, uma espécie que ninguém sabe ao certo como apareceu e que é tão inteligente quanto os humanos. O foco da pesquisa era de saber se os harmínions, que eram seres primitivos, poderiam aprender a conviver com os humanos. É ai que surge o Elliot. Um harmínion, encontrado ainda bebê, que foi criado e estudado pelo Dr. Crow e sua equipe durante anos. Os harmínions são fisicamente parecidos com os humanos. O que diferencia as espécies são as orbes vermelhas e as orelhas que são um pouco pontudas.

Mas de onde vieram os harmínions?
Existe uma teoria de que eles foram humanos algum dia. Atualmente, eles moram nas poucas florestas que restaram. A população tem muito medo dos harmínions. Por terem um comportamento primitivo, os harmínions seguem o instinto de preservação, que faz com que eles assassinem pessoas.

A escrita da autora é muito fluida. Li o livro em pouquíssimo tempo e pude absorver bem as características dos personagens, idealizá-los durante a leitura, principalmente por causa da riqueza de detalhes. Tudo é bem descrito, mas sem ser de uma maneira que canse o leitor. Algo que eu gostei bastante foram os personagens. Cada um deles tem uma personalidade bem construída e marcante. É impossível esquecer qualquer um deles.

Outra coisa que é importante destacar nesse livro é que ele aborda questões éticas. Até onde a ciência pode ir? Existe um limite? O Elliot passa constantemente por exames, mas foi realmente certo tirá-lo do seu hábitat?
A trama foi muito bem construída. Fiquei tão tensa e curiosa pra saber o que iria acontecer. O final é daqueles que faz o leitor pensar muito, mesmo depois que termina, e que te deixa com os olhos marejados.
__________

O que você faria se encontrasse um filhote de harmínion preso numa armadilha e chorando de dor no meio de uma floresta?

@leiturasdasabrina 17/09/2021

Uma leitura maravilhosa!
Aqui temos um livro de ficção científica nacional que me tirou da zona de conforto e que merece palmas!

Com um enredo e personagens muito bem construídos, a autora nos leva a pensar: vale tudo em nome da ciência? Quando a Elliot, o único harmínion capturado, foge do laboratório de Dr. Crown, só há duas opções: escondê-lo ou matá-lo.

Fiquei super curiosa com essa leitura, porque a autora nos apresenta uma história com personagens não confiáveis, com muita tensão e mistérios. Os acontecimentos vão evoluindo de uma maneira que fica impossível de parar.

O livro é muito bem escrito, muito fluido e envolvente! A autora vai trazendo as explicações sem tornar a leitura cansativa e a gente vai conseguindo visualizar as cenas perfeitamente. Gostei muito dos plots, mas ainda estou tentando me recuperar do final, que foi bem emocionante!

site: https://www.instagram.com/leituras.da.sabrina/

Kay 18/11/2021

Incrível!! Recomendo muito
Um livro que te prende do início ao fim! Cheio de reviravoltas e suspense por parte dos personagens! Um dos melhores que já li até agora, sem dúvidas

Antigo 25/03/2022

Uma Ficção Científica eletrizante!!!
Estava com altas expectativas com Lua Vermelha desde a primeira vez que vi a capa e li a proposta do livro, e não me decepcionei!

Com um enredo que brinca com a mente do leitor através do mistério, a autora soube cativar minha atenção em uma rede de segredos perigosos, mentiras e jogos de interesse.

Somos apresentados a um mundo no futuro, onde todas as pessoas usam um CODE, um tipo de identificação único para cada indivíduo, a raça humana quase foi extinta e na nova realidade os humanos dividem a terra com os Harmínions, uma raça semelhante a nós, mas que não é compreendida.

Uma equipe liderada pelo biólogo Dr. Crow, busca uma forma de tonar possível a convivência entre as duas espécies, mas há muitas mentiras e segredos por traz dessa pesquisa e de alguns dos envolvidos, nem tudo é o que parece e quando não se tem certeza de em quem confiar, todos se tornam suspeitos.

Recomendando para maiores de 12 anos
Contém cenas de violência e morte.

Vinicius.Ferreira 24/07/2022

Um achado!
Com uma escrita dinâmica, de frases diretas e parágrafos curtos, rapidamente me vi envolvido pelo mundo criado por Gron. A autora faz uso de falas com muita acertividade, construindo uma ambientação tão crível através dos diálogos, que é improvável não se apegar a história logo nos primeiros capítulos. Não tarda a sermos pegos pela sensação boa de estarmos diante de um leitura fluida, com as cenas rodando em nossas cabeças como a nitidez de uma tela de cinema.

É um livro com personagens intrigantes, de personalidades complexas, de dilemas cheios de humanidade. O desenvolvimento de cada um acontece de maneira aparentemente despretensiosa, com informações que vão formando um quebra-cabeça silenciosamente. A história se desenrola nos pequenos detalhes, fazendo com que cada movimento da trama, cada nova decisão de Low, Mori, Elliot, Dr. Crow, seja capaz de tirar um pouco o nosso fôlego.

Com poucas falhas, o texto mantém sua qualidade do início ao fim. A áurea de mistério se destaca primeiro, com os elementos de ficção científica ficando em segundo plano num primeiro instante, algo que atiçou a minha curiosidade. O texto sabe onde quer chegar e faz isso no seu próprio tempo; e o que para alguns pode parecer uma barriga desnecessária no enredo, mostra-se uma tática de grande relevância para o estabelecimento do tom da narrativa. Com o decorrer dos capítulos, fica evidente que se trata de uma distopia "raiz", com todos as características marcantes do subgênero; de governos autoritários, intrigas e segredos políticos a minorias subjugadas e revolucionárias? Tudo temperado com traços de biopunk, em uma mistura bem amalgamada.

Apostando todas as suas fichas na construção do mistério, a autora prende o leitor durante os capítulos com pistas falsas, mal-ditos e informações dúbias. Gron nos coloca na pele de um dos protagonistas ? perdidos, desinformados e loucos por verdades ?, enquanto o próprio livro cumpre o papel do segundo protagonista ao manipular nossa cabeça, ao não se importar com o quão esclarecedor estão sendo as pistas deixadas e ao se divertir com todo esse jogo de incertezas. E após alimentar a ânsia por respostas concretas, as revelações surgem como um prêmio para quem chegou até ali, sem decepcionar as expectativas. O mistério é amarrado, as pontas soltas são podadas, restando a nós apenas a missão de desfrutar das consequências do grande impasse final.

Com um desfecho emocionante, coerente e sensível, a história se encerra com um saldo muito positivo. Mas não sem antes nos dar pistas para uma futura continuação, que, a meu ver, é bem-vinda. Há muito o que nos contar desse novo mundo misterioso, há muito o que nos mostrar de personagens tão envolventes. Para os leitores, para os amantes de ficção científica, Lua Vermelha é uma aventura crucial.

f e l i p e 15/08/2022

diferenciado
desde o início o livro me manteve de certa forma muito curioso em relação a seu universo, constituido por um ambiente futurista em que a tecnologia avançou muito e as pessoas vivem nesse meio enquanto existem, sem muitas explicações de início, uma espécie humanóide no mínimo curiosa que com o passar da trama vamos descobrindo sua origem, os personagens mt distintos em personalidade que me fizeram simpatizar com a grande maioria deles; os acontecimentos sempre bem dispostos prendem a atenção do leitor e no final de cada capítulo um alívio ou dúvida surgia em minha cabeça em relação ao rumo da história, é tudo bem original e a incerteza dos acontecimentos é real
me encontro mt ansioso pela segunda parte